quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pilrito-das-praias [Calidris alba], Praia do Cabeço, Algarve

IMAGEM DO DIA

Pôr do sol no Tejo [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

Depois de José Manuel Fernandes, ex-director do Publico especialista em calhandrice presidencial, se ter encostado à Delolinda temos agora uma Deolinda Louçã oportunista que se aproveita do trabalho alheio para dar nas vistas.

«Depois de uma sessão sobre "jovens e política" numa escola secundária em Almada, o líder do Bloco de Esquerda invocou a música dos portugueses Deolinda e apelou ao fim de uma "economia parva, onde para ser escravo é preciso estudar". » [JN]

DO PRINCÍPIO ACTIVO À MAGISTRATURA ACTIVA

Era de esperar que Cavaco Silva aproveitasse uma oportunidade para vetar pela primeira vez um diploma do governo, tinha que dar o exemplo de magistratura activa, apenas se lamenta que tenha vetado um diploma em que o lado activo da Presidência da República parece servir apenas para assegurar os lucros da indústria farmacêutica à custa dos contribuintes.
Quantos aos argumentos são de uma pobreza intelectual pouco própria para uma Presidência da República, que o tema ia ser discutido no parlamento, que os computadores podem falhar, que os efeitos do regime não estão avaliados (avaliar como se Cavaco o vetou?), e, talvez o mais importante de todos, porque o PR concorda com cartas e pareceres que chegaram à Presidência da República.

O que é isto de pareceres e cartas que chegam a Belém? Quem as encomenda, quem as manda, que interesses representam. Terá sido algum doente preocupado com a sua saúde, algum jurista sem nada que fazer ou alguns daqueles médicos (como um conhecido pediatra que defendia a vacina contra a meningite) que trabalham a soldo dos laboratórios farmacêuticos. Já que o Presidente não os divulga todos os raciocínios e suspeitas são possíveis.

Percebe-se muito cedo o que se entende por magistratura activa, é provocar activamente o governo à custa dos interesses do país e dos cidadãos.

O JUMENTO TINHA RAZÃO

O açúcar da SONAE cheirava a caca:

«"Esta situação partiu de uma importação que foi feita por uma cadeia de distribuição de açúcar de beterraba que não estava nas melhores condições uma vez que tinha um cheiro diferente do açúcar normal", disse hoje, terça-feira, o secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Luís Vieira, na Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, onde foi ouvido a pedido do PCP.» [JN]

GREVE DE SEXO E MOÇÃO DE CENSURA

«A senadora belga Marlene Temmerman propôs às suas compatriotas casadas com políticos que façam greve de sexo até haver governo. A Bélgica está há 209 dias sem governo, um recorde europeu. A ideia de Temmerman não é nova: há quase 2500 anos, o grego Aristófanes escreveu a peça Lisístrata, do nome da bela ateniense que convenceu as amigas à castidade enquanto os gregos seus maridos insistissem na guerra. Entretanto, Jerónimo de Sousa propôs-se votar uma moção de censura que faça cair Sócrates. A ideia de Jerónimo também não é nova. O já citado e muito antigo Aristófanes também tem uma peça, As Nuvens, em que ataca o sofista Sócrates por causa das suas ideias perniciosas, merecedoras, se não de moção, pelo menos de censura. É sempre louvável recordar os grandes autores clássicos mas Aristófanes foi um autor teatral e no teatro os actores são essenciais para passar a mensagem. Se Lisístrata era bonita, Marlene Temmerman é, é, como vou dizer isto?, enfim, não serve para porta-voz da ameaça que se propõe. Já Jerónimo de Sousa, se adequado para o papel anti-socrático, entra em cena com uma arma demasiado falsa. A promessa comunista de votar a moção de censura ao lado do PSD e CDS parece aquele revólver de brincadeira de cujo cano pende a frase "bang!" - a intenção era só ver o BE assustar- -se... Prometem-nos Aristófanes e dão-nos comédia de boulevard. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TÍBASÍLIO HORTA QUER BPN A APOIAR EXPORTAÇÃO

«"Quando se diz que queremos novos mercados, ninguém vai para novos mercados sem seguros de crédito. Daí a necessidade de criar mais uma instituição para coordenar e que seja mais eficaz no apoio financeiro às exportações", disse Basílio Horta, que hoje participa no Congresso das Exportações, em Santa Maria da Feira.

Basílio Horta reconhece que Portugal tem já bastantes instituições responsáveis pela concessão de crédito às empresas, mas que carecem de especialização. "Devíamos ter uma especialização no financiamento e no seguro de crédito à internacionalização. O Brasil tem, já tivemos o Banco de Fomento. Agora, precisamos de uma instituição financeira especializada no financiamento", sublinhou.» [DN]

Parecer:

O problema é saber qual será o custo dessa especialização.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Basílio Horte que concretize melhor o que propõe e quantifique os custos pois o BPN está a ficar demasiado caro ao país.»

O PRIMEIRO VETO DE CAVACO A UM DIPLOMA DO GOVERNO

«Cavaco Silva vetou hoje um diploma do Governo pela primeira vez desde que assumiu as funções de Presidente da República em 2006, ao fim de 14 vetos a diplomas da Assembleia da República.

O diploma que Cavaco Silva devolveu hoje ao Governo sem promulgação permitia que a prescrição da marca do medicamento pelo médico seja substituída pelo farmacêutico, quer por medicamento genérico quer por outro essencialmente similar, a menos que, na receita, seja incluída a respetiva justificação técnica. » [Expresso]

Parecer:

Foi logo escolher um que dá lucros a um sector que ao longo dos anos tem explorado o país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

NASA MOSTRA TODO O SOL

«Como parte da missão STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory), em 2006 a NASA enviou dois satélites para a órbita solar, mas em direções opostas. Ontem, ambos chegaram ao seu destino.

Os satélites STEREO A e STEREO B atingiram uma posição onde poderiam estar frente-a-frente, não fosse estar entre eles o Sol. As suas posições são exetamente opostas, o que permite assim capturar a imagem completa do astro-rei.

Este projeto visa a captação de imagens do Sol no centro da nossa galáxia, por forma a registar os níveis de energia e matéria que fluem do Sol para a Terra.» [Expresso]

IGREJA FRANCESA É CONTRA "BEBÉ-MEDICAMENTO"

«O nascimento do primeiro 'bebé-medicamento' em França, que poderá salvar um dos irmãos que sofre de uma grave doença de sangue hereditária (beta-talassemia), foi condenado pelo Cardeal André Vingt-Trois, provocando uma polémica no país.

"Esta criança é um instrumento para tentar salvar outra... Vamos transformar-nos em instrumentos? Sou totalmente contra isso, contra a instrumentalização de um ser humano em benefício de um outro", declarou o presidente da Conferência Episcopal francesa.

O 'bebé-medicamento', chamado "bebé da dupla esperança" pelos médicos, nasceu a 26 de Janeiro, num hospital da região de Paris, através da fecundação in vitro e, segundo explicaram os especialistas, após um "duplo diagnóstico pré-implantação" que permite a escolha dos embriões.

A notícia do nascimento da criança foi divulgada na noite passada. Os médicos explicaram já esta manhã que o 'bebé-medicamento' é imune à doença de sangue de que sofrem os irmãos, tendo uma compatibilidade de tecidos que permitirá uma transplantação de sangue do cordão umbilical e salvar um deles.» [Expresso]

Parecer:

Sucede os mesmo com as Testemunhas de Jeová que são contra as transfusões de sangue.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assista-se ao debate.»

NÃO HAVERÃO PROBLEMAS DE APROVISONAMENTO DE AÇÚCAR?

«"Não iremos ter problemas de abastecimento, uma vez que a União Europeia tem neste momento um conjunto de 14 milhões de toneladas de açúcar de beterraba e 3,5 milhões de toneladas de ramas de açúcar pelo que tem condições suficientes para aprovisionar as suas necessidades", disse Luís Vieira na Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, onde foi ouvido a pedido do PCP.

Luís Vieira frisou que a preocupação do Governo é abastecer as refinarias portuguesas e sublinhou ainda que Portugal já pediu a Bruxelas um "contingente adicional autónomo" para importar 600 mil toneladas de ramas de cana-de-açúcar a direito nulo de países terceiros.» [Expresso]

Parecer:

Só se ouvir este Luís Vieira sinto vontade de ir açambarcar açúcar, dizer que se resolve o problema com um contingente quando há escassez no mercado mundial só pode dar vontade de rir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

ASSESSOR OPORTUNISTA

«O Centro de Emprego do Montijo procedeu à revogação do subsídio de desemprego que concedeu a um assessor do Partido Socialista que, apesar de auferir um salário de quase 4 mil euros por mês na Câmara de Lisboa, foi ao Instituto do Emprego e Formação Profissional pedir um apoio social que... foi aceite. Deram-lhe 41,1 mil euros para criar o próprio posto de trabalho.

A denúncia deste caso veio pelo "Público", em meados de Novembro. Agora, volvidos três meses, chega a punição: devolver o dinheiro e pronto. "Para além da realização de uma auditoria, o Centro de Emprego do Montijo procedeu à revogação do apoio concedido, com a consequente devolução dos valores pagos", diz um documento do Ministério do Trabalho, consultado pelo i.» [i]

Parecer:

É preciso ter lata!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Costa se o rapaz ainda é assessor.»

UM "PETISCO" NA TELEVISÃO DE HONG KONG

«"Naked Chef" ("Chefe Nua") vai para o ar duas vezes por mês a partir do final de fevereiro em três canais da televisão por cabo de Hong Kong - Now TV, Broadband Network e TVB Pay.

Durante os 30 minutos do programa, a apresentadora Flora Cheung vai comprar ingredientes frescos aos mercados da antiga colónia britânica e ao regressar à sua cozinha vai-se despindo enquanto dá orientações sobre a preparação dos pratos para vestir a sua roupa de trabalho: um avental completamente transparente.» [JN]

MAGISTRADOS ITALIANOS QUEREM LEVAR BERLUSCONI A JULGAMENTO

«Os procuradores de Milão vão pedir formalmente que o primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi seja julgado rapidamente por suspeita de prática de sexo com uma prostituta menor e abuso de poder.

O pedido de julgamento rápido do caso “Ruby” vai ser apresentado quarta-feira ao juízo de instrução preliminar, anunciou o procurador Edmondo Bruti Liberati.

Berlusconi alegadamente pagou para fazer sexo com uma rapariga de origem marroquina de 17 anos, Karima El Mahroug, de nome artístico Ruby Rubbacuore, nas suas festas na "villa" de Arcore, nos arredores de Milão, onde os magistrados descobriram indícios de uma rede de prostituição.» [Público]

PRIMEIRO-MINISTRO FRANCÊS FEZ FÉRIAS DE CARNAVAL Á CONTA DE MUBARAK

«Segundo o jornal Le Monde, François Fillon viu-se obrigado a confirmar a informação que o jornal satírico "Canard enchaîné" deve publicar a 9 de Fevereiro, que revela que o primeiro-ministro francês utilizou um avião da frota governamental egípcia que tinha sido posto à sua disposição por Hosni Mubarak, numa deslocação que fez àquele país com a família, no Natal.

Em comunicado divulgado hoje, François Fillon explica que foi "convidado pelas autoridades egípcias (...) a servir-se de um avião da frota governamental para ir de Assuão a Abu Simbel". Fillon diz ainda que "efectuou nas mesmas condições [como convidado] um passeio de barco no Nilo". Durante essa estadia, o alojamento de François Fillon esteve igualmente a cargo "das autoridades egípcias", segundo o comunicado.» [DN]

Parecer:

Uma vergonha, faz-me lembrar o Durão Barroso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sarkozy se a França já anda na mendicidade.»

FERRANDO FLORES RAFAEL

PORSCHE