quinta-feira, novembro 08, 2012

1%


Ontem a Comissão Europeia, um dos membros da troika que anda em Portugal a incentivar um governo a desrespeitar a sua Constituição, que usa os porta-vozes dos comissários para fazerem chantagem sobre um país soberano, que tem um comissário cujas declarações públicas são ingerências grosseiras nos assuntos políticos do país e cujo presidente considera que os aumentos de impostos deixaram de ser competência do parlamento nacional para apenas carecerem da aprovação de alguns comissários, divulgou as previsões de Outono.
 
O mundo e os mercados ficaram a saber que há um novo oásis a sul do Saara, é um antigo país membro da EU agora considerado um mero bananal, onde um povo foi transformado em macacos de laboratório e que graças a um ajustamento miraculoso consegue ter uma recessão de apenas 1% de impostos apesare da banca estar quase falida, das pequenas e médias empresas estarem à beira da falência e de um aumento brutal de impostos.
  
Um banqueiro local, homem que ao longo de mais de duas décadas beneficiou de condições excepcionais, mas foi tão bom gestor que acabou por precisar de um empréstimo pago pelos contribuintes, diz desses contribuintes que suportam austeridade, pelo menos enquanto tiverem uma sopa pra comer, ai aguentam, aguentam, diz o senhor. Parece que os ilustres economistas da Comissão Europeia concordam com o senhor e descobriram que este país pode sofrer doses brutais de austeridade pois uma economia sólida e robusta não só aguenta, como em finais de 2013 já cresce, podendo o governo ir ao mercado financeiro como quem vai ao merceeiro da esquina comprar um molho de coentros.
 
Ninguém vai ousar questionar os modelos e as folhas de cálculo de tão ilustres e bem remunerados economistas, gente séria  inquestionável, que vela pela transparência económica e pelo bom funcionamento dos mercados. Isto está a correr bem, o ajustamento está a ter resultados acima do esperado, a senhor Merkel está a caminho do território ocupado para festejar com o Passos os brilhantes resultados. A senhora até decidiu estar cá poucas horas pois não quer que o Passos fique doente, com tanta vénia corria o risco de ficar com bicos de papagaio e entregue à fisioterapia caseira. O excesso de austeridade está a ter tão bons resultados que a Comissão Europeia tem-se desdobrado em esforços para assegurar não só a continuação da receita.
 
Dantes era o Passos que se dizia mais troikista do que a troika, agora andam tão animados com a alvorada da economia portuguesa que já é a troika que se diz mais passista do que o Passos e até já pensam que bom, bom, era promover mais uns despedimentos, mas como não podem obrigar as empresas a despedir, o ideal era refundar o Estado e despedir uns quantos funcionários. Um porta-voz do governo até se apressou para esclarecer que despedir 50 mil era canja, despedem-se cinquenta mil à cabeça e depois é que se vai cortar a sério.
 
É evidente que os mercados estão mais ansiosos do que os caçadores em vésperas de abertura da época da caça, já nem sabem o que fazer a tanto dinheiro e nunca mais chega o almejado mês de Setembro. Até o Ulrich já deve estar pensando fazer uma digressão por terras de Angola para angariar capital para comprar dívida soberana portuguesa quando o Gaspar aparecer na Ribeira. Isto está a correr melhor do que o esperado, o pessoal da Comissão só não prevê crescimento económico já em Janeiro e um crescimento de 1% em 2013 porque não querem correr o risco de errar e optam por alguma sobriedade nas suas previsões de Outono.