sábado, maio 31, 2008

A solução universal dos nossos problemas


Os nossos políticos encontraram a solução universal para todos os problemas dos portugueses, como era de esperar estes últimos dias a solução foi proposta para vários problemas. O preço do gasóleo dos barcos deve ser reduzido com subsídios, o preço da gasolina deve ser mantido com uma redução dos impostos e até Manuela Ferreira Leite descobriu que o orçamento é uma fonte inesgotável para acorrer a todos os pobres.

A solução não é nova, o PCP já teria resolvido a maior parte dos problemas do país, os jovens licenciados seriam todos empregados pelo Estado, aliás, o aumento do desemprego no sector privado seria sempre compensado com empregos no Estado, as turmas nas escolas seriam reduzidas, criar-se-iam aulas de apoio e múltiplas actividades para empregar todos os candidatos a professores.

A redução do IVA até à taxa mais baixa praticada na Europa permitiria reduzir a inflação, a redução do IRS aplicado aos mais baixos rendimentos seria uma medida justa, a alta das taxas de juro poderiam ser compensadas por bonificações nos juros, pelo menos no crédito à habitação.

A quebra do investimento privado seria facilmente compensada pelo aumento do investimento público. Além disso o Estado deveria ter um papel activo no apoio ao investimento dos pequenos agricultores, dos pescadores. Deveria ainda promover a nacionalização dos terrenos necessários para que fossem produzidos produtos agrícolas à margem do mercado com vista a assegurar a segurança alimentar do país.

Para além de a saúde e do ensino deverem ser grátis, nenhuma pensão de reforma deveria ser inferior ao salário mínimo, o mesmo sucedendo com o rendimento mínimo. O Estado criaria emprego para todos.

A crer nas propostas dos nossos políticos o país não deveria ter problemas.