sexta-feira, abril 30, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Vitral do Mosteiro dos Jerónimos

IMAGEM DO DIA

[Chris Graythen/Getty Images]

«SLICK WITH OIL: A boat made its way through crude oil in the Gulf of Mexico off of Louisiana Wednesday. On Thursday, officials said it may take 90 days to stop the oil leak started by a deadly explosion at the rig earlier this month.» [Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Rui Rio, administrador demissionário da Metro do Porto

Parece que enquanto os cidadãos pagam bilhete alguns autarcas da região do Porto andam à boleia e ganham ordenados de administradores sem trabalharem. Em tempos de austeridade é um mau exemplo e se tal situação é ilegal ou abusiva o lógico é que o ministério das Finanças exija a devolução dos dinheiros recebidos. Não é nada que não aconteça a muitos servidores do Estado, sejam figuras públicas, pavões partidários ou modestos funcionários público.

É ridículo convocar uma conferência de imprensa com ares de Presidente da República, como é ridículo dizer que pedir a devolução de dinheiro que se recebeu indevidamente é um ataque á democracia. A não ser que beliscar Rui Rio seja só por si um ataque à democracia.

Já enjoa esta ladainha dos ataques à democracia vindas de personalidades do PSD.

«"Para mim basta", afirmou hoje o presidente da Câmara do Porto em conferência de imprensa.

O Ministério das Finanças mandou recentemente vários autarcas com a acumulação de administradores não executivos daquela empresa repor os salários recebidos desde 1 de janeiro de 2007.

Os autarcas que terão que devolver os salários auferidos são Rui Rio (Porto), Marco António Costa (Gaia), Mário de Almeida (Vila do Conde) e Valentim Loureiro (Gondomar), todos eles ausentes na conferência de imprensa. » [DN]

EDUARDO MONIZ AINDA PENSOU NA HIPÓTESE DE COMPRAR NA TVI

«O antigo director-geral da TVI, que está a ser ouvido na comissão de inquérito, afirmou que em duas alturas mais críticas do seu relacionamento com a administração da Media Capital, fez consultas a pessoas ligadas à banca "para tentar perceber da viabilidade para montar uma operação para evitar algum desvario na forma como as opções editoriais da TVi estavam a ser conduzidas".

José Eduardo Moniz diz ter feito estas "diligências" em dois momentos: em 2005/06 e em 2008 quando teve "a percepção do beco sem saída a que se estava a chegar" na TVI. Questionado pelo deputado bloquista João Semedo, o antigo responsável da TVI disse nunca ter tido quaisquer contactos com a Presidência da República ou com elementos dos partidos políticos quer sobre as suas difíceis relações com a administração quer sobre as negociações entre a PT e a Media Capital.» [Público]

Parecer:

O engraçado é que desvario era acabar com o desvario da esposa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos investidores porque não alinharam com Eduardo Moniz.»

A IDEIA DE COMPRAR A TVI FOI DE ZEINAL BAVA

«Zeinal Bava disse que foi o pai da ideia da PT comprar uma parte da Prisa. Esta hipótese, diz, surgiu na reunião de 19 de Junho, onde a discussão “caminhou para um potencial investimento. Eu, fruto do plano estratégico, considerei que ser uma oportunidade boa e que deviamos prosseguir”. Logo, o “pai da ideia fui eu”.

Bava disse ainda que numa “reunião em Maio a Prisa deixou claro que via com muito bons olhos que a PT fosse essa parceira [para a venda de uma parte do capital]”. » [CM]

Parecer:

A comissão de inquérito só vai ter sucesso porque as conclusões serão o que o BE considerava ser a verdade ainda antes de iniciar os "interrogatórios".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assista-se ao espectáculo, triste mas mesmo assim um espectáculo.»

PEDRO PASSOS COELHO REÚNE COM ECONOMISTAS

«O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, reúne-se amanhã em Lisboa com vários gestores e economistas para analisar a actual situação do País. Os ex-ministros Ernâni Lopes, Eduardo Catroga e Mira Amaral são alguns dos nomes que analisarão com o líder social-democrata a crise financeira que está a afectar o País.

Também o fiscalista Medina Carreira, o economista João Salgueiro, o ex-governador do Banco de Porugal António de Sousa, o professor de gestão Avelino de Jesus, os vice-presidentes do PSD Manuel Rodrigues e Diogo Leite Campos, e António Nogueira Leite participam amanhã no encontro que irá decorrer no Hotel Lapa.» [CM]

Parecer:

É uma pena que a maior parte deles sejam tralha cavaquista. Se a ideia saber o que pensam estes economistas isso significa que Pedro Passos Coelho não lê jornais, na sua maioria têm colunas de opinião na imprensa escrita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Deseje-se uma boa aula de economia a Pedro Passos Coelho ainda que com economistas como Medina Carreira aquilo pareça mais um banco de jardim do Restelo.»

ECONOMISTAS ALEMÃES DUVIDAM DAS EMPRESAS DE RATING

«A redução da nota da dívida de Portugal pela agência de "rating" Standard & Poor´s foi hoje considerada "duvidosa" pela edição alemã do Financial Times, que sublinha que a economia portuguesa teve uma forte recuperação nos últimos meses.

"Os dados macroeconómicos de Portugal não pioraram nas últimas semanas e meses", afirma o chefe do gabinete de estudos económicos do Dekabank, Ulrich kater, no mesmo jornal.» [DN]

Parecer:

As empresas de rating tudo fazem para aumentar os juros ganhos pelos investidores que lhes pagam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela evolução.»

PAPA VAI FALAR DA CRISE ECONÓMICA

«As primeiras palavras de Bento XVI à chegada a Portugal deverão ser sobre a crise económica e financeira que está a abalar o País e a estabilidade europeia. Este é pelo menos um dos temas previstos para o primeiro discurso do Papa no nosso País, ainda no aeroporto. Pelo contrário, não está previsto que Bento XVI fale sobre os escândalos de pedofilia que abalam a igreja, nem sobre a lei do casamento homossexual em Portugal nos sete discursos e três homilias agendados para esta visita.

O que não quer dizer que os temas não venham a ser abordados na visita, onde o Papa receberá um enorme banho de multidão e terá cerca de 1500 jornalistas de todo o Mundo a pressionar sobre o escândalo que abala a Igreja (e sobre os quais pedirá desculpas em Junho, ver pág. 23) . No entanto o tema dos abusos seuxaisi não estava entre os que os bispos portugueses sugeriram ao Vaticano a pedido deste. Isto porque, "não houve até agora nenhuma queixa em Portugal, nem sequer uma suspeita", garantiu ontem o coordenador da visita do Sumo Pontífice, D. Carlos Azevedo, em reunião com responsáveis dos órgãos de comunicação social.» [DN]

Parecer:

Se o Benfica ganhar o campeonato e o papa rezar pela economia portuguesa tudo se resolverá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao papa se também vai ouvir os economistas ou se vai limitar-se a ouvir a ladainha do Medina Carreira.»

EQUIPA DE LIMPEZA LIMPA POR ENGANO GRAFFITI DE BANSKI

«Uma equipa de limpeza municipal de Melbourne limpou por engano um grafitti do famoso artista britânico Banksy, considerado o expoente máximo da arte de rua e grande ativista desta forma de expressão na arte.

A imagem - um rato para-quedista - tinha sido pintada por Banksy em 2003 em Hosier Lane, quando visitou aquela que é considerada uma espécie de meca da arte de rua na cidade australiana.

Apesar de ser visto como uma figura de topo da cultura pop da actualidade, desconhece-se a verdadeira identidade do artista, que costuma deixar os seus desenhos de forma discreta nas cidades por onde passa.» [DN]

Parecer:

Ignorantes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se tivesse sido o pessoal do António Costa ainda se percebia...»

A ANEDOTA DO DIA

«Manuel Alegre considera ser necessário existir diálogo e maior convergência entre todos os partidos de forma a Portugal fazer face à crise financeira.

«Este é um momento em que o interesse nacional deve ser colocado acima de outras considerações. Sem apagar as divergências que existem entre os diferentes partidos, deve procurar-se a máxima convergência possível porque quem sofre é o povo. Deve haver por isso uma preocupação comum de preservar o estado social e os direitos sociais», sublinhou Manuel Alegre, citado pela agência Lusa. O candidato presidencial, que esta quinta-feira se deslocou ao Museu do Neorrealismo de Vila Franca de Xira para participar numa sessão comemorativa do 25 de Abril, comentava desta forma aos jornalistas a reunião de quarta feira, em São Bento, entre o primeiro ministro, José Sócrates, e o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho. » [Portugal Diário]

Parecer:

Há alguns dias Manuel Alegre criticou o PEC, puxou dos seus galões de protector das esquerdas e demarcou-se das medidas adoptadas, agora está preocupado...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

KASSANDRA

TOYOTA