sábado, fevereiro 19, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

E se levassem a leilão o minsitro das Finanças?

IMAGEM DO DIA

Na onda [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

José Magalhães, secretário de Estado da Justiça

José Magalhães, um ex-PCP que chegou à ribalta nos governos de Sócrates por se dizer que sabe distinguir um bite de um byte, sempre teve jeito para caga milhões e agora decidiu "vender" o cartão do cidadão, o tal cartão que deixou muita gente sem votar nas presidenciais. Agora ficamos à espera que o cartão do cidadão apareça como oferta na compra de um pacote de margarina Vaqueiro ou, quem sabe, se autorizem as grandes superfícies a lançarem cartões brancos do cartão do cidadão.

«"Os cidadãos têm enorme vantagem em utilizá-lo e teremos campanhas de difusão do cartão e até preços promocionais", disse José Magalhães à margem da cerimónia do Centenário do Registo Civil Obrigatório em Portugal.

O responsável lembrou que a existência de um chip no cartão "permite assinar documentos, substitui a presença física nas repartições da administração pública e permite trabalhar à distância". "Tudo faremos para que as pessoas percebam que aquele papel é muito diferente de um papel plastificado", concluiu.» [DN]

ADIVINHA

Quem é o economista conhecido que dantes dizia em roda de amigos que emigraria se Cavaco Silva chegasse a Presidente da República e que nas últimas eleições foi um dos mandatários nacionais do mesmo Cavaco Silva?

A DIREITA E LOUÇÃ

É divertido ver como a direito descobriu o lado mau do BE e decidiu unir-se na luta contra o bloco, a mesma direita que dava saltos de alegria quando o bloco crescia eleitoralmente e ultrapassava o PCP, a mesma direita que no tempo de Durão Barroso escolhia Francisco Louçã como líder da oposição, a mesma direita que promoveu os bloquistas até à exaustão nos seus órgãos de comunicação social.

Há algum país da Europa onde se abra a página online de um semanário de direita como o Expresso e se dê logo de caras com os artigos de opinião de um bloquista como se estivéssemos a consultar o Esquerda.Net? Há por essa Europa fora alguma televisão pertencente a um militante número um de um partido que tenha tantos comentadores da extrema-esquerda?

Compare-se o peso dos comentadores do BE nas televisões privadas com o dos de qualquer outro partido e tirem-se conclusões. Porque sucede isto? Porque a maior parte do discurso do BE é inspirado no ódio das correntes mais conservadoras e extremistas do marxismo-leninismo e do trostskismo às correntes social-democratas, ódio que para todos eles, sejam os do BE ou do PCP, é uma questão de honra ideológica, com prioridade sobre qualquer outra luta política.

Um BE apostado em dividir o PS e crescer à custa do seu eleitorado era útil à direita que se desfez em mimos no apoio a Francisco Louçã, as suas piadolas eram mais eficazes na erosão do PS do que os disparates de Manuela Ferreira Leite, Marques Mendes, Passos Coelho ou Paulo Portas. Compare-se o carinho com que a comunicação social tratava Manuel Alegre nos tempso em que este e os seus miques faziam oposição a Sócrates com a forma como o mesmo Alegre foi tratado na campanha presidencial.

A mesma direita que promoveu Louçã ficou agora irritada, veremos se é agora que vai desmamar a extrema-esquerda e se o "brilhantismo" do grande líder do proletariado do Holmes Place vai sobreviver.

IGUAL AO LITRO?

«São três raparigas e três rapazes. Adolescentes. Não especialmente bonitos, ou elegantes, ou fashion. Escolhidos para parecerem normais, posam, sorridentes, abraçados, para a foto numa sala de aula. E dizem: "Ela/ele é lésbica/gay e estamos bem com isso." São dois cartazes da rede ex aequo, uma associação de jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgénero). Os cartazes foram produzidos com apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, um organismo governamental, e o projecto em que estão inseridos, o de combater o bullying homofóbico e transfóbico nas escolas, recebeu financiamento europeu. Inclui, além dos cartazes, uma brochura com perguntas e respostas e um estudo conduzido pelo ISCTE a partir de um inquérito nas escolas.

Tudo a condizer com aquilo que parece ser a orientação constitucional, legal e governamental - combater a desigualdade com base no género e na orientação sexual, o preconceito e a discriminação. Isso mesmo é reiterado pela presidente da CIG, Teresa Fragoso, ao Público: "Os materiais estão dentro da linha oficial do que se defende no Plano para a Igualdade de Género." Mas, na semana em que o Parlamento voltou a aprovar, com votos do PS, BE e PCP e em nome da igualdade, a lei da identidade de género, que agiliza os processos de alteração de nome e género para transexuais e que fora vetada pelo Presidente, ficámos a saber que o Ministério da Educação se recusou a colaborar com o projecto. Mais precisamente, que considerou não dever ser agente da distribuição dos cartazes e brochuras por "dever de neutralidade em matérias que possam ser consideradas ideológicas".

É certo que, aos media, o gabinete da ministra Isabel Alçada alega a inexistência de "um pedido formal". Mas como se explicam então as reuniões tidas entre a rede e o ministério, e o facto de nestas a rede ter sido aconselhada a contactar directamente, por sua conta e risco, as escolas para a distribuição dos materiais?

Pode ser, claro, que nem toda a estrutura do ministério esteja informada das orientações políticas do Governo ou, para usar as palavras de Francisco Assis a propósito da lei da identidade de género, das "convicções do PS nos diferentes domínios". Mas pode ser também que o Governo não saiba exactamente o que pensa sobre este assunto, ou seja, as suas próprias convicções. Convém é que perceba que, se a defesa da igualdade for uma ideologia, a inversa também é verdadeira. E afectar "neutralidade" nesta matéria é optar pela ideologia da desigualdade - a que acha que, como responderam algumas escolas à rede, dizer que ser homossexual é igual a ser heterossexual é "promover a homossexualidade". O que até é verdade: trata-se de, simbolicamente, promover os homossexuais de discriminados a iguais. Isso mesmo que, julgava-se, o Governo defendeu quando propôs que casais do mesmo sexo tivessem acesso ao casamento civil. Este Governo. Foi, não foi?» [DN]

Autora:

Fernanda Câncio.

O PAÍS ONDE UM NÃO É IGUAL A UM

«Em 1928, o surrealista belga René Magritte pintou um cachimbo e escreveu: "Isto não é um cachimbo". E não era, era a pintura de um cachimbo. Ontem, milhares de jovens foram para as ruas belgas comer batatas fritas. Mas não comiam batatas fritas, faziam uma revolução contra o facto de hoje, sexta-feira, baterem o recorde mundial de país sem Governo (250 dias). Adoptaram as batatas como símbolo revolucionário de unidade. O país está dividido em valões e flamengos, duas línguas, mas o mesmo gosto pelas batatas fritas. Diz o preconceito que alimenta as anedotas que todos os belgas, seja ele valão ou flamengo, andam pelas ruas segurando um cone com batatas fritas. E se o segura com a mão esquerda e lhe perguntarem pelas horas, ele, valão ou flamengo, ao consultar o relógio espalha as batatas fritas pelo chão. Diz ainda a anedota que, pouco depois, o belga de novo com o seu cone de frites, se voltarem a perguntar-lhe pelas horas, ele, valão ou flamengo, não se deixa enganar: faz um manguito... e espalha as batatas pelo chão. Mas, pelos vistos, não chega aos valões e flamengos o destino comum de vítimas de anedotas, continuam divididos e por causa disso sem Governo. Os jovens de ontem, idealistas, tinham uma palavra de ordem, em flamengo e em francês: "Een=Un", um igual a um. Mas, em 2005, quando houve o concurso do maior dos belgas, Magritte ficou em 9.º (na Valónia) e em 18.º (na Flandres).» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

ESPERTEZA SALOIA

«Segundo Raul Proença o termo "esperteza saloia" tem origem na "sistemática atitude de desconfiança" dos assim denominados habitantes dos arrabaldes de Lisboa. Conta um juiz que era hábito, em caso de conflito, o saloio consultar dois advogados, apresentando a um a sua versão e, ao outro, a do opositor, de forma a avaliar melhor as suas hipóteses.

No entanto, o pouco apreço dos alfacinhas pelos saloios, o escárnio teatral e a imagem do camponês simplório cultivador de hortas, foram tornando a expressão numa denotação depreciativa dirigida àqueles que se julgam mais espertos do que os outros. A esperteza saloia resultando assim invariavelmente no oposto do desejado. Ou seja, na revelação da tramóia, da mentira ou da dissimulação e na ridicularização do seu autor.

A moção de censura do BE é um caso típico desta esperteza saloia. Louçã e seus apaniguados terão imaginado conseguir o pleno, dando um golpe em simultâneo contra o PC, o PS e a direita e marcando a agenda política durante um mês, ou seja, aparecendo todos os dias nas televisões. Acontece que a operação foi tão inoportuna e vil que em poucos dias o feitiço se virou contra o feiticeiro. Já não bastava a humilhação da estrondosa derrota de Alegre, agora o BE deu mesmo um descomunal trambolhão. Há mesmo quem já o compare com o PRD que se esfumou no mesmo tipo de peripécias inconsequentes. Em resultado, nunca se viu tanto bloquista aflito desdobrando-se em textos, entrevistas e múltiplas explicações que não explicam nada.

Demasiado habituados à benevolência dos "media", onde a espuma e os dichotes enraivecidos de Louçã dão sempre um bom boneco, os bloquistas ainda estão convencidos que conseguem dar a volta por cima. Mas é improvável. Este tipo de política, golpista, calculista, desonesta e sobretudo sem qualquer sentido ou utilidade prática, não é deste tempo. Já ninguém tem paciência para estas cenas torpes.

Raymond Chandler, com o seu estilo económico e sempre direto ao assunto, tem uma frase notável para descrever uma personagem que não me canso de citar. "Passou toda a vida a tentar subir da sarjeta até ao passeio. Nunca lá chegou". É que não se pode chegar ao passeio com os hábitos da sarjeta. E o Bloco, que um dia imaginou que poderia ser o partido renovador da esquerda, tem resvalado cada vez mais para a sarjeta da história onde, efetivamente, nasceu. À época a coisa pareceu uma inovação, ainda que do género quimérico. Marxistas, estalinistas, trotskistas (tendência mandelista, o que quer que isso queira dizer), maoistas, ex-MRPP, ex-PC, sindicalistas, ambientalistas, grupos de género, anti-racistas, juntaram-se numa incrível tropa-fandanga com o objetivo de disputar terreno ao decadente PC e abalar o PS. Mas burro velho não aprende línguas. Esta gente formou-se no pior do esquerdismo e sua cultura dos pequenos chefes e ainda mais das parcas e anacrónicas ideias. Adoradores do estado, do centralismo, do nacionalismo, das hierarquias, com horror à evolução social, cultural e tecnológica e sobretudo tementes da liberdade individual, depressa transformaram a amálgama oportunista num partido retrógrado com o seu amado líder, a sua opacidade e uma notória falta de democracia interna. O processo de decisão sobre a moção de censura foi em tudo similar ao que habitualmente se passa no PC. Os chefes decidem e os militantes obedecem e aderem, mesmo quando acham que a coisa é um disparate, o que no caso se apresenta como uma evidência para toda a gente. "Salvam-se" as poucas vozes dissonantes, repartidas entre os pobre-coitados dos ditos moderados e os trogloditas, verdadeiros fósseis vivos que se reclamam do velho trotskismo e do maoismo. Nestas faunas as nomenclaturas são sempre muito confusas, acrescente-se.

Enfim, este episódio patético vem mostrar que, apesar do novo nome, estamos perante uma velha esquerda, belicosa, intempestiva e sem outra visão que não seja a das supostas grandes glórias do passado as quais, bem vistas as coisas, nunca passaram de enormes tragédias coletivas invariavelmente manchadas de ódio, sangue e derrota. Nos dias que correm, tal como outrora, continuam a cumprir o papel de testas-de-ferro da direita. Que ninguém se iluda. » [Jornal de Negócios]

Autor:

Leonel Moura.

CRIANÇA DE CASCAIS ESFAQUEIA A MÃO POR LHE TER TIRADO A PLAYSTATION

«Ao que apurou ontem o CM, o jovem, que emboscou a mãe à porta de casa, armado com uma faca de cozinha, encontra-se numa unidade hospitalar de Lisboa para avaliação psicológica.

A mãe foi internada no Hospital de Cascais, estando fora de perigo. Tudo se passou anteontem ao final da tarde, na Charneca, Cascais. A vítima, de cerca de 40 anos, foi esfaqueada numa das pernas e apresentava ainda cortes na cabeça, nos braços e no tronco.

Segundo soube o nosso jornal, as más notas escolares do agressor levaram a que os pais o castigassem, proibindo-o de jogar Playstation e de aceder à internet. Revoltado, o jovem foi comprar um periférico de acesso à internet sem o conhecimento dos pais. A mãe saiu para ir às compras e foi no regresso a casa que acabou atacada pelo filho. A PSP de Cascais, através das Brigadas de Investigação Criminal, e os bombeiros estiveram no local. » [CM]

Parecer:

Se fosse com a minha ficava alérgico a playstation para o resto da vida. Se tivesse sucedido numa escola estariam agora os sindicalistas a dizer que a culpa era da reforma de Sócrates, da instabilidade nas escolas, do facto de os professores não terem tempo por causa da avaliação, etc., apareceriam uns sociólogos, pedo-psicólogos e outros especialistas e o PSD chamaria a ministra da Educação de urgência ao parlamento, como sucedeu em casa é uma notícia rasca a quem ninguém prestará atenção, aconteceu na casa do vizinho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

MINISTRO ALEMÃO PLAGIOU TESE DE DOUTORAMENTO

«O ministro alemão da Defesa, Karl-Theodor zu Guttenberg, está a ser acusado de plagiar 15 autores para a sua tese de doutoramento. A político bávaro já foi chamado a explicar o escândalo à chanceler, Angela Merkel, e a sua demissão pode estar para breve.

A tese de doutoramento do ministro já se converteu num objectivo prioritário dos ‘caça-plágios’ da internet, que têm encontrado um número cada vez maior de citações sem nota de fim de página de autores conhecidos no trabalho de Guttenberg.

Entre as citações sem nota de fim de página encontra-se uma passagem do seu antecessor no cargo, Rupert Scholz. A Universidade de Bayeruth, onde apresentou a sua tese há quatro anos, deu um prazo de duas semanas a Guttenbert para responder às acusações.» [CM]

Parecer:

Azar, não foi o Sócrates!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos nossos puritanos de carácter da direita.»

ESTE ANDA A GOZAR COM O PAÍS

«O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, defendeu a criação de um imposto especial para contribuintes com maiores rendimentos para financiar os sectores públicos de saúde e educação.

"Eu acho que é razoável em Portugal, não onerando aqueles que têm menores rendimentos, que haja taxas especiais e impostos especiais dirigidos ao financiamento dos serviços públicos gratuitos de saúde e educação", disse Carlos César, numa tertúlia realizada na quinta-feira à noite, no Casino da Figueira da Foz. » [DN]

Parecer:

Primeiro dá subsídios aos funcionários melhor remunerados e agora propõe um imposto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Marque-se uma consulta de psiquiatria ao senhor.»

DIZ O ROTO AO NU

«Mas Louçã "teve medo de os matar, ou seja, que a moção fosse aprovada. Ao esclarecer mais tarde que é toda a direita que será censurada, mais uma vez faz um excelente serviço a Sócrates (...) E o país fica com esta aberração no parlamento".» [DE]

Parecer:

É divertido ver o Cunha criticar Louçã em defesa da direita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SOARES DOS SANTOS DIZ QUE ESTAMOS EM RECESSÃO

«Não adianta dizer que não estamos em recessão porque estamos". A afirmação é de Alexandre Soares dos Santos.

O 'chairman' da Jerónimo Martins reagiu assim à entrevista do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, ao Diário Económico.

Para o ‘chairman' da retalhista "não vale a pena a continuar a mentir aos portugueses". "Nós sentimos que estamos em recessão: há menos trânsito, menos gente nos restaurantes", sublinhou na conferência de imprensa de apresentação dos resultados anuais da Jerónimo Martins.» [DE]

Parecer:

Esperemos que o Grupo Jerónimo Martins seja gerido com base em indicadores mais rigorosos do que aqueles que Soares dos Santos usa para madar postas de pescada sobre a economia portuguesa. Provavelmente é por isso que as acções do Grupo Jerónimo Martins perdeu mais de 5% na Bolsa no mesmo dia em que foram feitos estes palpites.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso de compreensão, o senhor Soares dos Santos deve andar amargurado por ter chegado ao fim o modelo de crescimento assente no aumento do consumo interno.»

RANGEL DIZ QUE O PSD JÁ ESTÁ PREPARADO PARA GOVERNAR

«"A reunião decorreu sob este sinal de que há de facto em Portugal um partido que está preparado para governar porque aquelas medidas [de austeridade] que são patrióticas apoiou-as e está disponível para fazer reformas que este Governo não é capaz de fazer", afirmou Paulo Rangel.

O eurodeputado falava aos jornalistas no final da reunião entre o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, e o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, na qual participou, na sede dos sociais-democratas, Lisboa. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Isso significa que até aqui não estava, o que não é propriamente um elogio para a sua promotora Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Rangel se está a pensar em si ou em Passos Coelho.»

MEXICANA FAZ GREVE DA FOME PARA SER CONVIDADA PARA O CASAMENTO REAL

«Uma mexicana de 19 anos está a fazer greve de fome em frente à embaixada britânica, na cidade do México. Estíbalis Chávez pretende comover a família Real e conseguir um convite para o casamento do Príncipe William com a "plebeia" Kate Middleston. » [JN]

NÃO OLHES PARA O MEU TRASEIRO, ESTÁS A SER FILMADO

«Uma jovem norte-americana escondeu uma câmara nas costas e saiu pelas ruas de Los Angeles com calças justas. Filmou homens e mulheres a olharem para o traseiro quando passava. Veja o vídeo, que faz sucesso no Youtube.

Duas amigas norte-americanas resolveram tirar a limpo uma dúvida sobre o que acontece enquanto uma mulher "jeitosa" caminha pelo passeio.

Colocaram uma câmara nas calças e saíram para a rua, gravando os olhares, mais ou menos discretos, das pessoas por quem passavam, quando já estavam de costas.» [JN]

EUA: DEIXAM DE CONTRATAR FUMADORES

«O número de Estados norte-americanos que deixaram de contratar fumadores para a área da saúde está a aumentar. Muitos hospitais e companhias de saúde estão a obrigar os candidatos a uma vaga de emprego a realizar exame de urina para detectar a presença de nicotina. Se fumar, é despedido.» [JN]

Parecer:

Isto está a ficar cada vez mais complicado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Escondam esta notícia do Sócrates e do George.»

FREIRA EXPULSA DO CONVENTO POOR CAUSA DO FACEBOOK

«Viva num convento de Toledo há mais de 35 anos, mas o Facebook veio ditar a sua expulsão. María Jesús Galán recebeu ordem de saída por parte das outras freiras por causa do clima de tensão criado pelos hábitos online de Galán, que no ano passado lhe valeram um prémio da junta de Castilla-La Mancha.

Tudo começou quando, ao cabo de 24 anos frente ao arquivo, María Jesús Galán conseguiu vencer a resistência das suas companheiras e adquiriu um computador. Daí à Internet e às redes sociais foi um passo. Com recurso às novas tecnologias conseguiu catalogar e digitalizar quase todo o arquivo do convento, que conta 119 livros e mais de 3000 documentos, indica o ABC.

Graças a este seu labor, o governo regional tinha reconhecido em Maio no ano passado os méritos de Galán - conhecida por “soror Internet” -, pelo seu trabalho de catalogação de documentos e livros da biblioteca conventual, pela contribuição para a difusão destes documentos pela Internet e pela introdução de tecnologias num ambiente tradicional.

Numa das suas múltiplas entrevistas após ter recebido o prémio, María Jesús Galán dizia sentir-se “muito orgulhosa” de ser freira no convento Santo Domingo el Real e dizia ainda sentir-se “plenamente realizada” como religiosa.

Acontece, porém, que onde outros viram interesse e diligência, as companheiras de mosteiro de María Jesús Galán viram uma tensão insuportável e um mal-estar crescente.

Na passada terça-feira, chegou a notícia, no próprio mural do Facebook de María Jesús Galán: “Expulsaram-me. Umas quenianas tornaram a minha vida impossível. A inveja pregou-me uma partida e elas ganharam. Hoje, o delegado da Vida Religiosa, junto com a madre prioresa e outras duas freiras, decidiram que eu teria que sair para que ficassem tranquilas as quenianas. Não têm vocação, mas vêm buscar dinheiro para as famílias. Não vale a pena meter o dedo na ferida. Estou em paz e sem nenhum tipo de rancor”.» [Público]

IGOR LIHOVIDOV

LANÇAMENTO DA LINHA LATERAL À MODA DA ARÁBIA SAUDITA

«O artista deste vídeo chama-se Abdulmutalib Al Traidi (Al Ittifaq). Não se sabe se joga algo que se veja, mas consta que gosta de acrobacias sempre que faz um lançamento lateral. As imagens reportam-se ao jogo dos quartos-de-final da Taça do Príncipe da Arábia Saudita, entre a sua equipa e o Al-Ittihad, treinado pelo portuguesíssimo Toni.» [Portugal Diário]

YAMAHA