quinta-feira, abril 01, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Reflexos no Jardim do Campo Grande, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Lev Fedoseyev/Reuters]

«SAILORS: Sailors attended a ceremony for the departure of the 19,000-ton, nuclear-powered cruiser Peter the Great from Severomorsk, Russia, Tuesday. The vessel was en route to military exercises at sea.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Agostinho Branquinho

Agostinho Branquinho é vice-presidente da bancada parlamentar, foi director de campanha de Aguiar-Branco e tanto quanto se sabe nunca se manifestou contra a abstenção do PSD na votação relativa ao PEC. Não se compreende. portanto, com o poucos dias depois vem defender a renegociação só com base em previsões em relação ao crescimento económico. por este andar sempre que o BdP ou qualquer instituição faça nova previsão o PSD defenderá a renegociação do PEC.

CASO SUBMARINOS: A VERIFICAR NOS PRÓXIMOS DIAS

Já todos conhecemos os critérios dos procuradores do Ministério Público sempre que aparecem novas pistas no caso Freeport, dem que seja um bilhete que aparece muitos anos depois, já sabemos das exigências de mais meios regularmente feitas pelo sindicalista dos magistrados do Ministério Público, todos vimos Cavaco Silva manifestar a sua preocupação perante casos como o Freeport. Assim sendo, é de esperar que nos próximos dias ocorram algumas situações a que já assistimos no passado.

É de esperar que o presidente do sindicato dos magistrados do MP venha a público exigir que as investigações ao caso dos submarinos sejam levadas até ao fim e que para tal sejam disponibilizados todos os meios necessários. Contamos ainda que o conhecido sindicalista se mantenha atento a eventuais pressões sobre os investigadores.

Tendo em consideração a imagem externa de Portugal é de esperar que o mais alto magistrado da Nação venha, tal como sucedeu no passado, manifestar a sua preocupação com o caso dos submarinos. Até pode ser que tanta preocupação o leve a chamar o PGR a Belém, para lhe dar conta da evolução das investigações.

Os magistrados (já o terão feito?) encarregados do processo solicitem ao MP de Munique o envio de provas para eventuais investigações e que persigam todas as pistas relacionados com ministros do governo de Durão Barroso com o mesmo zelo com que têm investigado tudo o que se possa relacionar com o secretário de Estado do Ambiente do governo de António Guterres.

O PSD deverá estar a tento aos factos e se os mesmos não correspondem às declarações feitas ou que venham a ser feitas por Durão Barroso deverá juntar-se ao Bloco de Esquerda na apresentação de uma proposta de comissão parlamentar de inquérito à compra dos submarinos.

Os jornais Sol e Público aproveitarão fugas generosas ao segredo de justiça para comporem as suas contas e José Eduardo Moniz exigirá o regresso do Jornal da Sexta com o argumento de que a esposa tem muita coisa para contar.

UMA PERGUNTA A MANUELA ALEGRE

Agora já não se coloca ao lado do PSD, como o fez no tempo de Marques Mendes, contra o encerramento dos serviços de saúde? Esqueceu a cidadania, está preocupado com o apoio do PS ou não quer atacar uma ministra alegrista que ficou com o lugar depois de ter ajudado a demitir Correia de Campos?

Pois é, a coerência tem riscos.

INTERESSE NACIONAL

«Apoiei constantemente Manuela Ferreira Leite ao longo do seu mandato de presidente do PSD. Mantenho na íntegra o conteúdo das posições que tomei a favor dela e, como é mais do que evidente, lamento que tenha perdido ingloriamente as legislativas, porque merecia ganhá- -las. Mas lamento também ter de discordar por completo da última decisão política que, como presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite tomou e impôs ao grupo parlamentar do seu partido. Tanto mais que ela mesma se encarregou de desmontar a fraude política e o amontoado de equívocos em que assenta o Programa de Estabilidade e Crescimento, tal como antes, e desde há anos, vinha denunciando sistematicamente uma governação vergonhosa que se encarregou de dar cabo do País. Manuela foi profética em praticamente tudo quanto anunciou que viria a passar-se e por isso ainda mais é de deplorar que tenha caído na armadilha do "interesse nacional". » [DN]

Parecer:

Foi preciso Manuela Ferreira Leite deixar de liderar do PSD para que Vasco Graça Moura discordasse dela, agora ficamos a aguardar pelo artigo de apoio a Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se porque não tardará muito, quanto ao artigo arquive-se pois ler artigos de opinião política deste senhor é um verdadeiro frete.»

A VITÓRIA DO MAL-AMADO

«Uma inesperada combinação de timidez, pedanteria, tenacidade e decisão, eis o que subjaz à conquista da presidência do PSD por Pedro Passos Coelho. Contra ele tinha (tem) os grandes tubarões do partido, e verdetes especiais, levemente absurdos, abertamente renitentes. Cavaco detesta-o. A dr.ª Manuela não o suporta: de tal forma que, às escâncaras, escorraçou-o (e a Miguel Relvas) das suas preferências para o Parlamento. Jardim acha-o intolerável e manifesta o seu azedume sem dissimulação. Pacheco Pereira abomina-o. O dr. Rio execra-o. O dr. Sarmento odeia-o. O prof. Marcelo nem sequer sorri, para disfarçar, quando alude ao "companheiro". É um apreciável lote de inimigos, gente poderosa que nada realiza de graça, que procede segundo impulsos amiúde pouco claros - mas cujo comportamento tem tudo a ver com poder e mando.» [DN]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O CAMPEONATO DOS PRESIDENTES

«Conversa é exercício que cada vez há menos, agora que os cafés se tomam de pé. Ontem à noite, aleluia, havia uma espécie de Bayern-Manchester do campeonato das conversas. Em simultâneo mas em campos diferentes, Pinto da Costa, na RTP, com Judite Sousa, e Luís Filipe Vieira, na SIC, com Miguel Sousa Tavares. Há quem acuse o Benfica de este ano ser trazido nas palminhas, não sei, mas que ontem lhe arranjaram melhor interlocutor, pareceu-me. E, no fim, também me pareceu que foi vantagem não aproveitada. Judite Sousa perguntou a Pinto da Costa sobre Vieira: acha que ele melhorou? O questionado foi dizendo que, antes, Vieira ia pelas sedes do Benfica e se engasgava mas, agora, não. Não? "Agora leva um papel escrito e lê." Como a ironia é truque arriscado, Pinto da Costa levou com o espanto da jornalista: "Está a chamar-lhe analfabeto?" Pinto da Costa, paciente: "Mas se eu lhe estou a dizer que ele lia..." A jornalista: "Está a chamar-lhe cego?" Pinto da Costa: "Minha senhora, se ele lia, há duas coisas que ele não é: nem analfabeto nem cego." Adoro um conversador destes. Já espicaçado por Sousa Tavares, Luís Filipe Vieira disse o seguinte: " ". Tendo entendido bem, o noticiário da SIC Notícias, minutos depois, abriu com a conversa passada na RTP e não com a conversa passada lá em casa.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM DEVE

«Ontem à noite em entrevista à Sic Noticias, Ângelo Correia criticou as declarações do último fim de semana de Cavaco Silva que, quando questionado sobre o perfil de Passos Coelho, pediu "estabilidade" política e lembrou a importância que o PEC tem para a imagem do país no estrangeiro.

"Se a ideia era condicionar (a nova liderança do PSD) a resposta é não", disse Ângelo Correia, o "pai" politico do novo líder da oposição.» [Diário Económico]

Parecer:

Ângelo Correia fal com ar de quem manda em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se transferiu para a política o papel a administração da Fomentinvest onde é vogal pago por Ângelo Correia.»

UMA QUESTÃO DE CRITÉRIOS

«Paulo Portas, ex-ministro da Defesa, garantiu esta quarta-feira que a escolha do consórcio alemão Man Ferrostaal como fornecedor dos submarinos teve por base, entre outros critérios, o preço e os pareceres técnicos “absolutamente inequívocos” da Marinha Portuguesa.

Numa conferência de imprensa realizada no Parlamento, o ex-ministro explicou que o concurso para renovar a capacidade submarina portuguesa foi lançado em 1998 durante o Governo de António Guterres. “Quando cheguei à Defesa Nacional, o concurso estava já na sua fase final, pareceu-nos que os valores eram demasiado elevados, embora a dívida pública da época fosse consideravelmente inferior à de hoje”, começou por dizer Portas, assinalando que a opção inicial era a compra de três submarinos, com opção para quatro, e que o seu Governo decidiu reduzir esse número para dois.» [Correio da Manhã]

Parecer:

A afirmação de Paulo Portas de que no negócio dos submarinos usou os critérios que já tinham sido estabelecidos pelo governo de Guterres não passa de um golpe sujo, Portas sabe que em todos os negócios há critérios rigorosos e isso não impede a corrupção. Ora, quem estava em condições de ser corrupto não foi Guterres, a escolha do vendedor foi feita muito mais tarde.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela conclusão das investigações na Alemanha pois em Portugal já sabemos que tudo vai ficar na mesma.»

OS "PASSITOS" ANDAM ZANGADOS COM CAVACO SILVA

«Cavaco Silva caiu nas más-graças do PSD de Passos Coelho. Os passistas não gostaram de ouvir o Presidente avisar, logo no sábado após a eleição do novo líder do partido, que, mesmo sendo contra o PEC, o líder da oposição não deve travar o plano - a bem da imagem externa do País. E, agora, exigem ao Presidente que não extrapole as suas funções.

Ângelo Correia foi o primeiro a mostrar o mal que os passistas trazem na alma. Segunda-feira à noite, em entrevista à SIC Notícias, disparou: "Se a ideia de Cavaco era condicionar Passos, a resposta é não." E avisou: "O pior que podia acontecer era o condicionamento moral do PSD. Não é bom sinal, não é a melhor forma de tratar as coisas."

Fonte próxima do novo líder garantiu ao DN que Ângelo falou em nome próprio e desvalorizou a ideia de que há uma guerra com Belém no horizonte. Mas a verdade é que a opinião do ex-ministro é a que vinga entre os muitos deputados que apoiaram Passos na corrida para suceder a Ferreira Leite.» [DN]

Parecer:

Parece que queriam que o país não tivesse PEC ou que este fosse decido por Ângelo Correia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PAIS DO AMARAL REGRESSA À TVI

«O grupo Prisa confirmou esta tarde estar em negociações com Miguel Pais do Amaral, para vender ao empresário uma participação minoritária na Media Capital, dona da TVI. A informação avançada pelo i na sua edição de terça-feira foi formalmente confirmada pela holding através de um comunicado enviado às comissões do mercado de valores mobiliários portuguesa e espanhola.

O anúncio surge um dia depois de a Autoridade da Concorrência ter divulgado a sua oposição à operação que visava a entrada do grupo Ongoing na Media Capital. Uma decisão justificada pelo facto de a empresa de Nuno Vasconcellos não ter conseguido cumprir as condições exigidas pela ERC para aprovar a operação: alienar a participação de 23% que a Ongoing detém na Impresa, dona da SIC.» [i]

Parecer:

Será que Sócrates sabia?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se à comissão de inquérito que investigue.»

A VISITAR EM CABO VERDE

O "LITRATU":

ROLAND PELI

AMNISTIA INTERNACIONAL