domingo, fevereiro 20, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Nazaré

IMAGEM DO DIA

Pelourinho de Monsaraz [A. Cabral]

PS: a imagem da mesa de pedra aqui colocada na passada sexta-feira é de Monsaraz e não da aldeia de Monsanto como então foi indicado.

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

O líder do BE começa a evidenciar os sinais de loucura típicos dos ditadores comunistas em decadência, parece um misto de Pol Pot e Ceausescu.

«O líder do Bloco de Esquerda qualificou hoje de "absolutamente conseguida" a moção de censura ao Governo pelo efeito "clarificador", apesar do anunciado chumbo, e apostou que a direita não vai apresentar nenhuma moção de censura.

"Faço uma aposta: a direita não apresenta nenhuma moção de censura", disse Francisco Louçã aos jornalistas, após a presentação do texto da moção, numa conferência de imprensa em Lisboa.

Questionado sobre a disponibilidade dos bloquistas para viabilizarem outras iniciativas de outros partidos, o coordenador do BE afirmou que o partido olhará "para cada moção de censura por aquilo que traz e diz". E lembrou que o BE já votou a favor da moção que o PCP apresentou nesta legislatura.

Apesar do chumbo a que está votada - PSD e CDS não a viabilizarão - Louçã considerou que a moção de censura que o BE apresenta "é uma iniciativa absolutamente conseguida", já tendo "conseguido um resultado de extraordinária clarificação". » [Expresso]

DE MARTHA ROSA A MARTHA ROSA

«Quando a Miss Brasil Martha Rocha ficou só em 2.º lugar no concurso Miss Universo, em 1954, o poeta Carlos Drummond de Andrade lamentou: "Os lírios não nascem mesmo das leis." As leis do concurso, impostas pelos secos americanos, decretavam que a brasileira tinha duas polegadas (cinco centímetros) a mais nas coxas. A semiderrota teve o efeito salutar que por vezes um 2.º lugar ocasiona: Martha Rocha ficou para sempre como a mais bela das brasileiras ("nunca soube o que era mais belo, se Martha Rocha se o mar de itapoã", cantou Dorival Caymmi) e as brasileiras nunca mais deixaram de cultuar aquela parte especial do corpo feminino. Só seis anos depois, em 1960, nasceu a segunda Martha Rocha que ficaria na história do Brasil. Filha de portugueses, do carioca bairro da Penha, onde cresceria o Complexo do Alemão, a mais famosa favela nas mãos da bandidagem. Em Novembro passado, o chefe da Polícia do Rio Allan Turnowsky tornou-se celebridade mundial por ter reposto a ordem naquela favela. Esta semana, Turnowsky foi demitido por corrupção. Para substituí-lo, a delegada Martha Rocha. A primeira chefe de polícia do Rio de Janeiro. Disse na posse: "A minha cúpula vai ser só de vascaínos", brincando ser do Vasco da Gama, o clube tradicional dos portugueses cariocas. E falou da sua receita preferida: "Bacalhau à Martha Rocha, uma coisa bem portuguesa." Deve ser com posta alta, duas polegadas. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

O PAÍS DOIS MIL MILHÕES

«Para compensar a afirmação - quero acreditar que irreflectida - do governador do Banco de Portugal de que o país já está em recessão (o que, não constituindo novidade, não deve ser anunciado aos quatro ventos), foram ontem publicados em "Diário da República" os encargos financeiros com a linha de TGV Poceirão-Caia. Qual recessão, contracção ou estagnação. Nós estamos é ricos!

Façamos, como alguém disse, as contas: os 165 quilómetros de linha que nos permitirão ir às compras algures entre o Poceirão e Caia, quiçá Vendas Novas, vão custar 2,1 mil milhões de euros (sem IVA...). Mais 430 milhões do que o anunciado nem há um mês pelo ministro António Mendonça, mais 740 se tivermos em conta o contrato de concessão assinado em Maio.

Para percebermos a proporção do gasto: os cortes salariais aplicados à Função Pública vão gerar uma poupança de mil milhões. No total, este troço vai custar tanto como toda a ligação Lisboa-Madrid (2,2 mil milhões), que tem uma extensão total de 640 quilómetros. Está fácil, pois, de ver que a linha que nos colocará na capital espanhola vai custar um balúrdio. E nem sequer lá estão incluídos os dois mil milhões necessários para construir a Terceira Travessia sobre o Tejo. "Last but not the least" , estima-se que a alta velocidade, a 40 anos, gere receitas de igual valor. Estamos quites!

Dos números, passemos então para o rigor dos compromissos políticos - tão apregoado nos "powerpoint" que nos apresentam o projecto do TGV no site do Ministério das Obras Públicas. Em finais de Setembro passado, no Parlamento (ainda não estava o Orçamento do Estado fechado com o PSD), António Mendonça elogiava os 900 milhões de poupança face ao valor acordado em 2005, aquando do memorando de entendimento com Espanha. Dizia que resultava da "preocupação do Governo com encargos para o contribuinte e para economia".

Portanto, para além de não querer saber nem do contribuinte nem da economia, o Governo demonstra ainda total falta de bom senso ao insistir no luxo do TGV. E o PSD, por sua vez, volta a levar uma bofetada ao ver, mais uma vez, defraudado o acordo que Eduardo Catroga selou com Teixeira dos Santos. Como no referido documento não especificou o TGV e se ficou apenas pelas parcerias público-privadas (PPP), fica agora a ver o comboio passar enquanto uns quantos ilustres revêem o esquema das PPP. Um mau negócio, tanto económico como político.» [JN]

Autora:

Joana Amorim.

JORGE BERARDO DEFENDE UMA DITADURA

«O comendador Joe Berardo diz que Portugal vive uma "democracia podre" e defende ser necessário "mudar o sistema político", nem que seja com "um novo género de ditadura que todos temos de aprender".

Numa entrevista à agência Lusa, o empresário disse estar "muito preocupado com o aumento do custo de vida em Portugal" e elegeu o desemprego entre os jovens como "o problema mais grave a nível mundial" porque "vai resultar em revoluções", como as da Tunísia e Egipto.» [DE]

Parecer:

Palerma!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o Joe que ainda não chegámos à Madeira.»

TRABALHADORES DO FISCO NÃO RECEBERAM AJUDAS DE CUSTO

«Sindicatos que representam os trabalhadores do Fisco dizem que o Estado falhou o pagamento das ajudas de custo em Fevereiro.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) acusou hoje a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) de não ter pago este mês as ajudas de custo aos trabalhadores de todo o país que a elas têm direito.» [DN]

Parecer:

E os das Alfândegas não receberam o vencimento na data legal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o ministro das Finanças.»

LOUÇÃ NÃO FICARÁ SOZINHO

«O PCP anunciou hoje que vai votar favoravelmente a moção de censura ao Governo que o Bloco de Esquerda apresentará em março, se se confirmar "o conteúdo anunciado".» [Expresso]

Parecer:

Junta-se a fome à vontade de comer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se Jerónimo de Sousa pelo carinho com o doente mental do BE.»

MAIS UMA BORLA

«A auto-estrada (AE) transmontana vai ter o mesmo regime de portagens das SCUT, mas com uma isenção para os residentes, anunciou hoje o primeiro-ministro, José Sócrates, em Bragança, durante a iniciativa "Governo Presente".

O chefe do Governo acrescentou que este novo modelo resulta do acordo celebrado com o PSD para a aprovação do Orçamento do Estado para 2011.» [Expresso]

Parecer:

Estes Sócrates é muito generoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates a quem vai cortar vencimentos ou aumentar os impostos para pagar esta borla.»

MAIS UM A QUEREM MANDAR EM PORTUGAL

«O presidente do Parlamento Europeu (PE), Jerzy Buzek, defendeu ontem que o governo português tem de avançar com mais medidas estruturais, nomeadamente o aumento da idade de aposentação e a reforma do mercado de trabalho.

Apesar de ter deixado elogios ao esforço do executivo de José Sócrates, Buzek disse que é preciso mais. "Portugal deu provas de responsabilidade ao tomar medidas de austeridade, mas é igualmente necessário introduzir reformas estruturais", afirmou o responsável europeu, que visitou ontem Lisboa. "A austeridade não basta, são necessárias reformas estruturais: a reforma do mercado de trabalho, a idade da aposentação e o sistema de pensões.

"Depois de uma reunião com Pedro Passos Coelho, o presidente do PE disse ainda que "o facto de a oposição apoiar as medidas de austeridade é um importante sinal para a União Europeia", acrescentando que "as medidas de austeridade em Portugal são muito importantes para a estabilidade financeira de toda a zona euro".» [DN]

Parecer:

O presidente do BE deveria abster-se de se meter na política interna dos estados-membros e é lamentável senão mesmo inaceitável que o faça depois de uma reunião com um partido português.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o senhor que lhe dispensamos os fretes a Pedro Passos Coelho.»

SÓCRATES CONTENTE COM A EXECUÇÃO ORÇAMENTAL

«"Nós temos já os números que dizem respeito à execução orçamental de Janeiro e esses números são muito bons. O que é referido na imprensa de hoje [ver relacionado] é verdade, os números que temos da execução de Janeiro são números que nos dão muita confiança para a execução orçamental", disse o chefe do Executivo, quando questionado pelos jornalistas em Vila Real, depois de subir o Túnel do Marão, e reagindo à manchete do "Expresso".

De acordo com o semanário, o défice das contas públicas fixou-se em 281,8 milhões de euros em Janeiro, o que revela uma redução de 58,6% face ao primeiro mês de 2010. "O défice consolidado da Administração Central (Estado mais fundos e serviços autónomos) era de 680 milhões de euros e diminuiu 398,2 milhões", refere o título.» [DN]

Parecer:

Isto é ridículo, nunca se falou tanto da execução orçamental de um mês sem que os números ainda sejam públicos, primeiro foi o incompetente do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais a gabar-se do aumento dos impostos, agora é o primeiro-ministro que confirma as fugas de informação promovidas pelo ministério das Finanças.

Seria tudo mais sério se os números fossem divulgados e pudessem ser analisados pois nem tudo são sucessos, consta que dois ministérios gastaram como se estivéssemos em tempo de vacas gordas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela divulgação oficial da execução orçamental que tarda em sair.»

ÉTICA REPUBLICANA

«Armando Vara passou ontem à frente dos utentes num centro de saúde em Lisboa e "ordenou" a uma médica que lhe passasse um atestado porque tinha pressa para apanhar o avião, noticiou a TVI 24.

A TVI 24 chama "escândalo" ao que ontem se passou no centro de saúde de Alvalade. De acordo com a estação de televisão, o ex-ministro socialista Armando Vara entrou gabinete de uma médica, passando à frente de toda a gente que estava à espera e "deu ordens" para que lhe fosse passado um atestado.

Vara terá dito à médica que estava com pressa para apanhar o avião e acabou por ser atendido antes dos outros utentes, mas a directora do centro de saúde, Manuela Peleteiro, disse à televisão que a médica não percebeu que o arguido do caso Face Oculta não estava a ser atendido na sua vez e passou propositadamente à frente de toda a gente.» [DN]

Parecer:

Ética republicana é o amigos do primeiro-ministro serem gente de primeira e os outros portugueses serem de segunda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

LOUÇÃ CADA VEZ MAIS RIDÍCULO

«O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, afirmou na sexta-feira em Setúbal que a moção de censura ao Governo está concentrada "nas questões sociais e nos valores" que devem ser preservados na sociedade portuguesa.

"A nossa moção é uma moção seca, não ideológica, concentrada nos problemas sociais, porque nós batemo-nos por valores e por urgências. É claro que isso significa responder a quem provoca o desemprego, ou à política económica que provoca os recibos verdes", disse Francisco Louçã à Lusa depois de um encontro com cerca de uma centena de apoiantes do Bloco de Esquerda, em Setúbal.» [DN]

Parecer:

Se o Louçã não fosse sinistro demais diria que estamos perante a queda de um anjo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o Louçã para um sítio que ficou famoso graças ao falecido Almirante Pinheiro de Azevedo.»

PACHECO PEREIRA SONHA COM A BANCARROTA

«"Estivemos no limite da bancarrota. Na última emissão houve enormes dificuldades antes do Banco Comercial Europeu desatar a comprar dívida para nos salvar o pescoço", disse numa sessão sobre "O estado do Estado" na sede do PSD distrital.

Pacheco Pereira recordou que, em dois dias, o Presidente da República reuniu-se com todos os banqueiros nacionais, falou com o presidente da Comissão Europeia e com o ministro das Finanças, quando o país estava em "plena crise económico-financeira".

"Estamos claramente no limite de uma crise de grande gravidade", sustentou o político do PSD, acusando o Executivo socialista de ser o responsável pelo "descalabro da dívida" verificada nos últimos anos.» [DN]

Parecer:

O ideólogo da Marmeleira podia muito bem disfarçar um pouco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não foi desta Pacheco!»

OS NOVOS FILHOS DE PAI INCÓGNITO

«A lei portuguesa baniu o "filho de pai incógnito" há 34 anos, mas todos os anos são registadas duas mil crianças de pai desconhecido, mães que querem um filho sem ter um homem por perto, pais que negam a paternidade, mulheres sós e lésbicas que recorrem à inseminação artificial. Em 2010 registaram-se 1947 bebés sem paternidade, quase dois por cento do total. Cabe ao tribunal averiguar.» [DN]

Parecer:

Mulheres sós e lésbicas que querem filhos sem pais? Que grande anormalidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

PEIXEIRADA NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

«José Magalhães, secretário de Estado Adjunto da Justiça, foi intimado judicialmente pelo seu colega de Governo e de ministério, o ex-secretário de Estado João Correia, a dar uma justificação pela recusa em pagar-lhe os duodécimos relativos aos subsídio de férias e de Natal de 2010, ano em que Correia se demitiu do executivo.

João Correia formalizou o pedido de demissão do Ministério da Justiça (MJ) em 22 de Novembro passado, tendo, por isso, direito a cerca de 11/12 avos dos chamados 13.º e 14.º mês. Numa primeira fase, o ex-secretário de Estado da Justiça tentou obter informações sobre as razões do não-pagamento daqueles subsídios junto dos serviços tutelados por José Magalhães, não obtendo qualquer resposta.

Face à ausência de justificação, João Correia apresentou anteontem uma petição no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa. Os esclarecimentos solicitados na intimação terão de ser fornecidos agora pelo Ministério da Justiça no prazo máximo de dez dias. "Quero saber se tenho ou não direito ao vencimento extraordinário. Se não tiver, irei devolver o que recebi relativamente a 2009", disse João Correia.» [Público]

Parecer:

Este Magalhães nunca foi grande coisa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicitem-se explicações ao e-governante.»

BRU

PUMA