domingo, abril 10, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


 

Flor da Quinta das Conchas
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


JUMENTO DO DIA


Cavaco Silva

Cavaco não quer envolver-se nas negociações do acordo com o FMI o que se ntende perfeitamente, depois de ter dito que havia limites para a austeridade a última coisa que quer é ficar envolvido com as medidas desse acordo. O problema é que o mesmo Cavaco que agora parece querer dizer que apenas é presidente da junta de freguesia de Belém envolveu um dos seus homens de mão na negociação do OE e até esperou pela fotografia tirada por Catroga para anunciar a sua candidatura presidencial.
  
Mas que grandes ajudas que este Cavaco está a dar ao país..
  
«Cavaco Silva foi questionado se terá de ser o Governo a negociar com os partidos políticos o pacote de ajuda financeira, respondendo de forma peremptória: "A senhora não está com certeza a imaginar que seja o Presidente da República".

  
O Chefe de Estado assinalou que "não tem meios para realizar negociações", porque não dispõe de Ministérios, nem de grupos de apoio, nem a Constituição o permite. Por isso, pode apenas dirigir "diligências de natureza política por forma a que os diversos partidos possam aderir de uma forma responsável à solução de uma posição de emergência a que Portugal chegou".» [CM]

 O PSD VOLTA A METER-SE NUM BECO SEM SAÍDA

Ao defender que o acordo não deve ser negociado pelo FMI com os partidos o secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, quer evitar que o PSD assuma um compromisso com as medidas de austeridade tentando remeter-se à estratégia cobarde de colocar condições para depois abster-se e dizer que nada teve que ver com o assunto.
 
Mas desta vez é a Europa que exige que o PSD tome posição, aliás, começou por exigir ao PSD que indicasse que medidas propõe ao que este partido respondeu com o habitual silêncio cobarde. A estratégia é evidente e os eleitores nem são parvos, nem apreciam a cobardia oportunista. Além disso ou desta vez o PSD, que estava tão empenhado num pedido de ajuda, terá de assumir responsabilidades.
 
Começa a ser claro que quando o Passos Coelho dizia que queria governar com o FMI estava a pensar num acordo rubricado por Sócrates e quando concordou com  o pedido de ajuda estava confundindo um resgate financeiro com uma ajuda eleitoral ao PSD. Só que ao tomar esta posição o PSD está a meter-se numa toca e desta vez o assunto não é doméstico, a UE vai meter na toca o furão FMI e Passos Coelho será mesmo obrigado a sair.
 
Será que são burros?
  
PS: Como seria de esperar Cavaco Silva já veio em ajuda dos seus:
  
«Para Cavaco Silva, é ao Governo que compete tomar a iniciativa e negociar o plano com os partidos da oposição. Na prática, a declaração do Presidente contradiz Teixeira dos Santos, que a recusa a ideia de negociar directamente com o PSD, mas também rejeita o apelo conhecido este sábado no manifesto publicado no jornal «Expresso», assinado por cerca de 50 personalidades nacionais.» [TVI24]

 O PSD ESTÁ MESMO UNIDO

Tal como afirmou Luís Filipe Menezes o PSD está mesmo unido, todos os seus eurodeputados votaram contra uma proposta de Miguel Portas para que em viagens de duração inferior a quatro horas os eurodeputados viajassem em classe turística.

 PROCURA-SE PEDRO PASSOS COELHO

Depois de uma sequência de asneiras e intervenções desastrosas cujos resultados foi uma subida do PS nas sondagens o líder do PSD, desapareceu imitando uma velha estratégia política de Manuela Ferreira Leite. Já nem responde a Sócrates, encarrega o Relvas do serviço.

 ¿POR QUÉ NO TE CALLAS CAVACO?
Cavaco decidiu falar aos ministros das Finanças europeus como costuma falar aos líderes europeus na tentativa de conseguir uma solução que o proteja das consequências da crise e dois altos responsáveis mandaram-no calar, nem mais nem menos do que um comissário europeu e o presidente do BCE. Cavaco que há muito só é presidente de todos os portugueses no papel decidiu armar-se em presidente de todos os europeus e saiu-se mal, não percebe que os responsáveis da Comissão e do BCE têm acompanhado a crise política portuguesa e têm percebido muito bem qual tem sido o papel de Cavaco Silva nas manobras políticas da direita.

 

 JÁ NEM TENTAM CONVENCER-NOS

«Quando as viagens de avião dos eurodeputados eram pagas ao quilómetro, eles escolhiam ir em turística. Depois, passaram a ser reembolsados só mediante a entrega do bilhete e começaram a viajar em executiva. Esta semana, o eurodeputado português Miguel Portas (do BE) fez uma proposta para que as viagens de avião com menos de quatro horas fossem só em turística. A proposta fazia poupanças públicas (por exemplo, um Lisboa--Bruxelas ficava três vezes mais barato). E tinha sentido nos tempos que correm: não dizem todos, é a crise? Então, que todos a paguem (mesmo que o que para uns seja cortar os dedos, para outros seja só aparar as unhas)... Ora o Parlamento de Estrasburgo votou contra (402-216), confirmando o egoísmo dos que podem ("temos de apertar o cinto: apertem!"). Havia, porém, uns eurodeputados em condição especial, os portugueses, que votavam na mesma semana em que o seu país foi oficialmente dado por falido. Desses, esperava-se, pelo menos, oportunismo ou fingimento. Exigia-se deles um faz-de-conta sem mácula. Mas votaram assim: 9 por e 9 contra. Quem quiser vá às notícias ver a que correspondem em grupos políticos. O importante, mesmo, foi 9 agarrarem-se ao seu privilégio do aperitivo antes do descolar. Terem-se agarrado a isso em troca de se exporem demasiado releva uma sinceridade preocupante: mostraram desprezo pelos seus eleitores e não se importam.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
  
PS: Para que se saiba quem votou contra:
 
«Conforme relata o «Público», todos os eurodeputados do PSD presentes na votação desta quinta-feira no Parlamento Europeu votaram contra a emenda 3 ao «relatório Fernandes». São eles José Manuel Fernandes, Paulo Rangel, Regina Bastos, Carlos Coelho, Mário David, Maria do Céu Patrão Neves e Nuno Teixeira.
  
Também Capoulas Santos e Correia de Campos, do PS, votaram contra o fim desta regalia, cujo objectivo era reduzir os gastos. A emenda foi rejeitada pela maioria dos membros do PE: houve 402 votos contra, 216 a favor e 56 abstenções.» [TVI24]




 CAVACO DIZ QUE ERA INEVITÁVEL O RECURSO À AJUDA EXTERNA

«O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirmou este sábado que o recurso à ajuda externa era "inevitável" para assegurar o financiamento do Estado, dos bancos e da economia portuguesa.
  
"Portugal chegou a uma situação em que era inevitável o recurso à ajuda externa por parte das instituições europeias, por forma a assegurar o financiamento do Estado, o financiamento dos bancos, o financiamento da nossa economia e, portanto, o financiamento das empresas e das famílias", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas à margem do encontro do Grupo de Arraiolos, que terminou ao final da manhã em Budapeste. » [CM]

Parecer:

Mas não foi isso que disse quando apelou ao voto nas presidenciais para evitar uma segunda volta por causa dos mercados financeiros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Agradeça-se a ajuda de Cavaco em nome do PSD e do CDS e elogie-se esta forma de generosidade de Cavaco Silva, sempre é melhor ajudar a direita desta forma subtil do que ter de ser um dos seus adjuntos a inventar escutas a Belém..»

 NA EMPRESA INGLESA "NUDE HOUSE" TRABALHA-SE EM PELOTA

«Há empresas que apresentam pré-requisitos considerados bizarros para quem procura emprego. É o caso da ‘Nude House’, uma empresa de informática britânica que apenas aceita como funcionárias mulheres que se sintam à vontade a trabalhar nuas.
  
Chris Taylor, proprietário da ‘Nude House', é naturista há 20 anos e afirma que o espaço cria um ambiente perfeito para trabalhar para todos os que procuram um lugar limpo, quente e divertido.» [CM]

 O RELVAS NÃO QUER NEGOCIAR COM O FMI

«O Secretário-Geral do PSD, Miguel Relvas, disse na sexta-feira à noite que o "absurdo" chegou ao ponto de o ministro das Finanças dizer que os partidos negociariam com o FMI e Banco Central Europeu quando estes negoceiam com governos.

"Para o bem e para o mal Portugal tem um Governo em gestão", afirmou Miguel Relvas, à margem de um jantar com militantes em Sernancelhe, distrito de Viseu.» [DN]

Parecer:

Pois, o ideal seria ser só um a pagar a factura. Este país lembra-me mais uma vez a anedota da rusga à casa de putas, uma dizia que era cabeleireira, a outra era manicura e o cliente desabafou "querem ver que a puta sou eu?". O Cavaco diz que não negoceia e o relvas acha que o FMI não deve discutir com os partidos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Compre-se um corta-relva.»

 A ANEDOTA DO DIA

«Passos Coelho está "preparadíssimo" para liderar Portugal, num momento que descreve como "muito difícil" mas que pode marcar a "oportunidade para regenerar o país". » [DN]

Parecer:

Então não está?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a a merecida gargalhada, este Marques Mendes sempre teve muita piada.»

 QUEM FALOU EM ASFIXIA DEMOCRÁTICA?

«A Editorial Caminho emitiu esta tarde um comunicado em que diz que estava tudo tratado para lançar a obra "Jardim, a grande fraude", de Ribeiro Cardoso. Mas, de repente, ficou sem sala.
 
Depois de devidamente combinado e agendado o lançamento numa sala do Hotel CS Madeira Atlantic, no Funchal, para o dia 12 de Abril (próxima terça-feira), pelas 18 horas fomos informados esta manhã, por parte de responsável do Hotel, da impossibilidade do aluguer da sala", refere o comunicado da editora.
  
Mas há mais. Durante "a tarde de hoje realizámos diversos contactos para alugar uma sala na cidade do Funchal, contactos que se revelaram infrutíferos". Por esta razão, "vemo-nos forçados a adiar o lançamento para uma data posterior".» [DN]

Parecer:

É esta a democracia do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

 CAVACO SÓ QUER ACORDO DEPOIS DAS ELEIÇÕES

«O Presidente assume ruptura com a decisão do Ecofin de ontem e pede mais “imaginação” à Europa para um programa interino, mas Bruxelas diz que já teve muita imaginação.
  
O Presidente Cavaco Silva não aceita a decisão dos ministros europeus das finanças de fechar um acordo de ajuda em Maio e apela à imaginação dos europeus para encontrar programa interino até às eleições. Bruxelas recusa.
  
"Espero que os nossos parceiros tenham em consideração que vamos para eleições a 05 de Junho, por isso, o que precisamos agora é de um programa interino para que o próximo Governo possa participar nas negociações finais, porque é o próximo Governo que vai implementar o programa", afirmou hoje o chefe de Estado português.
  
"Por isso precisamos de alguma imaginação, digamos assim, das instituições europeias para encontrar um programa interino apropriado", declarou hoje em Budapeste.
  
Oli Rehn responde "Já mostrámos muita imaginação"
  
A resposta do Oli Rehn, o comissário europeu, não podia ser mais clara: "Já mostrámos muita imaginação e, especialmente, responsabilidade sobre a forma como devemos superar as dificuldades económicas de Portugal".
  
E de seguida pediu silêncio aos actores políticos em Portugal.
  
"Preferia não ter um diálogo público, todos os dias com os actores políticos portugueses, por quem tenho grande estima", "incluindo o Presidente da República", acrescentou.» [DE]

Parecer:

Começou a tremedeira, parece que o Cavaco só queria uma ajuda interina ao seu PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se receia eleições presidenciais antecipadas.»

 MALANDROS

«Fernando Nobre, ex-candidato independente à Presidência da República, foi convidado pela direcção de Pedro Passos Coelho para encabeçar a lista do partido em Lisboa às eleições legislativas de 5 de Junho, apurou o i. Este convite surge depois de Manuela Ferreira Leite ter recusado o lugar.» [i]
  
A direcção social-democrata já tinha referido que as listas de deputados vão contar com personalidades independentes. Fernando Nobre, que alcançou cerca de meio milhão de votos nas últimas Presidenciais, ainda está a ponderar o convite.»

Parecer:

Pobre Fernando Nobre, remetido a segunda escolha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela decisão.»

 ESTÃO COM MEDO DO SÓCRATES?

«"Ó Zé, estão a revelar um mal disfarçado receio de se defrontarem contigo no próximo acto eleitoral". Esta foi, ao final desta manhã, uma das frases marcantes da intervenção do dirigente António Vitorino, que acusou, ainda, o PSD de "ingerência" nos assuntos internos do PS e deixou um apelo especial aos que ponderam usar o voto como protesto em Junho.
  
Já depois da uma da tarde, António Vitorino considerou ser "uma atitude inédita na democracia portuguesa que um partido tenha condicionado o diálogo democrático à substituição do líder de outro partido". Uma crítica ao PSD, que tambem já deixou claro que dificilmente faria um entendimento com José Sócrates sendo líder dos socialistas.» [i]

Parecer:

Parece.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  


 VITALIK
  






 REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS