sexta-feira, maio 02, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Toru Hanai - Reuters]

«Sumo grand champion, or Yokozuna, Asashoryu, right, of Mongolia, throws Kotoshogiku during a joint practice for the Yokozuna Deliberation Council in Tokyo.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa foi à manif da CGTP

Quase me ia esquecendo que ele é operário metalúrgico.

MFL DIZ QUE NUNCA ENGANARÁ NINGUÉM

Isso é verdade, mas o facto é que Sócrates mentiu-nos ao não nos dizer que ia fazer uma parte do que Ferreira Leite gostaria de fazer.

NO AVANTE DESTA SEMANA

O destaque vai para o Tibete, sendo impressionante como em pouco tempo o PCP se especializou na admiração da China, o país mais detestado de outros tempos. A explicação para a crise do Tibete é simples, os "centros de decisão transatlânticos" estão interessados nos recursos deste país:

«Para o grande capital, o que realmente está em causa é o domínio geopolítico de uma parcela de 1 milhão e 200 mil quilómetros quadrados, onde nascem os mais importantes rios da Ásia: o Amarelo e o Azul, em direcção à China, o Mekong, cujo delta se situa no Vietname, o Indo e o Ganges, os maiores da Índia; cujos recursos hídricos oferecem um potencial energético precioso e o subsolo tem ferro, ouro, chumbo, cobre, urânio, crómio e prata.

Em fase imperialista, a natureza predadora do capitalismo exige que uma oitava parte do território chinês passe a ser um seu protectorado, repetindo o cenário do século XIX quando a China dilacerada pelas Guerras do Ópio se transformou numa semi-colónia aberta às rotas do tráfico de droga.»

Quem é que há uns anos atrás poderia adivinhar que o mais pró-soviético dos partidos comunistas haveria de abraçar a causa maoista e dedicar o seu jornal aos textos da diplomacia (para não dizer dos serviços de inFormação) chineses. Mas para não dar ar de ser um documento oficial chinês as informações, que há muito circulam pelo mundo, são divididas em três artigos de opinião, ridículo e de baixo nível.

MANUELA FERREIRA LEITE ANDA COM FRIO?

Nas duas vezes que apareceu em público, durante a apresentação da candidatura e na reunião do Porto, a candidata à liderança do PSD apresentou-se com o cabelo cuidado e com fatos que me levaram a pensar que ia viajar para o circulo polar árctico.

De repente, recordo-me de uma quadra de António Aleixo:

Quem só veste o que lhe dão
Vive sempre num inferno;
Traz sobretudo no v´rão
E anda em camisa no inverno.

QUAL SERÁ A MÚSICA DE CAMPANHA DE MANUELA FERREIRA LEITE?

Sugiro a Manuela Ferreira Leite que recupere para a sua campanha à liderança do PSD e, se as ganhar, às legislativas a música de António Mourão "Ó tempo volta para trás". Talvez Manuela Ferreira Leite convide um outro Ferreira que no vídeo aparece a interpretar a velha canção, o artista tem tanto jeito para cantar como Ferreira leite tem para falar de política.

Até me apetece gritar como no fim do vídeo "grande Manela Ferreira pá!".

A LISBOA RASCA

Ao contrário do previsto (os feirantes até já tinham feito marcações no chão) a feira prevista para a Av. Guerra Junqueiro não se realizou, desta vez Lisboa não foi tão rasca como receei, a autarquia terá voltado atrás em cima da hora.

Aditamento:

Ao contrário do que pensei incialmente a CML deciciu não autorizar feiras nalguns locais como a Av. Guerra Junqueiro, as marcações no chão foi feita pelos feirantes num acto de revolta por não terem recebido autorização da Câmara, ao contrário do que os residentes chegaram a pensar.

Aqui fica a correcção e o devido pedido de desculpas à autarquia e os parabéns por ter tido a coragem de acabar com feiras que não fazem sentido, que apenas servem para fazer concorrência desleal aos comerciantes e vender mercadoria contrafeita.

MANUELA FERREIRA LEITE

«Manuela Ferreira Leite representa demasiado o passado. É a recuperação da escola cavaquista da austeridade e da recusa da política numa época que nada tem a ver com os governos de Cavaco Silva. A sua experiência governativa também está longe da perfeição: tentou sanear o défice público sem o ter conseguido, nem mesmo recorrendo à prática imensamente discutível das receitas extraordinárias. É uma continuação, não uma mudança. E é uma réplica, no estilo, nas políticas, nos valores, dos predicados de José Socrates que atiraram o PSD para os 30% das intenções de voto. Não basta ser não socialista e esperar que o mundo se prostre a nós. É preciso ser não socrático. Um PSD respeitável? E eu que pensava que o PSD era um partido ambicioso.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Pedro Lomba.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DESASTRE NA PJ

«Crimes mais ou menos complexos, estes e outros, que a Polícia Judiciária (PJ) continua sem desvendar, revelando uma redução da capacidade operacional que os números oficiais também evidenciam: no primeiro trimestre deste ano a percentagem de detenções baixou 53%, relativamente ao período homólogo do ano passado. As buscas baixaram cerca de 20%. A directoria de Faro, onde decorre a investigação do caso Maddie, é a mais afectada. Estes são os mais recentes dados do Departamento de Planeamento e Assessoria Técnica da PJ, a que o DN teve acesso. A falta de uma estratégia de investigação por parte da Direcção Nacional da PJ, e a desmotivação dos inspectores à espera de uma nova lei orgânica, são factores apontados para explicar a actual inoperância.» [Diário de Notícia]

Parecer:

Com o ministro a nomear um amigo para a PJ juntou-se a fome à vontade de comer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o DN da PJ, os resultados não permitem a sua continuação à frente desta polícia.»

O ALBERTO JÁ FALA EM CISÃO DO PSD

«"A hipótese da reformulação de um novo espectro partidário perante o que está gerado não está posta de lado", disse ontem Alberto João Jardim, em declarações à agência Lusa. "Nós não nos revemos na burguesia de Lisboa e do Porto", acrescentou o presidente do Governo Regional da Madeira, prevendo uma fractura no PSD, a poucos dias de decidir se é ou não é candidato às directas de 31 de Maio.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se não se candidatar ou se os militantes madeirenses não forem suficientes para escolher um candidato do seu agrado este cenário é possível, até porque o isolamento do PSD-M seria um primeiro passo no sentido do independentismo ou, pelo menos, da chantagem independentista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se para ver.»

O OUTRO LADO DA QUERQUS

«Concretamente, pormenorizou a ex-dirigente, "a Quercus tem um prestador de serviços para angariar fundos para a associação que ganha à comissão e cuja situação não é clara". "Um dia, o núcleo de Lisboa pediu-lhe para ele ir apresentar um projecto à Caixa Geral de Depósitos que custava 79 mil euros e que lhe daria, por comissão a 15%, 10 mil euros. Ele foi, mas em vez de apresentar o projecto que mandámos, apresentou um outro que custava dois milhões e que, numa comissão de 10%, lhe daria 200 mil euros. Naturalmente, perguntámos à Direcção Nacional a que propósito é que foi o angariador a escolher o projecto a apresentar.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Nunca confiei em instituições que ninguém controlam e envolvem grandes interesses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se este processo.»

ACABARAM AS ESCRITURAS PÚBLICAS

«O Governo aprovou, ontem, um decreto que deixa de tornar obrigatória a realização de escrituras públicas para actos respeitantes a imóveis, que podem passar a ser feitos por documento particular autenticado e perante um único interlocutor.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Anda por aí tanta trafulhice que além desta medida seria igualmente aconselhável um controlo informático de todos os processos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguardemos pelas consequências.»

HÁ MAIS BACTÉRIAS NUM TECLADO DE COMPUTADOR DO QUE NA CASA DE BANHO

«Muchos teclados de ordenadores pueden reunir más bacterias que el asiento de un váter (wc), según un análisis publicado en la revista de informática Which? Computing Magazine.

Los investigadores analizaron treinta teclados en las oficinas de la propia revista y descubrieron bacterias capaces de causar desde diarrea hasta intoxicaciones por alimentos.» [20 Minutos]

TURISMO MÓRBIDO NA PRAIA DA LUZ

«El restaurante donde cenaron los McCann la noche en que desapareció Madeleine, el apartamento donde pasaban sus vacaciones y la iglesia donde rezaron para que su hija apareciera sana y salva. Son algunos de los lugares de Praia da Luz donde se vivió la tragedia de Madeleine, la niña desaparecida hace ahora un año en el Algarve portugués. Ahora esos puntos se han convertido en un centro de peregrinación para miles de turistas.

La mayor parte de estos turistas procede del norte de Portugal, aunque también hay muchos españoles y británicos, atraidos por el morbo de este drama familiar. En la ciudad temen que la cercanía del primer aniversario de la desaparición (el próximo sábado 3 de mayo) provoque una avalancha aún mayor de visitantes.» [20 Minutos]

MANUELA FERREIRA LEITE NÃO MENTE?

Foi o que disse a candidata à liderança do PSD para afirmar a sua diferença em relação a José Sócrates. Vejamos então o programa do seu governo para a área do fisco, é uma questão de ler e contar as mentiras, em seis promessas cumpriu uma:

  • a revisão integrada da tributação do património imobiliário (sisa e contribuição autárquica), conferindo maior lógica e equidade, acabando definitivamente com a falta de verdade fiscal, propiciada e até incentivada pelo actual sistema;
  • a clarificação e estabilização da tributação do mercado de capitais, o que significa, em matéria de tributação de mais valias, a revogação, pura e simples, da decisão tomada pelo Governo anterior no ano 2000 (a qual se encontra apenas suspensa) e, em consequência, manter o regime de aplicação da taxa liberatória de 10%;
  • a aplicação justa e efectiva da política fiscal, de forma a reduzir drasticamente os fenómenos da evasão fiscal e da economia paralela, nomeadamente através da proibição da concessão de incentivos ou benefícios fiscais às pessoas singulares ou colectivas que hajam sido condenadas pela prática de crimes tributários;
  • a introdução de um regime de fiscalização rigoroso de todos os contribuintes que apresentem resultados negativos e que se afastem significativamente dos indicadores médios da actividade;
  • o aperfeiçoamento do modelo de relacionamento entre a administração fiscal e os contribuintes, nomeadamente através da simplificação dos processos de decisão sobre as reclamações graciosas, com reforço das garantias e direitos dos contribuintes;
  • a garantia, no âmbito do contencioso tributário, de uma justiça fiscal efectiva no plano crítico da celeridade e das decisões em tempo útil, através de uma maior especialização de juizes e estabilidade da sua colocação nos tribunais tributários.

O mais curioso é que a única promessa cumprida foi executada por um funcionário que MFL saneou mal chegou ao governo.

O JUMENTO NO TECHNORATI E GOOGLE BLOG SEARCH

  1. O "Mala Aviada" sujere que se termine o 1.º de Maio com a leitura do post dedicado à estratéghia negocial da CGTP-PCP.
  2. O "Carlos Alberto" dá destaque ao mesmo post.
  3. O "Wilson Blog" gostou de um cartaz publicitário russo.
  4. O "Claro" também parece "apreciar" o comunismo chinês.

RUSLAN LOBANOV

CURVA PERIGOSA

LAMBORGHINI