Jumento do Dia
Ouvir carlos Abreu Amorim aprovar medidas adoptadas numa reunião do Conselho de Ministros da Geringonça só pode resultar numa enorme gargalhada, este deputado não foi feito para este tipo de discursos, não convence um único português da sinceridade da sua posição.
Depois de o PSD ter apostado tanto nos incêndios e na esperança destes ressuscitarem Pedro Passos Coelho, esta posição em relação ás medidas adoptadas pelo governo resultam de terem percebido que a estratégia não resultou, mais uma vez os incêndios não fizeram abanar as intenções e voto apuradas pela sondagens, e as falsas manifestações espontâneas, organizadas ainda antes do último incendiário ter chegado a casa foram um fiasco.
Pode haver outra explicação para esta estranha postura do PSD, esperando que Marcelo dê apoio a Santana e ao PSD a direita apoia as medidas do governo para depois dizer que está apoiando o que Marcelo mandou o governo fazer.
«O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Carlos Abreu Amorim, saudou o Governo pelas medidas de combate aos incêndios e prevenção aprovadas no dia anterior, assumindo a disponibilidade do PSD para colaborar na sua concretização. E frisando que algumas vão de encontro ao que este partido tem defendido, adiantou que a bacada parlamentar que dirige vai propôr outras medidas.
Em conferência de imprensa dada este domingo, no Porto, Carlos Abreu Amorim afirmou que o partido apoia as medidas aprovadas no Conselho de Ministros extraordinário para melhorar a prevenção e o combate aos incêndios, nomeadamente a criação de concursos públicos para a Autoridade Nacional da Protecção Civil.
“O grupo parlamentar do PSD e o PSD gostariam de saudar o Governo pelas medidas que foram ontem [sábado] anunciadas de combate a estes flagelos que nos têm assaltado, que são os incêndios. O Governo tomou estas medidas e pode contar da parte do PSD com toda a colaboração necessária para que as mesmas sejam levadas a cabo”, afirmou Abreu Amorim
Medidas que, enfatizou, vêm no seguimento de propostas já apresentadas pelos sociais-democratas. Agora, o deputado assegura que o PSD vai estudar com cuidado todas as medidas e vai acrescentar propostas, como por exemplo a criação de uma unidade técnica militar profissionalizada para catástrofes. Recordou, a propósito, que esta proposta consta do relatório da comissão técnica independente que analisou os incêndios de Pedrógão Grande.» [Público]