segunda-feira, setembro 28, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Évora

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento conseguiu captar o sorriso dos nossos políticos mais envolvidos nestas eleições:

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco chegou ao absurdo de escolher a mensagem oficial antes do dia das eleições legislativas para falar de si:

«Pela minha parte, mantive escrupulosamente e com o maior rigor o compromisso de total isenção e imparcialidade em face dos diversos partidos.

Ao Presidente da República não compete interferir na vida político-partidária ou condicionar a livre escolha dos eleitores.

Do primeiro ao último dia do meu mandato serei sempre Presidente de todos os Portugueses.»

É duplamente ridículo que Cavaco venha afirmar que manteve escrupulosamente a sua isenção e imparcialidade, isto porque toda a gente sabe o que se passou e porque numa democracia este tipo de declaração só se justifica porque o ainda presidente sente uma pedra no sapato.

É igualmente ridículo que lhe compete na interferi na vida partidária, quando se sabe que não faz outra coisa desde que Manuela Ferreira Leite se candidatou os seus assessores não param de fazer intriga e de promover a sua candidata.

Por fim, é absurdo que Cavaco afirme que vai cumprir o seu mandato, só não questiono o que tenho a ver com isso porque ele é quem é. Então que acabe, todos vamos fazer os possíveis para que o faça com alguma dignidade, não porque estejamos preocupados com a ilustre personagem mas por respeito à democracia a que ele não esteve à altura.

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Vencedores:

Se não fosse o resultado das eleições europeias Sócrates dificilmente poderia ser considerado vencedor, mas depois de lhe terem feito o enterro e de Manuela Ferreira Leite nem se ter dado ao trabalho de fazer um programa convencida de que já estava eleita é evidente que o PS teve uma vitória eleitoral. Muito dificilmente um primeiro-ministro teria sobrevivido a todas as campanhas pessoais de que foi alvo, à maior crise financeira mundial dos últimos 80 anos, ao maior aumento do preço dos combustíveis dos últimos 35 anos, ao maior aumento de preços de produtos agrícolas de que há memória e, convém não esquecer, à maior coligação de interesses corporativos contra um governo.

Paulo Portas fez uma boa campanha, demonstrou inteligência estratégica ao longo da campanha e é um vencedor à direita, estando agora em condições de disputar os votos dessa mesma direita o PSD. Não só cresceu como cresceu muito mais do que o BE.

Derrotados

Francisco Louçã não esteve à altura das expectativas que as sondagens geraram e que o líder do BE não se cansou de usar para exibir a sua arrogância, foi derrotado nos debates eleitorais com Sócrates e com Paulo Portas, ficou abaixo dos 10%. Teve na vitória sobre o PCP o prémio de consolação, mas é evidente que esta é uma situação temporária. Ao pensar que o vento lhe soprava a favor Louçã exibiu uma pequena parte do su verdadeiro projecto político e isso terá custos elevados, nestas eleições o líder do BE passou de um político jovem a um político velho.

Ferreira Leite é derrotada em toda a alinha, beneficiando de uma crise económica sem precedentes, do apoio da máquina de Belém, de uma vitória nas europeias, do apoio da comunicação social e da campanhas negras contra José Sócrates não foi capaz de ultrapassar a barreira dos 30%, ao mesmo tempo que o PP cresceu. Ferreira Leite é uma líder em gestão.

Cavaco Silva não conseguiu levar Ferreira Leite a primeira-ministra e comprometeu a sua reeleição. Agora vai ter que dar muitas explicações aos portugueses correndo um sério risco de ficar em gestão até às próximas eleições presidenciais.

Empatado:

Jerónimo de Sousa foi ultrapassado pelo BE mas sabe que essa é uma situação transitória, o BE está em queda e é pouco provável que um Louçã enfraquecido consiga manter a calma numa coligação de extrema-esquerda que mais parece um saco de gatos anestesiados. O facto de Louçã ter mais um deputado de nada lhe serve, não são suficientes para negociar com Sócrates sem o envolvimento do PCP

AVES DE LISBOA

Chapim Carvoeiro
Local: Quinta das Conchas

FLORES DE LISBOA

No Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

PETER COULSON

PINK RIBBON


target="_blank"