quinta-feira, setembro 17, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Tavira

IMAGEM DO DIA

[Santiago Ferrero/Reuters]

«A would-be immigrant was one of some 65 to arrive on the Spanish island of Tenerife Tuesday aboard a fishing boat. Authorities say the people were en route to European soil from Africa..» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

JUMENTO DO DIA

António Preto

Quantos sacos de plástico cheios de dinheiro terá custado a liderança de Manuela Ferreira Leite? Só António Preto o saberá, mas todos ficámos a saber porque razão a líder do PSD saneou Passos Coelho e candidatou António Preto.

AVES DE LISBOA

Chamariz [Serinus serinus]
Local: Estádio Universitário

FLORES DE LISBOA

No Parque das Nações

UM EMBARAÇOSO MA-ESTAR

«Averiguadamente, a dr.ª Manuela Ferreira Leite não é portadora de uma compleição de estadista. As monumentais inconveniências que comete, as normas que defende, através de conceitos vazios de sentido tornam-na, amiudadas vezes, numa figura comovente mas não habilitada a representar Portugal. Ouvir a chefe do PSD chega a ser penoso. Não gosto de o escrever; porém, a obstinada tentação da senhora para o disparate, converteu-se num embaraçoso mal-estar.

Claro que a série de dislates provoca uma selvagem e mal contida ironia entre os seus adversários, sobretudo aqueles que se acoitam no PSD, e a desmerecem com anedotas, efeitos verbais pela sua idade, comentários ao seu catolicismo liso, formal e ressentido. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VALE TUDO EM CAMPANHA

«Foram dez minutos de enorme confusão, com insultos, empurrões e pontapés. A equipa do programa “Vai Tudo Abaixo”, dos vídeos Sapo (ex-Sic Radical) – quatro homens e um megafone -, arrasou esta tarde com a passagem de José Sócrates no Seixal. Não houve arruada e quase ninguém ouviu o discurso mais curto da história desta campanha. E acabou com os humoristas Nuno (Jel) e Vasco Duarte (a dupla Neto e Falâncio) a caminho da esquadra.

Quando a caravana rosa desembarcou na Avenida Marginal do Seixal, já a equipa televisiva esperava: Neto e Falâncio com ‘look’ revolucionário, estilo anos 70, Neto com um megafone em punho e Falâncio armado com uma perigosa guitarra. Mais afastados, estavam o produtor de rastas e saia, enquanto o discreto operador de câmara se misturava com as televisões.

Rapidamente foram reconhecidos pelos jornalistas, mas não pelo ‘staff’ e seguranças socialistas, que os sinalizaram como factor de risco. A JS recebeu instruções para cercar os dois actores com bandeiras e gritos de de ordem, o corpo de segurança pessoal do primeiro-ministro posicionou-se para os neutralizar e só largos minutos depois chegou o núcleo duro com Sócrates no centro.» [Público]

Parecer:

Não me parece que misturar brincadeira televisiva com campanha eleitoral seja uma forma muito digna de tratar a democracia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

VOTOS A 25 EUROS NO PSD

«O voto num determinado candidato pode custar 25 ou 30 euros. O PSD tem sido marcado por tantas disputas internas nos últimos anos, para a direcção nacional e para a distrital de Lisboa, que para melhorar o resultado eleitoral houve quem comprasse votos a militantes angariados em bairros sociais, denunciam militantes e ex-militantes do partido que aceitaram dar a cara fazendo depoimentos em vídeo para a SÁBADO. Entre outros, estas fontes (cujos testemunhos em vídeo pode ver no final do artigo) acusam os deputados António Preto e Helena Lopes da Costa de serem coniventes, dando cobertura a estas práticas, quando tiveram poder ou influência na distrital de Lisboa. Várias fontes da SÁBADO, que trabalharam de perto com António Preto ou Helena Lopes da Costa, confirmaram estas histórias. Refira-se que ambos entraram nas listas do PSD na quota da líder, Manuela Ferreira Leite, debaixo de uma chuva de críticas por estarem acusados em processos judiciais.

Em termos estatísticos, comprova-se que as principais secções do PSD na distrital de Lisboa duplicaram de militantes com quotas pagas entre 2002 e 2008, sendo que a secção “E” até sextuplicou os filiados. Muitas quotas são pagas indiscriminadamente por alguém que não os militantes. Uma das estratégias de angariação de inscritos no PSD passa pela contratação de avençados em juntas de freguesia que, para manterem os empregos, têm de garantir a manutenção do poder ao presidente da sua secção angariando militantes que votarão em quem lhes indicarem.» [Sábado]

«Quem recebe o emprego tem de inscrever os seus familiares como militantes do partido. “As quotas são pagas e ainda pagam um abonozinho, uma despesa de deslocação para quando vão votar nas secções” pedidas pelo partido, referiu Irene Lopes.

“À porta da secção H e Oriental há umas caixinhas com dinheiro e pagam ali às pessoas. As pessoas acabavam de votar, diziam ‘já votei’ e davam-lhes umas notinhas” entre 25 e 30 euros, afirmou.

Aponta os ex-amigos António Preto e Sérgio Lipari, da secção A, de Benfica, de serem coniventes com estes processos ao longo dos anos. E garante que teve 14 militantes fictícios inscritos com a sua morada.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Triste...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL quanto é que o seu deputado António Preto deu pelos votos na sua liderança.»

A ANEDOTA DO DIA

«António Preto declarou que, “a ser verdadeira”, a duplicação de militantes “é muito fácil de explicar” porque “quando os partidos chegam ao poder crescem”. “Não encontra nenhuma ficha de angariação de militantes assinada por mim”, afirmou.

“Os militantes são propostos nas secções, são as secções que os aprovam e a distrital não tem intervenção absolutamente nenhuma no processo de admissão”, declarou António Preto.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Boa desculpa, os partidos que chegam ao poder parecem-se com um pote de mel...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PACHECO PEREIRA VEM EM DEFESA DE MFL

«Numa sessão de esclarecimento em Ourém, à hora dos telejornais, o cabeça de lista do PSD pelo distrito de Santarém, José Pacheco Pereira, saiu em defesa de Manuela Ferreira Leite, considerando que a líder social-democrata tem "tido a coragem de defender os interesses portugueses" no TGV. E lançou a dúvida. "Até que ponto os nossos interesses na Europa e no mundo têm sido defendidos".

Palavras dirigidas ao primeiro--ministro, José Sócrates, que já tinha sido desafiado a uma afirmação "unívoca" de que está obrigado a defender os interesses de Portugal. No final de um almoço em Torres Novas, Pacheco Pereira já tinha considerado "vergonhoso que o socialista João Soares "venha atacar Manuela Ferreira Leite por ter sido quadro de um banco que é espanhol", no caso o Santander. Um ataque a que a própria se recusou a comentar. Foi aquele que lhe chamou "velha amiga e companheira" a exigir, por ela, um pedido de desculpas ao antigo presidente da Câmara de Lisboa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Compreende-se, a boca da líder tem o DNA de Pacheco Pereira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a JPP que invente outra atoarda, esta caiu no ridículo.»

AIRI PUNG

EL COMERCIO