quarta-feira, setembro 24, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura -

FOTO JUMENTO

Cogumelos

IMAGEM DO DIA

[Ali Al-saadi-AFP/Getty Images]

«Store mannequins are dressed in school uniforms for the new academic year in Baghdad. The navy blue tunic and white shirt are standard for government run schools and sell for around $8 U.S.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

José Pacheco Pereira

O post que Pacheco Pereira colocou hoje no Abrupto mostra bem a desorientação do ideólogo do PSD, que se esqueceu de que quem quer governar deve apresentar proposta. Ao contrário disso, JPP prefere viver em função de Sócrates ficando cheio de raiva por tudo e por nada. Vejamos o que escreveu:

«Mais uma escandalosa sessão de propaganda, com um longo tempo de antena do Primeiro-ministro, está em curso no noticiário das 13 horas da RTP a pretexto do "Magalhães" ("o primeiro portátil inteiramente português é produzido em Matosinhos" mente o oráculo). A RTP perdeu toda a vergonha e a ERC, que fecha os olhos a esta completa ausência de jornalismo substituído por favores políticos, também.

ANEXO: Mas o Telejornal da RTP das 13 horas (o mais servil ao governo) acrescentou mais duas peças de pura propaganda: uma, sobre uma visita de responsáveis do Instituto de Emprego às operárias despedidas da Yasaki Saltano, convenientemente acompanhada pela RTP, em que se fala de como a formação lhes dará "futuro" sem efectivamente lhes dar nada (como aliás uma operária disse); outra, com o Ministro Manuel Pinho sobre mais uma coisa "única do mundo" que se faz em Portugal (dizia o oráculo): o aproveitamento da energia das ondas. De novo, a comparação com a reportagem da SIC sobre o mesmo tema, mostra a enorme diferença com a RTP, que repete como sendo da redacção e dos jornalistas todos os temas convenientes à propaganda governamental. A SIC mostrou o cemitério de algumas experiências anteriores de aproveitamento da energia das ondas em Portugal e concentrou-se em explicar o processo, a RTP em dar voz ao Ministro e às hipérboles da propaganda "tecnológica" governamental.

Neste momento o descaramento destes noticiários da RTP é tal, que justificava medidas quer da oposição, quer do Presidente (de forma discreta aliás) , já que aqui a regulação não nos defende. Aliás, o PS não se queixa de falta de regulação. Se a RTP tiver coragem e os jornalistas que fazem estes noticiários também, desafio-os para um debate público (porque não na RTP?), com a passagem das peças antes, para todos poderem ver. Venham cá explicar-nos onde está o jornalismo, a "edição", a distanciação, o afastamento do discurso do poder nestes noticiários. Venham.»

A primeira conclusão que tiramos é que Pacheco Pereira acha que a RTP não deve acompanhar as iniciativas do Governo, na melhor das hipóteses a independência da RTP apenas poderia permitir a colocação de texto de rodapé. Para isso ridiculariza o Magalhães dizendo que não é português e desvaloriza o aproveitamento da energia das ondas, são matérias que não deveriam merecer ser notícia.

A acusão de que o Magalhães não é português é ridícula, este computador é tão português como os Nókia são finlandeses ou os BM alemães, em limite uma boa parte das peças são produzidas em vários países, no caso dos Nókia devem ter menos incoporação nacional do que os Magalhães. Nõ sei se o aproveitamento das ondas é único no mundo, sei que já existiram iniciativas experimentais, mas não estou certo de que haja aproveitamento económico. De qualquer das formas, basta Portugal ser um país com uma elevada dependência energética para que a iniciativa tivesse grande destaque.

É evidente que Pacheco Pereira prefere a notícia da SIC que mostra como há um cemitério de projectos de aproveitamento energético ds onda. Pois, a SIC, onde ele tem tempo de antena pessoal e que pertence ao militante número um do PSD, é que é um belo exemplo de independência jornalística.

Então o que deveria noticiar a RTP? Devia noticiar diariamente o silêncio de Menuela Ferreira Leite.

Pacheco Pereira que teorizou o silêncio da líder do PSD, de quem é o guru, tenta agora que o governo se sujeite à mesma regra. A verdade é que a estratégia em que envolveu Manuela Ferreira Leite está a revelar-se um desastre para o PSD, as sondagens começam a dar sinal disso e Pacheco Pereira está a ficar desesperado, apostou tudo em Manuela Ferreira Leite, até inverteu um símbolo do PSD (tal como se fez ao brasão de Castelo Rodrigo por ter apoiado os invasores espanhóis) e arrisca-se a ser derrotado com a sua pupila.

Pacheco Pereira não está preocupado com os votos que eventuais propostas do PSD poderiam conseguir, está incomodado com os votos que Sócrates pode conquistar com as suas iniciativas. É assim que pensam os que apostam na desgraça alheia para conquistarem vitórias eleitorais.

O que terá JPP a dizer da notícia do Público, um jornal onde escreve que segundo ele próprio disse faz oposição a Sócrates?

'BORA' AÍ CONFESSAR UNS PECADOS PARA A TV

«No zoo em que está transformada boa parte da televisão portuguesa, o Momento da Verdade é a mais recente atracção, o novo macaco exótico que chegou para animar o recinto. Depois de um certo declínio dos reality shows, o programa da SIC vem devolver-nos esse irresistível prazer que consiste em abanar a cabeça de espanto à noite e, de manhã, comentar para o colega de trabalho, junto à máquina do café: "Tu viste aquilo?" Infelizmente, eu não vi aquilo, mas hoje em dia o YouTube compensa as mais imperdoáveis distracções. Por isso, passei parte do fim-de-semana a recuperar as intervenções desse grande José Nogueira, o merceeiro de Gondomar que distribui tabefes pela mulher, garante não ter orgulho no filho, ostenta várias provas de machismo, mas que por 250 mil euros estava capaz de ser sodomizado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OLHA QUEM FALA

«O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, acusou este domingo o primeiro-ministro, José Sócrates, de ser uma “pessoa sem vergonha” e “mentirosa”, quando aludiu à falta de democracia na Região Autónoma no comício de ontem, em Guimarães.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Ouvir o Alberto dizer que Sócrates é "homem sem vergonha" só dá vontade de rir, o homem da Madeira é mesmo muito envergonhado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

QUEM NÃO TEM UMA CASA DA CML

«A chefe de gabinete do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa tem, há cerca de 18 anos, uma casa arrendada pela autarquia a custos controlados. Isabel Soares, antiga presidente da Gebalis (a empresa municipal que gere a habitação social na capital) e actual membro do staff de Marcos Perestrello, já nem sequer habita a casa, situada em Telheiras, mas ainda lá tem o seu filho a viver, que paga 350 euros mensais de renda.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Meteram-se com o Santana Lopes...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investiguem-se todos os casos.»

AUMENTA MALPARADO NO CRÉDITO À HABITAÇÃO

«Em Julho último, o rácio de crédito de cobrança duvidosa sobre o total concedido para a compra de casa ascendia a 1,4%, mais 16,4% que em Julho do ano passado, quando o rácio era de 1,2%. Em termos absolutos, os 1,4 mil milhões de euros em atraso no pagamento deste tipo de crédito aumentaram 22% face a igual mês do ano passado, de acordo com os dados do boletim estatístico de Setembro do Banco de Portugal, ontem divulgado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É o resultado da combinação da crise com os excessos do consumo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Deixe-se o mercado resolver o problema.»

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PENHORAS

«A Administração Fiscal ordenou aos serviços públicos integrados, como secretarias ministeriais e direcções-gerais, que abram no Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) uma conta específica para o depósito de verbas retidas por penhoras fiscais. A própria Caixa Geral de Aposentações (CGA) tem uma conta semelhante para o pagamento das penhoras fiscais de vencimentos dos funcionários públicos.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Um dia destes o Fisco vai sugerir que todos os bens sejam penhorados até que cada cidadão prove que nada lhe deve.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o fisco que há outras penhoras para além das relativas a dívidas fiscais.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Estrangeiro de Avintes" confessa-se um visitante regular d'O Jumento.
  2. O "Sem Ordem" sugere a leitura do post dedicado ao Magalhães.

NO "ÁGUA LISA"

"Menos um":

«Aicardo de Jesús Agudelo Ramírez (“El Paisa”) (na foto), um dos chefes das FARC mais sanguinários, a quem se atribui a responsabilidade por mais de 400 sequestros e 500 homicídios, entre os quais os de um antigo Governador de Antioquia e um antigo Ministro da Defesa, parece que foi abatido.

A confirmar-se a notícia, este sujeito fica não só fora da lista de entrevistas conduzidas por Miguel Urbano Rodrigues como não vai ter direito a EP para vender revistas na “Festa do Avante”.»

IMAGENS DA ÍNDIA [Link]

ALEX PRAGER

iPHONE (2008) VERSUS PEDRA (40.000 AC)

BAND AID