quinta-feira, outubro 05, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
Assunção Cristas, líder da oposição 

Com Passos Coelho dispensado e frente a um líder parlamentar estagiário na bancada do PSD era de esperar que Assunção Crista assumisse o lugar de líder da oposição, estatuto que vai ter a não ser que o futuro líder do PSD seja deputado, o que parece pouco prova´vel, a não ser que Montenegro seja eleito.

Depois de uma boa campanha para a autarquia de Lisboa er de esperar que Assunção Cristas tivesse um bom desempenho, mas desiludiu. Não teve graça, não teve chama, nem teve ideias, repetiu as habituais baboserias sobre Tancos,

Foi pena, não conseguiu ser melhor do que Hugo Soares, o que, convenhamos, era bem fácil

 As eleições tiraram o tapete a Passos que ficou sem pio

Se a universidade de verão do PSD fosse amanhã seria esta a declaração de Cavaco Silva.

 Já deixaram de telefonar para a DBRS?

Durante meses a esperança da direita residiu na possibilidade de a DBRS alterasse a notação da dívida portuguesa para lixo, quando se aproximava a data agendada para a divulgação do rating jornais da extrema-direita chique não se cansavam de solicitar opiniões e entrevistas à DBRS na esperança de o diabo vir dali.

Agora já todos ignoram a DBRS, já não sonham com más notícias.

      
 Os ciganos que se cuidem
   
«Ao que parece, não foi com o fim das eleições autárquicas que o nome de André Ventura, o candidato polémico do PSD a Loures, desapareceu dos radares políticos. Depois de instar o partido a “pôr os olhos” nos resultados da sua retórica em Loures, “os melhores resultados dos últimos 20 anos”, o social-democrata manifesta-se agora contra a hipótese de Rui Rio vir a ser o sucessor de Pedro Passos Coelho na liderança dos sociais-democratas.

Passos Coelho já confirmou que não se vai recandidatar à liderança do PSD. As diretas deverão ser antecipadas para dezembro e dentro do partido arregimentam-se forças. Rui Rio é para já o nome mais destacado na corrida à sucessão, mas há outros sociais-democratas à espreita: Paulo Rangel, Santana Lopes, Luís Montenegro.

Se nenhum destes nomes avançar contro Rui Rio, irá André Ventura. “Estou disponível para avançar caso ninguém avance contra Rui Rio”, diz em declarações ao jornal “i”, esta quarta-feira. “Rio não é homem para isto”, atira.» [Expresso]
   
Parecer:

O rapazinho não é nada ambicioso...
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao André se tenciona acumular o comentário desportivo com a presidência do PSD e do Benfica.»
  
 Optimismo da DBRS
   
«A agência de rating canadiana DBRS “vê potencial para uma melhoria nas perspetivas de longo prazo da dívida pública portuguesa”, segundo um comentário publicado esta quarta-feira por Adriana Alvarado, vice-presidente da área de notação das dívidas soberanas.

O comentário é publicado a dezasseis dias da agência comunicar a sua avaliação da notação de Portugal, que está fora de ‘lixo financeiro’, em BBB baixo (o último nível de rating de investimento) com perspetiva “estável”. A agência canadiana já não é a única a classificar a dívida portuguesa de longo prazo em grau de investimento. Desde 15 de setembro, a Standard & Poor’s graduou o rating de Portugal para BBB- (o equivalente à notação da DBRS).

O crescimento económico a “um ritmo robusto”, a redução contínua do défice orçamental (considerando realizável a meta oficial de 1,5% do PIB no final do ano), um excedente primário orçamental “confortável”, e o recuo nas taxas de juro das obrigações portuguesas sustentam essa apreciação positiva do “potencial para uma melhoria” da sustentabilidade da dívida portuguesa.» [Expresso]
   
Parecer:

Se todas as agências de rating tivessem acreditado em Portugal estaríamos bem melhor.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»


 Erro de casting?
   
«A notícia está a ser avançada pelo semanário Expresso, uma informação que o Notícias ao Minuto já confirmou junto de fontes sindicais.

Luísa Maia Gonçalves liderava o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desde 2016, e de acordo com o semanário, a demissão prende-se com o "incumprimento dos objectivos da tutela".

Para Manuela Niza Ribeiro, presidente do Sindicato dos Funcionários do SEF, a demissão era "inevitável dada a situação" e, por isso, sente-se "satisfeita" com a decisão de Constança Urbano Sousa.

"Foi um tempo perdido, pois depois do diretor que havíamos tido, que tinha vindo de fora, havia uma expetativa muito grande com a nomeação desta inspetora", disse a sindicalista ao Notícias ao Minuto.

Manuela Niza Ribeiro disse ainda "esperar" que a próxima nomeação seja a de "alguém que veja o serviço como um todo" e que "não seja da casa" para não ter "vícios e um certo corporativismo". Erros que, acusa, Luísa Maia Gonçalves cometeu ao "não conseguir abstrair-se de ser inspetora de carreira".» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

É um bom precedente, os diretores-gerais devem responder pelos resultados e os ministros não devem hesitar em demitir os diretores-gerias incompetentes que nomearam. Na nossa tradição governamental os ministros tendem a não demitir os seus, na esperança de iludir as suas responsabilidades, pelo que esta decisão da ministra revela uma coragem política que muitas vezes falta.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

 Um modelo para o país
   
«Cavaco Silva recusou-se a comentar o resultado das últimas eleições autárquicas em Portugal, acrescentando que até nem votou, porque não estava no país.

"Acontece, até, que eu não votei, porque estava num casamento de um familiar muito próximo, na Escócia, no próprio dia, e por isso só acompanhei já na segunda-feira o que tinha ocorrido", afirmou o antigo primeiro-ministro e ex-Presidente da República, à margem da apresentação do livro Ética Aplicada à Economia, em declarações reproduzidas pelo Eco.

Em relação ao facto de Pedro Passos Coelho não se recandidatar à liderança do PSD, recusou comentar, preferindo elogiar o "contributo" que o ainda líder social-democrata deu "para que Portugal, a partir de 2013, entrasse numa trajetória de crescimento económico, redução do desemprego e melhoria das condições de vida da população". Referiu ainda que "felizmente", estes indicadores têm vindo a "acentuar-se".» [DN]
   
Parecer:

Este Cavaco é isto mesmo, alguém que não sabe honrar o seu próprio estatuto, não só não vota como faz questão de dizer que não o fez, tudo isto à margem de um debate sobre ética.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»