segunda-feira, janeiro 31, 2011

Alimentar burros a pão-de-ló?

Ao longo dos anos discuti muitas vezes as virtudes do ensino privado ou as vantagens do ensino público, troquei argumentos com os que defendiam o ensino privado com o argumento da liberdade de escolha e exigindo que as propinas deveriam ser suportadas pelo Estado. Agora sinto-me ludibriado por aqueles que durante anos têm usado a bandeira do ensino privado e que nestes últimos dias se têm remetido a um silêncio oportuno.

Já ouvi Cavaco justificar a ratificação de um diploma dizendo que o tinha amaciado, o cardeal protestar contra os ataques à igreja, e tudo isto porquê? Porque a ministra decidiu que não pagaria mais aos colégios privados do que paga às escolas pública.

Foi como levar um murro no estômago, então as escolas privadas que são mais baratas e eficazes, onde a produtividade e dedicação dos directores e professores é maior, precisam de mais dinheiro do que as escolas públicas, as mesmas escolas cuja manutenção é cara, onde os professores beneficiam de todos os direitos legais e que são geridas em função do interesse público?

Diziam-me que as escolas públicas se justificavam pela liberdade de escolha e agora vejo pais a dizerem que não há alternativa, dizem-me que o Estado lhes vai pagar tanto como às escolas privadas e dizem-me que vão ter que fechar por falta de dinheiro. Já ouvi os responsáveis dessas escolas e alguns encarregados de educação protestar, já perturbaram as eleições presidenciais tentando influenciar os seus resultados, andam a passear caixões e outros chamarizes para a comunicação social, todos dizem que vão ter de fechar, mas nenhum diz às televisões, nenhum destes senhores diz aos portugueses que todo o espectáculo é para que estas escolas possam continuar a gastar mais dinheiros públicos do que as escolas públicas.

Mas não dizem porque motivo precisam de mais dinheiro, se porque as instalações são mais caras, se porque os professores ganham mais, se porque os directores são melhor remunerados, se porque os carros de serviço dos donos ficam caros, se porque a empregada doméstica do director é paga pela escola, se porque compram mais materiais escolares, se porque oferecem mais serviços aos alunos, se porque têm de assegurar lucros, se porque os responsáveis pagam as viagens com os dinheiros das escolas, etc., etc.

Seria bom que me explicassem porque razão essas escolas ficam mais caras do que as públicas, se me demonstrassem que os seus professores são tão bem pagos e têm os mesmos direitos dos do sector público, se me demonstrarem que não processam despesas privadas dos responsáveis, se me garantirem que os directores não têm viaturas topo de gama suportadas pelas escolas, se me disserem que os lucros são razoáveis em função do investimento realizado.

Não sou nem contra as escolas privadas , nem contra o seu co-financiamento pelo Estado nas situações em que o sistema público não oferece alternativas, mas para me convencerem que o Estado deve pagar mais às escolas privadas do que às públicas é melhor encontrarem melhores argumentos do que usarem as crianças e andarem a passear caixões pela Av. 5 de Outubro.

Até que me apresentem argumentos em vez de manobras de chantagem populista estarei de acordo com a ministra da Educação e considerarei que pagar mais às escolas privadas do que se gasta com as escolas públicas é o mesmo que alimentar burros a pão-de-ló.