quarta-feira, abril 13, 2011

Que falta de dignidade....

Nos últimos tempos a política portuguesa tem revelado uma grande falta de dignidade e ainda pior do que isso os jornalistas não só parecem ignorá-la, como ainda a promovem. Aqui ficam alguns exemplos:

Todas as entrevistas são antecedidas de testes, está em causa o equilíbrio de cores, a iluminação, a qualidade do som e a captação de boas imagens por todas as câmaras instaladas numa sala que nem sempre é ampla ou dispõe das melhores qualidades para uma transmissão televisiva. É natural que um político compareça na sala enquanto se fazem os testes e que até brinque com a situação. O que revela grande falta de dignidade é o realizador de um telejornal ter acesso às imagens, saber que estão a ser feitos testes e apercebendo-se de que o primeiro-ministro está a brincar com os testes lança as imagens no telejornal para depois argumentar descuido.

Independentemente dos juízos de valor que possam ser feitos sobre a opção de Fernando Nobre se candidatar a deputado pelo PSD, a forma como tudo se passou revelou uma grande falta de dignidade. Num país onde qualquer jogador de futebol contratado por um clube de segunda divisão é apresentado numa conferência de imprensa, o líder do PSD dá a conhecer a “compra” de Fernando Nobre recorrendo a uma mera mensagem no Facebook. O mínimo que se esperava era um comunicado oficial e se tivessem em consideração que à pouco tempo Fernando Nobre tinha recebido mais de quinhentos mil votos nas presidenciais seria de esperar uma conferência de imprensa onde o próprio candidato teria a oportunidade de explicar os motivos da sua opção. EM vez disso foi apresentado como um mero troféu de caça e é assim que personalidades como Ângelo Correia ou Luís Filipe Menezes os tratam no comentários que fizeram.

Compreende-se que Passos Coelho possa reunir com José Sócrates sem que tal tenha de ser do conhecimento dos portugueses, o que não se aceita e revela grande falta de dignidade é depois lançar-se uma crise política tendo como um dos argumentos centrais a surpresa e para provar que havia motivos para tanta indignação diz-se que só se recebeu um mero telefonema e para que ninguém tivesse dúvidas até se acrescenta que esse telefonema até foi feito a partir de Bruxelas. Enquanto os portugueses engoliram esta enorme mentira destacadas figuras do PSD e da direita não perderam a oportunidade de repetir a tese do Sócrates mentiroso, com destaque para essa personalidade estranha que é Bagão Félix.

De visita à República Checa Cavaco Silva levou um raspanete do presidente local, Vaklav Klaus, e ficou calado, A senhora Merkel desanca no parlamento português e a direita fica em silêncio e nem a extrema-esquerda reagiu, agora Cavaco Silva foi a Budapeste pedir “batatinhas” à Europa e um comissário e o presidente do BCE mandaram-no calar, calou-se e como se diz na gíria popular regressou com o “rabinho entre as pernas”. Longe vão os tempos em que a direita mandava uma força naval sair da base do Alfeite para impedir que uma traineira estrangeira violasse a nossa soberania fazendo abortos em águas nacionais.