quinta-feira, maio 01, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Igreja de Sãi Nicolau, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Dan Steinberg / AP]

«Arde Hollywood. Los bombeos tratan de apagar un incendio en el club Basque de Hollywood, California, EE. UU.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Sindicatos sérios?

Quem é Francisco Louçã para definir o que são sindicatos sérios? Quais os sindicatos que na opinião de Louçã não são sérios? O líder do Bloco ou está a colar-se ao PCP ou a tentar armar-se num modelo de líder do proletariado do século XIX, a sua visão da sociedade é típica de outros tempos e até de outras religiões, quem não está com as ideias de Loução não é sério.

FERREIRA LEITE É MELHOR CANDIDATA A PRIMEIRO-MINISTRO DO QUE PASSOS COELHO?

Foi este o argumento usado por Rui Rio e Marcelo Rebelo de Sousa para apoiarem a candidatura de Manuela Ferreira Leite justificando o facto de não se terem decidido pelo apoio a Pedro Passos Coelho. É um mau argumento pois estas directas resultam de uma crise do PSD e não do governo, o que está em causa é saber quem está em condições de levar o PSD para o futuro.

Do ponto de vista do futuro do PSD a candidatura de MFL pode ser um desastre, mesmo que ganhe as eleições, o que é muito pouco provável, o PSD continuaria em crise pois no dia seguinte colocar-se-ia a questão de saber quem seria o sucessor de MFL. Por outro lado, se MFL perder as eleições a crise regressa no dia seguinte e nessa ocasião os que se agarraram à candidata para se salvaresm terão pouca autoridade. Depois de se terem acobardado contra Menezes e de terem empurrado MFL para uma derrota será o fim político de uma geração de políticos que se habituaram a receber muito mais do que deram ao PSD.

Ainda que Pedro Passos Coelho insista em apresentar-se a candidato do PSD é um facto que será o líder que melhor resistirá a uma derrota nas legislativas, tendo condições para desenvolver um projecto partidário com futuro. Com Passos Coelho é o futuro que concorre, com Ferreira Leite é o passado que tenta sobreviver.

DEPRIMENTE

A primeira conferência de Manuela Ferreira Leite.

A LISBOA RASCA

O que terá levado António Costa a autorizar uma mini-feira de Carcavelos na Avenida Guerra Junqueiro? Será que fora as grandes obras da zona ribeirinha a visão de António Costa para a capital é a de uma Lisboa rasca? Não imagino os belgas a promoverem uma sardinhada na Grand Place como o magusto promovido no Terreiro do Paço, ou uma rua de Roma ser ocupada por uma feira de Carcavelos. Nem sempre os votos fáceis são os melhores conselheiros para um candidato autárquico.

AVERSÕES E ESTIMAÇÕES

«Cavaco despreza Santana, que deprecia Pacheco, que desdenha Menezes, que odeia Rio, que apouca Santana, que detesta Pacheco, que menospreza Menezes, que desconsidera Marcelo, que destrata Patinha, que desaprecia Borges, que caustica Santana, que aborrece Mendes, que desvaloriza Pacheco, que atazana Santana, que rebaixa Leite, que desabona Menezes, Mendes, Santana, Patinha, Aguiar, e todos os outros restantes; e todos os outros restantes abominam os anteriores.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TEMPO E UTILIDADE

«Vamos ser justos. Não foram os jovens que elegeram Salazar como o "maior português de sempre" num programa de TV. Nunca ouvi nenhum jovem dizer que precisamos de "um salazar em cada esquina".

Os jovens não sabem quem foi o primeiro Presidente eleito após o 25 de Abril? A ignorância dos jovens não precisa de grandes teorias. Há uma explicação simples: os jovens são ignorantes porque nascemos ignorantes. A informação adquire-se com o tempo, e durante um tempo é cumulativa: houve um tempo em que eu não sabia que havia países, ou não sabia quem foi Leonardo da Vinci, e agora um tempo em que não sei quem é o Presidente da Estónia (foi antes de acabar este parágrafo: agora já sei como se chama, mas como o facto tem pouca utilidade para mim, é possível que até acabar a crónica já o tenha esquecido).

Os jovens não são virtuosos por não dizerem "no meu tempo é que era bom"- eles não conheceram outro tempo - e também não são viciosos por não saberem quem foi Ramalho Eanes. São apenas jovens. É uma doença que se cura sozinha.

Não quero com isto dizer que Cavaco Silva estava errado nas conclusões que retirou do estudo da Universidade Católica sobre Os jovens e a política que citou no seu discurso do 25 de Abril. Como se depreende do que escrevi acima, se achamos que saber coisas sobre o 25 de Abril é importante e útil, devemos ensinar essas coisas - e essa foi a principal conclusão do Presidente.

Mas a sua surpresa com a ignorância dos jovens impediu-o de ver outras coisas que são bem mais interessantes no estudo da Católica. Três exemplos: os jovens são menos insatisfeitos com a política do que o resto da população portuguesa, os jovens são menos cépticos em relação à participação política e "os índices de participação social dos jovens são mais elevados". No entanto, os jovens são mais desconfiados em relação à eficácia do voto.

Combinando tudo isto, o que dá? Uma conclusão inesperada: estes dados sugerem que se comece a pensar em dar direito de voto aos jovens entre os 16 e os 18 anos.

Reparem nisto: a "ignorância" revelada pelos jovens em certas perguntas diminui de dois terços para metade quando estes chegam à idade de voto. Isto confirma algo que sabemos sobre a aquisição de conhecimento: ela ganha sentido quando esse conhecimento pode vir a ser utilizado. E se os jovens acreditam mais na política e na participação e menos na eficácia do voto, isso sugere que ainda não tiveram ocasião de observar em primeira mão os efeitos desse mesmo voto.

Até recentemente eu não via vantagens em dar direito de voto aos jovens de 16 e 17 anos, e até hoje considero que é mais justo e importante dar esse direito aos imigrantes residentes há mais de cinco anos, que paguem impostos e contribuam para a Segurança Social (quem financia um Estado deve ter uma palavra a dizer sobre o seu governo, e isto é um princípio básico da democracia desde a Revolução Americana). Mas o estudo da Católica convenceu-me que se pode fazer ambas as coisas, com uma diferença em relação ao resto da população: o recenseamento deve ser facultativo - para quem está mesmo interessado em exercer o direito de voto - e não obrigatório, para excluir aqueles que não vêem utilidade no voto nem necessidade de adquirir conhecimentos para o usar melhor.

A aquisição de conhecimentos depende do tempo, e depende da utilidade que vemos nesses conhecimentos. Tempo só o tempo pode dar. Mas utilidade podemos dar nós.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CHUMBOS CUSTAM 743 MILHÕES DE EUROS

«O Ministério da Educação (ME) não tem estimativas do custo financeiro que representa ‘chumbar’ os alunos, mas, cruzando os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Gabinete de Estatística do ME, chega-se a um total de 743 milhões de euros anuais. Isto porque, segundo o relatório ‘Education at a Glance 2007’, da OCDE, cada aluno do Ensino Não Superior custa, em Portugal, cinco mil euros ao ano. Segundo o ME, em 2006/2007 estavam matriculados no ensino público 1 168 307 alunos: 950 473 no Básico e 217 834 no Secundário. » [Correio da Manhã]

Parecer:

A Constituição diz que o ensino é gratuito, mas nada diz acerca da gratuitidade do chumbo. Há que co-responsabilizar as famílias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se medidas.»

A PRIMEIRA DESERÇÃO?

«O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, vai sair do Governo, provavelmente em Outubro, para chefiar a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (Reper), um dos postos mais importantes da diplomacia portuguesa.

A mudança insere-se no movimento diplomático deste ano, que pressupõe outras transferências de posto. Francisco Seixas da Costa sairá de Brasília e irá para Paris; Mendonça e Moura, actualmente na Reper, seguirá para Madrid; Morais Cabral, que está em Madrid, mudará para Nova Iorque; João Salgueiro, que se encontra em Nova Iorque, irá para Brasília; e Fernando Neves, actual secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), será transferido para Roma.» [Público]

Parecer:

Por mais explicações que possam haver esta saída do secretário de Estado para um posto diplomático parece uma deserção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o secretário de Estado sobre o seu prognóstico para as próximas legislativas.»

ÍNDIA: CRIANÇA ATIRADA AO FOGO POR SER DA CASTA DOS INTOCÁVEIS

«Un hombre de la ciudad india de Mathura arrojó al fuego a una niña de seis años de edad, de la casta de los "intocables", porque ella y su madre transitaban por la acera destinada para los hindúes de las castas superiores, informa la CNN.

La niña recibió quemaduras en el 30% del cuerpo y actualmente se encuentra en un hospital, aunque su estado es estable. Por su parte el autor del crimen fue arrestado y está a la espera de que se abra un proceso judicial.» [20 Minutos]

EMPRESÁRIO JAPONÊS OFERECE 40 MILHÕES DE EUROS AOS EMPREGADOS

«Masatoshi Ito, fundador del grupo de distribución japonés Seven & I Holdings, donará 6.000 millones de yenes (unos 40 millones de euros) en acciones a miles de sus empleados para agradecerles el haber contribuido al desarrollo de la empresa.

Ito, que ha cumplido 84 años, es el principal accionista individual de Seven & I Holdings con un 2,2% de participación, así como el presidente honorario del grupo que reúne a los pequeños almacenes Seven-Eleven, los supermercados Ito-Yokado y las grandes tiendas Seibu y Sogo.» [20 Minutos]

QUERIA MORRER PARA IR PARA O CÉU E MATAR JESUS

«Fiscales del estado de Carolina del Sur (EE.UU.) pidieron hoy ante un tribunal federal una evaluación psicológica para un joven que amenazó con causar una explosión en su escuela para morir, ir al cielo y entonces matar a Jesús. » [La Vanguardia]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. Aumentam os links para "O Futuro é Agora", o blogue de apoio à candidatura de Pedro Passos Coelho.
  2. O "Vento quente de mudança" e o "PS Lumiar" deram destaque ao post em que se avaliam as candidaturas à liderança do PSD.
  3. O "Hanoi Oin-Oin" pescou alguns cartazes publicitários.

J. BORODINA

CARTAZ PUBLICITÁRIO DE REVISTA FINANCEIRA RETIRADO EM MOSCOVO [Link]

«Este anuncio ruso de Finanzas para la revista fue prohibida en Moscú. El cartel empresa responsable tuvo que derribar 100 carteles la noche a la mañana después de recibir una carta de Igor Presnyakov, Presidente del Comité de Moscú Publicidad e Información. La Comisión había juzgado la campaña para ser "inmoral".»

AMNISTIA INTERNACIONAL