sábado, maio 31, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura -

FOTO JUMENTO

Barcos em Constança

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«A worker put the finishing touches on hand-carved pottery in Plered village in Purwakarta, in Indonesia's West Java Province.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Palhaçada autárquica

Macário Correia, o meu velho amigo do Lutar em Terra, Lutar no Mar, anunciou, com aquele ar de montanheiro de que não se consegue livrar, que os carros da CM de Tavira vão passar a abastecer-se de combustível a Espanha. Isto é uma verdadeira palhaçada autárquica.

Se o Macário fosse abastecer a sua viatura a Espanha era problema dele, até poderia comprar uns caramelos e uns pacotes de Skip que por lá são mais baratos. Mas o dinheiro com que vai comprar o combustível é dinheiro dos contribuintes portugueses, sendo inaceitável que um órgão do Estado adopte tal decisão.

É evidente que o Macário não deve ter capacidade intelectual suficiente para distinguir o que pode decidir em privado do que deve decidir em representação do Estado, ou então a sua busca de factos políticos justificam todos os meios, até fazer figuras tristes.

GALP VAI BAIXAR OS PREÇOS EM UM CÊNTIMO

Seria descaramento se não baixasse depois de ter aumentado sempre que o crude subiu nas bolsas. De caminho tenta desmobilizar os boicotes, provando que vale a pena protestar e boicotar.

É necessário impor regras de concorrência no mercado dos combustíveis e isso só é possível se a GALP, que domina o mercado, se sentir prejudicada pelos consumidores. É importante manter o boicote à GALP já que Autoridade da Concorrência parece ter sido criada para ir aos beberetes.

A GREVE DOS ARMADORES

Seria interessante saber-se quantas licenças de pesca foram vendidas por armadores portugueses aos armadores espanhóis. Enquanto as gambas e os lagostins renderam fortunas os nossos armadores engordaram, quando os stocks começaram a fraquejar venderam barcos e licenças aos espanhóis. Agora querem mais subsídios.

Eu dava-lhes um balde de água de malvas, sempre poderiam aliviar o rabinho enquanto se sentam à espera de que o Orçamento lhes dê algum para comprarem um Mercedes ou um BMW novo. Os armadores estão a ser duplamente oportunistas, aproveitam-se dos preços dos combustíveis para pedir combustíveis e das dificuldades da pesca artesanal para obterem mais subsídios.

É tempo de adoptar uma política para o sector que faça chegar as ajudas aos mais carenciados.

AS SONDAGENS DA MANUELA MOURA GUEDES

Manuela Moura Guedes, a retornada dos telejornais da TVI, revelou uma sondagem em que se concluía que mais de 60% dos portugueses consideravam que a culpa do aumento dos combustíveis era do Governo. Só que a sondagem só colocava duas alternativas, a culpa ou era do Governo ou das petrolíferas, isto é, para a TVI as cotações do petróleo na bolsa não tiveram qualquer alteração.

Obviamente mudei de estação, os meus critérios de exigência de honestidade na informação não é compatível com os padrões de Manuela Moura Guedes, ainda por cima estou sempre à espera de ver nascer uma estrela naquele imenso buraco negro que fica mais ou menos no meio da pantalha.

O JORNAL DE NOTÍCIAS ESTÁ DE PARABÉNS

A sua versão online melhorou significativamente. Parabéns pela nova versão e pelos 120 anos.

VISIONÁRIO PRAGMÁTICO

«A cada um, Francisco Lucas Pires tocou de maneira própria e segundo uma óptica de sensibilidade humana que fazia dele uma personalidade de excepção. Há os que retêm dele a criatividade e a imaginação do discurso político, servido por uma mestria no uso da língua portuguesa. Há os que se reportam sempre a essa experiência pioneira de libertar a cultura de uma certa presunção de aprisionamento à esquerda, baralhando as referências com inegável deleite e talento. Há ainda os que hoje recordam o pioneirismo do chamado "grupo de Ofir", onde os ideais liberais tentaram encontrar um travejamento afirmado num campo político - o da direita - que no âmago da sua tradição nunca o tinha sido.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por António Vitorino.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O QUE FALTA

«A "crise", internacional e portuguesa, está para durar, e para durar muito. O curioso é que toda a gente fala de economia e de finanças, mas quase ninguém fala de política, como se, quando o resto muda, a política não devesse mudar. Verdade que, em política, a existência de prazos (por exemplo, a eleição para a Assembleia em 2009) permite adiar ou esconder o problema. De qualquer maneira, começa a ser urgente ir pensando na resposta a duas perguntas. Primeira: vai o regime estabelecido aguentar o descontentamento da sociedade, sem mudanças de maior? Segunda: vai o sistema partidário continuar, como até aqui, dominado por PS e PSD, com um ou outro aliado ocasional? Ou, pelo contrário, vai a catástrofe que se anuncia, tarde ou cedo, tornar Portugal ingovernável.

O presidente da República esperava com certeza dois mandatos de legislatura do PS e, a seguir, com suavidade, o regresso do PSD. A tradição é essa. Nem Soares, nem Sampaio tiveram de tomar decisões de essência e "dissolveram" sempre (uma vez cada um) com o acordo maciço do eleitorado. Só que, muito provavelmente depois de 2009, o dr. Cavaco ficará perante uma Assembleia tão dividida, que nenhuma espécie de coligação (incluindo uma variante serôdia do Bloco Central) se aguentará muito tempo contra a força das minorias, dentro e fora dos partidos. Se isso por acaso acontecer, o Presidente passa dos píncaros de Belém para o corpo-a-corpo da intriga e acaba fatalmente como um chefe de facção, incapaz de agir e de arbitrar. Foi a história de Eanes.

Os partidos não prometem melhor. Ganhe quem ganhar no PSD, uma coisa é óbvia: a gente de Ferreira Leite não é compatível com a de Santana ou a de Santana com a de Ferreira Leite. Não haverá em 2009 um PSD bem comportado para substituir o PS. Nem uma nova maioria do PS, porque o PS perdeu uma grande parte do eleitorado de esquerda, sem ganhar, como de costume, um eleitorado substancial à direita. A direita agradece o serviço a Sócrates, mas, no fundo, não o engole. O PC e o Bloco, com 20 por cento do voto e a perspectiva de chegar a mais, nunca se aproximarão do PS (ou entre si), agora ou no futuro. E o CDS, embora relativamente estagnado, é uma surpresa em eleições. Sem a autoridade do Presidente e sem uma forte maioria no Parlamento, a política portuguesa voltará a uma permanente balbúrdia. É o que falta ao quadro.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CORRUPÇÃO NOS CTT

«Avenças de empresas privadas a políticos – do PSD, PS e CDS – para facilitarem negócios com o Estado e comissões de milhões de euros pagas também a dirigentes partidários e funcionários públicos são dois factos centrais do inquérito sobre corrupção nos CTT. Este caso originou na quarta-feira mais de 52 buscas em todo o País e só no negócio do prédio dos CTT de Coimbra há suspeitas de comissões exteriores ao negócio de perto de dois milhões de euros.
Mais: todo o lucro gerado pelo negócio, 5,3 milhões de euros, é em si uma verba retalhada por comissões diversas. A empresa Demagre comprou aos CTT por 14,7 milhões e no mesmo dia vendeu ao GES, conseguindo uma mais-valia de 5,3 milhões. Nas buscas foram encontrados documentos que apontam para o pagamento de comissões a dirigentes partidários – Luís Vilar, presidente da concelhia do PS-Coimbra, já está a ser julgado por factos relacionados com este negócio num outro processo – mas também a funcionários dos CTT e a outras pessoas envolvidas na venda ao GES.»
[Correio da Manhã]

Parecer:

É muito grave que uma empresa do Estado tenha entrado neste tipo de esquemas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo resultado da investigação.»

A ANEDOTA DO DIA

«A decisão da Sotagus não é inédita para a classe política, que, como a maioria dos cidadãos, está disposta a alterar a sua agenda para poder seguir de perto grandes acontecimentos desportivos ou mediáticos. Em Novembro de 1977, o Conselho de Ministros suspendeu os trabalhos para ver o último dos 130 episódios da novela Gabriela Cravo e Canela. E em 2004, o Plenário da Assembleia da República ajustou o seu horário de funcionamento para que os deputados pudessem ver os jogos da selecção nacional.

O departamento comercial da Sotagus - Terminal de Contentores de Santa Apolónia (TCSA), enviou no início desta semana uma informação aos seus clientes a dar conta que vai "interromper a sua actividade durante a transmissão dos jogos da Selecção Nacional do Europeu de Futebol". » [Público assinantes]

Parecer:

Ao que isto chegou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos administradores se as taxas cobradas pela empresa são tão alta que dá para brincar aos portos.»

O MAIOR SEGREDO DO GOVERNO

«O número de funcionários públicos colocados em regime de mobilidade especial atingiu os 1750 no final de Maio, anunciou ontem o Governo que, no entanto, se escusou a estimar quantos trabalhadores poderão ainda vir a ser colocados nesta situação nos próximos anos."O objectivo do Programa de Reestruturação da Administração Central (PRACE) foi o de proporcionar uma maior racionalização dos recursos humanos. O objectivo não foi o de ter metas na colocação de funcionários em situação de mobilidade especial", afirmou, citado pela agência Lusa, o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Antes, o ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, já tinha defendido, de acordo com a Lusa, que o PRACE se traduziu "na maior reforma de organização da administração pública, já que se reduziu o número de organismos, serviços e cargos dirigentes em cerca de 25 por cento".» [Público assinantes]

Parecer:

É uma questão a colocar a Sócrates na próxima campanha eleitoral, já se percebeu que o "despedimento" dos funcionários públicos foi adiado para a próxima legislatura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela campanha eleitoral.»

FRANÇA: MAIS DE 250 ALUNOS DESLIGARAM O COMPUTADOR DURANTE 10 DIAS

«Durante diez días, 254 alumnos de entre 6 y 11 años de un colegio de Estrasburgo, en el norte de Francia, han apagado sus pantallas de televisión, de ordenador y de videojuegos en un experimento pionero en Europa promovido por sus educadores y por sus padres.

Durante ese tiempo, los padres de los alumnos, apoyados por la asociación ECO-conseil, han participado en actividades coordinadas por la dirección del colegio Ziegelwasser. » [20 Minutos]

EXÉRCITO DOS EUA REGISTA A MAIOR TAXA DE SUCÍCIOS EM 20 ANOS

«El Ejército de Estados Unidos ha anunciado que en 2007 se suicidaron 115 de sus soldados en activo, la cifra más alta desde 1990, cuando se iniciaron los registros. El principal motivo: el estrés causado por los despliegues en Irak y Afganistán.

Esta cifra supone un aumento de un 12,7% respecto a los registrados en 2006 (102), mientras que en 2005 se produjeron 85 suicidios, según un informe del Pentágono.» [20 Minutos]

CIENTISTAS E ECONOMISTAS CRIAM RANKING DOS DESAFIOS DA HUMANIDADE

«Si tuvieses 75.000 millones de dólares y cuatro años para ayudar a solucionar cualquier problema mundial, luchar contra la malnutrición sería el mejor modo de gastarlos, e invertir en rebajar el efecto de los gases de tipo invernadero lo peor que podrías hacer. Un selecto grupo de científicos y economistas reunidos en Copenhague (Dinamarca), entre ellos cinco premios Nobel, ha establecido una clasificación en clave humanitaria con la vacunación de niños contra enfermedades como la malaria, la progresiva liberación del mercado financiero y la inversión en educación como iniciativas clave que supondrían al ser humano grandes beneficios. ¿El objetivo? Definir los principales retos de la humanidad e incluirlos en el Consenso de Copenhague. Los últimos puestos de la lista los ocupan la inversión en paliar la acción de los gases de tipo invernadero y la lucha contra el cambio climático.» [El Pais]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Alcáçovas" gostou de uma fotografia de um grafitti no muro da Palestina.
  2. O "Burriqueiro!" partilha da opinião d'O Jumento a propósito da greve dos armadores.
  3. O "Ponto Soltos" dá destaque ao post dedicado à pobreza.
  4. O "Nem Paz, Nem Guerra" gostou da escolha de Patinha Antão para Jumento do Dia.
  5. A "Blogotinha" também não abastece na GALP.
  6. Vital Moreira, no "Causa Nossa" partilha da mesma opinião em relação à chantagem dos armadores de pesca.
  7. O "Alcáçovas" gostou da sugestão para poupar gasolina.

O SR. LUÍS DA BARBEARIA DÁ POR ENCERRADA A CAMPANHA ANTI-GALP

«Dou por terminada a campanha activa a favor do boicote à GALP porque esta loja não é, nem quer ser, uma loja de liderança de combates mas não deixo, nem nunca deixarei de defender aquilo que entendo justo, nem de denunciar aquilo que considero inaceitável em termos sociais (a que muitos gostam de chamar de ética republicana).

Na Barbearia do Senhor Luís fica afixada a camisola que foi vestida há uma semana e o balão que se propagou por mais de sessenta Blogs. Saúdo todos os que alinharam na multiplicação da ideia e envio um abraço fraterno ao autor do Jumento

Por aqui também serão mantidos os símbolos e a denúncia da falta de concorrência no mercado dos combustíveis.

ALPINISTA

EOLO PERFIDO

O TRAMBOLHÃO DO REI DE ESPANHA

PILOT