terça-feira, setembro 29, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Castro Marim

IMAGEM DO DIA

[Mohammad abu Ghosh/Associated Press]

«A veiled woman was out and about in Amman, Jordan, Monday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Ferreira Leite

Será que a líder do PSD está melhor dos seus problemas com a falta de ar?

OS OUTROS DERROTADOS

Foi tanta gente a festejar a vitória na noite das eleições que até parece que só Manuela Ferreira Leite teve de guardar o espumante para melhor oportunidade. Além disso ficaram esquecidos muitos pequenos derrotados nestas legislativas:

Maria José Nogueira Pinto: o seu aparecimento nas listas do PSD causou surpresa e a surpresa teria sido maior se o relatório sobre a sua gestão à frente da Misericórdia de Lisboa entregue a Ferreira Leite sobre a gestão da Santa Casa. A gestão da Misericórdia de Lisboa suscitou algumas dúvidas ao então director-geral.

A agora deputada apostou em todos os tabuleiros, até conseguiu chegar a deputada do PSD tem ter mexido um dedo e se Manuela Ferreira Leite tivesse ganho é muito provável que tivesse chegado a ministra da Saúde. Mas parece que teve azar e vai ter que se sentar no parlamento a criar hemorróidas e calos no rabo, ao lado da bancada do PP que a lançou nestas andanças.

Manuel Alegre: a ajuda do ex-candidato presidencial de pouco serviu ao BE já que os seus deputados não são em número suficiente para negociarem quaisquer acordos com o PS e ninguém, acredita que Jerónimo de Sousa aceite sentar-se com a extrema-esquerda. Se Manuel Alegre contava com um BE como parceiro do PS, chamando a si o protagonismo de pai da maioria de esquerda enganou-se. Ninguém sabe onde está o seu milhão de votos, até é provável que uma boa parte deles tenham ido para o Paulo Portas, isso significa que uma possível candidatura presidencial de Manuel Alegre morreu ontem à noite.

António Borges: esta vedeta da finança achava que era chegar, ver e vencer, ma enganou-se, ajudou a elaborar um programa eleitoral miserável, quase ninguém o viu durante a campanha e já desapareceu. Talvez um dia volte a aparecer com o seu ar de D. Sebastião, isso se não arranjar melhor emprego.

Luís Fazenda: apesar de ser candidato à autarquia de Lisboa e de ter sido a UDP a contribuir com mais recursos para o BE deixou-se apagar em favor do culto da personalidade de Francisco Louçã, apenas teve direito a uma intervenção na noite eleitoral. Muito provavelmente será o protagonista da primeira derrota do BE depois destas eleições legislativas.

Pedro Santana Lopes: foi evidente que o candidato a Lisboa pelo que sobra de um PSD transformado em PRD de Boliqueime fui da líder como se esta tivesse sarna, ao contrário do que sucedeu nas europeias nem apareceu na sede de campanha. Pedro Santana Lopes dificilmente ganhará Lisboa, se a tarefa era muito difícil, muito mais será agora com um PSD a lamber as feridas.

ATÉ A IMPRESA DE PINTO BALSEMÃO ALINHOU NO JOGO SUJO

Um lindo mail em pleno dia de reflexão.

AVES DE LISBOA

Juvenil de galinha-d'água
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

No Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

A FALHADA 'EXECUÇÃO' DE SÓCRATES

«Em pouco mais de 15 dias, José Sócrates e o PS construíram uma vantagem absolutamente inesperada. Passaram de uma ligeira vantagem nas sondagens para uma vitória expressiva nas urnas. Mérito pessoal, sem dúvida, de José Sócrates, mas igualmente muito demérito de Manuela Ferreira Leite. A presidente do PSD cometeu erros infantis. Chegou a comentar, num Fórum da TSF, que quando assumiu a presidência do PSD não contava ser candidata à chefia do Governo (!) e falhou na estratégia de execução de carácter a que sujeitou Sócrates. No final, o PSD ficou quase igual ao que era com Santana Lopes, há quatro anos - e isso configura uma derrota brutal, que terá rápidas consequências na liderança.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Marcelino

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

EMPOBRECER

«A herança que Sócrates lega a si próprio não é simpática. Um novo governo do PS, agora minoritário, terá, entre outros problemas, um inconveniente: Sócrates não se poderá queixar do executivo anterior. Até coisas que fez bem, como a reacção à crise internacional, implicarão uma factura pesada no agravamento do défice das contas do Estado. Vai ser difícil continuar a ignorar o endividamento externo (que cresce) porque os credores internacionais não deixarão de o lembrar, encarecendo os empréstimos de que vamos necessitar ainda durante largos anos. E se com maioria absoluta as reformas foram poucas, agora ainda serão menos. Por isso a produtividade manter-se-á a fraquejar e a nossa competitividade diminuirá mais, agravando a crise estrutural e o desemprego. Ou seja, prosseguirá o empobrecimento relativo dos portugueses, iniciado há sete anos. Poderá, até, acelerar-se muito, se Sócrates governar para eleições a um ou dois anos de vista, como é bem possível que aconteça.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O mau perder de Francisco Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

CAVACO VAI FALAR

«O Presidente da República (PR) anunciou que se dirigirá à comunicação social amanhã, às 20h. Cavaco Silva não disse qual o assunto dessa declaração, mas o Presidente prometera comentar o caso das alegadas escutas em Belém apenas depois das eleições legislativas, que se realizaram ontem.

Outro dos assuntos que poderá ser abordado pelo PR será o convite a José Sócrates para formar Governo, depois da vitória nas legislativas, sem maioria absoluta.

Ontem, quando confrontado pelos jornalistas sobre quando falaria sobre o chamado 'caso das escutas' e sobre o afastamento do seu assessor Fernando Lima, o Presidente da República limitou-se a dizer que manteria "silêncio total" até ao dia das eleições.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Naquela boca ou entra mosca ou sai asneira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

DESTA VEZ NINGUÉM SE METEU NO NEGÓCIO

«A Prisa chegou a acordo com a Ongoing para a venda de 35% da Media Capital, grupo de comunicação social cuja referência é a TVI. A Ongoing tem como vice-presidente José Eduardo Moniz, que assumiu este cargo depois de ter deixado a direcção-geral da estação televisiva de Queluz. O presidente do conselho de administração é Nuno Vasconcellos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Finalmente houve negócio e ninguém fez insinuações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se vai aproveitar para fazer alguma insinuação.»

MONIKA BRAND

MCM