segunda-feira, maio 12, 2008

O campeonato chegou ao fim


O campeonato da bola chegou ao fim, em compensação ainda temos o campeonato das legislativas por decidir. Como os horizontes das nossas fronteiras não nos preenchem as necessidades ainda vamos acompanhando as directas no Estados Unidos, agora que a Liga Inglesa também terminou.

De resto, a diferença entre os campeonatos da bola e da política não são assim tão diferentes, enquanto agentes políticos comportamo-nos da mesma forma que enquanto adeptos de futebol, é natural que os resultados sejam mais ou menos os mesmos.

Tal como o FCP liderou o campeonato do princípio ao fim, parece suceder o mesmo com José Sócrates, a dúvida está mais em saber a diferença pontual do que questionar a vitória eleitoral, ainda que os candidatos a treinador do PSD fazem os que sempre fazem os treinadores, prometem vitórias mesmo que sejam impossíveis.

Tal como no futebol o campeonato ficou marcado pela pelos apitos dourado e final, também na política tivemos o apito Somague. O FCP ficou na mesma deixando o sacrifício para Pinto da Costa, da mesma forma que Durão Barroso pode continuar a sonhar com a presidência europeia enquanto o seu ex-secretário-geral ficou a arcar com as responsabilidades. O FCP descontou os pontos no campeonato que terminou, não comprometendo o próximo, o PSD ficou a pagar as dívidas em suaves prestações para que a sua falência não faça perigar a democracia.

Os candidatos a treinador do PSD também não diferem muito dos treinadores da bola. Manuela Ferreira Leite apresenta-se como o Mário Wilson da política, traz a sabedoria da idade, o respeito das gerações que foram felizes no tempo em que o PSD era vencedor. Santana Lopes apresenta-se como o eterno Zandinga do PSD, enquanto Pedro Passos Coelho desempenha bem o papel de Carlos Queiroz, depois de ter liderado as camadas mais jovens promete estar à altura de cuidar dos seniores. Entretanto o PSD já vai no quarto treinador desde que começou o campeonato.

Resta saber se o PSD se vai comportar como o Sporting e ainda consegue assegurar o segundo lugar, ou faz como o Benfica e acaba na Taça UEFA.