Dizem as más-línguas que Manuela Ferreira Leite é incoerente ao agitar o espantalho espanhol, que tendo trabalhado para o Banco Santander não terá autoridade para usar as vestes de Padeira do TGV. Errado, antes de mais Ferreira Leite não trabalhou “para” o Santander, trabalhou “no” Santander, é uma coisa muito diferente, usou as instalações confortáveis do banco Espanhol para gerir o seu pequeno grupo de restauradores cavaquistas do PSD. Além disso, uma coisa é trabalhar e outra é ter emprego, Ferreira Leite era administradora “não executiva” do banco, ou seja, ganhava o dela e não fazia a ponta de um corno. Quantos portugueses se podem gabar se sacar mais de dois mil contos aos espanhóis sem mexer uma palha! Imaginem o que seria esta arte ao serviço dos negócios ibéricos, quando os espanhóis dessem por ela já estavam a pagar a despesa da Madeira sem darem por ela…
Esta arte da Manuela Ferreira Leite enfiar o barrete aos espanhóis já vem de longe, já no governo de Durão Barroso, quando o Aznar pensava que mandava nisto, os levou à certa. Quem bateu com os costados na guerra do Iraque foram eles, até tiverem meia dúzia de mortos em combate. A Manuela e o Barroso foram mais espertos, seriam o chá das cinco nos Azores e livraram-se da guerra, só mandaram o Agrupamento Alfa ensinar os iraquianos a usar fulminantes. Em contrapartida, fartamo-nos de fazer negócios com a reconstrução do Iraque. Não só fizemos os negócios como acabámos por não dar a Galp aos Bush da Carlyle.
Então, e o que sucedeu na TVI? Manuela Ferreira Leite foi tão esperta que matou dois coelhos com uma cajadada, enganou os espanhóis da Prisa e ia tramando o José Sócrates, ela é tão esperta que nem vai ter que aturar a Manuela Moura Guedes e já meteu uma cunha para lhe darem emprego na RTP, o que seria bom, passaríamos a ter tourada todos os sábados e um filme pornográfico sempre que a concorrência exibisse um programa de grande audiência. Pois, Sócrates bem se lixou, convenceu os espanhóis da Prisa a comprarem a TVI e a meter o Pina Moura à frente da nova estação de TV do PS, só que o novo presidente da TVI não resistiu ao glamour de Ferreira Leite e foi o que se viu, pôs os palitos ao líder do PS e pôs-lhe um pitbull a morder-lhe todas as sextas-feira.
Esta Manuela Ferreira Leite é mesmo uma espertalhona e ainda ninguém percebeu.