terça-feira, janeiro 24, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Alfama, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Pôr-do-sol, Atlântico Sul [A. Cabral]
     
Jumento do dia


Passos Coelho

Perdeu-se a noção do ridículo na política portuguesa, o único tema usado por Passos Coelho na campanha eleitoral foi a usa defesa de uma redução significativa na TSU, agora o primeiro-ministro é o maior opositor dessa medida.

«Pedro Passos Coelho responde assim ao desafio deixado este fim-de-semana pelo representante do Fundo Monetário Internacional, Hossein Samiel.

"Não temos qualquer condições para baixar a taxa social única", afirmou, este tarde, o primeiro-ministro Passos Coelho.» [Jornal de Negócios]
 
 Bubble Football
 
    
 

 A caminho do desastre eles riam
  
«Ontem, num bom programa de rádio, ouvi citar uma frase do humorista Millôr Fernandes: "Toda a alegria já vem embrulhada numa tristezinha de papel fino." Millôr é um poeta das piadas, nunca gargalha, ri mansinho e fundo. Ainda ontem, mais tarde, empurrado pelo jornal espanhol El País, cheguei a um jornal eletrónico de economia e política americanas, The Daily Stag Hunt, que leu as atas das reuniões de quem manda nas economias ocidentais, a Comissão de Mercado Aberto da Reserva Federal (FOMC, na sigla americana). O estudo vai do começo do milénio ao fim de 2006, os anos em que cresceu a borbulha imobiliária, os empréstimos disparatados que levaram, em 2007, ao começo da Grande Depressão que vivemos. Mas o Daily Stag Hunt não fez mais uma análise económico-financeira (ou, se calhar, fez, mas desta vez a sério): dedicou-se a contar as gargalhadas nas reuniões do FOMC. Fez gráfico disso e mostrou que a média das gargalhadas foi, em 2001, de 16,5 por reunião, e depois foi crescendo, crescendo como a bolha que nos perderia, até chegar a um pico de 65 gargalhadas na sessão de outubro de 2006 (que coincidiu também com o pico dos preços das casas - a partir daí, foi o descalabro). Quer dizer, os economistas são como todos nós, capazes de ver que um navio que vai a caminho de um iceberg não naufragou. Mas para adivinhar para lá da neblina é preciso um Millôr, um sábio da vida.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
     

 Gaspar faz currículo

«O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, regressa a Londres na próxima quarta-feira, 01 de fevereiro, para uma palestra na London School of Economics (LSE) sobre "restaurar a credibilidade e confiança" da economia portuguesa.» [DN

Parecer:

E os portugueses vão servindo de cobaias nos seus estudos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso desprezível.»
  
 Carlos Costas "paga o frete"

«"O Banco de Portugal está a fazer o seu trabalho, a execução do memorando de entendimento está a ser exemplar e, portanto, esperamos que o terceiro exame que vai acontecer no final de Fevereiro corra da melhor maneira", disse Carlos Costa aos jornalistas no final da reunião com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém, em Lisboa.» [DE]

Parecer:

Depois de se saber que os senhores do BdP vivem como suíços o seu governador não se cansa de elogiar o seu protector.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo.»
  
 Lisboetas organizam resistência à nova lei do arrendamento

«Um grupo de cidadãos das Avenidas Novas, em Lisboa, está a organizar a resistência lisboeta à nova lei das rendas. Hoje, pelas 18h30, vão reunir-se na Escola Preparatória Eugénio dos Santos, para sensibilizar outros inquilinos e tomar uma posição sobre a proposta de lei do arrendamento do Governo.

"As pessoas pensam que nada acontece a quem tem mais de 65 anos e não é assim. O senhorio pode pedir uma renda que o inquilino não possa pagar... assim, sairá por sua vontade... Não existe uma protecção aos inquilinos com mais de 65 anos", disse ao Expresso Margarida Garrido, da comissão de inquilinos das Avenidas Novas.» [Expresso]

Parecer:

Os p+ortugueses ainda não se aperceberam das consequências sociais de algumas medidas, muitos estão convencidos de que só os funcionários públcios serão atingidos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo evoluir de 2012.»
  
 Traz uma moeda para o Presidente
«"Traz uma moeda para o Presidente". O nome não engana: é mesmo para o que é que é. Trata-se de um flash mob que está a ser dinamizado nas redes sociais, esta segunda-feira, e que pretende levar ao final da tarde desta terça-feira, ao Palácio de Belém todos os que pretendam ajudar a Presidência da República.

O objectivo, segundo o evento, é "auxiliar este pobre reformado" - lê-se no texto que acompanha o pedido de mobilização.

Promovido por dois colectivos de bloguistas - 'Arrastão' e 'Jugular' - e pelo especialista em Novos Media, Paulo Querido, "Traz uma moeda para o Presidente" surge após as declarações de Cavaco Silva sobre o valor acumulado das suas pensões.» [JN]

Parecer:

Pobre Cavaco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aproveitem e atirem o moeda por cima das paredes do palácio.»
  

 Lunar New Year 2012 [Boston.com]

A couple bids farewell through a train window at a railway station in Hefei, China on January 6, 2012. (Stringer/Reuters)
Passengers queue up to board their trains at a railway station in Fuzhou, China on January 8, 2011. (STR/AFP/Getty Images)
A man yawns as he makes red lanterns with other workers for the upcoming Chinese new year at a workshop in Yaxi village on December 27, 2011. (Associated Press)
Dancers perform during a parade held to welcome the upcoming lunar new year in Solo, Central Java, Indonesia on January 15, 2012. (Associated Press)
Scuba divers perform a dragon dance at the Shanghai aquarium to celebrate the upcoming Year of the Dragon on January 20, 2012. (Peter Parks/AFP/Getty Images)
People rush to place joss sticks at the Guan Yin temple in Singapore on January 23, 2012. Worshippers gather annually at the temple on the eve of the lunar new year with hopes to be the first person to offer joss sticks when the clock strikes midnight, believed to bring prosperity and luck. (Edgar Su/Reuters)
A young performer dressed in dragon costume prepares to perform at a temple fair to celebrate the Year of Dragon on January 22, 2012 in Beijing. (Feng Li/Getty Images)