domingo, abril 24, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Ninho de Vespa, Quinta das Conchas, Lisboa
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

  
Gaivotas, Alcochete [A. Cabral]
  
A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

  
A tradição da política portuguesa em matéria de datas religiosas era o República dirigir-se ao país por ocasião do Natal e o primeiro-ministro dirigir-se no Ano Novo. Manuela Ferreira Leite inovou ao dirigir-se ao país no Natal através de um vídeo colocado no site oficial do PSD. Passos Coelho decidiu matar dois coelhos com uma cajadada e apresentou-se como uma família por oposição a Sócrates (já houve quem lhe tivesse chamado panasca) e fez uma comunicação de Páscoa, algo que na tradição estava reservada ao cardeal patriarca de Lisboa e à bênção urbi et orbi dada pelo papa através das televisões.
  
Com tanta devoção católica é de esperar que se Passos Coelho perder as eleições se decida de uma vez pela sua devoção religiosa, se isso suceder não faltará no PSD quem o queira internar no Convento da Cartuxa.

JUMENTO DO DIA


Fernando Nobre

Esperei um dia para que Nobre desmentisse a notícia que considerei caricata, não me era difícil aceitar que alguém que foi candidato presidencial e que até já viu crianças a correrem para comerem galinhas com penas e tudo, escolhido pelo invulgar Passos para presidir ao parlamento e que tem poderes adivinhatórios que lhe permitem apoiar o programa do PSD sem o conhecer, aceitasse um tutor como se fosse um príncipe herdeiro do cargo de presidente do parlamento sem idade para falar em público.
 
O Expresso noticiou e Nobre nem o PSD desmentiram, o candidato a presidente do parlamento vai ter um tutor durante a campanha eleitoral para que em cada momento possa escolher um penteado que não lhe dê ar de doido e para que alguém pense antes de dizer asneiras. Compreende-se, muitas das entrevistas dadas pelos candidatos aos jornalistas acontecem nos percursos de automóveis e, como se sabe, Fernando Nobre sofre de uma doença rara que tem por sintoma levar o doente a dizer o contrário do que pensa se o traseiro estiver a trepidar.
 
Passos escolheu para tutor de Fernando Nobre um velho assessor, um tal Zeca Mendonça, enquanto Paula Teixeira da Cunha tem por papel intermediar as relações entre Nobre e o PSD, isto é, terá como papel tentar fazer perceber ao candidato que apoia sem conhecer programas, qual o verdadeiro programa do PSD, não vá Nobre confundi-lo com o do PPM, do BE, do PS ou que qualquer outro partido que já tenha apoiado no passado.

 O MEU COELHINHO DE PÁSCOA


 MOMENTO MUSICAL DE UKELELE
 
 
 THE AMAZING MILK BULL

  
 

 UMA IDIOTA ÚTIL

«Eu, "idiota útil de Sócrates", me confesso: na semana passada, por ausência de discernimento, cometi o erro – de que me penitencio, desde já – de criticar a escolha de Fernando Nobre para a Presidência da Assembleia da República. Percebo, agora, que perdi o meu tempo com um pormenor de somenos que, tendo em conta a situação do país, devia ter merecido, no máximo, uma pequena nota de rodapé. Afinal, que importância tem o facto de o maior partido da oposição anunciar que, pela parte que lhe toca, a segunda figura do Estado deve ficar entregue a um candidato populista que prima pela incoerência e pelo ataque à classe política e ao sistema partidário? Aparentemente, nenhuma. O dr. Passos Coelho até podia convidar o Jel dos Homens da luta que ninguém lhe levaria a mal por isso.
  
Dentro desta lógica, também me devia ter abstido de comentar o famoso telefonema que, de repente, se transformou num misterioso encontro entre o primeiro-ministro e o líder da oposição, com sms à mistura e declarações do dr. Relvas ainda por explicar. E, por maioria de razão, também não devo pronunciar-me sobre as declarações do cabeça-de-lista do PSD, por Viana de Castelo, que, em boa altura, decidiu dar um raspanete ao seu eventual futuro parceiro de coligação, acusando o CDS e Paulo Portas, em particular, de se terem metido em negócios obscuros como a compra dos submarinos (já cá faltava!) e outras trapalhadas afins que tanto prejudicaram o último Governo do PSD. Generoso, Carlos Abreu Amorim até admite que Paulo Portas possa ter aprendido com os erros ("da pior maneira possível") mas, pelo sim, pelo não, vai avisando que, a partir de 5 de Junho, quem vai mandar no Governo – o tal que o dr. Passos Coelho já tem na sua cabeça – são os independentes como ele – o que augura, como se imagina, tempos particularmente auspiciosos.
  
Naturalmente, também não posso falar de sondagens que, vá-se lá saber porquê, dão o PSD a descer, depois de o eng. Sócrates ser obrigado a accionar o pedido de ajuda internacional. Em suma, não posso falar de nada que indicie que tenho uma opinião própria, independente das agendas partidárias, sobre seja o que for, nomeadamente sobre a forma como está a correr a campanha eleitoral. Porque, nos tempos que correm, a análise política é, cada vez mais, um prolongamento da luta partidária que dispensa o sentido crítico e privilegia o espírito de barricada. Mal por mal, antes "idiota útil".» [CM]

Autor:

Constança Cunha e Sá.

 ADVERSÁRIO QUE ERRA APLAUDE-SE

«Há tantos médicos escritores (Fialho, Torga, Namora, Lobo Antunes...) talvez por eles terem informadores grátis. As pessoas procuram-nos e dedicam-lhes tempo para contar histórias. Isto serve-me de desculpa para ter tão poucos romances publicados (na verdade, nunca escrevi nenhum), mas prometo mudar agora que dou consultas e oiço muita gente: sou leitor viciado em blogues. Infelizmente, os meus "doentes" são mais do género que procura a especialidade do psiquiatra Lobo Antunes. É assim que lhes diagnostiquei um distúrbio causado pelo confronto entre o seu evidente interesse (a leitura de dois ou três textos revela a "cor" dos autores) e a indignação por os seus adversários estarem a cometer erros. Um blogue socialista dá-se conta de que o PSD tem na lista do Porto uma lisboeta que foi da SAD do Benfica de Vale de Azevedo, e esgana-se. Um blogue laranja topa um ex-Big Brother na lista do PS/Leiria, e indigna-se. Socialistas lamentam a falta de Capucho e Pacheco Pereira nas listas sociais-democratas; e sociais-democratas devolvem com as ausências de Teixeira dos Santos e Amado. Os do PS insurgem-se contra a escolha de Nobre e os do PSD contra a de Basílio Horta... Agora já tenho muitos testemunhos para o meu romance mas temo que este fique com uma tese piegas: devemos ajudar os outros. Ora, um romance de sucesso deve ser cínico e com a tese certa: nunca se deve interromper um inimigo que está a fazer asneiras.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.


 CANDIDATA A AUTARCA COM PROGRAMA ORIGINAL

«A actriz de filmes pornográficos María Lapiedra apresenta-se como candidata a presidente da câmara municipal da sua terra natal, Les Borges Blanques, Lérida (Espanha).
 
"Se for eleita, haverá prostitutas grátis e a possibilidade de masturbação em público [entre a meia-noite e as 06h00]", garante. Saliente-se que a actriz, de 22 anos, que fundou o Partido do Desejo, participa nua em acções de campanha e deixa-se apalpar pelos possíveis votantes.» [CM]

 UMA CONSELHEIRA MUITO ACTIVA

«Portugal está a "dar uma imagem de que não quer encarar a realidade", ao ter permitido tolerância de ponto na tarde de quinta-feira, segundo a única conselheira portuguesa no Fundo Monetário Internacional (FMI). Para Estela Barbot, o País deu o sinal errado ao ter concedido a tarde de quinta-feira à Função Pública, numa altura em que se atravessa uma crise financeira.» [CM]

Parecer:

Esta Estela está a ganhar um protagonismo, até parece que é a representante em Portugal do FMI.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à Estela se vai apelar ao voto no PSD em nome do FMI.»

 SOARES PASSOU-SE

«“Acho que [Passos Coelho] é uma pessoa com quem se pode falar e acho que é necessário falar com ele e, se possível, chegar a acordo (...) Acho-o uma pessoa bem-intencionada, embora, para meu gosto, demasiado neoliberal”, afirmou Mário Soares em entrevista ao jornal i, lamentando a difícil relação entre o líder do PSD e José Sócrates.» [DE]

Parecer:

Pode-se falar, só que depois ele esquece-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso condescendente.»

 PASSOS RECORRE À AJUDA DA FAMÍLIA

«A mensagem de Páscoa de Pedro Passos Coelho, de mão dada com a mulher Laura, faz parte da estratégia política em clima pré-eleitoral e pode ser um trunfo contra José Sócrates, numa altura em que as últimas sondagens dão uma vantagem, ainda que curta, ao PS.
 
Marcelo Rebelo de Sousa, ex-líder do PSD, considera que a "mensagem familiar" de Passos Coelho "visa obviamente tentar invertar a tendência verificada nas últimas sondagens e recuperar o PSD". "Passos Coelho está a apostar num público mais popular e por isso esta semana surgiu a defender temas como a pesca, a agricultura e os idosos e a mensagem de Páscoa é uma forma de aproximação a esse eleitorado", explica ao i. » [i]

Parecer:

É tão bom cristão que até fez uma comunicação de Páscoa antecipando-se à bênção urbi et orbi do papa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se ainda tem alguma avó, é para o caso de continuar a descer nas sondagens.»






 CAREX