segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor no Estádio Universitário, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Rio Douro [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

O líder da extrema esquerda dita moderna deu um tiro no pé caindo no ridículo e agora desdobra-se em disparates para tentar recuperar a face.

«O líder do Bloco de Esquerda (BE) Francisco Louçã respondeu hoje às críticas do primeiro-ministro à moção de censura de iniciativa bloquista afirmando que "lamentável é um Governo que quer desemprego mais barato e mais fácil".

Francisco Louçã disse em Vinhais, no Nordeste Transmontano, querer "responder diretamente ao primeiro-ministro que atacou o Bloco de Esquerda" e disse que ser lamentável a moção de censura ao Governo que o BE quer ver discutida a 10 de março, na Assembleia da República.

"E eu digo-lhe diretamente que lamentável é o desemprego e um Governo que quer que o desemprego seja mais barato, mais fácil, quer empurrar os trabalhadores mais velhos para o desespero", declarou.

O líder bloquista continuou considerando que "lamentável é que tantos jovens, cujos pais se esforçaram por os ajudar a estudar, tenham hoje um curso e só tenham um recibo verde no fim do mês, os jovens cientistas só tenham uma bolsa".» [Expresso]

SALVAR A QUINTA DAS CONCHAS

Quem por estes dias visitar a Quinta das Conchas fica a pensar que as árvores do seu pequeno bosque foram vendidas a algum madeireiro, tal é o frenesim com que estão a ser abatidas às dezenas, processo que se tem vindo a repetir nos últimos anos. Dizem que estão doentes, mas nesse caso estaremos perante uma epidemia local altamente contagiosa.

Há tempos António Costa prometeu aumentar a biodiversidade em Lisboa em 20%, mas não é aquilo a que se assiste na Quinta das Conchas e noutros parques de Lisboa, a não ser que a CML considere que se aumenta a biodiversidade plantando árvores exóticas. No caso deste parque de Lisboa assiste-se a um processo de empobrecimento contínuo, desde a sua criação à sua gestão tudo parece obedecer mais a critérios estéticos mais próprios de uma esteticista do que a qualquer preocupação com a biodiversidade. Alguém está a querer transformar a Quinta da Conchas e a Quinta dos Lilases num imenso prado inútil e sem vida, para se jogar futebol e levar cachorros a fazer xixi.

MOÇÃO E MOCINHOS

«Todos os dias, e um deles, por semana, até com o Governo sentado em frente, os deputados têm a oportunidade de dizer o que pensam da acção e do pensamento governativo. Como se chama a essa arma? Discursos. Discursos a criticar a política governativa ou tão-só uma vírgula numa proposta de lei. Pontuais ou vastos, chamam-se discursos. Atenção, não se chamam moções de censura. Chamam-se discursos. É necessário dizê-lo porque, depois de ter tirado da cartola uma moção de censura ao retardador, o Bloco de Esquerda desvaloriza essa moção como se daqui a um mês viesse a fazer uma coisa que podia resolver com um discurso. Não, uma moção de censura é uma proposta parlamentar que pretende derrubar o Governo. Por isso, em vez de discursar como se pode fazer todos os dias, uma moção de censura concita um texto pretendendo juntar o número de deputados que mostre que o Governo tem contra ele a maioria dos deputados. Ora o que tem feito o BE desde que ameaçou com a moção de censura, ele, que tem 16 deputados e precisa de mais cem para levar a sua avante? Para juntar, nada, para afastar já o líder parlamentar do BE, José Manuel Pureza disse que os 102 deputados do PSD e do CDS seriam "ridículos" se a votassem. Temos, então, que não se trata de uma moção de censura mas uma censura de mocinhos, tão mocinhos que depois de terem ameaçado vão passar um mês no terror do PSD e do CDS os apoiarem. » [DN]

Parecer:

Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UMA RUA DE LISBOA COM O NOME DE CARLOS CASTRO

«Um grupo de "amigos e admiradores" de Carlos Castro, entre os quais Filipe La Féria, Vítor de Sousa e Eládio Clímaco, vai propor à Câmara de Lisboa que seja dado o nome do cronista social a uma rua da cidade.

Segundo Aristides Teixeira, o mentor da proposta, já deu entrada na autarquia um pedido de audiência ao presidente, António Costa, para lhe ser "proposto e justificado a inclusão do nome do cronista social Carlos Castro na toponímia da cidade". "Consideramos que o Carlos Castro merece que o Dr. António Costa nos receba para lhe apresentarmos formalmente esta proposta", que é uma maneira de "recordar" o cronista social e "mostrar a nossa homenagem", adiantou à agência Lusa Aristides Teixeira. » [DN]

Parecer:

O que é que ele fez por Lisboa ou pelo país para merecer tal distinção?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponho que a seguir ao nome conste a seguinte inscrição 'a ele o país deve a Lili Caneças'.»

FRANÇAS: ANDARAM A VIAJAR À CONTA DE MUBARAK

« primeiro-ministro francês defendeu-se das críticas às suas férias do último Natal no Egito, pagas por Hosni Mubarak: Mitterrand, Chirac e Sarkozy também fizeram o mesmo, disse François Fillon.

Foi numa conferência de imprensa, ontem, em Riade, na Arábia Saudita, que François Fillon revelou que também o atual Presidente, Nicolas Sarkozy , bem como os seus dois predecessores, François Mitterrand e Jacques Chirac , passaram férias no Egito pagas por Hosni Mubarak .» [Expresso]

Parecer:

É uma vergonha saber-se que os líderes de uma grande potência não passam de míseros borlistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Durão Barroso que está perdoado pelas suas borlas.»

OLEG V. DRAGON SEMONETS