segunda-feira, abril 18, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Insecto da Quinta das Conchas, Lisboa
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Bote [A. Cabral]
A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

  
O Jumento captou o momento em que Passos Coelho ouvia na televisão que Fernando Nobre era apenas candidato a presidente do parlameento, ficou com as calças nas mãos.
JUMENTO DO DIA


Pedro Passos Coelho

O líder do PSD e cada vez mais um candidato falhado a primeiro-ministro mandou nada menos que dois vice-presidentes, Paula Teixeira Cruz e Diogo Leite Campos, informar que Fernando Nobre não tinha colocado qualquer exigência para ser candidato a deputado.
  
O atraso deste esclarecimento só serve para suscitar dúvidas pois foi necessária quase uma semana para que o PSD desmentisse a informação, só o fazendo depois de Fernando Nobre o ter reafirmado numa entrevista ao Expresso. Mas a ser verdade e o desmentido supõe concordância isso significa que o PSD não garante a Nobre o lugar que, aliás, nunca poderia oferecer. Nesse caso o PSD tem um candidato a deputado que todos sabemos que não será deputado.
 
Isto começa a ser ridículo, o PSD tem um cabeça de lista por Lisboa um candidato a deputado que diz que não conhece o programa do PSD e que todos sabemos que não irá ser deputado. Isto é gozar com os eleitores e só Passos Coelho parece não perceber.
  
«Pedro Passos Coelho assumiu hoje à tarde, perante os conselheiros do PSD, na sua intervenção inicial no Conselho Nacional do partido, "a escolha polémica de Fernando Nobre e queria que ficasse claro que Nobre nunca colocou qualquer condição para ser número um em Lisboa". O líder social-democrata disse ainda esperar que o ex-candidato presidencial "esclareça algumas coisas que ficaram pouco claras", pelas suas primeiras intervenções.



Já antes, Paula Teixeira da Cruz garantiu aos jornalistas que Fernando Nobre "não pôs condições ao PSD" para aceitar o convite para cabeça-de-lista do partido por Lisboa. À entrada do Conselho Nacional, que se realiza em Lisboa, a vice-presidente social-democrata frisou que o "equívoco" será desfeito em breve.» [DN]

 ALTA MAGISTRADA DA POESIA

  
Vasco Graça Moura propôs que a dona Maria Cavaco Silva passasse a ser tratada por alta magistrada da literatura. Esperemos que nas viagens presidências a esposa do presidente não venha a receber prémios de poesia e outras coisas do género, senão ainda me lembro de Elena Ceausescu, mulher do antigo ditador da Roménia, que o regime se lembrou de promover a grande química e que quando viajava com o marido também recebia alguns prémios pelo seu contributo para a evolução da ciência.

 GOLPE BAIXO

Quase passou sem se dar pelo assunto e o Jumento até caiu na esparrela, mas a notícia sobre a viagem de Miguel Portas em primeira classe mostra o nível da nossa direita. Só é pena que não tenhamos ficado a conhecer o nome do euromalandro que deu a fotografia à comunicação social espanhola e que o desmentido de Miguel Portas não tenha merecido por parte do CM o mesmo destaque que tinha merecido a calúnia. Aqui fica o pedido de desculpas a Miguel Portas por ter dado relevância à notícias.

 OS FINLANDESES QUE VÃO À MERDA

Os finlandeses que entraram na UE uns anos depois de Poerugal e que durante décadas viram a sua segurança assegurada pelos países que integravam a NATO, entre os quais estavam em Portugal dão agora mostras de uma arrogância desmedida. Recorde-se que quando foi necessário ajudar a Irlanda e a Grécia o nosso país aprticipou, mesmo atravessando as dificuldades que todos conhecem. Além disso os juros praticados, acima dos 5%, estão longe daquilo que pode ser considerado uma ajuda, dificilmente as poupanças dos finlandeses conseguem tal rentabilidade no mercado.
  
Há limites para a arrogância e o que os finlandeses estão a pedir é um boicote aos seus produtos, começando pela NOKIA; talvez assim percebam que as comunidades assentam no princípio da solidariedade, não havendo espaço para declarações ofensivas da dignidade dos estados.
  
Já agora, o engraçadinho que usou as palavras de um extremista finlandês para denegrir ainda mais a imagem do país e assim obter ganhos políticos também devia ir à merda.

 JÁ SE SENTE O MEDO NO AR

Só isso explica a forma como o até aqui equilibrado Alberto Gonçalves escreve no DN:
 
«Teoricamente, tratou-se de um congresso socialista. Na prática, foi outra coisa. Na Exponor houve um palco, sanfonas retiradas de filmes, luzinhas, telas gigantes, efeitos "multimedia", uma multidão de crentes e clientes e um guru, travestido de estadista, que ensinava à multidão os clichés a repetir. Ou ele ou o caos. Ou ele ou as "aventuras". Ou ele ou um país falido, que por acaso é o que temos graças, em larga medida, às proezas do guru. Hesito em decidir se os rituais de tão tresloucado circo imitavam uma daquelas sessões de motivação e auto-ajuda ou um culto evangélico. Pensando bem, o congresso socialista foi exactamente o que um congresso socialista deve ser: uma máquina de pregar aos convertidos e assustar os restantes.



O chato é que, embora alimentada a idiotia, a máquina funciona. Aliás, isso explica parcelarmente que o partido responsável por uma bancarrota sem muitos precedentes e por um rol de mentiras sem precedentes nenhuns pareça, hoje, mais próximo de voltar a mandar no país do que a oposição que lhe tocou literalmente em sorte. » [DN]
 

 CHEGA DE NOS FLAGELARMOS

«Em 29 de Abril 2009, uma comissão de inquérito do Senado americano ouvia as agências de rating. Um senador quis saber como era possível elas terem dado a nota máxima (AAA) a produtos ligados ao crédito subprime quando já o mercado imobiliário colapsava. Isto é, como classificavam de excelente o que era lixo? Raymond McDaniel, o presidente da Moody's, disse que sua agência só dera opiniões, just opinions. E o presidente da Standard & Poor's, Deven Sharma, respondeu o mesmo: "Expressávamos a nossa opinião." Quer dizer, a aldrabice que ocasionou a maior crise económica desde 1929 foi apresentada como um simples e equivocado "lindo dia!" dito quando chove a potes lá fora... Esta semana, saiu o relatório do Senado e lá se diz que a Moody's e a Standard & Poor's foram "o gatilho que espoletou a crise financeira." E diz também que a aldrabice não era ingénua pois dera às agências de rating isto: "Aumentaram a sua facturação e aumentaram a compensação paga aos seus executivos." Foram estes opinadores que decretaram a falência de Portugal e lançaram o País numa autoflagelação danada. Esta semana, Passos Coelho encontrou um turista finlandês num restaurante. E, para ilustrar a situação em que estamos, contou aos jornalistas que o turista lhe lançou: "Espero não ser obrigado a pagar-lhe o jantar..." Fiquei espantado por nenhum jornalista ter perguntado a Passos: "E o senhor para onde mandou o finlandês?" » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.


 A ANEDOTA DO DIA

«Os dirigentes sociais-democratas Paula Teixeira da Cruz e Diogo Leite Campos disseram este domingo que Fernando Nobre não exigiu ser presidente da Assembleia da República e aceitou ser candidato a deputado pelo PSD sem colocar nenhuma condição.» [CM]

Parecer:

Pois, Passos Coelho prometeu o tacho sem que Fernando Nobre o tenha pedido...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 A GRANDE NOVIDADE DO DIA

«O secretário-geral comunista garantiu hoje que o PCP recusará "negociar com o FMI", rejeitando ainda "credenciar" esta entidade para decidir "sobre o futuro de Portugal".
  
"Não temos nada que negociar com o FMI nem credenciamos o FMI para negociar sobre o futuro de Portugal", declarou o líder do PCP, no final de um encontro em Lisboa com cerca de mil militantes comunistas para preparar as eleições legislativas antecipadas, de 5 de Junho.» [DN]

Parecer:

Se ainda fosse com o COMECON...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 POBRE FERNANDO NOBRE
  
«Fernando Nobre disse hoje que se não for nomeado para a Assembleia da República ajuizará, "na altura, qual a melhor posição para servir o País".
  
Em entrevista televisiva, aquele que é o actual 'homem da polémica' do PSD assumiu hoje ter dito ao Expresso que se não fosse eleito para presidente da Assembleia da República, renunciaria ao mandato de deputado.
 
"Porque efectivamente isso mostra o meu desapego completo a qualquer cargo político", justificou.» [DE]

Parecer:

O espectáculo que Fernando Nobre está dar ao país começa a ser deprimente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Tapem os olhos das criancinhas, este espectáculo roça o pornográfico.»





 EVGENIY SHAMAN