terça-feira, setembro 16, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Cacilheiro 'Seixalense'

IMAGEM DO DIA

[Claro Cortes / Reuters]

«Un asistente ayuda al nadador He Junquan en la salida de los relevos 4x50 estilos en el Cubo de agua, en los Juegos Paralímpicos de Pekín 2008.» [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O PSD anda tão contente com o resultado das ausências prolongadas de Manuela Ferreira Leite que vai colocar "manelómetros" nos principais pontos do país, o objectivo é criar uma grande excitação nos portugueses que anseiam pelas intervenções públicas da líder do PSD. A partir de agora saberão através do manelómetro há quantos dias é que Manuela Ferreira Leite anda desaparecida, o que aumentará a sua adrenalina, a qualquer momento ela poderá aparecer.

Os portugueses deixarão de ouvir Sócrates, de assistir a telenovelas e até de apostar no Euromilhões, será mais excitante tentar descobrir onde e quando aparecerá Manuela Ferreira Leite, se apostam que é no Pontal ela aparece em Castelo de Vide, se é para falar de obras públicas ela opta pelo divórcio, quando se espera que apoie as reclamações de Cavaco ela vem defender o voto dos emigrantes.

Manela está em todo o lado e em nenhum, fala de tudo e de nada, desaparece ainda antes de aparecer. Sócrates, Jerónimo de Sousa e Loução (Portas parece ter mais com que se preocupar) que se cuidem, o silêncio de Manuela Ferreira Leite vai ter mais sucesso que a lasca do Alasca.

JUMENTO DO DIA

Luís Filipe Menezes

É típico no nosso pobre debate político, quando alguém sente que está a perder audiência exige um debate televisivo com um rival mais mediático, foi que fez Paulo Portas há pouco dias e fez agora Luís Filipe Menezes ao exigir um debate com Marcelo Rebelo de Sousa.

Que interesse teria um debate entre dois vencidos do PSD? Nenhum, um não tem programa, vive de vender factos políticos, o outro não passou de um facto político enquanto foi dirigente do PSD. Menezes não percebeu que ao abandonar a liderança do PSD perdeu a sua oportunidade e agora não passa de um modesto autarca e não se conforma com o apagamento mediático a que tem vindo a ser sujeito.

AS EXPLICAÇÕES DO PRESIDENTE DA GALP

O presidente da Galp aproveitou as comemorações dos 30 anos da refinaria de Sines para dar uma lição sobre preços de combustíveis, explicou que há situações em que a cotação do crude sobe e os preços dos produtos descem, também pode suceder que as cotações do crude desçam ao mesmo tempo que o preço dos combustíveis sobem. O que o presidente da Galp não explicou porque é que em Portugal os preços dos combustíveis só sobre e na hora d descerem é o que se vês.

Enfim, o senhor tentou meter-nos os dedos pelos olhos.

MUDAR DE VIDA

«Mais de dois terços dos portugueses têm dificuldade em pagar as contas no fim do mês - pior, na UE, só a Bulgária. O rendimento disponível de muitas famílias baixa com o fraco crescimento da economia e dos salários, a alta dos preços, os impostos, o desemprego e sobretudo o endividamento - que subiu, em parte, para manter certos níveis de consumo, apesar da quebra dos rendimentos familiares.

O nosso endividamento médio equivale hoje a 130% do rendimento familiar disponível (20% em 1990), valor apenas superado na UE pela Holanda. Mas os holandeses têm sobretudo créditos a taxa fixa, enquanto quase todos os nossos são a taxa variável, aumentando os encargos com a subida dos juros.

Assim, não admira que a taxa de poupança das famílias portuguesas esteja no ponto mais baixo da última década. Até porque, além do aperto financeiro, há outros factores que induzem a poupar menos.

Por um lado, com a universalização da previdência, instalou-se na sociedade portuguesa a ideia de que o Estado trata da nossa saúde e da nossa reforma. Desvaneceu-se o antigo instinto de pôr algum dinheiro de lado para os imprevistos da vida, mesmo quando quem assim poupava tinha fracos rendimentos. E muitos ainda não repararam que aquela antiga atitude tem de voltar, pois a situação financeira do Estado e da Segurança Social limitará cada vez mais os apoios. Há mais gente a fazer Planos de Poupança Reforma, mas não chega.

Por outro lado, os incentivos à poupança são escassos entre nós. Os certificados de aforro pagam menos desde Janeiro, levando a que no primeiro semestre 25 mil aforradores os abandonassem; 1230 milhões de euros foram levantados, entrando apenas 764 milhões, tendência que se agravou em Julho. As contas poupança-habitação ficaram sem incentivos fiscais. Este ano, os fundos de investimento perderam 23 por cento dos activos. Com a bolsa em derrocada e o imobiliário em crise, restam alguns depósitos a prazo para as poupanças não serem comidas pela inflação. É curto.

Numa altura em que a protecção social pública - na saúde, nas pensões, etc. - se torna menos generosa por causa do envelhecimento da população e do fraco crescimento económico, a quebra na poupança das famílias é preocupante. A ilusão de que o Estado tomará conta de nós nas dificuldades poderá sair cara, no desemprego, na doença e na velhice.

Hoje, a maioria das famílias portuguesas apenas poderá poupar um pouco mais se cortar no consumo, que já está a abrandar fortemente. Mas só haverá mais poupança se os cortes forem maiores, o que implica alterar padrões de vida. Por outras palavras, muita gente tem de diminuir ainda mais o consumo.

Eu sei como é às vezes hipócrita a crítica ao consumismo - os críticos vivem bem, mas não querem o mesmo para os outros, até porque isso os pode prejudicar. Por exemplo, quem possui automóvel há décadas lamenta que tanta gente disponha hoje de carro, engarrafando o trânsito e o estacionamento.

Também compreendo que quem tenha um passado, pessoal ou familiar, de pobreza pretenda afastar essa memória, agarrando-se a símbolos de prosperidade e de status social, como o automóvel ou férias no estrangeiro. E as necessidades evoluem com a habituação a novas comodidades - há 30 anos os carros não tinham ar condicionado, hoje raros o dispensam.

Mas uma certa moderação no consumo e uma maior preocupação em evitar gastos são indispensáveis. Isso significa, por exemplo, planear com mais cuidado as finanças familiares, não pensando apenas no presente. E perceber a irracionalidade (pesando custos e benefícios) de procurar ter sempre o último e mais sofisticado telemóvel, para uso intensivo de duvidosa utilidade. Ou multiplicar o número de carros por família. Ou, ainda, ir a restaurantes quando tal não é necessário. Estes exemplos correspondem a áreas onde, em média, os gastos dos portugueses são superiores aos de muitos outros europeus, bem mais ricos.

A moderação no consumo poderá ser deliberada, permitindo a poupança. Ou será imposta pela realidade económica: a certa altura, o crédito acaba. Daí pode resultar uma tragédia não só pessoal, mas também colectiva, caso se feche a torneira do crédito estrangeiro que alimenta os nossos bancos. Mais vale, então, as pessoas gastarem com maior racionalidade. Ainda que tal implique, em alguma medida, mudar de vida.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Francisco Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A URGÊNCIA NA AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES ERA PARA OS CONCURSOS?

«Muitos professores contratados renovaram o contrato sem conhecerem a avaliação do ano anterior. Apesar de o Governo ter justificado a urgência do novo regime de avaliação de desempenho com a necessidade de sete mil professores contratados voltarem a concorrer, a classificação não condicionou a candidatura. Ou se o fez, alguns não sabem como. Isto porque a regulamentação das quotas atribuíveis aos níveis de Excelente e Muito Bom só foi publicada no fim de Julho e algumas escolas ficaram à espera desta legislação. Outras optaram por não preencher as quotas e dar Bom a todos. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Afinal não era...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Identifiquem-se as escolas que não cumpriram.»

MAGISTRADOS DO MP QUEREM INVESTIGAÇÃO À CABALA

«Para "pôr fim ao veneno da cabala" no processo Casa Pia, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) exortou os conselhos superiores das magistraturas a abrirem um inquérito à condução do processo. Uma iniciativa polémica, que conta com a oposição de agentes do sector, como a procuradora-geral adjunta do Ministério Público, Cândida Almeida, do sindicato dos juízes e do juiz Rui Rangel.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Quando os magistrados do MP identificarem os responsáveis pelas centenas de fugas ao segredo de justiça durante as investigações do Processo Casa Pia terão todo o direito para exigir a investigação à cabala.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

METIAM AS MÃOS NA MASSA DA TESOURARIA DA CÂMARA DE GONDOMAR

«A tesouraria da Câmara de Gondomar é o núcleo de uma nova acusação contra o "vice" de Valentim Loureiro e cinco arguidos. Em causa está a retirada de dinheiro para pagar salários do futebol e ciclismo. E favores a empreiteiros.

José Luís Oliveira, dois responsáveis da tesouraria da autarquia, o ex-presidente da Junta de Freguesia de Fânzeres e director da equipa de ciclismo de Gondomar, e ainda dois empreiteiros foram acusados pelo Ministério Público. O "número dois" de Valentim Loureiro responderá por dois crimes de peculato, a par do chefe da tesouraria e do líder da equipa de ciclismo.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A ser verdade significa que em Gondomar valia quase tudo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo julgamento.»

CAVACO SILVA DEFENDE ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA ATÉ AO 12.º ANO

«O presidente da República, Cavaco Silva, defende o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano, considerando que é uma "meta para o futuro" que não demorará muito a ser definida.

"É preciso mobilizar todos, unir todos em torno de uma grande ambição, de uma meta para o futuro, que estou convencido que irá ser definida não daqui a muito tempo: 12 anos de escolaridade", afirmou Cavaco Silva, na cerimónia de inauguração das obras de modernização realizadas na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

É uma medida inevitável ainda que não possa ser adoptada à custa da qualidade do ensino como sucederam os anteriores alargamentos da escolaridade mínima obrigatória. Todavia, poder-se-á questionar se um ano de preparação para a entrada na universidade deva ser obrigatório.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a sugestão, ainda que com reservas.»

O SOLTEIRÃO BENTO XVI CONDENA OS DIVORCIADOS

«O Papa Bento XVI recusou este domingo qualquer abertura da Igreja sobre a "questão dolorosa" dos divorciados que se voltam a casar e reafirmou "firmemente o princípio da indissolução do casamento" perante os bispos e os cardeais em Lourdes.

"A Igreja, que não se pode opor à vontade de Cristo, mantém firmemente o princípio da indissolução do casamento", disse a propósito dos católicos divorciados e dos que se voltam a casar, que são proibidos de comungar durante a missa.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Esta Igreja Católica está a ir atrás do fundamentalismo islâmico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não se tome posição, a Igreja que estabeleça as regras que entende desde que não queira impor fora das suas paredes.»

MENEZES QUER DEBATE COM MARCELO

«Luís Filipe Menezes afirmou esta segunda-feira que Marcelo Rebelo de Sousa não tem moralidade para o criticar e desafiou-o para debater a situação do PSD na televisão pública.

Menezes, que falava aos jornalistas após visitar uma escola de Gaia no primeiro dia de aulas, recusou as críticas de Marcelo Rebelo de Sousa - tal como ele um ex-líder social-democrata - segundo as quais «tinha atirado o poder pela janela», acusando-o de ter «memória curta».» [Portugal Diário]

Parecer:

Seria um debate entre a fome e a vontade de comer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se uma cadeira na fila da frente.»

HUGO CHÁVEZ TESTA RESISTÊNCIA DO "MAGALHÃES"

«O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mostrou este domingo perante as câmaras de televisão um exemplar do portátil Magalhães, produzido em Portugal, sublinhando que a Venezuela prevê adquirir proximamente um milhão de exemplares.

«Explicaram-me os portugueses que se pode deixar cair sem se danificar. Está feito para crianças», disse o presidente Hugo Chávez, que deixou cair, desde a altura dos seus ombros, um portátil ligado para cima da mesa. «Vejam que não se desligou. Este sim é um verdadeiro computador, que «aguenta» bombardeamentos», enfatizou. » [Portugal Diário]

Parecer:

Este Chávez adora falar de Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Contrate-se Chávez para responsável pelo controlo da qualidade dos "Maghalhães".»

DEPOIS DOS ARRUFOS O NAMORO ENTRE SÓCRATES E CAVACO

«É por esse motivo, explicou, que o Presidente da República, Cavaco Silva, foi convidado pelo Governo para também hoje participar na inauguração de outras duas escolas que fizeram parte da fase piloto do programa de modernização escolar, que teve início em Julho de 2007.

«O Presidente da República associa-se a esta inauguração para que fique bem patente que este esforço que se está a fazer transcende o Governo, é um esforço do Estado», afirmou José Sócrates. » [Portugal Diário]

Parecer:

Começo a achar que a estratégia política de Cavaco é mais manhosa do que imaginava, a Manela que comece a arrumar as botas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Tente-se encontrar a Manela.»

PINTO DA COSTA GANHA 20.000 EUROS À CONTA DO APITO DOURADO

«O Tribunal da Relação do Porto condenou o Estado a pagar uma indemnização de 20 mil euros a Pinto da Costa pela detenção ilegal do presidente do FC Porto no Tribunal de Gondomar, em Dezembro de 2004, no âmbito do processo Apito Dourado.

Em Fevereiro deste ano, o Tribunal de Gondomar recusou a indemnização pedida por Pinto da Costa, que considerava ter sido detido de forma abusiva, quando compareceu voluntariamente em tribunal, a 4 de Dezembro de 2004.» [Público]

Parecer:

Veremos se esta sentença vai provocar tanta agitação como a do Paulo Pedroso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à associação dos juízes se vai publicar a sentença e ao PGR se vai recorrer.»

MÁ GESTÃO DO DINHEIRO DO DESPORTO

«Entre as irregularidades indicadas no relatório, datado de Dezembro de 2005 e realizado por uma sociedade de revisores oficiais de contas à comissão organizadora do World Gymnaestrada 2003 (WG 2003), estão a acumulação de remunerações por parte de Manuel Boa de Jesus, várias infracções fiscais, a inexistência de contratos com fornecedores, um "descontrolo absoluto" no que toca às receitas e o desvio de centenas de milhares de euros de patrocínios e financiamentos públicos para os cofres da FGP, da qual este técnico de carreira do IDP era, à data, vice-presidente. » [Público]

Parecer:

O curioso é que o homem se manteve no topo do desporto apesar das irregularidades.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se Laurentino Dias.»

A BRITÂNICA EASY JET ANUNCIA VOOS PARA GIBRALTAR ESPANHOL

«La compañía aérea de bajo coste easyJet ha resuelto en un momento el tan cuestionado tema acerca de la soberanía sobre el Peñón de Gibraltar a través de un anuncio. La edición británica del diario Metro recoge, en su número impreso de hoy, una publicidad en la que ofrece viajar desde Londres a la soleada España por 30,99 libras. » [20 Minutos]

Parecer:

É uma pena que Olivença não tenha aeroporto, talvez a Iberia anunciasse voos para aquele destino português.

MORREU RICHARD WRIGHT, UM DOS FUNDADORES DOS PINK FLOYD

«Richard Wright, one of the founding members of Pink Floyd, has died today following a struggle with cancer. He was 65.

Wright was the band's long-term keyboard player, as well as a songwriting contributor to classic albums such as Dark Side of the Moon and Wish You Were Here. He also mastered a wide range of instruments including the synthesiser and Farfisa organ, during the many years of Pink Floyd's career. » [Guardian]

QUER SER CAMPEÃO DE CULTURISMO AOS 80 ANOS

«Con casi 80 años, Ray Moon ha superado la polio, una operación a corazón abierto, problemas de próstata y la ruina económica para convertirse en campeón de culturismo en Australia.Con la energía de un hombre mucho más joven, Moon fue coronado campeón en la categoría por encima de 60 años de una competición nacional de culturismo para aficionados el domingo. "Normalmente voy en la categoría por encima de 70, pero la eliminaron, así que me enfrenté a hombres más jóvenes", dijo Moon a Reuters.» [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Planetas Politik" acha que "Sócrates dorme bem, mas...".
  2. O "Aquela Opinião" apanhou O Jumento na rede.
  3. O "PS Lumiar" destaca o post dedicado à "ajuda" de Cavaco Silva ao Governo.

NO "ECONOMIA WEBLOG" (ES)

Um bom post sobre a qualidade do ensino que se reproduz:

«Muy interesante y muy bueno el post de María Jesús “La educación, esa asignatura que no superamos” publicado, en este blog de economía, la semana pasada. En ese post hay una pregunta de Jose que dice lo siguiente ¿Hay alguna receta mejor que un buen sistema educativo para la igualdad de oportunidades y la competitividad de un país? La respuesta es no. La mejor receta para conseguir la igualdad de oportunidades, una mejor distribución de la renta y la competitividad de un país es un buen sistema educativo. El mejor sitema educativo posible. Por eso me gustaría comentar algunas ideas alrededor de este tema.

1º) Dedicando más dinero a la educación no se consigue necesariamente el éxito.

Australia, que ha triplicado el gasto por alumno desde 1970, no consigue alcanzar a Singapur, que gasta menos que la mayoría de los países. Estados Unidos está en el tercio inferior de la clasificación del Informe PISA pese a que desde 1980 casi ha doblado el gasto por alumno y ha bajado el número de alumnos por profesor a un mínimo histórico. En cambio, Corea del Sur está entre los cuatro primeros países en todas las pruebas, con unas aulas llenas de alumnos. Y si los chicos finlandeses son los primeros del mundo en lectura y en ciencias, y los segundos en matemáticas, no es porque se pasen el día estudiando: de hecho, tienen menos horas de clase que sus coetáneos de otros países.

2º) Los profesores son la clave.

Los países que encabezan la tabla del Informe PISA (Hong Kong, Finlandia, Corea del Sur, Japón, Canadá) contratan a los mejores profesores. Según estudios hechos en Estados Unidos si se toman alumnos de capacidad media y se los encomienda a profesores del 20% mejor valorado del cuerpo docente, acaban dentro del 10% con mejores notas; si se los pone con profesores del 20% más bajo, acaban entre los de peores notas. Corea del Sur recluta a los profesores de primaria entre el 5% de los mejores graduados, y Singapur y Hong Kong, entre el 30% mejor. El éxito está en conseguir que los graduados más brillantes se incorporen a la enseñanza. Una vez incorporados a este oficio que es la enseñanza tienen que aprender a ejercerla bien. Los países con mejor calidad de enseñanza facilitan abundante formación práctica a los recién llegados a la carrera docente y fomentan la formación permanente para todos los profesores del claustro.
3º) Los países con mejores resultados en educación son los que ponen remedio a los problemas de los alumnos, interviniendo pronto y siempre.

Finlandia es número uno en profesores dedicados a los alumnos que se quedan retrasados. Uno de cada tres alumnos recibe clases individuales de apoyo. Singapur imparte lecciones extras al 20% de los alumnos más retrasados, con el consiguiente trabajo extra para los profesores.

4º) ¿Qué pasa en España?

Tal como señala el “Informe del Círculo de Empresarios sobre la economía española. Cómo garantizar el futuro” (Julio 2006) una enseñanza de calidad resulta absolutamente imposible sin un buen profesorado. Si no existen unos mecanismos adecuados de selección, retribución, control y ascenso de los docentes, que garanticen su capacidad profesional y su motivación, difícilmente puede esperarse que el sistema desemboque en una educación de calidad.

Desafortunadamente, en España, la rigidez de las materias y de los planes de estudio desincentiva el interés y la iniciativa. Los profesores carecen de oportunidades de promoción interna, y también de autoridad y apoyo para mantener un mínimo de seriedad, disciplina y atención en las clases. A ello se une las distorsiones ideológicas generadas en la educación en algunas Comunidades Autónomas y en asignaturas conflictivas como es la "Educación para la Ciudadanía" que ha provocado 50.000 objeciones de conciencia. A los anteriores desincentivos se añaden las escasas posibilidades de exigencia que los centros pueden ejercer sobre un profesorado que, en el ámbito público, disfruta de la condición de funcionario, lo que le garantiza el sueldo y la permanencia en el empleo.

5º) ¿Cuál es la solución?

Creo que con lo dicho hasta aquí ya quedan claras las soluciones al problema. Pero si tuviera que insistir el algún aspecto o dar una prioridad creo que esta sería la de dedicar más atención al profesorado. Tal como señalamos más arriba una de las claves en el éxito del sistema educativo de Finlandia radica precisamente en el cuidado y atención que se prestan a la profesión de los docente. De ahí que uno de los retos pendientes de la educación en España sea la de la formación del profesorado. Una formación continua para que pueda enfrentarse con solvencia a los nuevos condicionantes de la tarea docente, que abarcan desde la inmigración hasta la introducción de nuevas tecnologías.»

IVAN/JUAN

PEDESTRIAN STREET ART [Link]

LITHIUM PICNIC

REGION AQUITAINE