sábado, maio 10, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Vista da Baixa de Lisboa (Praça do Município)

IMAGEM DO DIA

[Petr David Josek/Associated Press]

«An Iraqi woman held onto a truck while waiting for food supplies to be distributed by Iraqi soldiers in the Shiite enclave of Sadr City in Baghdad.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Cheira-lhe a palha

Com o futuro incerto Durão Barroso já nem sabe se deve tratar Sócrates por companheiro ou por camarada. Até onde leva a ambição de Durão Barroso...

MANUELA FERREIRA LEITE E A POLÍTICA FISCAL

Depois de ter prometido descidas de impostos na campanha eleitoral que a levou ao governo de Durão Barroso, Manuela Ferreira Leite tem sido uma defensora de que não existem condições para baixar impostos, uma estratégia manhosa e oportunista que visava impedir Sócrates de obter ganhos eleitorais deixando para o próximo governo as condições para promover tal política.

Agora sente algumas dificuldades em voltar atrás, superou este problema propondo reformas de alguns impostos deixando no ar que estas reformas resultarão em reduções nos impostos. Sabendo das dificuldades de muitas famílias com o pagamento dos empréstimos à habitação, propõe uma reforma nos impostos sobre o património. Isto é o oportunismo político na versão "rigorosa" e "respeitável" de Manuela Ferreira Leite.

O que Manuela Ferreira Leite tem feito nos poucos dias desde que se candidatou à liderança não é outra coisa senão o que Portas fez desde que lidera o CDS, identificar os grupos sociais que enfrentam maiores dificuldades para lhes sugerir que vai oferecer-lhes uns rebuçados, fez isso com os preços dos produtos alimentares e com os impostos. É um populismo muito subtil, mas tão rasca como o de Portas.

SÍNDROME DA MANTA CURTA

«Contudo, o impacto dos biocombustíveis na actual quebra de produção de cereais carece ainda de ser devidamente avaliado, por forma a evitar conclusões precipitadas. Até porque cada caso é um caso.

De facto, a União Europeia invoca em sua defesa que apenas 2% dos terrenos aráveis é que foram destinados à produção de biocombustíveis.

Por contraste, estima-se que cerca de 30% da área total de plantação de milho nos Estados Unidos esteja a ser ou venha a ser transformada em área de fornecimento de matéria-prima para os biocombustíveis.

Convenhamos que entre estes dois exemplos vai um mundo de diferença.

Acresce ainda que nem todos os terrenos são aptos para a produção de cereais, permanecendo assim em aberto uma importante margem de manobra para detalhar os limites à utilização de bens agrícolas com valência alimentar para biocombustíveis e as produções vegetais susceptíveis de terem esse destino em terrenos que, de todo o modo, teriam escassa valia para essa produção alimentar.

Há, pois, que evitar a síndrome da manta curta - a resposta para uma crise alimentar que tem muito a ver com as alterações climáticas não deve fazer esmorecer o objectivo de combater essas mesmas alterações climáticas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Um bom artigo de António Vitorino sobre a questão dos preços agrícolas, mas questionável no que se refere às afirmações que faz em relação aos bio-combustíveis.

É evidente que não foram estes a desencadear a crise alimentar a que assistimos, mas é um facto que numa situação de escassez a procura acrescida de cereais desencadeada também pela sua utilização de biocombustíveis desequilibrou os mercados. Dizer que a crise se deve a razões climáticas também não é totalmente correcto, como o próprio António Vitorino o reconhece no artigo ao referir o aumento da procura na China, Índia e Rússia, a que eu acrescentaria outros países como o Brasil e a Indonésia. As crises climáticas, designadamente, a seca na Austrália foi um detonador ao reduzir as exportações de cereais, mas essa seca poderá ter tido um impacto equivalente ao desvio para a produção de bio-combustíveis. Também é exagerado associar todas as secas que ocorram a alterações climáticas pois sempre as houve.

É também discutível que o mercado leve a uma selecção dos terrenos a usar na produção de matérias-primas agrícolas destinadas às refinarias de biocombustíveis, estes são obtidos a partir do milho e das oleaginosas e como é sabido estas produções não se dão assim tão bem com terrenos pobres. Se na Europa as autoridades podem promover uma gestão adequada dos solos, a concorrência dos bio-combustíveis pode ter consequências dramáticas em países mais pobres.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUEREM ASSUSTAR-NOS COM A AL-QAEDA

«O alerta partiu do espanhol Fernando Reinares, especialista em terrorismo, e, entre 2004 a 2006, principal conselheiro de José Luís Zapatero para esta área: Portugal está tudo menos imune a ser alvo de um ataque terrorista. Segundo disse, cada vez mais as intervenções públicas da Al-Qaeda fazem referência à Península Ibérica como seu território perdido - e para os extremistas fundamentalistas, tudo o que foi muçulmano tem de voltar a ser.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Coincidência ou não, é a segunda vez que nos "assustam", o primeiro a fazê-lo foi o juiz Garzón.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se dizer a D. Garzón que não nos empurre porque ainda temos gasolina.»

PASSOS COELHO PROPÕE PACTO NAS LISTAS DE DEPUTADOS

«Diz que é uma espécie de pacto. Um acordo para que a próxima lista de deputados do PSD inclua o militante que for eleito presidente laranja e os dois derrotados das chamadas candidaturas de primeira linha. A ideia é de Pedro Passos Coelho, que, no entanto, não foi recebida com grande entusiasmo nas candidaturas de Manuela Ferreira Leite e de Pedro Santana Lopes.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta proposta de Passos Coelho faz todo o sentido, desde que Cavaco Silva deixou o governo que por várias vezes o PSD tem lideranças sem apoio no grupo parlamentar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a proposta.»

OS DEPUTADOS DO PS ANDAM A BALDAR-SE AO PLENÁRIO

«O líder da bancada do PS, Alberto Martins, foi ontem à reunião do grupo parlamentar socialista pedir maior assiduidade aos deputados nas reuniões do plenário. O dirigente da maioria referiu que o trabalho político nos gabinetes não pode ser usado como justificação para a ausência dos debates parlamentares.Um alerta feito um dia depois da discussão na Assembleia da República das propostas de lei de segurança interna e organização criminal - um debate onde chegaram estar apenas 25 deputados da maioria socialista e cinco do PSD. Os sociais-democratas foram, aliás, apontados na reunião de ontem como um exemplo que o PS não deve seguir. » [Diário de Notícias]

Parecer:

São deputados de barriga cheia, como contam com uma maioria absoluta acham que pode desprezar o parlamento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a substituição dos deputados mais faltosos.»

OFTALMOLOGISTAS QUEREM SER ALIMENTADOS COMO BURROS A PÃO-DE-LÓ

«Agastados com a moda das excursões a Cuba e da importação de oftalmologistas espanhóis para resolver a gigantesca lista de espera para consultas e cirugias, os oftalmologistas vieram ontem a terreiro dizer que "o problema é político". E desafiam a ministra da Saúde a aceitar as suas propostas: contratualizar directamente com eles consultas e cirurgias. Os médicos privados poderiam ser, assim, suplementares, sempre que o Serviço Nacional de Saúde não desse conta do recado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A actuação desta classe médica tem sido de um oportunismo vergonhoso, que ultrapassa os limites do aceitável. Foram para médicos com o único objectivo de enriquecer, não são médicos na acepção da palavra, são comerciantes do mercado negro da saúde.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se um garrafão de cinco litros de água de malvas ao representante dos oftalmologistas.»

ALÍPIO RIBEIRO NÃO QUER FICAR COM A FAMA DE TER SIDO CORRIDO

«O director demissionário da Polícia Judiciária (PJ) revelou ontem que a sua decisão de abandonar o cargo estava tomada há já um mês. A excessiva visibilidade e o facto de ter sido muito castigado por declarações que fez foram algumas das razões apontadas por Alípio Ribeiro em entrevista à Rádio Renascença (RR).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Quer o magistrado queira, quer não é um facto de que a sua passagem pela PJ é para esquecer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao magistrado que saia com dignidade.»

PRODUTOS ALIMENTARES CAROS ATÉ 2015

«O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, afirmou ontem, no México, que os preços dos produtos alimentares vão permanecer elevados até 2015, "devido ao aumento da procura nos países em desenvolvimento". Uma das soluções face a esta situação é manter a oferta e baixar os preços, declarou.Em Portugal, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) defendeu ontem a travagem da "corrida especulativa" aos agro-combustíveis, dando-se "toda a prioridade" à produção de cereais para consumo humano e animal. Na realidade, o "número dois" do Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou que o desenvolvimento dos biocombustíveis é responsável em 70% pela subida do preço do milho e em 40% dos grãos de soja.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A previsão talvez peque pelo exagero mas deve ser levada em consideração.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ministro da Agricultura.»

ZAPATERO DÁ O TROCO À IGREJA CATÓLICA

«O governo da Espanha retirou a ajuda financeira oficial à Igreja Católica no país, depois que a instituição se opôs ao casamento gay e chegou a pedir votos para a oposição nas últimas eleições.

Como resultado, a Igreja está fazendo uma campanha publicitária em que pede dinheiro aos fiéis.» [">BBC Brasil]

A SOBRINHA DO CARDEAL PORTOU-SE MAL

«La sobrina del Cardenal Arzobispo de Madrid y actual presidente de la Conferencia Episcopal, Magdalena Rouco, ilustra esta semana la portada de Interviú, protagonizando un desnudo que es bien seguro que dará mucho que hablar.

A sus 26 años, reconoce que tras la muerte de su padre, su tío, Antonio María Rouco Varela, no la ha recibido, por lo que ha decido mostrar sus encantos para denunciar "la doble moral de su insigne familiar". Según publica el semanario, su familia ha sido siempre "muy religiosa" y asegura que "a través de mi tío he descubierto la hipocresía de la Iglesia que predica una cosa y hace la contraria".» [20 Minutos]

O JUMENTO NO GOOGLE BLOG SEARCH E NO TECHNORATI

  1. O "Não há mal que não se cure" também não se deixou embalar pela Manuelinha.
  2. O "Crónicasdorochedo" acha a ministra da Saúde desfocada.
  3. O "Alcáçovas" aprecia a publicidade napolitana.
  4. O "Ogindungo" deu destaque ao mail que circula entre os funcionários da DGCI.
  5. O "Legalices" gostou do comentário a propósito dos magistrados que se julgam uma casta superior.

ENFERMEIRAS DO S. JOÃO SEGUNDO O RAIM´S BLOG

TÍTULO ¿HACIA LOS ESTADOS UNIDOS IBÉRICOS? ESPAÑA + PORTUGAL

QUAL É O BONECO MAIS BONITO?

CLEO SULLIVAN

AMNISTIA INTERNACIONAL