segunda-feira, setembro 29, 2008

Leite tóxico


Para desgosto dos liberais os governos concluíram que a “mão invisível” de Adam Smith devia ficar no bolso enquanto é o dinheiro dos contribuintes a salvar bancos e companhias de seguros do risco de bancarrota. Primeiros foram os EUA e agora é a Bélgica a nacionalizar parcialmente a companhia de seguros Fortis.

Mas se desta vez Adam Smith viu a sua “mão invisível” ficar no bolso ou, melhor ainda, ir ao bolso dos contribuintes, Karl Marx e Engels também não ficaram a rir, ainda não foi desta que o seu materialismo histórico e dialéctico levou a melhor, teremos que esperar por outra crise para ver se é dessa que o descalabro do capitalismo nos conduz ao paraíso.

Quem se deve estar a divertir com a situação são os membros da direcção do PC Chinês, enquanto Bush convencia o Congresso a recorrer ao dinheiro dos contribuintes para salvar os seus bancos na China um taiconauta divertia-se a passear no espaço. O taiconauta pode passear tranquilamente porque os dinheiros chineses investidos nos produtos tóxicos da bolsa de Nova Iorque serão salvos por uma manobra comunista de George Bush.

O confronto ideológico ficou por um empate, sobreviveu o capitalismo e ganhou o comunismo, o capitalismo escapou-se ao resultado determinístico do materialismo histórico e dialéctico, o comunismo porque o dinheiro poupado graças ao esforço árduo de uma imensidão de heróis do trabalho vai ser reposto pelos contribuintes norte-americanos.

Dentro em breve teremos outro confronto, os chineses já estão a juntar mais dinheiro para investir na bolsa, até produziram leite tóxico só para conseguirem melhores resultados financeiros. Não nos admiraremos se daqui a uns tempos se descobrir que os administradores dos bancos de investimento americanos inventaram novos produtos tóxicos para dar saída aos lucros que os chineses obtiveram com o leite tóxico.

Enfim, nem Adam Smith nem Karl Marx e Engels poderiam ter adivinhado uma coisa destas.