sexta-feira, outubro 20, 2017

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Marcelo Rebelo de Sousa

A mensagem subliminarmente passada para a opinião pública durante o dia de hoje é a de um Presidente que sofre muito com os problemas dos portugueses e um primeiro-ministro sm sentimentos e que não sai do conforto dos gabinetes. Foram vários os jornalistas a fazer este comentário e a fazer perguntas a Marcelo que se limitou a responder que os deputados deviam ir ver os locais dos incêndios.

Marcelo poderia dizer que ele é o Presidente e pode passear à vontade desde que alguém leve o Jipe com os processos para homologar, o que na maior parte dos casos não é mais do que assinar de cruz. Poderia dizer que para acorrer às populações é preciso trabalho e não apenas passeios de afetos. Poderia ainda dizer que o primeiro-ministro tinha de estar em Bruxelas numa reunião do Conselho Europeu.

Mas Marcelo, manhoso como de costume, preferiu que a mensagem do primeiro-ministro frio e distante dos problemas prevalecesse sobre a verdade.

      
 Guerra de capelinhas
   
«O diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), do Ministério Público, convocou a Polícia Judiciária Militar (PJM) para uma reunião urgente ontem à tarde para esclarecer a recuperação, na madrugada desta quarta-feira, do material militar desaparecido da base de Tancos, em junho passado. Com exceção das munições de 9 mm, a PJM recuperou todo o material, entre o qual os lança-granadas e as granadas de mão ofensivas. O Ministério Público (MP), titular da investigação, não foi informado da diligência da PJM e quer garantias de que a investigação não ficou comprometida.

Na reunião estiveram presentes, além do diretor do DCIAP, Amadeu Guerra, e de um representante da PJM, os procuradores que têm coordenado a inquérito-crime e responsáveis da Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT) da PJ, que o MP tinha chamado a coadjuvar a investigação e que também não foi informada pela PJM de que o material tinha sido encontrado.» [DN]
   
Parecer:

Parece que a PJM trocou as voltas ao MP e ficou com todos os louros da descoberta.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Posse secreta no SEF
   
«Carlos Moreira, inspetor coordenador superior do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), é desde ontem o primeiro diretor nacional do SEF a receber a posse de uma ministra demissionária e numa cerimónia privada. A tomada de posse " secreta" realizou-se esta quarta-feira à tarde, no gabinete da ministra da Administração Interna, já depois de ter sido divulgada a carta de demissão de Constança Urbano de Sousa.

O ministério da Administração Interna justifica a não divulgação da tomada de posse - que é por norma um ato público com a presença de funcionários e dirigentes dos organismos tutelados - pelo facto do país de encontrar em "luto nacional". Este procedimento tinha estado marcado para segunda-feira passada, mas devido aos incêndios foi adiado.

O gabinete da governante, refuta que tenha havido irregularidade no procedimento, sublinhando que no momento da tomada de posse a ministra "ainda estava em funções". "A exoneração foi publicada em DR, ao início da noite, ao mesmo tempo que foi publicada a nomeação do novo Ministro da Administração Interna (Eduardo Cabrita).» [DN]
   
Parecer:

Esta notícia revela apenas a imbecilidade do autor, a escolha estava feita e aprovada pelo primeiro-ministro e a ministra estava em funções.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se tanta estupidez.»

 A Lulu foi despedida
   
«A CIA anunciou na quarta-feira que despediu uma jovem cadela que no programa de deteção de explosivos K9. A justificação? Lulu não mostrava interesse ou jeito para o trabalho.

"Todos os cães, assim como a maioria dos estudantes humanos, têm bons dias e maus dias ao aprender algo novo. O mesmo acontece durante as nossas aulas dos cachorros", escreveu a CIA num comunicado no seu site.

Lulu é uma cadela labrador de cor preta que pertencia ao grupo de cães do programa K9, que deixou bem claro que não estava interessada em procurar explosivos.» [DN]
   
Parecer:

Desde que o Trump é presidente até a Lulu perdeu a vontade de trabalhar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Santana outra vez no desemprego
   
«Sexta-feira, 20 de outubro, será o último dia de Pedro Santana Lopes como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O anúncio foi feito pelo próprio, numa mensagem que mandou esta quinta-feira aos trabalhadores da instituição. No email, Santana convida os funcionários da Misericórdia para um convívio de despedida na Sala de Extrações, a histórica sala dos sorteios dos concursos dos Jogos Santa Casa.

No domingo, o provedor torna-se formalmente candidato à liderança do PSD. A declaração de candidatura será feita em Santarém. O evento chegou a estar marcado para sábado, mas acabou por ser adiado por coincidir com o dia do Conselho de Ministros extraordinário convocado por causa dos incêndios florestais.» [Expresso]
   
Parecer:

Já fez as contas aos apoios que recebeu e corre o risco.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»