sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Sala de audiências do antigo Tribunal da Boa-Hora, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Santiago de Compostela [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã, líder da esquerda conservadora

Numa clara manobra contra o BE o PCP suscitou a possibilidade de apresentação de uma moção de censura, com a sua apresentação o PCP afirmar-se-ia como líder da oposição à esquerda do PS. Na ocasião Louçã desvalorizou a moção de censura dizendo que não era uma prioridade:

«"Sabemos que no dia em que estamos a discutir não tem qualquer utilidade prática a apresentação de uma moção de censura", disse Louçã. Que acrescentou: "Apresentaremos sempre alternativas e não nos pronunciaremos sobre moções de censura que não existem ou sobre intenções vagas de apresentação por este ou aquele partido." » [DN 06.02.2011]

Contando apenas com o apoio declarado do CDS deixou de se falar da moção de censura do PCP que, em qualquer caso, só a deveria propor depois da sua liderança a aprovar o que neste partido obedece a regras e leva o seu tempo. Louçã que lidera um partido que se for necessário precisa apenas de uma mesa e de umas imperiais para decidir o futuro do país não perdeu tempo e antecipou-se ao PCP avançando com a sua moção de censura.

Para o BE e Louçã esta coisa do futuro do país é mesmo uma brincadeira de crianças, talvez Manuel Alegre levou uma tareia humilhante nas presidenciais. Talvez por isso mesmo, Louçã que não conseguiu dividir o PS com o apoio a Manuel Alegre tira agora a moção de censura da manga.

É para que Alegre aprenda a conhecer com quem andou metido e quem andou a ajudar durante quase cinco anos.

«Francisco Louçã anunciou hoje, no debate quinzenal no Parlamento, que irá apresentar uma moção de censura ao Governo daqui a um mês, no dia 10 de Março - um dia depois da tomada de posse de Cavaco Silva.

Caso Passos Coelho decida que o PSD vote a favor da moção, isso significará a queda do Governo de José Sócrates e, quase inevitavelmente, a convocação de eleições antecipadas.

O anúncio do Bloco surge dias antes do PCP reunir o Comité Central para discutir a apresentação de uma moção de censura. » [DN]

FINALMENTE ENTENDI OS CRITÉRIOS DO MP

O Ministério Público só investiga quando cheira mal, talvez seja por isso que quando se habitua demasiado não sente o mau cheiro.

A I-CONFISSÃO É BOATO DA APPLE

«Durante 24 horas planou a notícia de que a Igreja Católica tinha mordiscado a maçã do pecado electrónico. Anteontem, o iPhone, da Apple (a da marca com a maçã provocadora), anunciou um novo produto: "Confissão: Uma Ferramenta Católica Romana". Com um software testado por padres e até abençoado por um bispo do estado de Indiana, Estados Unidos. Logo surgiu um boato: para o seu mais secreto ritual, a Igreja abdicava de intermediar, a coisa passava a ser só entre o crente e a máquina. Com a nova aplicação do iPhone (barata, não chegava aos dois dólares), já não se confessava, mandava-se uma espécie de sms? Já não se perdoavam os pecados, fazia-se delete? Já não haveria penitências, bastava recarregar o cartão? Fiéis com a consciência mais pesada já se perguntavam se iria haver no mercado produtos com gigabytes extra de memória... Homens de fé a mais no progresso! Ontem, a milenar Igreja Católica - a sede da firma, em Roma - veio recolocar a confissão no seu habitual lugar, o confessionário. Ninguém se confessa por iPhone: o sacramento continua a precisar do binómio crente/sacerdote. O tal novo produto da Apple, "Confissão", é só uma ajuda no tradicional "exame de consciência." No fundo, um recordar electrónico dos pecados descritos nos Dez Mandamentos. A única novidade passa a ser esta: "E que pecados cometeste, meu filho?" - "Padre, não sei, estou sem bateria." » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AO MENOS ANDAMOS FELIZES

«Um estudo realizado em cinco países da Europa revela que 88% das mulheres portuguesas estão realizadas sexualmente e 81% têm relações pelo menos uma vez por semana.

Um estudo feito pela consultora internacional Stategy One e apoiado pela Pfizer, realizado junto de 2500 mulheres de países como Alemanha, Portugal, Áustria, Espanha e Suécia, todas com parceiro e relações estáveis, indica que 88% das portuguesas estão realizadas sexualmente. Em segundo lugar surgem as espanholas (75%) seguidas das austríacas (74%).

Portugal vence também no campo da frequência sexual. 81% das mulheres portuguesas têm relações pelo menos uma vez por semana, seguem-se as espanholas (68%).

O estudo vem hoje publicado nas páginas do jornal "El Mundo". Clique aqui para ver mais informação.» [DN]

Parecer:

Por enquanto nem todos os prazeres pagam imposto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

OLIVEIRA E COSTA GANHOU MUITO MAIS

«O negócio, descrito hoje pelo inspector tributário Paulo Jorge Silva, testemunha arrolada pelo Ministério Publico no julgamento do caso BPN, ocorreu a 29 de Dezembro de 2000, envolvendo sociedades 'offshore' com contas no BPN Cayman e na sucursal do BPN em Paris.

Oliveira e Costa recebeu 15,95 milhões de euros da 'offshore' Venice (do grupo SLN) nesta data pela venda de cerca de 7 milhões de títulos da empresa pelo preço de 2,20 euros cada, depois de as ter adquirido horas antes, no mesmo dia, ao preço unitário de um euro. Ou seja, segundo a testemunha, o antigo banqueiro realizou uma mais valia de 8,7 milhões de euros neste negócio relâmpago.

Paulo Jorge Silva precisou que, no ano seguinte, Oliveira e Costa declarou os ganhos obtidos nesta operação na sua declaração de IRS, pagando o imposto à taxa de 10 por cento, num montante de 870 mil euros. "Esta foi das poucas mais valias de que tenho conhecimento que foi declarada", por Oliveira e Costa, relatou a testemunha, que é especialista em auditorias financeiras.» [DN]

Parecer:

Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é estúpido ou não tem arte. De qualquer das formas ganhou mais ou menos a mesma percentagem de que beneficiou o seu antigo primeiro-ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos outros accionistas da SLN.»

A INFLAÇÃO ESTÁ DE VOLTA

«A inflação mensal em Janeiro foi de 3,6%, superior 1,2 pontos percentuais ao registado em Dezembro de 2010, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).O índice harmonizado dos preços no consumidor cresceu 0,5% em Janeiro, face a Dezembro, atingindo um crescimento médio nos últimos doze meses de 1,7%. » [DN]

Parecer:

Mais uma perda no rendimento dos portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acrescente-se aos aumentos de impostos e aos cortes de vencimento e façam-se as contas.»

O CONGRESSISTA QUE PROCURAVA NAMORADAS

«Christopher Lee apresentou quarta-feira a demissão da Câmara dos Representantes depois de terem sido tornadas públicas fotos suas em tronco nu num portal da Internet de contactos para procurar parceiros.

"Lamento o dano causado à minha família, à minha equipa e aos eleitores que me escolheram. Peço profundas e sinceras desculpas a todos eles. Cometi erros graves e prometo trabalhar o mais duro possível para conseguir o perdão deles", afirmou Christopher Lee no comunicado da sua renuncia.

Christopher Lee, casado e com um filho, é membro da Câmara dos Representantes do Estado de Nova Iorque desde 2008 e foi reeleito no escrutínio de 2010.

"Os desafios que enfrenta Nova Iorque e o país são demasiado sérios para que permita que esta distracção continue, pelo que anunciou que me demito do Congresso com efeitos imediatos", acrescentou.

A demissão do congressista republicano, de 39 anos, aconteceu poucas horas depois de uma página na Internet ter publicado as fotografias de Christopher Lee sem camisa e as mensagens colocadas numa popular página de contactos norte-americana.» [DN]

Parecer:

Estes republicanos gostam muito de ser exemplares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «E por cá?»

AGORA É SILVA PEREIRA QUE FALA DOS JUROS?

«O ministro da Presidência admite que o juro de Portugal é "elevado" e "não tem correspondência com os fundamentais da economia".

"O movimento de subida dos juros que hoje se verificou da parte da manhã não foi específico para Portugal. Foi um movimento que aconteceu em relação a diversos países europeus", argumentou Pedro Silva Pereira ao falar no final do Conselho de Ministros.

Questionado sobre o avanço do juro das Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos, que hoje atingiu um novo máximo histórico, nos 7,636%, o ministro da Presidência acrescenta que ""a notícia mais recente é que os juros se encontram já a cair outra vez".» [DE]

Parecer:

Ficamos com a impressão de que desde há algum tempo o ministro das Finanças se eclipsou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Teixeira dos Santos de que os juros estão muito acima dos 7% a partir dos quais ele disse que Portugal recorreria ao FMI.»

PASSOS COELHO COMEÇA A PERCEBER

«O líder do PSD acrescentou, ao falar em Paris, que "se a situação se mantiver, tem de haver acções concertadas da parte portuguesa e europeia" para que os custos de financiamento de Portugal estejam "mais de acordo com o nível de crescimento económico" do País.» [DE]

Parecer:

Já não fala no FMI, percebeu que mesmo que Portugal recorrese ao FMI teria de enfrentar a especulação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho quem lhe deu explicações de economia, terá sido algum mísero professor?»

PORTUGAL GANHA COM PROCURA DE LÍTIO

«Um estudo hoje divulgado pela empresa de consultoria MarketResearch.com indica que a procura de litío para a construção de baterias de iões de lítio para a indústria automóvel vai quadriplicar ao longo dos próximos 10 anos.

O mesmo estudo inidca que em 2010 o mercado mundial de lítio ascendeu a 11 mil milhões de dólares (€8 mil milhões), mas que em 2020 deverá rondar os 43 mil milhões de dólares (€31,5 mil milhões).

Alguns analsitas do setor extractivo garantem ao Expresso que Portugal tem aqui uma oportunidade única para "marcar pontos" neste importante mercado, pois atualmente já é o 5º maior exportador mundial de lítio, e tem potencial de exploração para mais 70 anos. Estes dados são confirmados, aliás, pelo Departamento de Energia norte-americano. » [Expresso]

Parecer:

À falta de petróleo...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

ISABEL ALÇADA "RENDEU-SE"

«Deixar de apoiar 214 turmas das escolas privadas com contrato de associação era a intenção da ministra Isabel Alçada, mas decidiu agora recuar e financiar metade destas turmas, pelo menos, até ao ano lectivo de 2013/14. E assim termina a guerra que se arrastava há quase dois meses entre o Ministério da Educação e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

O acordo entre ambas as partes chegou ontem à noite com a ministra a anunciar que a redução das turmas vai ser gradual e que os protocolos estabelecidos com os colégios ou os externatos que prestam serviço público serão assinados por "cinco anos", até nova avaliação das necessidades da rede pública.» [i]

Parecer:

Parece que esta ministra foi escolhida para render-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamentem-se os sucessivos recuos de Isabel Alçada.»

FINALMENTE SÃO ADOPTADOS APOIOS À EXPORTAÇÃO

«O Conselho de Ministros aprovou hoje uma proposta que permitirá às empresas exportadoras deduzirem, em sede de IRC, 120% dos custos associados a funcionários deslocados no estrangeiro. O benefício fiscal, que terá de ser aprovado pela Assembleia da República, deverá vigorar entre 2011 e 2013.

“Os encargos em causa referem-se a despesas, por período não inferior a três meses, escrituradas a título de remunerações, ordenados ou salários, fixando-se o montante máximo da majoração anual, por trabalhador, num valor equivalente a 14 vezes a retribuição mínima mensal garantida”, precisa o comunicado do Conselho de Ministros.

A medida, enquadrada na Iniciativa para a Competitividade e o Emprego, é acompanhada de três outras que visam reduzir os custos administrativos das empresas exportadoras, no âmbito do programa Simplex Exportações.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Foi necessário o país estar com a corda ao pescoço para se adoptarem medidas que há muito deveriam estar em vigor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

A QUEM É QUE OLIVEIRA E COSTA VENDEU AS ACÇÕES MAIS BARATAS?

«Paulo Jorge Silva, inspector fiscal que colaborou com a Polícia Judiciária no caso do Banco Português de Negócios (BPN) e que é testemunha do Ministério Público, revelou hoje que, depois de um aumento de capital em Dezembro de 2000, Oliveira Costa vendeu um lote de 250 mil acções da SLN a um particular.

Sem revelar nomes, a testemunha esclareceu que se tratou de acções próprias do antigo presidente do BPN e que estas foram vendidas por um euro. Nem os advogados presentes, nem o Ministério Público inquiriram a testemunha sobre a identidade deste particular.

Mais tarde, em Maio de 2001, Oliveira Costa vendeu um novo lote de acções a outro particular, mas subiu o valor para 2,11 euros por acção. Neste caso, Paulo Jorge Silva revelou o nome do comprador: Armando Almeida.

Recorde-se que se sabe que Cavaco Silva adquiriu acções da SLN no início de 2001 e que, no total e em conjunto com a filha, comprou um total de 250 mil acções pelo valor de um euro, tendo posteriormente vendido os títulos por 2,40 euros.» [Público]

Parecer:

O estranho é que ninguém tenha perguntado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à testemunha quem foi o beneficiado pela generosidade de Oliveira e Costa.»

É RPOIBIDO CRITICAR O GOVERNO?

«O ministro da Presidência considerou hoje "absolutamente lamentável" as declarações de Passos Coelho em Paris, que afirmou que a liquidez de Portugal tem sido feita à custa de "taxas insustentáveis" que têm um "custo insustentável a médio e longo prazo".

"A instabilidade e os comentários feitos pelos restantes partidos não ajudam o país, é o pior que se pode fazer num momento em que o importante é passar uma mensagem positiva", afirmou Pedro Silva Pereira, no final da reunião do Conselho de Ministros.» [i]

Parecer:

Passos Coelho disse em Paris duas coisas que são óbvias, que a liquidez do Estado é suportada por taxas insuportáveis e que isso é insustentável a longo prazo, o que o líder do PSD disse é o que dirá qualquer economista, basta fazer as contas, um país que deve quase tanto como produz, que cresce menos de 1% ao ano e paga taxas de 6% está a produzir para os credores.

Disse-o em Paris o que nos dias de hoje não é crime, o que se diz em Portugal é lido em Paris na mesma hora e vice-versa, além disso Passos Coelho estaria em Paris na condições de líder do PSD e de um líder político não se pode esperar que vá a Paris dizer apenas que o seu país tem um excelente clima.

Criticar Passos Coelho por isto é o mesmo que defender que o líder de um partido da oposição está inibido de se pronunciar sobre os problemas do país, por mais graves que eles sejam. Ou o primeiro-ministro ou o ministro das Finanças nunca se pronunciaram sobre a situação financeira do país quando estão no estrangeiro. Mais graves, por exemplo, foram as declarações que em tempos fez Teixeira dos Santos de que Portugal recorreria ao FM quando os juros ultrapassassem os 7%, os especuladores chamaram um figo a estas declarações que custaram muito ao país e o ministro ainda está no cargo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Silva Pereira que se preocupe menos com o que diz Pedro Passos Coelho.»

DIONYS MOSER

LAV