quarta-feira, outubro 11, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
Santana Lopes, vítima de infanticídio político

A declaração de Santana Lopes a informar a SIC que ia ser candidato à liderança do PSD parece a declaração de independência da Catalunha, foi declarada mas ficou suspensa para negociações. Não se percebe o que há a negociar por parte de Santana Lopes.

Mas ouvir Santana Lopes dizer na SIC que "detesto falta de educação" traz-me à memória a campanha eleitoral em que se apresentou como candidato a primeiro-ministro e os cartazes que mandou a JSD colocar fazendo insinuações em relação ao seu adversário, numa época em que se lançou a mentira de que Sócrates era homossexual. Mas que grande educação! É caso para dizer que Santana tinha razão, todos o conhecemos muito bem.

Um aspeto interessante deste Santana educado é a forma como fala de Deus, só no programa de hoje da SIC invocou o nome de Deus mais vezes do que o Eng. Fernando Santos durante toda a fase de apuramento para o mundial.

«É oficial: Pedro Santana Lopes está na corrida à liderança do PSD. Depois de a revista Sábado ter avançado com a informação, citando fontes próximas do ex-primeiro-ministro, desta vez foi o próprio a fazê-lo numa nota enviada à SIC, onde confirma que será candidato à sucessão de Pedro Passos Coelho.

Nessa curta nota enviada à estação de Carnaxide, o social-democrata garante que não pediu “licença a ninguém para tomar a decisão que está tomada” e que o anúncio formal será feito “quando tiver cumprido os [seus] deveres institucionais, com o Governo e com o partido”, referindo-se, em primeira instância, ao cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, depois, aos trâmites formais implicados na apresentação de uma candidatura à liderança do PSD.» [Observador]

 O almoço de Marcelo

Marcelo almoçou com Santana Lopes. Poderia ter colocado na agenda por se tratar de matéria de interesse nacional, informava que o Presidente da República se encontrou com o Provedor da Santa Casa para discutir questões financeiras.

Marcelo almoçou, não comunicou formalmente, mas permitiu qque uma hora depois todo o país fosse informado de que Santana almoçou com Marcelo, logo agora que está decidindo se avança contra Rui Rio, um candidato de que Marcelo não gosta.

O país ficou a saber que Santana teve o almoço e pensou o óbvio, Marcelo apoia Santana.

Marcelo informa que almoçou com Santana depois de ter agendado o almoço há muitas semanas. Mas não confirmou nem desmentiu que tinha falado do PSD.

O país e os militantes do PSD ficaram a saber que Marcelo almoçou com Santana, que Marcelo falou apenas com o Provedor e que Marcelo se dá bem com Santana e que não almoçou com Rui Rio, proque nada tem que falar com o outro candidato.

Tudo muito claro e transparente, um fato à moda de Marcelo, o homem é inteligente mas convenhamos que os portugueses não são burros, havendo mesmo alguns que são mais inteligentes e mesmo espertalhões do que o irrequieto Presidente.

 Pobre Rui Rio

Andou anos a preparar a conquista da liderança do PSD e em tão pouco tempo esfumam-se as suas esperanças, logo agora que parecia estar tudo no papo.

      
 Mas as exportações não tinham estagnado?
   
«Segundo os dados revelados esta terça-feira, 10 de Outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as vendas de mercadorias para o exterior aumentaram 14,3% em Agosto, face ao mesmo mês do ano passado, depois de terem subido 6,7% em Junho e 4,6% em Julho. O crescimento registado em Agosto foi o mais expressivo desde Maio (16,2%).

Já as importações de bens aumentaram 12,8% face a Agosto de 2016, tendo subido menos do que as exportações pela primeira vez desde Março.

No que respeita às exportações de bens, foram as vendas para fora da União Europeia que registaram a evolução mais sonante, com um crescimento de 23,3%, enquanto o comércio intra-UE subiu 10,7%. Já a evolução das importações foi sobretudo o resultado do aumento das compras a países da União Europeia, que cresceram 12,7%.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:

Ainda há poucos dias o Expresso descrevia assim as previsões para o segundo semestre de 2017: «a desaceleração da economia na segunda metade do ano tem a ver com a desaceleração de algumas das componentes mais dinâmicas. Há alguns sinais no investimento – em particular na construção – mas o principal factor de desaceleração são as exportações.»
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Temos peregrinação a Lisboa
   
«A CGTP convocou esta terça-feira os trabalhadores dos setores público e privado, jovens, reformados e desempregados para “uma grande manifestação nacional” em Lisboa a 18 de novembro.

O líder da intersindical nacional, Arménio Carlos, anunciou a manifestação no encontro nacional da CGTP-In, esta terça-feira em Lisboa, explicando que esta é uma luta pela “valorização do trabalho e dos trabalhadores, pela exigência do aprofundamento do rumo de reposição e conquista de direitos e pelo combate às injustiças e desigualdades”, entre outras reivindicações.» [Expresso]
   
Parecer:

Os católicos vão a Fátima, o pessoal do PCP organiza manifestações em Lisboa.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Ao que os EUA chegaram!
   
«Donald Trump diz que está disposto a fazer um teste de QI (quociente de inteligência) com o seu secretário de Estado, Rex Tillerson, para comprovar os graus de inteligência de cada um. A afirmação surgiu na sequência dos rumores que indicam que Tillerson chamou “idiota” ao presidente norte-americano.

Donald Trump tinha negado tais acusações, mas diz-se agora disponível para fazer testes de inteligência caso Tillerson ache mesmo isso. E garante: já sabe quem vai ganhar.

#Eu acho que são notícias falsas, mas se ele disse isso eu acho que temos de comparar testes de QI. E posso já dizer-lhe quem é que vai ganhar”, disse Donald Trump à Forbes.» [Observador]
   
Parecer:

O homem é mesmo idiota.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»