Jumento do Dia
Parece que Marcelo rebelo de Sousa vai mudar a sua relação com a comunicação social e leva para Belém o homem do PSD especializado em pontapés.
Enfim, parece que último pontapé do Zeca foi no traseiro do próximo líder do PSD, que seria o 17 a beneficiar a proteção das suas caneladas.
«O histórico assessor de imprensa do PSD José Mendonça vai deixar as funções de diretor do gabinete de imprensa dos sociais-democratas para reforçar a equipa de assessoria do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
José Luís Mendonça Nunes, conhecido por 'Zeca Mendonça', é funcionário do PSD desde 1974, tendo começado como segurança, e está no gabinete de imprensa deste partido há 40 anos, desde 1977.
Como assessor de imprensa, trabalhou com 16 presidentes do PSD - ou 17, caso se conte com Leonardo Ribeiro de Almeida, que presidiu à Comissão Política quando Francisco Sá Carneiro liderava o partido e era primeiro-ministro.» [Expresso]
Decadência
A corrida à liderança do PSD é um espetáculo quase decadente, um mau filme para maiores de 18 anos, os artistas principais são maus, os artistas secundários são ainda piores, o enredo é desinteressante, as representações são desajeitadas, nada se aproveita. Mesmo quando as corridas à liderança do PSD não prometiam grande coisa eram animadas, desta vez nem isso sucede.
Santana Lopes é aquilo que sempre foi, mas já não é novidade, já não tem chama, está velho, decadente, pesado e sem ideias. Começou a corrida armado em herdeiro de Passos Coelho para, depois de um almoço gentilmente cedido por Marcelo, começar com tiques de imitador. Se o original nunca foi grande coisa a imitação roça o ridículo.
Ver Santana Lopes passeando pelo eucaliptal queimado para as televisões filmagem, ou atravessar todo o Algarve para ser notícia que foi a Mértola ver a única militante do PSD naquela localidade ou ainda assistir à cena em que um Santana com dois ou três acompanhantes vendo uma quarta parte de um rancho folclórico dançando para as câmaras, só pode dar vontade de rir.
Mais vontade de rir dá ouvir Rui Rio vir defender um novo 25 de Abril, mas tendo o cuidado de acrescentar que é um 25 de Abril civil, não vá alguém pensar que o coitado está pensando num tiroteio. E um novo 25 de Abril para quê? A explicação foram umas quantas baboseiras.
nada mau para um primeiro-ministro "ilegítimo"
«Um “esquerdista de sucesso” e uma das personalidades que estão “a moldar, agitar e fazer mexer a Europa”. É assim que a edição europeia da publicação americana Politico caracteriza António Costa, colocando-o na nona posição, numa lista de 28 personalidades influentes para 2018. O primeiro-ministro de Portugal é descrito pelo jornal online, especialista em assuntos internacionais, como um socialista bem-sucedido, o que é reflectido como sendo “coisa rara na Europa de hoje.”
Segundo o Politico, ao contrário de outros socialistas que acabaram por ser penalizados pela associação aos tempos de crise, António Costa apresentou-se como alguém capaz de gerar a mudança e “mudar a página da austeridade”, conseguindo nesse processo seduzir os investidores estrangeiros e também os parceiros de Portugal na zona euro, revelando-se um “duro lutador político escondido atrás de um pronto sorriso de campanha”.» [Público]
Parecer:
Quem se deve estar a roer é o traste de Massamá.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à criatura.»
É desta que o Gaspar acerta nas previsões
«O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a rever em alta as suas previsões de crescimento da economia portuguesa para este ano e o próximo e tem agora as mesmas projecções que o Governo português. Embora haja ainda obstáculos a ultrapassar - com a dívida pública no topo da lista de prioridades -, a situação melhorou e o Fundo parece estar a afrouxar a vigilância.
Há pouco mais de um ano, o FMI esperava que Portugal crescesse uns desapontantes 1% e 1,1% em 2017 e 2018. Hoje, prevê 2,6% e 2,2%, respectivamente. Uma diferença da noite para o dia, que alinha as previsões do Fundo com aquelas que o Governo inscreveu no Orçamento do Estado para este ano e acompanha uma mudança de perspectiva da instituição sobre o país.
"As perspectivas de curto-prazo para Portugal continuam favoráveis, apoiadas numa recuperação do investimento e na continuação do crescimento das exportações e do consumo privado. Os objectivos orçamentais para 2017 e 2018 parecem estar ao alcance e os spreads das obrigações caíram substancialmente, ao mesmo tempo que a estabilidade e a confiança no sistema bancário melhoraram, à medida que os bancos reforçaram o capital", pode ler-se no mais recente comunicado de final da missão de avaliação pós-programa de ajustamento, publicado esta tarde.» [Jornal de Negócios]
Parecer:
parece que o Vítor Gaspar vai finalmente acertar nas suas contas.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
STJ ameaça
«O Supremo Tribunal de Justiça ameaça avançar em breve para a execução da pena de prisão de Duarte Lima, condenado a seis anos de prisão por burla ao BPN, caso o ex-deputado e líder parlamentar do PSD não pare de enviar requerimentos a tentar um novo recurso no processo, avança esta quinta-feira a TVI24.
“A insistência do requerente [Duarte Lima] parece indiciar que busca evitar, ou protelar no máximo, o cumprimento do julgado na parte penal”, lê-se num despacho do vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça datado de 11 de outubro, citado pela estação televisiva.
“Justificará (…) eventual extração de traslado para cumprimento de (…) condenação penal”, lê-se também.» [Observador]
Parecer:
faria mais sentido cumprir do que ameaçar. Pobre príncipe do cavaquismo.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»