sábado, maio 03, 2008

Manuela Ferreira Leite, um Sócrates septuagenário de Saias?


O Expresso divulga uma sondagem que assegura que Ferreira Leite poderá ser a melhor alternativa eleitoral do PSD a Sócrates. Não admira, candidatos como Santana Lopes ou Patinha Antão roçam o ridículo e Pedro Passos Coelho é desconhecido dos eleitores.

Mas, se à partida Manuela Ferreira Leite é o candidato do PSD que apresenta uma melhor performance eleitoral é também, a par com Santana Lopes, aquele que menos poderá crescer eleitoralmente. Os eleitores conhecem-na, sabem que ao fim de vinte anos pouco mais fez na política do que pequenos exercícios contabilísticos, nunca apresentou uma ideia nova e o seu desempenho em cargos ministeriais foi medíocre.

A sua mais recente passagem pelo ministério das Finanças foi um desastre, iludiu o défice com truques de merceeiro, lançou mais um perdão fiscal, vendeu património e acabou por vender as dívidas fiscais num negócio secreto que nunca foi explicado aos portugueses.

Para muitos Manuela Ferreira Leite não é mais do que uma versão septuagenária e de saias de José Sócrates. Sócrates, por sua vez, apresenta-se cada vez vais como a versão mais jovem de Cavaco Silva.

Sócrates teve a coragem que Durão Barroso e Manuela Ferreira Leite não tiveram, cumpriu com as reformas e a correcção do défice público que Manuela prometeu. Manuela Ferreira Leite dificilmente poderá criticar as políticas de Sócrates, estas políticas são as que ela gostaria de ter implementado mas não teve coragem política ou competência.

A única hipótese de Manuela Ferreira Leite seria explorar o descontentamento gerado pelas políticas de Sócrates. Mas como vai convencer os professores que já a conhecem desde que passou pelo ministério da Educação? Como conseguirá convencer uma geração mais jovem de eleitores que em tempos lhe mostraram o rabo? Como poderá convencer os funcionários públicos que ela depreciou preparando a opinião pública para muitas das reformas de Sócrates?

Para muitos eleitores com Manuela Ferreira Leite teremos mais do mesmo, mas sem competência, capacidade política e projecto. Pode partir com melhor score eleitoral mas muito provavelmente atingiu o máximo desse mesmo score eleitoral.

Manuela Ferreira leite não passará de um paliativo para a crise interna do PSD, não a enfrenta nem a resolve, adia-a para depois de uma próxima derrota eleitoral. Apenas terá sucesso se conseguir impedir a maioria absoluta a Sócrates, mas neste caso apenas estará a transferir a crise do PSD para o país, como sucedeu com a vitória de Durão Barroso em que ela esteve presente.