quinta-feira, maio 08, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Assembleia da República

IMAGEM DO DIA

[Gene Blevins / Reuters]

«Tormenta sobre Amarillo, Texas, EE. UU.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Mais um erro de casting?

Entende-se que existam divergências entre ministros, as abordagens e soluções propostas para um determinado problema podem ser diferentes e nem sempre é possível chegar ao consenso. Mas tomada uma decisão não é aceitável que um ministro, neste caso a ministra da Saúde, vá para o Parlamento mandar os deputados perguntar ao ministro das Finanças.

O que a ministra da Saúde fez na Assembleia da República em relação a uma questão colocada por uma deputada do CDS revela que a ministra não está preparada para o desempenho do cargo de ministra. O facto de ter assumido a pasta na sequência da má decisão de afastar Correia de Campos não implica que seja uma ministra independente, que pode falar como quer. Todas as suas intervenções afectam a imagem do seu governo, e intervenções como esta revelam que poderemos estar perante um erro de casting.

«Ana Jorge surpreendeu a comissão de saúde ao admitir a sua discordância do ministro das Finanças que autorizou a ADSE (sistema de saúde dos funcionários públicos) a comprar serviços de saúde a um hospital privado (Hospital da Luz), em detrimento dos hospitais públicos. «Discordo», referiu a ministra. «É uma questão que devem colocar ao senhor ministro das Finanças que tomou essa decisão», atirou. À saída da sala do senado, a ministra furtou-se a desenvolver esta resposta dada ao deputado comunista Bernardino Soares.» [Portugal Diário]

AS DIRECTAS DO PSD

Apeteceu-me dedicar uma música aos candidatos à liderança do PSD.

TÍTULO 03

A blogger Yoani Sánchez foi impedida de sair de Cuba para receber um prémio que lhe foi atribuído em Espanha. Pelos vistos no paraíso socialista que o PCP nos vende vive-se tão bem e com tanta liberdade que o governo não deixa os cidadãos saírem com receio de se perderem e serem infelizes para o resto da vida, por não conseguirem encontrar o caminho de regresso.

Do mal o menos, se Yoani se dedicar à agricultura privada já pode comprar um par de botas, se guardou dois vencimentos pode adquirir um telemóvel, se tiver uma pequena fortuna até pode comprar um televisor, tudo isso porque Raul Castro foi amável e decidiu implementar amplas liberdades democráticas.

Por aquilo que o PCP diz por aí da democracia portuguesa é caso para todos sentirmos inveja de Yoani Sánchez, até calculo que os portugueses vão deixar de emigrar para Paris ou Londres para rumarem a Havana, na companhia dos doentes com cataratas mandados pelo edil de Vila Real de Santo António.

A ENDIREITA DO SÍTIO

«Tudo parece indicar que a dr.ª Manuela Ferreira Leite será a próxima dirigente máxima do PSD. Mas, também, que não conseguirá apaziguar a gataria infrene, representativa de interesses e favores, que se acolheu no partido, e à qual a respeitável senhora designa, piedosamente, de "interclasses". A candidata, com incansável melancolia, declarou que nesse molde formara Sá Carneiro o então PPD. A caução será conveniente, mas a história não é bem essa. A agremiação procede de um almofariz onde se misturaram um vago antifascismo de retiro, um republicanismo de tertúlia, o velho liberalismo do Norte e um diligente sortido de padres. Podíamos revolver céu e terra que nunca descobriríamos o mais leve resquício de ideologia no PPD, uma lacónica doutrina social, a não ser vagas noções de defesa dos desafortunados e a alegação de uma liberdade cautelar.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BROWN, CAMERON, PASSOS COELHO, ETC.

«(...) David Cameron tem 41 anos. Só é deputado há sete. Trabalhava, antes disso, numa empresa privada, onde era director de departamento. É fácil fazer as contas: quando conquistou a liderança do partido tinha 39 anos e uma carreira política suficientemente recente para nunca ter sido ministro de coisa nenhuma. Era jovem, tinha energia e a percepção clara do que devia fazer aos conservadores para não ficarem eternamente remetidos ao estatuto de partido do passado, dos mais velhos, das pequenas cidades inglesas ou dos ricos. Blair, que ontem fez 54 anos, ganhou a liderança do Labour em 1994, ainda não tinha 40 anos. José Luís Rodrigues Zapatero não precisou de ser ministro ou secretário de Estado para ganhar o PSOE e o Governo e dar boa conta de si. Vem tudo isto a propósito da forma como decorrem as eleições primárias para a liderança do PSD, dos comentários que as rodeiam e do profundo conservadorismo que continua a marcar a sociedade portuguesa.

Como disse Manuela Ferreira Leite na apresentação da sua candidatura, toda a gente percebe que o problema mais urgente é devolver ao PSD a "credibilidade" perdida, ou seja, devolver-lhe o estatuto de partido suficientemente respeitável para poder, um dia, governar o país. Depois das experiências traumáticas de Santana Lopes e de Luís Filipe Menezes, percebe-se a urgência. Como se percebe que o perfil de Ferreira Leite, com a sua experiência de governo, a sua imagem de mulher séria, decidida e respeitável, seja o caminho mais curto para conseguir esse objectivo. Que é, essencialmente, de "controlo de danos".

Isso não impede que seja uma candidatura do passado, que vale sobretudo por ter a chancela do "cavaquismo". Corresponde a um tempo e a uma visão das coisas. Não traz nada de novo.

É por isso que é difícil de entender os motivos que levam tanta gente a querer pôr uma cruz por cima da candidatura de Pedro Passos Coelho, olhada pelas elites do PSD como se fosse uma espécie de "pecado", uma aberração incómoda que não pediu autorização para existir. Que é muito jovem, que nunca foi membro de nenhum Governo, que não reivindica nenhum "ismo", que andou a trabalhar não sei aonde, que... Por idênticos critérios nem Cameron, nem Blair nem Zapatero teriam chegado onde chegaram. Os seus currículos também não eram particularmente impressionantes. O que significaram, cada um deles à sua maneira, foi uma ruptura com o estado das coisas.Pedro Passos Coelho tem arcaboiço intelectual e psíquico para ser líder? Não sei e isso só se saberá se lhe derem uma oportunidade. Quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos? Barroso também queria. É mais liberal que as elites social-conservadores PSD ou que as elites social-liberais do PS? Pelo menos abre a possibilidade de escolha. Propõem coisas que o "centrão político" (ou dos interesses) não aprecia? Tanto melhor. Haverá mais escolha e mais transparência.

Qual é a alternativa? Pa-ra além da função de "controlo de danos" de Ferreira Leite, sobra no PSD um estranho jogo de sombras em torno da hipotética chegada de um qualquer D. Sebastião que lhe há-de restituir o poder. Pouco importa o que pensará ou a que virá.

Aliás, a última grande vantagem de Passos Coelho é essa: a da transparência.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Teresa de Sousa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

IGREJA ESTÁ PREOCUPADA COM O AUMENTO DOS PREÇOS AGRÍCOLAS

«A Igreja Católica está preocupada com o impacto que a escalada de preços dos combustíveis e dos alimentos está a ter nas famílias portuguesas, sobretudo nas mais pobres.

O assunto foi ontem debatido no Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e os bispos alertaram para o facto de o drama da pobreza e da fome ser 'cada vez mais evidente'.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O estranho e que seja só a Igreja a preocupar-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao despreocupado ministro da Agricultura.»

PRODUTOS TRADICIONAIS: ASAE EXORBITA AS SUAS COMPETÊNCIAS

«A ausência de excepções às leis comunitárias para os produtos tradicionais é da exclusiva responsabilidade de Portugal, acusou ontem uma especialista no Parlamento. Ana Soeiro, que esteve 30 anos ao serviço do Ministério da Agricultura e que fez o maior levantamento de produtos tradicionais em Portugal, critica os "sucessivos governos" de serem omissos por não terem feito uma simples comunicação a Bruxelas para se poder continuar a usar materiais tradicionais e manter práticas de fabrico de produtos típicos portugueses sem violar a lei comunitária. (...)

"Estou saturada da desculpa de que Bruxelas é que tem a culpa", disse Ana Soeiro, acrescentando que "aquilo que a UE exige é francamente pouco e fácil de fazer". Para além das deficiências que aponta à lei, Ana Soeiro também não isenta a ASAE de culpas. "Exorbita as suas competências e o aconselhamento está fora das competências de uma polícia criminal", afirmou, concordando com uma afirmação anterior do deputado do CDS-PP Hélder Amaral no mesmo sentido. Uma outra crítica tem a ver com uma omissão "gravíssima" no turismo rural, obrigado a oferecer ao cliente produtos regionais, mas que não pode dar uma galinha ou la-ranjas criadas na própria produção. Ana Soeiro deu um exemplo caricato: "Se um turismo rural em Boticas [Vila Real] quiser oferecer uma galinha, tem que vir a Viseu abatê-la, porque é o matadouro mais próximo". » [Público assinantes]

Parecer:

Algo que lamentavelmente o governo ainda não reparou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Nomeia-se um novo inspector-geral da ASAE enquanto ainda resta alguma credibilidade a esta instituição.»

CIDADE AMERICANA DECLARA FALÊNCIA

«Vallejo se ha convertido en la ciudad más grande de California en declararse en bancarrota después de que sus líderes votaran el martes a favor de esta solución para la creciente crisis presupuestaria, según relata este miércoles el diario "Los Angeles Times ".

El ayuntamiento de la ciudad de 117.000 habitantes tomó esta decisión unánimante después de meses de negociaciones fallidas con la policía, los bomberos y otros sindicatos.» [20 Minutos]

BERLUSCONI NOMEIA MARA CARFAGNA MINISTRA

«A pesar de la polémica que despertó su posible nombramiento, Berlusconi no ha dado marcha atrás y designado a Mara Carfagna, de 33 años, será la nueva titular de Igualdad de Oportunidades. Aunque licenciada en Jurisprudencia, es conocida sobre todo por haber trabajado en televisión como modelo, actriz y presentadora en programa de entretenimiento. También participó en Miss Italia en 1997 y fue elegida Miss Cinema.» [El Pais]

SER FUNCIONÁRIO DAS FINANÇAS, SINAIS DE DESCONTENTAMENTO NO FISCO

A definição que está a circular nos mails da DGCI é um sinal evidente de descontentamento:

  • Trabalhamos em condições miseráveis (que nem as prostitutas)
  • O patrão mal ou nem nos conhece (que nem as prostitutas)
  • Pagam-nos mal e exigem que façamos tudo (que nem as prostitutas)
  • O cliente às vezes até paga muito, mas o nosso patrão fica comtudo (que nem as prostitutas)
  • Todas as outras classes profissionais nos olham com desdém (que nem as prostitutas)
  • O nosso trabalho vai sempre além do expediente (que nem asprostitutas)
  • Somos recompensados por sacar do cliente mais que o normal (quenem as prostitutas)
  • Os nossos amigos distanciam-se e só andamos com outros iguais a nós (que nem as prostitutas)
  • Quando vamos ao encontro do cliente temos que estar sempreapresentáveis (que nem as prostitutas)
  • Quando nos perguntam em que é que trabalhamos, temos dificuldadeem explicar (que nem as prostitutas)
  • Se as coisas dão errado é sempre culpa nossa (que nem asprostitutas)
  • Todos os dias ao acordar dizemos "NÃO VOU PASSAR O RESTO DA VIDA AFAZER ISTO" (que nem as prostitutas)

O mesmo descontentamento que é reflectido num comunicado do STI (Pdf):

«Têm-se vindo a multiplicar nos últimos tempos intervenções públicas criticando a actuação da DGCI na cobrança de dívidas fiscais, fazendo passar a ideia de que existe abuso na actuação dos serviços e funcionários. Estas intervenções têm sido protagonizadas por fiscalistas, personalidades políticas e mesmo responsáveis fiscais, visando conter os supostos abusos. (...)

Nos últimos anos os funcionários da DGCI ofereceram ao país um combate sem precedentes contra a evasão fiscal e isso permitiu, só por si, baixar o défice em cerca de 1,5% do PIB. Foram os trabalhadores dos impostos que contribuíram decisivamente para que o governo tenha realizado o seu mais emblemático resultado, que é a resolução do problema do défice orçamental. Hoje sem este fantástico empenho dos trabalhadores dos impostos o défice seria de 4,1%!»

Parece que há governantes que não percebem que chegaram a sê-lo graças ao trabalho alheio e que em vez de defenderem o fisco, como lhes cabe, preferem andar armados em defensores dos contribuintes não cumpridores. Devem achar que chegaram ao governo para ganharem currículo e publicitarem o seu estatuto de advogados.

Para obrigarem Sócrates a pensar duas vezes tiveram que ir cem mil professores para a rua, os funcionários do fisco podem conseguir o mesmo resultado sem terem que sair à rua.

SÓCRATES É O HERÓI E OS FUNCIONÁRIOS DO FISCO PAGAM PELOS ERROS

«A existência destes processos foi confirmada por Marcelo Castro, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, e o PÚBLICO sabe que o assunto também já está a ser analisado pelo próprio Ministério das Finanças. "Já há pedidos de indemnização que estamos a analisar", referiu o responsável do sindicato. Em causa estão situações de contribuintes que se consideram prejudicados pela actuação da administração fiscal, que viram ser-lhes dada razão pelos tribunais nos processos fiscais e que, agora, alegam que tiveram ou poderão vir a ter lucros cessantes ou danos emergentes resultantes de uma decisão do funcionário. E se até aqui não há alterações em relação ao que acontecia anteriormente, desde o passado dia 30 de Janeiro, data da entrada em vigor do diploma, a situação mudou. Tudo por que o referido diploma obriga o Estado, caso tenha de pagar alguma indemnização a um contribuinte, a exercer o direito de regresso sobre o funcionário, ou seja, a responsabilizar o funcionário autor do facto que deu origem a essa indemnização.» [Público assinantes]

Parecer:

Funcionário do fisco inteligente é aquele que fizer o menos possível, assim não tem problemas. Ainda por cima corre nos corredores do fisco que a origem das notícias na edição do Público da passada segunda-feira poderão ter tido origem na secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais. Nunca a desconfiança dos funcionários foi tão grande, fazendo perigar a evolução positiva das receitas fiscais, talvez assim percebam que não foi a varinha mágica do dr. Macedo que fez aumentar as cobranças.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aoi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais o que anda a fazer para além de tratar da sua imagem pessoal.»

O JUMENTO NO GOOGLE BLOG SEARCH E NO TECHNORATI

  1. Um obrigado ao "Nem Paz, Nem Guerra" por ter considerado O Jumento como blogue da semana.
  2. "A Sombra do Convento" deu destaque ao post onde se discute o resultado das directas do PSD.
  3. O "papa açordas" também acha que o ministro da Agricultura é algo ingénuo.

ROGER BOUTEILLE

HOMELESS 007

COMO VESTIR OS JEANS

LANÇADOR DE GARRAFAS

COMMA