terça-feira, fevereiro 15, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pardal-comum [Passer domesticus], Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Estendal [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Paulo Portas

Só mesmo ao líder do CDS lembraria de acusar Louçã de ter feito um frete a José Sócrates por ter apresentado a moção de censura. A verdade é que quando a direita achar conveniente derrubar o governo vai precisar que Louçã ou Jerónimo de Sousa lhe façam um frete.

«Paulo Portas admite que, "mais cedo que tarde", os partidos vão concordar na necessidade de fazer cair o Governo de Sócrates. Pode não ser já, mas a decisão será política e não depende apenas de circunstâncias externas.» [Público]

UM PAÍS INSUPORTÁVEL

«A falta de bom-senso e humildade constitui uma das principais causas da degenerescência da justiça portuguesa. Tudo seria simples se houvesse uma coisa que falta cada vez mais aos nossos magistrados: bom senso.

Uma mulher com 88 anos de idade morreu no seu apartamento em Rio de Mouro, Sintra, mas o corpo só foi encontrado mais de oito anos depois, juntamente com os restos mortais de alguns animais de companhia (um cão e dois pássaros).

Este caso, cujos pormenores têm sido abundantemente relatados na comunicação social, interpela-nos a todos não só pela sua desumanidade mas também pela chocante contradição entre os discursos públicos dominantes e a dura realidade da nossa vida social. Contradição entre promessas e garantias de bem-estar, de solidariedade e de confiança nas instituições públicas e uma realidade feita de solidão, de abandono e de impessoalidade nas relações das instituições com os cidadãos.

Apenas duas ou três pessoas se interessaram pelo desaparecimento daquela mulher, fazendo, aliás, o que lhes competia. Com efeito, uma vizinha e um familiar comunicaram o desaparecimento às autoridades policiais e judiciais mas ninguém na PSP, na GNR, na Polícia Judiciária e no tribunal de Sintra se incomodou o suficiente para ordenar as providências adequadas. Em face da participação do desaparecimento de uma idosa a diligência mais elementar que se impunha era ir à sua residência habitual recolher todos os indícios sobre o seu desaparecimento. É isto que num sistema judicial de um país minimamente civilizado se espera das autoridades policiais e judiciais, até porque o caso era susceptível de constituir um crime. O assalto e até assassínio de idosos nas suas residências não são, infelizmente, casos assim tão raros em Portugal. Mas, sintomaticamente, as autoridades judiciais não só não se deram ao trabalho de se deslocar à residência como, inclusivamente, recusaram-se a autorizar os familiares a procederem ao arrombamento da porta de entrada.

E tudo seria tão simples se houvesse uma coisa que falta cada vez mais aos nossos magistrados: bom senso. Mas não. Dava muito trabalho ir à uma residência procurar pistas sobre o desaparecimento de uma pessoa. Dava muito trabalho oficiar outras instituições para prestar informações sobre esse desaparecimento. Sublinhe-se que um primo da idosa se deslocou treze vezes ao tribunal de Sintra para que este autorizasse o arrombamento da porta da sua residência. Mas, em vez disso, o tribunal, lá do alto da sua soberba, decretou que a desaparecida não estava morta em casa, pois, se estivesse, teria provocado mau cheiro no prédio. É esta falta de bom-senso e humildade perante a realidade que constitui uma das principais causas da degenerescência da justiça portuguesa. Os nossos investigadores (magistrados e polícias) não investigam para encontrar a verdade, mas sim para confirmarem as verdades que previamente decretam. E, como algumas dessas verdades são axiomáticas, não carecem de demonstração.

Mas há mais entidades cujo comportamento revela que a pessoa humana não constitui motivo suficientemente forte para as obrigar a alterar as rotinas burocráticas e impessoais.

A luz da cozinha daquele apartamento esteve permanentemente acesa durante um ano, ao fim do qual a EDP cortou o fornecimento de energia eléctrica, sem se interessar em averiguar o motivo pelo qual um consumidor deixou de cumprir o contrato celebrado entre ambos.

Os vales da pensão de reforma deixaram de ser levantados pela destinatária, mas a segurança social nada se preocupou com isso. Ninguém nessa instituição estranhou que a pensão de reforma deixasse de ser recebida, ou seja, que passasse a haver uma receita extraordinária sem uma causa. E isto é tanto mais insólito quanto os reformados são periodicamente obrigados a fazerem prova de vida. Mas isso é só quando estão vivos e recebem a pensão.

Os CTT atulharam a caixa de correio daquela habitação de correspondência que não era recebida sem que nenhum alerta alterasse as suas rotinas.

Finalmente, as finanças penhoraram uma casa e venderam-na sem que o respectivo proprietário fosse citado. Como é que é possível num país civilizado penhorar e vender a habitação de uma pessoa, aliás, por uma dívida insignificante, sem que essa pessoa seja citada para contestar? Sem que ninguém se certifique de que o visado tomou conhecimento desse processo? Como é possível comprar uma casa sem a avaliar, sem sequer a ver por dentro? Quem avaliou a casa? Quem fixou o seu preço?

Claro que agora aparecem todos a dizer que cumpriram a lei e, portanto, ninguém poderá ser responsabilizado porque a culpa, na nossa justiça, é sempre das leis. É esta generalizada irresponsabilidade (ninguém responde por nada) que está a tornar este país cada vez mais insuportável.» [JN]

Autor:

A. Marinho e Pinto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MANIFESTAÇÕES "SUBSERVISVAS", DISSE BERLUSCONI

«O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, considerou hoje "uma vergonha" as manifestações "subversivas" que este fim de semana levaram às ruas centenas de milhares de pessoas em protesto contra o chefe do Governo de Itália.

Os manifestantes expressaram o seu repúdio pelo envolvimento de Berlusconi no escândalo "Rubygate", no qual "Il Cavaliere" é suspeito de abuso de poder e de prostituição de menores.» [DN]

Parecer:

Pois, um jovem primeiro-ministro já não pode ir "às putas"!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

DIA DOS NAMORADOS: 14 AVIÕES CARREGADOS DE ROSAS

«Para se ter uma pequena ideia da dimensão desta loucura por flores, rosas em particular, basta referir que a companhia de aviação alemã Lufhtansa mobilizou 14 aviões da sua subsidiária Lufthansa Cargo para ir buscar 1200 toneladas de rosas ao Quénia, à Colômbia e ao Equador. Ao todo serão transportadas para Frankfurt 34 milhões de rosas. Daí serão distribuídas por vários países europeus onde estarão menos de 24 horas depois de terem sido colhidas.» [Expresso]

Parecer:

Um bom negócio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se quantas rosas vendeu Portugal.»

O QUE ESTAMOS FAZENDO AOS NOSSOS IDOSOS?

«Filho entrou em casa do pai de 72 anos e matou-o com uma foice que estava no quintal. Vila Verde de Raia, Chaves, 12 de Fevereiro de 2011.

Filho de 43 anos espancou e violou a mãe, de 78. As agressões prolongavam-se há anos: o filho atirava R. contra as paredes, empurrava-a pelas escadas abaixo, atirava a sua cama para o meio da rua, como se fosse um móvel velho, acabado e inútil. R. fugia de casa mas calava-se. Tinha sofrido um AVC mas recusava-se a ir para um lar para não deixar o filho sozinho. Proença-a-Nova, Dezembro de 2010.

Filho e nora sequestraram Jacinta, de 66 anos, e um filho deficiente profundo, durante 14 meses. Jacinta, baixa e raquítica, em cima dos seus 30 quilos, esteve trancada a cadeado na sua própria casa, num quarto sem janelas, a tresandar a urina. Durante três meses comeu apenas tomates, jogados pela porta com indiferença. Vinha rente aos muros, como um réptil, pedir um pedaço de pão às vizinhas, mas nunca ninguém fez nada. Enquanto isso, filho e nora extorquiam-lhe o dinheiro da pensão. Fajarda, Coruche, Setembro de 2009.

Histórias como estas chegam todos os dias à Associação de Apoio à Vítima (APAV). De acordo com os números da associação, 649 idosos foram vítimas de crimes em 2010, mais dez do que em 2009 (639). Das 7711 vítimas de crime assinaladas pela APAV no ano passado, 8,4% têm mais de 65 anos.» [i]

Parecer:

Começa a ser preocupante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se o problema.»

ROUBAVAM NOS REEMBOLSOS DO IRS

«Os detidos, um deles um técnico oficial de contas, têm 36 e 43 anos. O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decretou que um ficasse em prisão preventiva e o outro está sujeito a apresentações periódicas e com limitação de movimentos nos distritos de Lisboa e Setúbal.

Segundo a PJ, a investigação começou quando mais de uma centena de pessoas reportaram à administração fiscal rendimentos de trabalho, com origem em entidades empregadoras "de fachada" que declararam ter suportado tais remunerações e efectuado as devidas retenções na fonte.

Assim, criaram as condições necessárias para que as pessoas singulares em causa beneficiassem de reembolsos de IRS. » [JN]

Parecer:

Uma fraude fácil de apanhar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Julguem-se os gatunos.»

CONFRONTOS EM TEERÃO

«Grupos de manifestantes y efectivos de las fuerzas de seguridad iraníes se han enfrentado en diversos puntos de Teherán donde la oposición había convocado una manifestación que estaba prohibida por el régimen. Según ha confirmado la cadena de televisión Al Arabiya un manifestante ha sido abatido en el enfrentamiento, en el que la policía ha usado gases lacrimógenos y balas de fogueo para dispersar a la muchedumbre que de forma silenciosa había ocupado la plaza Azadí, en el suroeste de la ciudad. El opositor Mir Husein Musaví -que está bajo arresto domiciliario- ha asegurado a través de su página web que ya hay decenas de personas encarceladas. "Los testigos dicen que en algunas partes de Teherán las fuerzas de seguridad han arrestado a decenas de manifestantes", ha indicado Musavi en su web . Además, la policía iraní ha detenido al cónsul de España en Teherán, Ignacio Pérez Cambra, según han informado fuentes diplomáticas. No se sabe todavía cuándo fue arrestado y en qué lugar de la capital y sobre todo si su detención tiene relación con las manifestaciones de la oposición.» [El Pais]

UE ADOPTA SISTEMA DE PATENTES ÚNICO

«El Consejo de Ministros de la Unión Europea (UE) ha respaldado hoy, por una votación con mayoría cualificada, la puesta en marcha de un sistema de patentes unificado pese a la oposición de España e Italia, del que ambos Estados miembro podrían quedar excluidos. España e Italia votaron en contra del mecanismo común por considerar que discrimina a sus idiomas, ya que el nuevo sistema únicamente prevé tramitar patentes en inglés, francés y alemán, y ahora solo resta el visto bueno del Parlamento Europeo (PE) para sacarlo adelante.

La patente europea se encuentra bloqueada desde hace 10 años porque su aprobación requiere unanimidad y Madrid y Roma la vetan, por considerar que discrimina al español y al italiano. Para sortear este veto, un total de 12 países (Alemania, Dinamarca, Eslovenia, Estonia, Finlandia, Francia, Lituania, Luxemburgo, los Países Bajos, Polonia, Suecia y el Reino Unido) solicitaron esta cooperación reforzada. El resto de países también están a favor.» [El Pais]

AS VENDAS DE VIAGRA DISPARARM COM O DIA DOS NAMORADOS

«El día de San Valentín, celebrado por los enamorados en todo el mundo con bombones, flores y poesía amateur, también es la mejor temporada para las prescripciones de fármacos para la erección masculina, principalmente las pastillas de Viagra del gigante Pfizer.

En su sección diaria Chart of the Day, la agencia Bloomberg muestra como las prescripciones semanales de los dos principales productos que hay en el mercado para la impotencia, Viagra y Cialis (de Eli Lilly & Co), se disparan a sus máximos anuales en los días previos al 14 de febrero, según las cifras de distribución de las farmacias estadounidenses.» [El Pais]

WROLD PRESS PHOTO: WINNERS [Boston. com]

Bibi Aisha, an 18-year-old woman from Oruzgan province in Afghanistan, fled back to her family home from her husband's house, complaining of violent treatment. The Taliban arrived one night, demanding Bibi be handed over to face justice. After a Taliban commander pronounced his verdict, Bibi's brother-in-law held her down and her husband sliced off her ears and then cut off her nose. Bibi was abandoned, but later rescued by aid workers and the U.S. military. After time in a women's refuge in Kabul, she was taken to America, where she received counseling and reconstructive surgery. Bibi Aisha now lives in the United States. World Press Photo of the Year 2010, Jodi Bieber, South Africa, Institute for Artist Management/Goodman Gallery for Time magazine.

Flood victims scramble for food as they battle the downwash from a Pakistan army helicopter during relief operations, Dadu, Pakistan, on September 13, 2010. First Prize, People in the News Stories, Daniel Berehulak, Australia, Getty Images.

Julian Assange, founder of WikiLeaks, in London, September 30. Second Prize, People in the News Single, Seamus Murphy, Ireland, VII Photo Agency.

Nguyen Thi Ly, 9, suffers from Agent Orange disabilities, Da Nang, Vietnam. Second Prize Contemporary Issues Single, Ed Kashi, USA, VII Photo Agency.

Four Somali refugees en route to Yemen sleep in the desert after traveling all night on muddy roads and in pouring rain, Somaliland, on March 15, 2010. First Prize Contemporary Issues Stories, Ed Ou, Canada, Reportage by Getty Images.

A man carries a shark through the streets of Mogadishu, Somalia, on September 23, 2010. First Prize Daily Life Single, Omar Feisal, Somalia, for Reuters.

An overcrowded train approaches a station in Dhaka, November 16, 2010. Third Prize Daily Life Single, Andrew Biraj, Bangladesh, Reuters.

An urban scene in Calcutta, India. First Prize Daily Life Stories, Martin Roemers, The Netherlands, Panos Pictures.

Thomas Daley of Britain competes in the preliminary of the Men's 3m Springboard diving event during the Youth Olympics at Toa Payoh Swimming Complex, Singapore, on August 22, 2010. First Prize Sport Stories, Adam Pretty, Australia, Getty Images.

Netherlands' Demy de Zeeuw is kicked in the face by Uruguay's Martin Caceres during their World Cup semi-final in Cape Town, July 6, 2010. First Prize Sport Single, Mike Hutchings, South Africa, Reuters.

Kirill Lewerski, a cadet on the Russian tall ship Kruzenshtern. Second Prize Portraits Single, Joost van den Broek, The Netherlands, de Volkskrant.

Self-portraits for social networks. Second Prize Portraits Stories, Wolfram Hahn, Germany.

Milan Fashion Week: Valeria Marini show. Second Prize Arts and Entertainment Single, Davide Monteleone, Italy, Contrasto for The New York Times Style Magazine.

The Flying Cholitas, Bolivia: Lucha libre (Bolivian wrestling), is one of the most popular sports in the country. Women wrestlers are known as cholitas and have in the last ten years become popular in the sport. Carmen Rosa and Yulia la Pacena perform in a benefit show to raise money for the bathrooms of a school in La Paz, Bolivia, June 26, 2010. Second Prize Arts and Entertainment Stories, Daniele Tamagni, Italy.

North Korean leader Kim Jong Il, right, and his son Kim Jong Un attend a massive military parade to mark the 65th anniversary of the communist nation's ruling Workers' Party in Pyongyang, North Korea, Oct. 10, 2010. Third Prize People in the News Singles, Vincent Yu, Associated Press.

A boy stands by the burning old Iron Market in Port-au-Prince, Haiti, January 18, 2010. First Prize General News Single, Riccardo Venturi, Italy, Contrasto.

A man throws a dead body at the morgue of the general hospital, Port Au Prince, Haiti, January 15, 2010, following the 7.0-magnitude quake on January 12. First Prize General News Stories, Olivier Laban-Mattei, France, Agence France-Presse.

A suicide jump in Budapest, Hungary, May 22, 2010. First Prize Spot News Single, Peter Lakatos, Hungary, MTI.

Anti-government riots in Bangkok, Thailand, May, 2010. Second Prize Spot News Stories, Corentin Fohlen, France, Fedephoto.

Indonesian Hindu devotees walk towards the ash-shooting Mount Bromo volcano to make offerings at a temple located at its foot, outside the village of Cemoro Lawang, in the east of Indonesia's central Java island, December 24, 2010. Third Prize Nature Stories, Christophe Archambault, AFP, Getty Images.

An Indonesian man wears a mask to avoid inhaling ash as he stands in the ash-covered village of Cemoro Lawang near the active Mount Bromo volcano in the east of Indonesia's central Java island, December 24, 2010. Third Prize Nature Stories, Christophe Archambault, AFP, Getty Images.

Atlantic sailfish attack Spanish sardines, off the Yucatan Peninsula, Mexico. Second Prize Nature Single, Reinhard Dirscherl, Germany.

Whooper Swans at dawn, Hokkaido, Japan, Jan. 2010. Second Prize Nature Stories, Stefano Unterthiner, Italy, for National Geographic Magazine.

ALEXEY TERENTYEV

BALTECO