sábado, novembro 25, 2017

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
António Costa, recolocador de famílias

António Costa foi a Santa Comba Dão (este nome tem um estranho cheiro a despotismo) dizer que é preciso atrair investimento para revitalizar o interior, isto é, para o Porto que tem todas as condições e mais algumas ele revitaliza promovendo a transferência forçada de famílias como nos tempos da URSS, mas para o interior, sem quaisquer condições para atrair pessoas e investimentos ele fala em criar essas condições.

Enfim, compreende-se que António Costa precise agora de vender o peixinho do desenvolvimento regional, para fazer esquecer a sua trapalhada santanista do INFARMED. mas ouvi-lo dizer que são necessárias condições para atrair o investimento só pode merecer uma grande gargalhada. Para judar o Moreira ele sabia o que era necessário, mas para as regiões que precisam mesmo de ajuda dizem-se bitaites!

«"Todos partilhamos do mesmo diagnóstico, de que temos um problema estrutural que tem a ver com a revitalização do interior. É fundamental apostar na revitalização do interior através da atração de investimento", sustentou.

Na sua intervenção antes de uma reunião de trabalho, que decorreu em Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, e juntou cerca de 40 autarcas de municípios da região centro e o AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), António Costa sublinhou a importância de ser criado emprego para fixar população no interior do país.

"Para revitalizar o interior há algo que é absolutamente essencial: o investimento que gera emprego, pois só onde há emprego se fixa população. Atrair-se população e só onde há população há territórios com vida", sustentou.» [TSF]

 O que é feito do Mário Centeno?

É cada vez mais óbvio que o "abono de família" deste governo é Mário Centeno, é nele que as agências de rating, as instituições internacionais e os portugueses confiam, é com ele que a maioria dos cidadãos e empresários identifica os portugueses. Se a imagem deste governo fosse a da ex-ministra ou do atual ministro da Administração Interna ou da maioria dos ministros deste governo o PS estaria a disputar as sondagens com o BE.

É por isso que o mais estranho da nossa vida política é que Mário Centeno quase desapareceu, só muito raramente aparece em público ou a dar a cara pelo governo, como sucedeu muitas vezes durante os primeiros meses do governo. À medida que o governo subiu nas sondagens Centeno quase desapareceu. Será coincidência, Centeno anda muito atarefado ou alguém tem inveja do ministro das Finanças?

      
 Greves Simplex
   
«O acordo foi possível após uma reunião no Ministério da Saúde, em frente do qual vários profissionais em greve se manifestaram exigindo "respeito" e "justiça". Em declarações à agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, Almerindo Rego, disse que, no final do encontro com o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, estavam criadas as condições para a suspensão da greve. Ficaram estabelecidos os princípios de um protocolo negocial, o qual vai ser assinado ainda esta sexta-feira, disse Almerindo Rego. Entre as questões consideradas fundamentais pelos sindicatos do setor contam-se as 35 horas semanais para todos os profissionais, tanto em contrato individual de trabalho, como em funções públicas, bem como a contagem de anos de serviço para a nova carreira.» [CM]
   
Parecer:
Graças ao Adalberto agora há greves Simplex, greves que começam às 9 da manhã e quando chega o almoço volta-se ao trabalho porque o Adalberto cedeu. Resta saber porque motivo foi preciso chegar à greve. Na Saúde há agora uma máxima, peçam tudo porque o Adalberto dá.

Não está em causa a justeza das reivindicações mas saber se aquilo que foi agora concedido não poderia ter sido concedido a tempo de se evitar o conflito. Fica-se com a ideia de que se houver greve o Adalberto cede, se não houver greve o Adalberto faz voz grossa.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»