quarta-feira, outubro 11, 2017

Marcelo e a liderança do PSD

Marcelo pode dar todas as justificações para o almoço com Santana Lopes um dia antes deste fazer um pré-anúncio da sua candidatura à liderança do PSD, até pode dizer que estiveram a falar das namoradas da juventude, das santanetes e das marceletes. Mas a verdade é que a mensagem que passou foi outra e Marcelo sabe muito bem disso, só é lamentável que depois de termos tido um que nos chamava piegas, haja agora outro que nos considere distraídos.

Por mais explicações que Marcelo dê para a generalidade dos militantes do PSD a mensagem foi mais do que óbvia, Marcelo dá-se bem com Santana Lopes e este foi pedir-lhe a bênção.  As justificações de Marcelo são entendidas pelos militantes do PSD de uma forma óbvia, Marcelo não podia assumir que almoçou com Santana para passar uma mensagem subliminar de apoio, tinha de inventar outra desculpa. 

Os militantes sabem das relações difíceis de Marcelo com Rio e para eles este almoço tem um significado, se escolherem Rui Rio este terá de fazer a travessia do deserto sem o apoio do ex-líder do PSD agora Presidente da República. Se quiserem ter ajuda presidencial terão de escolher Santana Lopes., Para Marcelo é uma forma de limpar a sua imagem, depois de ter tido um comportamento presidência pouco próprio em relação ao ainda líder do PSD, recupera a sua imagem junto dos militantes e simpatizantes de Passos Coelho, apoiando alguém que não só esteve do lado dele, como foi um dos pilares da sua falsa preocupação com os pobres.

O almoço foi tornado público porque os dois comensais assim o quiseram e porque se tivesse sido mantido em segredo, ninguém saberia agora que Santana recebeu de Marcelo o mesmo “apoio amigo”. O truque é tão comum que só alguém muito lerdo não perceberia. Já com Teresa Leal Coelho Marcelo apareceu casualmente parado num sinal vermelho, depois soube-se que a equipa da candidata autárquica tinha avisado os jornalistas com meia hora de antecedência daquela feliz coincidência.

Marcelo é muito inteligente, a natureza é assim, há uns mais inteligentes do que outros, mas seria bom que lá de cima da sua inteligência o Presidente percebesse que os que estão cá em baixo não são assim tão lerdos de pensamento. Qualquer imbecil sabe que Marcelo já organizou muitos almoços de quem ninguém teve conhecimento, para não falar dos almoços que inventou para enganar o Portas. Se o almoço com Santana Lopes foi tornado público é porque Marcelo quer que os militantes do PSD escolham Santana.

Com um almoço que até poderão ter comido umas modestas sandes de courato Marcelo decidiu quem ganhava a liderança do PSD. Na sua fome por poder e com tantos quadros no desemprego depois da perda do governo e de muitas autarquias, os militantes do PSD vão fazer-lhe a vontade de uma forma quase obediente. Rui Rio foi tramado, anos depois de ter virado as costas a Marcelo acabou por também ter estado no almoço presidencial, mas para se servir de uma vingança fria.