terça-feira, abril 06, 2010

O vazio

O país especializou-se de tal forma em discutir as supostas “falhas de carácter” que esgotado o tema sente-se um vazio no debate político, estamos em crise mas ninguém discute a crise, o TGV já nem suscita a mais pequena discussão, o novo aeroporto é tema do passado, o estatuto dos professores já não alimenta paixões. Que venha o Verão, o mundial de futebol e , se Deus quiser, um Benfica campeão.

Há uns anos atrás alguém se lembrou de dizer que o facto de o Benfica ser campeão teria um impacto positivo na economia, mas agora nem isso anima o debate, estamos convencidos de que a crise veio para ficar independentemente de quem ganhar o campeonato.

O país cansou-se, os magistrados cansaram-se, os directores dos jornais estão exaustos, Pacheco Pereira já nem aborda temas políticos no Público, o próprio Cavaco Silva parece estar em regime de pré-férias e não manifesta as suas habituais preocupações, até os seus assessores parecem ter desaparecido depois de terem metido os pés pelas mãos no hilariante caso das escutas a Belém.

O ‘Público’ ainda tentou animar o ambiente com as casas da Covilhã mas foi o que se viu, ninguém ligou ao tema. As pessoas estão fartas de jornais, da família Moniz, de magistrados, de assessores presidenciais, das lutas internas no PSD, das preocupações do Cavaco Silva, do penteado da Felícia Cabrita, da localização do aeroporto, do diploma de José Sócrates, das tentativas de vendas da TVI, do Medina Carreira, do João Cravinho, do caso Freeport, dos robalos do Godinho, da imaginação do procurador do Baixo Vouga.

A única coisa que conseguiram foi levar os portugueses a estarem fartos de falsos debate, de discutir falsos problemas, o vazio instalou-se, os ‘Prós e Contras’ são uma maçada, as grandes entrevistas da Judite a democratização das conversas em família, a ‘Quadratura do Círculo’ uma seca. Os comentadores estão a perder o interesse, quando vejo a Joana Amaral Dias confiro se mudou de penteado e faço zapping.

Sente-se um imenso vazio no país, um vazio de ideia, um vazio de debates sérios, um vazio de alternativas. Já ninguém se lembra de que Alegre é pré-candidato, já ninguém sabe de quem é a TVI, já ninguém espera que o Caso Freeport seja concluído antes das próximas legislativas, já ninguém se preocupa em conhecer todos os gatunos do BPN, já ninguém está interessado em saber qual vai ser o próximo discurso de Rangel no Parlamento Europeu, ninguém quer saber se a Manuela Ferreira Leite vai regressar ao Santander.

Basta-nos esperar semana a semana como se vai safar o Benfica, depois de amanhã será o Liverpoll, depois vem o Sporting que já desistiu do Vilas Boas que, pelo que parece, vai para OFC Porto. Tudo o resto é vazio.