quarta-feira, maio 10, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
António Marto, bispo de Leiria-Fátima

Sempre por cá apareceu um papa que os governos concederam tolerância de ponto, mas é a primeira vez que o tema é tão debatido e que o bispo de Leiria vem divulgar as conversas que teve com o governo. Vale tudo na política e os bispos são cada vez mais militantes da direita.

«O bispo de Leiria-Fátima considera que “era desnecessário” dar tolerância de ponto aos funcionários públicos esta sexta-feira, no âmbito da visita do Papa Francisco a Fátima, e expressou essa mesma opinião quando foi consultado pelo Governo.

“Eu não pedi nenhuma tolerância de Ponto”, disse D. António Marto, em entrevista à TSF esclarecendo que lhe foi perguntado se achava bem que o Governo desse tolerância de ponto no dia 12 de Maio aos funcionários, no âmbito da visita do Papa.

À pergunta, o bispo respondeu que “esse problema nem sequer se punha, uma vez que o dia 12 era uma sexta-feira e muita gente vai à noite participar na procissão das velas, e que o dia 13 é sábado e a maioria da gente não trabalha”. E conclui: “Por conseguinte, entendi que não era necessário pedir a tolerância de ponto”.» [Público]


      
 Azar
   
«A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu uma queixa de uma mulher que alega ter sido prejudicada pelas revistas TV Mais, Flash e TV Guia, que a identificaram erradamente como mãe de Anselmo Ralph. Tida pelos jornalistas como familiar do cantor angolano, Sandra Marisa do Céu foi fotografada durante um concerto, em Lisboa, e as imagens acabaram por chegar às páginas das três publicações. O erro, no entanto, fez com que esta mulher fosse apanhada na mentira que tinha contado no emprego para poder faltar ao trabalho e ir assistir ao espectáculo. Como consequência, foi despedida.

O concerto aconteceu no Campo Pequeno, a 9 de Dezembro de 2016. Nos dias que se seguiram, Sandra Marisa do Céu foi surpreendida com fotografias suas nas três revistas, tiradas durante o espectáculo, acompanhadas por legendas que a davam como a mãe do cantor. Um erro que, segundo disse a queixosa à ERC, tem feito com que Sandra Marisa do Céu seja abordada agora por “desconhecidos na rua” e que o seu filho tenha sido também interpelado na escola sobre o assunto, refere o documento de deliberação da ERC agora divulgado. A queixa foi apresentada em Janeiro deste ano.» [Público]
   
Parecer:

O azar de ficar na fotografia.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 A líder gasolineira
   
«Na manhã desta terça-feira, a política fiscal do executivo em relação aos combustíveis estava em cima da mesa numa audição parlamentar onde eram ouvidos dois governantes – o ministro-adjunto de Costa, Eduardo Cabrita, e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade. E o que se discutia tinha como tema mais quente o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) decidido no Orçamento do Estado do ano passado e a promessa do Governo de rever as taxas do imposto de três em três meses para garantir neutralidade fiscal, para compensar as variações no IVA.

O deputado do CDS Pedro Mota Soares já tinha acusado o Governo de não ter garantido essa neutralidade nas revisões trimestrais realizadas. E é quando chega a vez de a bancada do PSD intervir que o deputado António Costa Silva aponta o dedo ao Governo pelo que diz ser “o maior saque fiscal de que há história”.» [Público]
   
Parecer:

O pai da Assunção cristas é gasolineiro, a filha é especialista em impostos sobre combustíveis.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se e sugira-se á líder do CDS que seja um pouco mais criativa nos temas que escolhe pois de quinze em quinze dias volta ao mesmo tema, ate parece que só sabe falar de gasolina, talvez por ter o pai e o marido a darem-lhe explicações.»

blog comments powered by Disqus