sábado, maio 31, 2008

PSD: a crise segue dentro de momentos


Os militantes do PSD não resistiram à tentação do poder, com Santana Lopes a definhar e Passos Coelho enredado numa proposta de baixa do ISP, preferiram votar em função das sondagens. Esqueceram que a sondagens teriam de favorecer Manuela Ferreira Leite, já que as propostas de Passos Coelho ainda são desconhecidas e a governação de Santana Lopes ainda não foi esquecida. Só que é muito provável que Manuela Ferreira Leite não consiga mais do que já conseguiu nas sondagens e que no futuro os portugueses se comecem a lembrar melhor desta senhora.

Os militantes do PSD poderão não só ter feito um favor a Sócrates como poderão ter adiado a crise para o dia seguinte às próximas eleições legislativas. Sem ideias, sem projecto e com um passado governamental duvidoso, Ferreira Leite nada tem a oferecer aos portugueses. A sua falta de inteligência política, a ausência de projecto e o falhanço da sua mais recente plástica, a preocupação com os pobres, torná-la-ão presa fácil para Sócrates.

Contra Ferreira Leite o PS confronta-se com os argumentos do passado, contra Passos Coelho confrontar-se-ia com propostas contra o futuro. Entre a juventude e a velhice, entre a audácia e o conservador primário, entre o risco e as sondagens, os militantes do PSD fecharam os olhos e preferiram engolir o sapo. Apostaram tudo na hipótese remota de voltarem a ter acesso aos favores do poder, optaram por hipotecar o futuro do PSD nas próximas legislativas.

O que será do PSD se perder as legislativas? De nada lhe servirão as erecções do símbolo no blogue de Pacheco Pereira e o regresso tranquilo da tralha cavaquista aos seus cargos, o PSD ficará em crise, sem perspectivas de futuro para mais uma legislativa e terá na sua liderança alguém sem ideias e sem futuro, para não dizer uma velha senhora que se recusou a retirar-se da política. Em vez de se renovar, como fazem todos os partidos derrotados por esse mundo fora, em vez de apostar em gente nova, o PSD optou por mais do mesmo, por tentar levar para o governo uma geração que se abotoou e de que ninguém tem saudades.

Esperemos pelas sondagens, já que para as legislativas falta mais de um ano, tempo suficiente para que Manuela Ferreira Leite desapareça nas sondagens. O PS agradece, os seus projectos são caducos, os seus apoiantes detestados, o seu espantalho é de grande utilidade para recuperar uma boa parte dos votos que perdeu à esquerda sem se arricar de perder o centro.

A solução universal dos nossos problemas


Os nossos políticos encontraram a solução universal para todos os problemas dos portugueses, como era de esperar estes últimos dias a solução foi proposta para vários problemas. O preço do gasóleo dos barcos deve ser reduzido com subsídios, o preço da gasolina deve ser mantido com uma redução dos impostos e até Manuela Ferreira Leite descobriu que o orçamento é uma fonte inesgotável para acorrer a todos os pobres.

A solução não é nova, o PCP já teria resolvido a maior parte dos problemas do país, os jovens licenciados seriam todos empregados pelo Estado, aliás, o aumento do desemprego no sector privado seria sempre compensado com empregos no Estado, as turmas nas escolas seriam reduzidas, criar-se-iam aulas de apoio e múltiplas actividades para empregar todos os candidatos a professores.

A redução do IVA até à taxa mais baixa praticada na Europa permitiria reduzir a inflação, a redução do IRS aplicado aos mais baixos rendimentos seria uma medida justa, a alta das taxas de juro poderiam ser compensadas por bonificações nos juros, pelo menos no crédito à habitação.

A quebra do investimento privado seria facilmente compensada pelo aumento do investimento público. Além disso o Estado deveria ter um papel activo no apoio ao investimento dos pequenos agricultores, dos pescadores. Deveria ainda promover a nacionalização dos terrenos necessários para que fossem produzidos produtos agrícolas à margem do mercado com vista a assegurar a segurança alimentar do país.

Para além de a saúde e do ensino deverem ser grátis, nenhuma pensão de reforma deveria ser inferior ao salário mínimo, o mesmo sucedendo com o rendimento mínimo. O Estado criaria emprego para todos.

A crer nas propostas dos nossos políticos o país não deveria ter problemas.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura -

FOTO JUMENTO

Barcos em Constança

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«A worker put the finishing touches on hand-carved pottery in Plered village in Purwakarta, in Indonesia's West Java Province.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Palhaçada autárquica

Macário Correia, o meu velho amigo do Lutar em Terra, Lutar no Mar, anunciou, com aquele ar de montanheiro de que não se consegue livrar, que os carros da CM de Tavira vão passar a abastecer-se de combustível a Espanha. Isto é uma verdadeira palhaçada autárquica.

Se o Macário fosse abastecer a sua viatura a Espanha era problema dele, até poderia comprar uns caramelos e uns pacotes de Skip que por lá são mais baratos. Mas o dinheiro com que vai comprar o combustível é dinheiro dos contribuintes portugueses, sendo inaceitável que um órgão do Estado adopte tal decisão.

É evidente que o Macário não deve ter capacidade intelectual suficiente para distinguir o que pode decidir em privado do que deve decidir em representação do Estado, ou então a sua busca de factos políticos justificam todos os meios, até fazer figuras tristes.

GALP VAI BAIXAR OS PREÇOS EM UM CÊNTIMO

Seria descaramento se não baixasse depois de ter aumentado sempre que o crude subiu nas bolsas. De caminho tenta desmobilizar os boicotes, provando que vale a pena protestar e boicotar.

É necessário impor regras de concorrência no mercado dos combustíveis e isso só é possível se a GALP, que domina o mercado, se sentir prejudicada pelos consumidores. É importante manter o boicote à GALP já que Autoridade da Concorrência parece ter sido criada para ir aos beberetes.

A GREVE DOS ARMADORES

Seria interessante saber-se quantas licenças de pesca foram vendidas por armadores portugueses aos armadores espanhóis. Enquanto as gambas e os lagostins renderam fortunas os nossos armadores engordaram, quando os stocks começaram a fraquejar venderam barcos e licenças aos espanhóis. Agora querem mais subsídios.

Eu dava-lhes um balde de água de malvas, sempre poderiam aliviar o rabinho enquanto se sentam à espera de que o Orçamento lhes dê algum para comprarem um Mercedes ou um BMW novo. Os armadores estão a ser duplamente oportunistas, aproveitam-se dos preços dos combustíveis para pedir combustíveis e das dificuldades da pesca artesanal para obterem mais subsídios.

É tempo de adoptar uma política para o sector que faça chegar as ajudas aos mais carenciados.

AS SONDAGENS DA MANUELA MOURA GUEDES

Manuela Moura Guedes, a retornada dos telejornais da TVI, revelou uma sondagem em que se concluía que mais de 60% dos portugueses consideravam que a culpa do aumento dos combustíveis era do Governo. Só que a sondagem só colocava duas alternativas, a culpa ou era do Governo ou das petrolíferas, isto é, para a TVI as cotações do petróleo na bolsa não tiveram qualquer alteração.

Obviamente mudei de estação, os meus critérios de exigência de honestidade na informação não é compatível com os padrões de Manuela Moura Guedes, ainda por cima estou sempre à espera de ver nascer uma estrela naquele imenso buraco negro que fica mais ou menos no meio da pantalha.

O JORNAL DE NOTÍCIAS ESTÁ DE PARABÉNS

A sua versão online melhorou significativamente. Parabéns pela nova versão e pelos 120 anos.

VISIONÁRIO PRAGMÁTICO

«A cada um, Francisco Lucas Pires tocou de maneira própria e segundo uma óptica de sensibilidade humana que fazia dele uma personalidade de excepção. Há os que retêm dele a criatividade e a imaginação do discurso político, servido por uma mestria no uso da língua portuguesa. Há os que se reportam sempre a essa experiência pioneira de libertar a cultura de uma certa presunção de aprisionamento à esquerda, baralhando as referências com inegável deleite e talento. Há ainda os que hoje recordam o pioneirismo do chamado "grupo de Ofir", onde os ideais liberais tentaram encontrar um travejamento afirmado num campo político - o da direita - que no âmago da sua tradição nunca o tinha sido.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por António Vitorino.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O QUE FALTA

«A "crise", internacional e portuguesa, está para durar, e para durar muito. O curioso é que toda a gente fala de economia e de finanças, mas quase ninguém fala de política, como se, quando o resto muda, a política não devesse mudar. Verdade que, em política, a existência de prazos (por exemplo, a eleição para a Assembleia em 2009) permite adiar ou esconder o problema. De qualquer maneira, começa a ser urgente ir pensando na resposta a duas perguntas. Primeira: vai o regime estabelecido aguentar o descontentamento da sociedade, sem mudanças de maior? Segunda: vai o sistema partidário continuar, como até aqui, dominado por PS e PSD, com um ou outro aliado ocasional? Ou, pelo contrário, vai a catástrofe que se anuncia, tarde ou cedo, tornar Portugal ingovernável.

O presidente da República esperava com certeza dois mandatos de legislatura do PS e, a seguir, com suavidade, o regresso do PSD. A tradição é essa. Nem Soares, nem Sampaio tiveram de tomar decisões de essência e "dissolveram" sempre (uma vez cada um) com o acordo maciço do eleitorado. Só que, muito provavelmente depois de 2009, o dr. Cavaco ficará perante uma Assembleia tão dividida, que nenhuma espécie de coligação (incluindo uma variante serôdia do Bloco Central) se aguentará muito tempo contra a força das minorias, dentro e fora dos partidos. Se isso por acaso acontecer, o Presidente passa dos píncaros de Belém para o corpo-a-corpo da intriga e acaba fatalmente como um chefe de facção, incapaz de agir e de arbitrar. Foi a história de Eanes.

Os partidos não prometem melhor. Ganhe quem ganhar no PSD, uma coisa é óbvia: a gente de Ferreira Leite não é compatível com a de Santana ou a de Santana com a de Ferreira Leite. Não haverá em 2009 um PSD bem comportado para substituir o PS. Nem uma nova maioria do PS, porque o PS perdeu uma grande parte do eleitorado de esquerda, sem ganhar, como de costume, um eleitorado substancial à direita. A direita agradece o serviço a Sócrates, mas, no fundo, não o engole. O PC e o Bloco, com 20 por cento do voto e a perspectiva de chegar a mais, nunca se aproximarão do PS (ou entre si), agora ou no futuro. E o CDS, embora relativamente estagnado, é uma surpresa em eleições. Sem a autoridade do Presidente e sem uma forte maioria no Parlamento, a política portuguesa voltará a uma permanente balbúrdia. É o que falta ao quadro.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CORRUPÇÃO NOS CTT

«Avenças de empresas privadas a políticos – do PSD, PS e CDS – para facilitarem negócios com o Estado e comissões de milhões de euros pagas também a dirigentes partidários e funcionários públicos são dois factos centrais do inquérito sobre corrupção nos CTT. Este caso originou na quarta-feira mais de 52 buscas em todo o País e só no negócio do prédio dos CTT de Coimbra há suspeitas de comissões exteriores ao negócio de perto de dois milhões de euros.
Mais: todo o lucro gerado pelo negócio, 5,3 milhões de euros, é em si uma verba retalhada por comissões diversas. A empresa Demagre comprou aos CTT por 14,7 milhões e no mesmo dia vendeu ao GES, conseguindo uma mais-valia de 5,3 milhões. Nas buscas foram encontrados documentos que apontam para o pagamento de comissões a dirigentes partidários – Luís Vilar, presidente da concelhia do PS-Coimbra, já está a ser julgado por factos relacionados com este negócio num outro processo – mas também a funcionários dos CTT e a outras pessoas envolvidas na venda ao GES.»
[Correio da Manhã]

Parecer:

É muito grave que uma empresa do Estado tenha entrado neste tipo de esquemas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo resultado da investigação.»

A ANEDOTA DO DIA

«A decisão da Sotagus não é inédita para a classe política, que, como a maioria dos cidadãos, está disposta a alterar a sua agenda para poder seguir de perto grandes acontecimentos desportivos ou mediáticos. Em Novembro de 1977, o Conselho de Ministros suspendeu os trabalhos para ver o último dos 130 episódios da novela Gabriela Cravo e Canela. E em 2004, o Plenário da Assembleia da República ajustou o seu horário de funcionamento para que os deputados pudessem ver os jogos da selecção nacional.

O departamento comercial da Sotagus - Terminal de Contentores de Santa Apolónia (TCSA), enviou no início desta semana uma informação aos seus clientes a dar conta que vai "interromper a sua actividade durante a transmissão dos jogos da Selecção Nacional do Europeu de Futebol". » [Público assinantes]

Parecer:

Ao que isto chegou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos administradores se as taxas cobradas pela empresa são tão alta que dá para brincar aos portos.»

O MAIOR SEGREDO DO GOVERNO

«O número de funcionários públicos colocados em regime de mobilidade especial atingiu os 1750 no final de Maio, anunciou ontem o Governo que, no entanto, se escusou a estimar quantos trabalhadores poderão ainda vir a ser colocados nesta situação nos próximos anos."O objectivo do Programa de Reestruturação da Administração Central (PRACE) foi o de proporcionar uma maior racionalização dos recursos humanos. O objectivo não foi o de ter metas na colocação de funcionários em situação de mobilidade especial", afirmou, citado pela agência Lusa, o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Antes, o ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, já tinha defendido, de acordo com a Lusa, que o PRACE se traduziu "na maior reforma de organização da administração pública, já que se reduziu o número de organismos, serviços e cargos dirigentes em cerca de 25 por cento".» [Público assinantes]

Parecer:

É uma questão a colocar a Sócrates na próxima campanha eleitoral, já se percebeu que o "despedimento" dos funcionários públicos foi adiado para a próxima legislatura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela campanha eleitoral.»

FRANÇA: MAIS DE 250 ALUNOS DESLIGARAM O COMPUTADOR DURANTE 10 DIAS

«Durante diez días, 254 alumnos de entre 6 y 11 años de un colegio de Estrasburgo, en el norte de Francia, han apagado sus pantallas de televisión, de ordenador y de videojuegos en un experimento pionero en Europa promovido por sus educadores y por sus padres.

Durante ese tiempo, los padres de los alumnos, apoyados por la asociación ECO-conseil, han participado en actividades coordinadas por la dirección del colegio Ziegelwasser. » [20 Minutos]

EXÉRCITO DOS EUA REGISTA A MAIOR TAXA DE SUCÍCIOS EM 20 ANOS

«El Ejército de Estados Unidos ha anunciado que en 2007 se suicidaron 115 de sus soldados en activo, la cifra más alta desde 1990, cuando se iniciaron los registros. El principal motivo: el estrés causado por los despliegues en Irak y Afganistán.

Esta cifra supone un aumento de un 12,7% respecto a los registrados en 2006 (102), mientras que en 2005 se produjeron 85 suicidios, según un informe del Pentágono.» [20 Minutos]

CIENTISTAS E ECONOMISTAS CRIAM RANKING DOS DESAFIOS DA HUMANIDADE

«Si tuvieses 75.000 millones de dólares y cuatro años para ayudar a solucionar cualquier problema mundial, luchar contra la malnutrición sería el mejor modo de gastarlos, e invertir en rebajar el efecto de los gases de tipo invernadero lo peor que podrías hacer. Un selecto grupo de científicos y economistas reunidos en Copenhague (Dinamarca), entre ellos cinco premios Nobel, ha establecido una clasificación en clave humanitaria con la vacunación de niños contra enfermedades como la malaria, la progresiva liberación del mercado financiero y la inversión en educación como iniciativas clave que supondrían al ser humano grandes beneficios. ¿El objetivo? Definir los principales retos de la humanidad e incluirlos en el Consenso de Copenhague. Los últimos puestos de la lista los ocupan la inversión en paliar la acción de los gases de tipo invernadero y la lucha contra el cambio climático.» [El Pais]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Alcáçovas" gostou de uma fotografia de um grafitti no muro da Palestina.
  2. O "Burriqueiro!" partilha da opinião d'O Jumento a propósito da greve dos armadores.
  3. O "Ponto Soltos" dá destaque ao post dedicado à pobreza.
  4. O "Nem Paz, Nem Guerra" gostou da escolha de Patinha Antão para Jumento do Dia.
  5. A "Blogotinha" também não abastece na GALP.
  6. Vital Moreira, no "Causa Nossa" partilha da mesma opinião em relação à chantagem dos armadores de pesca.
  7. O "Alcáçovas" gostou da sugestão para poupar gasolina.

O SR. LUÍS DA BARBEARIA DÁ POR ENCERRADA A CAMPANHA ANTI-GALP

«Dou por terminada a campanha activa a favor do boicote à GALP porque esta loja não é, nem quer ser, uma loja de liderança de combates mas não deixo, nem nunca deixarei de defender aquilo que entendo justo, nem de denunciar aquilo que considero inaceitável em termos sociais (a que muitos gostam de chamar de ética republicana).

Na Barbearia do Senhor Luís fica afixada a camisola que foi vestida há uma semana e o balão que se propagou por mais de sessenta Blogs. Saúdo todos os que alinharam na multiplicação da ideia e envio um abraço fraterno ao autor do Jumento

Por aqui também serão mantidos os símbolos e a denúncia da falta de concorrência no mercado dos combustíveis.

ALPINISTA

EOLO PERFIDO

O TRAMBOLHÃO DO REI DE ESPANHA

PILOT

sexta-feira, maio 30, 2008

O erro dos candidatos do PSD


Os três candidatos do PSD estão a cometeram o erro de considerarem as directas um ensaio do confronto com José Sócrates, transformaram as directas numas primárias e em vez de debaterem a crise em que o seu partido se está a enterrar preferem testar argumentos a pensar em sondagens. As propostas que apresentaram para o país foram paupérrimas, Ferreira Leite pouco mais disse do que agora seria a versão lusa da madre Teresa de Calcutá e Pedro Passos Coelho quase estragou o seu projecto com a embrulhada do ISP.

Talvez por isso Pacheco Pereira tenha aderido ao mais elementar do populismo, defendendo que os militantes do PSD devem votar Ferreira Leite porque é a preferida dos eleitores, no que tem sido secundado por Rui Rio. Por esta lógica o PSD passaria a ter como líder quem fosse preferido das sondagens, independentemente do seu projecto ou propostas políticas. Não estão a dizer aos militantes que o seu projecto é o melhor para o partido e para o país, estão a fazer chantagem, se votarem no candidato errado não alcançarão as vantagens de o PSD estar no governo.

O resultado está à vista, Ferreira Leite nada propõe, evita o debate com os seus parceiros, diz que não é actriz, em suma, os militantes devem votar no perfil e não no pensamento. Ora, o perfil que Ferreira Leite propõe não é o de Sá Carneiro de quem se sabia o que pensava e ia à luta em defesa de ideias, Manuela Ferreira Leite vai mais atrás e imita Salazar, em vez de propor uma actriz sugere uma figura do museu de cera, agora de hábito com riscas azuis.

Pedro Santana Lopes apresenta-se testando novas propostas, esquece as que o ridicularizaram e sugere novas medidas simpáticas. Tenta apresentar-se como homem de estado e aproveita as escorregadelas de Passos Coelho para tentar ganhar credibilidade.

Pedro Passos Coelho que começou por se apresentar com um projecto acabou por se render à lógica das propostas de medidas de governo, disputando a simpatia do eleitorado, não admirando que exija a Sócrates a descida do ISP.

O PSD que em tempos lançou o debate do seu programa, que esteve no centro da discussão da refundação da direita, afunda-se numa discussão de medidas avulso, não resistindo à tentação do populismo, facilitado por uma conjuntura internacional difícil. A verdade é que destas directas não está a resultar nem um projecto para o PSD, nem um programa credível para o país. A crise regressará no dia seguinte às directas ou, o mais tardar, no dia seguinte às legislativas.

Com que programa de governo se vai apresentar o PSD? Sem nenhum, como parece sugerir Ferreira Leite ou com um apanhado de medidas pontuais despertadas pelas notícias destes quinze dias? É mau, mesmo muito mau, que um grande partido como o PSD deixe de ter projecto político, troque o programa de governo pelo perfil de uma candidata ou se apresente com um programa que seja a síntese de quinze dias de populismo à solta.

Manuela Ferreira Leite não mostrou que vale mais do que a antiga directora-geral da Contabilidade Pública, Santana Lopes tenta dizer que é diferente daquele que todos conhecíamos como diziam os seus outdoors das últimas legislativas e Passos Coelho corre o risco de estilhaçar o seu projecto se continuar a cair na esparrela das promessas substituindo o liberalismo pelo populismo pimba, como sucedeu ao exigir a redução do ISP.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Mértola

IMAGEM DO DIA

[Charles Dharapak-AP]

«President Bush and U.S. Air Force Academy graduate Theodore Shiveley, from Plano, Texas, bump chests during the Air Force Academy graduation ceremony in Colorado Springs, Colo.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Moção de censura idiota

Só mesmo em Portugal um partido da oposição, felizmente um pequeno partido, se lembra de apresentar uma moção de censura ao governo em consequência da alta dos preços dos combustíveis. A direita europeia costuma ser mais séria resistindo ao oportunismo, só mesmo em Portugal, onde Portas luta pela sobrevivência política a qualquer custo, assistimos a este aproveitamento político dos preços dos combustíveis.

CHANTAGEM OPORTUNISTA

A greve dos armadores da pesca, os mais ricos dos nossos subsidio dependentes, não passa de uma chantagem oportunista sobre o país, aproveitaram a crise dos preços dos combustíveis para exigiram mais subsídios ou a desregulamentação do sector, para poderem continuar a pilhar a costa portuguesa sem limites. O governo não deve ceder a estes chantagistas que enriqueceram, com subsídios e vendendo barcos e licenças a empresas espanholas.

A INEVITABILIDADE DE SÓCRATES

«Estando em 2008, e a aproximarmo-nos a passos largos do fim desta primeira maioria absoluta do PS, já se percebe bastante bem qual era o plano de governação traçado em 2005. Houve inicialmente uma aposta credível e forte em medidas difíceis para conseguir um equilíbrio orçamental, juntamente com medidas pontuais sociais (referendo ao aborto, lei da paridade). A expectativa era a de que uma vez superada a crise do défice seguir-se-ia a retoma económica já a partir deste ano. A acontecer assim, 2009 adivinhava-se um ano cor-de-rosa: seria possível preparar as eleições com relativa tranquilidade e inclusive anunciar medidas fiscais de incentivo à economia. Teriam ficado para trás as tensões em áreas tão importantes como a Saúde e a Educação, esquecidas perante uma doce realidade de crescimento económico. José Sócrates e o Partido Socialista chegariam portanto às eleições em condições ideais para conseguir uma nova maioria absoluta. No momento de balanços, apresentariam os seus trunfos aos portugueses: a consolidação orçamental, crescimento económico e reformas estruturais feitas em certas áreas. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Marina Costa Lobo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DOIS TERÇOS VOTAM CONTRA FERREIRA LEITE

«Luís Filipe Menezes acredita que mais de 50% dos militantes do PSD pensam como ele e que dois terços dos 77 088 com capacidade eleitoral vão votar contra Manuela Ferreira Leite. "Disso tenho a certeza absoluta", afirmou ao DN o ainda presidente "laranja", que prometeu "continuar a não expressar pública e explicitamente apoio a nenhuma das candidaturas" que sábado disputam a liderança do partido.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Coitada da senhora, já não está em idade para estas coisas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

ALEGRE VAI EM NAMORO DO BE

«A iniciativa é apartidária. Juntará pessoas com militância e outras sem, há muito afastadas. Mas a tarefa organizativa pertenceu, no essencial, ao Bloco de Esquerda. No próximo dia 3 de Junho, no Teatro Trindade, Manuel Alegre, José Soeiro (deputado do Bloco de Esquerda) e Isabel Allegro Magalhães, discursarão no mesmo palco, num comício-festa, para celebrar Abril "agora aqui". Os promotores apresentam a iniciativa como inédita. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Manuel Alegre não desiste de querer ser o pai da esquerda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueça-se.»

COTAÇÕES DO CRUIDE DESCEM

«As cotações do petróleo estão a cair fortemente, apesar da queda das reservas norte-americanas de crude e de gasolina na semana passada, uma vez que o Departamento da Energia dos EUA (DoE) referiu que esta descida dos "stocks" – a mais acentuada em mais de três anos – foi provocada por "atrasos temporários" no descarregamento de petroleiros na Costa do Golfo do México.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Mas os preços dos combustíveis vão manter-se ou subir, em vez do preço do crude a causa vai ser o preço da gasolina nas bolsas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver o que faz a GALP.»

PESCA VAI PARAR

«O ministro da Agricultura e Pescas não conseguiu demover os pescadores e os armadores de paralisarem por tempo indeterminado a partir de amanhã. Os operadores não se importam de perder uma média diária de um milhão de euros de venda de peixe em lota (cerca de 143 euros por embarcação) porque dizem que gastam mais indo para o mar. Haverá uma escassez de peixe fresco, sobretudo de sardinha e carapau, com impacto na indústria conserveira. O peixe "branco", como douradas e robalo, não deverá faltar, uma vez que produção em aquacultura assegura o fornecimento. Nos restaurantes, cherne e garoupa de qualidade serão mais caros.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A aquacultura, os espanhóis e os especuladores agradecem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Compre-se peixe importado de Espanha.»

MANUELA FERREIRA LEITE FOI "APERTADA"

«A imagem do debate ficou marcada numa sequência. Quando Ferreira Leite dizia estar orgulhosa de ter sido a primeira a levantar em público os problemas sociais provocados pela crise, Patinha Antão exaltou-se. "Valha-nos Deus, valha-nos Deus! Temos falado disso há meses no Parlamento" exclamava o algarvio interrompendo a adversária. "Mas não os ouviam", entrecortava Manuela Ferreira Leite. Os ânimos aqueceram e Patinha atirou "A senhora pensa que é a primeira pessoa a falar de problemas sociais no partido? O PSD tem mais do que a senhora!". Falou-se em grupo parlamentar e Pedro Santana Lopes entrou em campo: "Dizer que não nos ouviam no Parlamento...! A senhora não está lá porque simplesmente não aceitou encabeçar a lista que lhe propus". E mais adiante: "Não lhe fica bem. Mesmo que estejamos preocupados com a nossa família, não devemos falar mal dela". Quanto à resposta, zero. Só à saída do debate Ferreira Leite deixou um lamento: "Não esperava"» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Por este debate percebeu-se que Manuela Ferreira Leite não tem condições para ganhar eleições.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo resultado das directas.»

A CHRISTIAN DIOR RETIRA IMAGEM DE SHARON STON DA PUBLICIDADE NA CHINA

«A marca de luxo francesa Christian Dior retirou a imagem de Sharon Stone de suas propagandas na China depois dos comentários da atriz sobre o terremoto em Sichuan.

A atriz, de 50 anos, falou durante o festival de Cannes que o terremoto que matou cerca de 68 mil pessoas há duas semanas foi conseqüência do "karma desfavorável", devido à forma que o governo chinês tratou a questão do Tibete. » [BBC Brasil]

"ADULTÉRIO" NO ZOO DE BASILEIA

«Un test de paternidad practicado a los gorilas del zoo suizo de Basilea reveló que uno de los pequeños no es el hijo del macho dominante del grupo, una situación "casi increíble" que "transgrede todas las reglas en vigor" entre estos animales, indicaron los responsables del centro.

Kisoro, un macho dominante de 17 años, no es el padre de Chelewa, de dos años y medio, sino que fue un joven de nueve años, Viatu, el que se adjudicó el derecho de aparearse con una de las hembras del grupo.» [20 Minutos]

FRANÇA: ANULADO CASAMENTO PORQUE A ESPOSA NÃO ERA VIRGEM

«El Tribunal de Gran Instancia de Lille, al norte de Francia, anuló en abril un matrimonio porque la mujer mintió sobre su virginidad a su futuro esposo.

El tribunal justificó su decisión por "errores en las cualidades esenciales de un cónyuge", ya que la esposa, de confesión musulmana, aseguró antes de casarse que se mantenía casta, engaño que descubrió su marido en la noche de bodas, el 8 de julio de 2006. » [20 Minutos]

COMBATE AO CONTRABANDO DE COMBUSTÍVEIS

«As Finanças vão lançar uma megaoperação de combate ao contrabando de combustíveis depois de várias petrolíferas terem dado conta de quebras suspeitas em alguns pontos de venda. "Estamos perante uma operação musculada", afirmou ao Correio da Manhã o secretário de Estado das Finanças. Carlos Lobo adiantou que "haverá várias brigadas mistas, envolvendo a Inspecção Tributária, a Direcção-Geral das Alfândegas e a Inspecção-Geral de Finanças que vão visitar diversos postos de abastecimento no sentido de inspeccionar a qualidade dos combustíveis vendidos e cruzar os níveis de vendas com as quantidades compradas às petrolíferas".» [Correio da Manhã]

Parecer:

As diferenças de preços são motivadoras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo resultado, ainda que não se perceba muito bem qual o papel da IGF nestas inspecções.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Vozes de Burro" pescou uma imagem sugestiva de Roland Garros.
  2. O "Agora Blogo Eu" gostou do post dedicado às "soluções fáceis".
  3. O "Alice no País das Brutalidades" também não abastece na Galp, nem que a rapariga da bilha o leve ao colo.
  4. O "Colheita 63" sugere o post "os pobres ficam caro"
  5. O "Portugal dos Pequeninos" também acha que há pobreza que chegue para todos.
  6. O "In Concreto" passou a constar na lista de links.

NO "HENRICARTOON": O SODOMITA

NICK GILLES

PENTEADO ORIGINAL

GRAFITTI NO MURO DA PALESTINA

ERASMUS

GREENPEACE