Foto Jumento
Terreiro do Paço (Ministério das Finanças), Lisboa
Jumento do dia
Nuno Crato
Este ministro decide demitir-se ou vai ter que ser empurrado ou, melhor, terá de ser drenado para aliviar o abcesso em que está transformada a escola pública?
«As escolas abriram portas há um mês mas há ainda 315 horários por preencher. Esta sexta-feira chegaram novas listas às escolas. Foram colocados cerca de 4.000 docentes numa semana.» [Observador]
O trombone
Se tivesse de ser escolhido o instrumento que melhor significa esta fase do governo esse instrumento seria o trombone, que o digam o Ricardo Salgado e os donos da Tecnoforma.
Nuno Crato
Este ministro decide demitir-se ou vai ter que ser empurrado ou, melhor, terá de ser drenado para aliviar o abcesso em que está transformada a escola pública?
«As escolas abriram portas há um mês mas há ainda 315 horários por preencher. Esta sexta-feira chegaram novas listas às escolas. Foram colocados cerca de 4.000 docentes numa semana.» [Observador]
O trombone
Se tivesse de ser escolhido o instrumento que melhor significa esta fase do governo esse instrumento seria o trombone, que o digam o Ricardo Salgado e os donos da Tecnoforma.
É assim, percebem?
«Olá, Frederico, tudo bem?
Agora chamo-me Friedrich. Heil Hitler.
OK, Friedrich. Como é que é a vida aí em Auschwitz?
Temos muito trabalho, chega um transporte de prisioneiros uma vez por semana, é preciso escolher os que estão capazes para trabalhar. Estamos horas em pé a examiná-los, é duro. E temos de andar sempre em cima deles para trabalharem, são muito preguiçosos. Mas tudo pela pátria e pelo Fuhrer. Heil Hitler.
O que sucede aos que não estão capazes para trabalhar?
Isso é confidencial.
Há relatos que dizem que os matam.
Não acredite em tudo o que se diz, há muitas mentiras fabricadas pelos Aliados para pôr as pessoas contra a Alemanha nazi. Mas fazemos o que é preciso para nos defender dos nossos inimigos e para defender a pátria mãe. Heil Hitler.
Mas que mal fizeram essas pessoas que estão a levar para os campos?
São inimigos da Alemanha. Acha que se não fossem inimigos estavam aqui? São sabotadores, membros de uma conspiração global contra a pátria mãe. Não merecem o ar que respiram.
Já matou algum?
Prefiro não responder.
Que pensa sobre isso, sobre matar alguém?
Matar é fácil.
Como é que o filho de emigrantes em Munique foi parar às SS?
A primeira vez que ouvi Hitler falar mudou alguma coisa em mim, foi uma revelação. Percebi que aquele homem tinha respostas para tudo e indicava o caminho certo. Alistei-me na Juventude Hitleriana e depois nas SS. Tive sorte de me aceitarem, apesar de ser estrangeiro.
Era capaz de matar alguém da sua família se fosse considerado inimigo da Alemanha e do Fuhrer?
Sou capaz de matar qualquer um que lute contra a Alemanha e o Fuhrer. Heil Hitler.
Consegue descrever-me o seu dia?
É uma vida normal. Tenho o meu trabalho como guarda. Quando não estou a trabalhar fico em casa com a minha mulher, que cozinha muito bem, e os meus filhinhos. Ou a conviver com os outros guardas, que são adoráveis. Gentis, honestos e muito bravos. Os melhores de todos. Não nos falta nada aqui, somos felizes. Exceto a comida portuguesa. Tenho saudades de uma boa cabidelazinha.
Pensa voltar a Portugal?
Sim, o Fuhrer vai conquistar primeiro a Europa, depois o mundo inteiro. Hei de entrar em Portugal com uma arma numa mão e a bandeira da suástica na outra. E toda a gente que resistir já sabe o que lhe sucede. (ri) Heil Hitler.
Obrigada, Friedrich.
Obrigado eu, quando quiser alguma coisa aqui de Auschwitz apite.
(inspirado na entrevista a um "jihadista português" do "Estado Islâmico" publicada ontem na Sábado)» [DN]
Autor:
Fernanda Câncio.
Sintomas da decadência do governo
«A Procuradoria Geral da República está a investigar a tentativa de privatização da TAP que teve como único concorrente Germán Efromovich.
O processo teve início, de acordo com a edição de hoje do Diário Económico, no ano passado e desenvolveu-se nos últimos meses, com a descoberta de factos novos que levaram ao alargamento da investigação. O jornal escreve que a investigação está a ser levada a cabo pela PJ por suspeitas de prática de crimes de tráfico de influências e corrupção na tentativa de privatização da TAP. O empresário brasileiro-colombiano Germán Efromovich foi o único candidato.» [DN]
Parecer:
Multiplicam-se os sintomas de decadência de um governo que caminha para a queda inevitável, agora todos eram contra o Passos Coelho e até o MP faz investigações, mas a novidade não está nas investigações, está no facto de alguém querer que se saiba da sua existência.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
Sintomas da decadência do governo
«Francisco Ribeiro de Menezes deixa, a 15 de outubro, o cargo de chefe de gabinete de Pedro Passos Coelho em S. Bento, sendo substituído por Gilberto Jerónimo, que é atualmente assessor diplomático do primeiro-ministro.
Diplomata de carreira, Ribeiro de Menezes vai assumir o cargo de embaixador de Portugal em Madrid, em novembro. A futura assessora diplomática de Passos será Virgínia Pina, de 45 anos, também diplomata de carreira e que estava colocada na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (Reper), em Bruxelas.» [Observador]
Parecer:
Começou o salve-se quem puder.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
A revolta vai alastrando a toda a nossa alma
«A reunião vai decorrer num hotel em Lisboa e no final serão apresentadas "soluções e propostas" para dar resposta à insatisfação daqueles militares, que em abril passado deram um primeiro sinal de protesto com a adesão em bloco de 98 pilotos à Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA).
Amanhã, deverá ser aprovada a criação de um "colégio" de pilotos da Força Aérea dentro da AOFA, uma figura prevista nos estatutos daquela associação e que ficará centrada na resolução dos problemas atuais que dizem afetar o trabalho operacional.
A degradação das condições de trabalho, as reduções salariais e de suplementos específicos por um lado, e o "desinvestimento na segurança e treino" das tripulações são os principais motivos de insatisfação, disse à Lusa, em abril, um dos pilotos, que pediu anonimato para não incorrer na violação do dever de sigilo.» [DN]
Parecer:
Este país precisa de se livrar de Cavaco e do seu governo imbecil o mais depressa possível.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se este governo abaixo antes que se faça tarde.»
A Barca já mete água
«Críticas nas redes sociais podem ter provocado a primeira baixa no painel de comentadoras do programa da RTP Informação. "Lamento a sua decisão, mas a 'Barca' segue a todo o vapor", diz José Manuel Portugal .
O diretor de Informação da RTP diz ao DN que lamenta a saída da comentadora de Barca do Inferno. "Tenho pena que a Marta Gautier não tivesse dado mais tempo a si própria para se adaptar ao novo registo e adaptar ao formato". O programa estreou-se segunda-feira à noite, moderado pelo humorista Nilton, com um painel de comentadores, que inclui Manuela Moura Guedes, Isabel Moreira, deputada do PS, e Raquel Varela, investigadora.» [DN]
Parecer:
Um dia destes a Guedes vai ser a única embarcadiça.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
Mais um pequeno espalhanço do incompetente Crato
«Novas colocações de professores estão a chegar às escolas, mas os docentes têm até terça-feira para a aceitar o lugar. Ministro tinha assegurado que processo terminava hoje.» [DN]
Parecer:
Parece que este folhetim vai durar até às férias de Natal.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «lamente-se.»
Isto ainda vai acabar mal
«A Tecnoforma anunciou esta sexta-feira que vai processar criminalmente o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, por "declarações proferidas publicamente" no âmbito do caso Tecnoforma, relacionado com pagamentos ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
A eurodeputada Ana Gomes e o historiador e comentador político José Pacheco Pereira são outras das pessoas contra quem a Tecnoforma vai participar criminalmente, por se sentir "lesada no seu bom nome, prestígio e credibilidade", segundo um comunicado assinado pela administração da Tecnoforma - Formação e Consultoria, divulgado pelos advogados da empresa.» [DN]
Parecer:
parece que a Tecnoforma não quer arcar sozinha com os prejuízos.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um trombone aos donos da tecnoforma.»