domingo, novembro 25, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura

 
 
   Foto Jumento
 
Photobucket

Felosa-comum [Phylloscopus collybita], Campo das Cebolas, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 
Photobucket
   
Feijão [A. Cabral]   


Jumento do dia
  
Vítor Gaspar
 
Há coisas que não se entendem, o ministro das Finanças adora falar em nome da troika sempre que esta faz avaliações e quando se trata de esclarecer dúvidas resultantes do seu desempenho, designadamente, os resultados da execução orçamental o ministro cala-se. Será que ele sabe distinguir entre o ppel de ministro de Portugal soberano e o de moço de recados da troika?
 
«O défice orçamental público que conta para o cumprimento da meta da troika subiu para 8,14 mil milhões de euros em Outubro, revela o boletim de execução ontem divulgado pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO). A subida do défice em cerca de 2,3 mil milhões de euros só em Outubro deixa o governo a 850 milhões de euros da meta anual de 5% do PIB definida com a troika – um valor curto que significa pressão alta para o cumprimento da meta.
   
O salto no défice orçamental em Outubro é explicável em termos gerais pela subida de 12,9% na despesa efectiva, acompanhada por uma subida mensal menor da receita efectiva, na ordem dos 9%.
   
A diferença não reflecte descontrolo do lado dos gastos públicos, já que na maioria dos casos o padrão de execução está dentro da margem de segurança – ou seja, não há indício de derrapagens, havendo mesmo várias poupanças face aos objectivos. Contudo, à medida que a despesa vai subindo para atingir o padrão de execução esperado deixa ainda mais a descoberto a insuficiência da cobrança de receitas, sobretudo fiscais. Até ao final do ano a margem é de 850 milhões, um terço da subida registada no défice só no mês de Outubro.» [i]
     
     
 Só?
   
«A campanha online do Banco Alimentar Contra a Fome arrancou na sexta-feira e neste sábado à tarde já tinham sido recolhidos 901 litros de leite, o alimento tradicionalmente mais doado nestas campanhas. A presidente Isabel Jonet espera uma grande participação da comunidade emigrante, à semelhança da última campanha.
  
Através do site “Alimente esta ideia”, até às 18h deste sábado foram doados 901 litros de leite, 293 litros de azeite, 251 quilos de açúcar, 226 quilos de salsichas, 173 litros de óleo e 57 quilos de atum.» [Público]
   
Parecer:
 
Convenhamos que 900 litros de leite é muito pouco, é óbvio que o Banco pedeu parte da sua credibilidade com os disparates da sua presidente. Se não há pobreza e os ditos pobres andam alimentados a bifes porque havermos de ajudar?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à senhora Jonet como se sente.»
     

   
   
Photobucket
  
Photobucket
   
Photobucket
   
Photobucket
  
Photobucket