domingo, janeiro 02, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Toutinegra-de-barrete-preto, Campo das Cebolas, Lisboa [Sylvia atricapilla]

IMAGEM DO DIA

C. M. de Portimão [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Pedro Machado, responsável de vendas e serviço a clientes

Alguma difamação da blogosfera leva muita gente do mundo empresarial e político a ter um profundo desprezo pelos blogues, desconhecendo a dimensão real do fenómeno e o facto de alguns bloggers serem hoje figuras públicas capazes de influenciar a opinião pública.

Os responsáveis da Ensitel cometeram o erro de pensar que podia silenciar uma blogger com recurso à intimidação de advogados e tribunais, ignoraram o poder mobilizador dos blogues e desconheciam que se estavam a meter com alguém muito querido no meio. O resultado foi o que se viu, uma vaga de solidariedade e prejuízos para a Ensitel que teve de passar de uma posição arrogante a um pedido público de desculpas.

É para aprenderem, este caso da Ensitel vai marcar um momento importante de viragem na importância da blogosfera e das redes sociais em Portugal. A partir de agora os tecnocratas das empresas terão mais cuidado quando pensam que o poder do dinheiro silencia a opinião dos seus clientes.

«A Ensitel anunciou hoje que retirou a ação judicial que tinha contra uma cibernauta que se queixou da empresa no seu blogue, gerando posteriormente acesas discussões em redes sociais como o Twitter ou o Facebook. "Nos últimos dias temos ouvido as vossas opiniões.

Nunca foi nossa intenção limitar a liberdade de expressão da Maria João Nogueira, mas apenas assegurar a defesa da nossa marca. Mas vemos agora que a nossa atitude não foi a mais adequada e por isso vamos retirar de imediato a ação judicial", refere comunicado divulgado na página Facebook da empresa.

No texto, assinado pelo responsável de vendas e serviço a clientes, Pedro Machado, a empresa assume responsabilidades pelas proporções tomadas pelo caso e garante que melhorará as formas de comunicação com os clientes.» [i]

E OS OUTROS QUE SE F....

Este candidato é mesmo muito pequenino!

O MAIOR AZAR DE UM CRIMINOSO É FUGIR E ENCONTRAR-SE DE FÉRIAS COM O GUARDA PRISIONAL

«A polícia espanhola deteve na ilha de Tenerife um mafioso italiano condenado a prisão perpétua por triplo homicídio no seu país, que foi identificado por um guarda prisional também italiano que estava de férias, informaram este sábado fontes policiais.

A detenção ocorreu na sexta-feira, último dia do ano, e foi concretizada pela Unidade de Droga e Crime Organizado (UDYCO) do Tenerife, arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, depois de ter sido reconhecido pelo guarda prisional da mesma nacionalidade do detido.» [DN]

QUANDO A BOLA NÃO QUER ENTRAR

JOSÉ MANUEL COELHO JÁ COMEÇOU A FAZER ESTRAGOS

«O candidato à Presidência da República, José Manuel Coelho, desafiou Cavaco Silva a afastar da comissão de honra da sua candidatura os administradores bancários que acusou de má gestão do BPN.

Coelho, lembrando que o BPN, desde a sua nacionalização, é administrado pela Caixa Geral de Depósitos – a cujo conselho de administração preside Faria de Oliveira, tendo Norberto Rosa por vogal, também designado pela CGD membro da administração do BPN –, exige que “Cavaco Silva exclua da sua Comissão de Honra” os referidos administradores da CGD.

Se não o fizer, concluiu o candidato madeirense, poderão “a Comissão de Honra ou esses mesmos administradores da CGD, perderem as réstias de honra que lhes sobram” ou “os portugueses passarem a concluir que o professor Cavaco Silva é um político igual aos outros: faz ataques pessoais em público, mas depois conserta tudo no segredo dos corredores do poder”.» [Público]

Parecer:

O desafio faz todo o sentido já que os apoiantes de Cavaco não tiveram a coragem de ter uma posição digna.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desafie-se Cavaco a seguir a sugestão do Coelho da Madeira.»

A NEW YEAR ROLLS IN [Boston.com]

AFGHANISTAN, DECEMBER, 2010 [Boston.com]

ART X