terça-feira, setembro 22, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Caracóis

IMAGEM DO DIA

[Tim Chong/Reuters]

«The Marina Bay street circuit of the Singapore Formula One Grand Prix was illuminated at dusk Monday. The race is Sept. 27.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O novo cartaz da "Wonderbra" inspirado na campanha de Manuela Ferreira Leite.

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

A demissão do seu assessore de confiança de Fernando Lima não só não iliba Cavaco Silva de todo o vergonhoso processo das falas vigilâncias de Belém, como revela algum cinismo pois tenta livrar-se do prejuízo à custa do assessor para a comunicação social.

A acreditar na informação do Diário de Notícias a ideia de lançar a suspeita sobre José Sócrates partiu de Cavaco Silva e esta demissão por si só não desmente esse facto. A verdade é que durante mais de um mês o ainda Presidente da República manteve a suspeição sobre o primeiro-ministro, alimentando a estratégia política de Manuela Ferreira Leite. Ainda há poucos dias alguém soprou para a comunicação social que Cavaco Silva teria ordenado uma investigação no Palácio e a verdade é que ninguém desmentiu.

Quando em Agosto foi questionado sobre esta questão em vez de a desmentir Cavaco optou por insinuar que alguém estava interessado em desviar a atenção do desemprego e dos problemas do país que ele disse conhecer bem. Quem poderia estar interessado em desviar a atenção a não ser José Sócrates? Isto é, não só manteve a suspeita como aproveitou para fazer um insinuação, método menos limpo de comportamento institucional a que Cavaco nos hbituou.

Quando saiu a notícia no Diário de Notícias voltou a não desmentir, optou por adensar a suspeita sobre Sócrates dizendo que as questões da segurança eram importantes e faria perguntas seguir às eleições. Isto é, não só não desmentiu como alinhou com os disparates de José Manuel Fernandes e adensou a suspeita de que o governo encomendou um "serviço" aos serviços de segurança.

Para influenciar os eleitores e tentar substituir Ferreira Leite por José Sócrates o ainda Presidente da República não hesitou pôr em causa instituições da República, alimentar o boato em torno de Sócrates, alimentar uma mentir que servisse de discurso ao PSD e, no fim de tudo, isto, acha que se escapa demitindo uma figura secundária que mais não fez do que um serviço sujo quel alguém encomendou e/ou agradeceu.

O que sucedeu ou estava para suceder nestes três ou quatro dias para que Cavaco tente abafar o assunto à custa do seu velho amigo? Provavelmente nada, provavelmente Cavaco já não acredita numa vitória de Manuela Ferreira Leite e sabendo que com Sócrates já não poderia recuar neste dossier podendo vir a ser obrigado a renunciar optou por tentar encerrar o assunto. Este gesto de Cavaco, equivale ao de um treinador de boxe que atira a toalha para o tapete, Cavaco admitiu a derrota da sua candidata pessoal a primeira-ministra.

Cavaco está agora sob a suspeita grave de ter montado uma conspiração contra um primeiro-ministro para transformar as eleições democráticas numa farsa terceiro-mundista. Agora só tem duas saídas: ou prova a sua inocência ou renuncia ao mandato no dia a seguir às eleições, o tal dia em que supostamente ia fazer perguntas.

EM QUANTAS CONSPIRAÇÕES ESTEVE ENVOLVIDO CAVACO SILVA

É cada vez mais evidente que Fernando Lima pode não ter sido o único assessor envolvido em manobras para prejudicar o governo de José Sócrates, ou para ajudar Ferreira Leite a chegar à liderança do PSD , basta ler os artigos escritos por Sevinato Pinto para se perceber que há mais assessores com um papel activo nos ataques ao governo. Estariam a actuar por iniciativa própria ou ao mando do ainda Presidente da República.


OS CULPADOS DE SERVIÇO

O lado mais sinistro de alguns políticos é conseguirem terminar uma carreira política sem nunca terem assumido um único erro e quando são apanhados em falta rranjam um culpado de serviço para fugirem às suas responsabilidades. Cavaco Silva, o homem que um dia teve o descaramento de ser saloio ao ponto de dizer que "nunca me engano e raramente tenho dúvidas" é um destes políticos amorais.

É evidente que a personagem de Fernando Lima é execrável e merece tudo o que lhe possa suceder, alguém que conspira contra a democracia não merece perdão político. Mas o que dizer de Cavaco? A forma como se socorreu do seu velho e leal amigo para salvar a sua carreira é uma postura pouco digna de um Presidente da República.

AVES DE LISBOA

Poupa [Upupa epops]
Local: Quinta das Conchas

FLORES DE LISBOA

Na Cidade Universitária

CAVACO O DONO DA BOLA

«Marcelo Rebelo de Sousa disse: "Daqui a oito dias, os portugueses vão dizer se querem mais do mesmo, mais dois anos até cair e haver novas eleições, ou se querem a mudança já." Não foi o comentador de domingo que disse isto, foi o influente militante do PSD, num comício do PSD, em Coimbra. O que este Marcelo militante disse é que Governo PS cairá inevitavelmente em dois anos e do PSD, não. Interessante profecia. Como ainda não se sabe que maioria um ou outro terá, se estreita, se folgada, como ainda não se conhecem as votações dos outros partidos e, portanto, as coligações ou acordos pontuais possíveis, como chegou Marcelo a tal conclusão? Ele próprio sugere a pista quando marca o prazo de dois anos. Sabendo-se que o Presidente não pode dissolver a Assembleia da República antes de dois anos, eis do que somos avisados: todos os partidos são iguais mas há um que é mais igual que os outros perante o árbitro presidencial. Segundo a profecia de Marcelo - que impende como uma ameaça sobre o voto dos portugueses -, Cavaco Silva, logo que possa, não vai tolerar um governo minoritário do PS, seja ele bom ou mau. Votem, pois, como Cavaco quer, ele é o dono da bola. Ou, melhor, já que temos Presidente: votar em deputados, para quê? » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PODEMOS CONFIAR NAS SECRETAS PORTUGUESAS

«Se isto é verdade em circunstâncias normais, ainda é mais verdade quando existe uma campanha eleitoral e quando os resultados para as respectiva eleição são tão incertos. Ora, o caso das escutas em Belém e a desconfiança do Presidente da República em relação à segurança é mais do que um caso e não deve desaparecer, assim, do dia para a noite.

Já muito se disse e escreveu sobre a forma como o Presidente da República actuou neste processo, a forma como fez chegar a um jornal dúvidas e desconfianças que, a serem verdadeiras, deveriam ter tido outro destinatário, o Procurador, e outra consequência, a demissão do Governo. Não tendo havido nenhuma das duas, estamos perante uma actuação parcial e política de Cavaco Silva, alinhado com o PSD, para descredibilizar o Governo e o PS. Mas, esta questão, sendo grave, é do foro político.» [Diário Económico]

Parecer:

Por António Costa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESCOLHA PÚBLICA

«A maioria dos portugueses acha que o PS vai ganhar. Pelo esforço reformador para um país melhor: na menor dependência energética, principal causa da dívida externa; nas finanças públicas, reduzindo ou controlando o gasto público e aumentando a eficiência na saúde, na educação, na administração pública, na acção social; na sustentabilidade garantida às pensões; e na luta contra a crise que nos conduz agora a sinais de abrandamento. Na comparação europeia somos o segundo país com mais elevado esforço no combate à crise, sendo um dos com mais consistentes sinais de melhoria. Também as sondagens indicam que uma maioria relativa, mais sólida que a do voto directo, considera Sócrates como futuro primeiro-ministro, por ser o mais bem preparado e mobilizado para tais funções. Ou seja, as alternativas tornam-se claras. Mas tudo pode acontecer, desde uma reversão da tendência, até um seu acentuar, levando o PS bem acima dos 40%.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALBERTO JOÃO FALA EM ROMANCE

«O líder madeirense garante que desconhece todo o enredo, ou seja, “não sei de quem partiu tudo isto, não sei quem o fez, mas acho que vai ser um grande romance. Eu não tenho rigorosamente nada com isto. Apenas ficou demonstrado que se utiliza a Madeira para brincar com coisas sérias. Os factos deram-me razão. Agora resolvam esse imbróglio…chamem o Sherlock Holmes ou outro gajo qualquer”, disse.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Está atrapalhado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a habitual gargalhada.»

ASSOCIAÇÃO DE JUÍZES ENTRA NA CAMPANHA

«O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) classificou hoje de "preocupante" a situação relacionada com o juiz Rui Teixeira, cuja nota ficou congelada pelo Conselho Superior da Magistratura após iniciativa de vogais designados pelo PS.

"É preocupante esta situação porque o Conselho Superior da Magistratura (CSM), pela sua composição e pelas suas funções constitucionais, deve ser o primeiro garante da independência do poder judicial", disse António Martins à Agência Lusa, aludindo à decisão do CSM sobre a avaliação de Rui Teixeira, primeiro juiz do processo de pedofilia da Casa Pia.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Era de esperar, estão em campanha há quatro anos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo trite dado pelos magistrados portugueses.»

MIRO HVOZDENSKY

MINI