domingo, abril 11, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTOGRAFIA JUMENTO

Pormenor da porta do Palácio Palmela (Procuradoria-Geral da República), Lisboa

FOTOGRAFIAS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Sto. Isidro de Pegões (Fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[EFE]

«Ciudadanos polacos depositan velas, flores y otras ofrendas ante el Palacio Presidencial de Varsovia (Polonia) como muestra de duelo por la muerte en accidente aéreo del presidente polaco Lech Kacynski» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

Senhor Palma

Quando li no CM que o senhor Palma se queixa de que o seu telemóvel está sob escuta e não percebe porque razão ainda não foi aberto um inquérito a escutas ilegais ia morrendo à gargalhada. lembrei-me logo dos receios do Fernando Lima e dei comigo a imaginar José Sócrates a ocupar os seus tempos livres a escutar o senhor Palma.

Se o senhor Palma acha que o Procurador-Geral e o Ministério Público, onde ele próprio é muito influente segundo muitas vozes críticas, não o protege do crime o melhor é pedir uma audiência a Cavaco Silva, isso se o próprio Presidente já não o chamou a Belém depois de ler a entrevista.

«João Palma, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, não tem dúvidas em dizer que sabe que o seu telemóvel está a ser escutado, denuncia a existência de entidades e pessoas que fazem escutas ilegais e não percebe porque é que ninguém abre um inquérito criminal.

Na entrevista ao Correio da Manhã/Rádio Clube, que será publicada amanhã, João Palma acusa ainda o grupo parlamentar do PS, e em especial o deputado Ricardo Rodrigues, de andar a destruir o trabalho positivo do ministro da Justiça.» [CM]

UNIDADE

A unidade do PSD é, no mínimo, um fenómeno estranho, se não fossem as posições de alguns barrosistas, como Morais Sarmento, dir-se-ia que o Pavilhão dos Lombos era mais um local de culto do pastor Edir Macedo do que o palco de mais um congresso do PSD. É evidente que estes congressos não passam de uma romaria e cheirando a poder todos querem estar bem com Pedro Passos Coelho, mesmo assim a falsa unidade do PSD parece um milagre.

O ARGUMENTO MANHOSO DE PAULO PORTAS

Parece que Paulo Portas tem um argumento para forma como fez o negócio dos submarinos, limitou-se a seguir o guião que estava escrito. Nada mau para um governo em que alguns dos seus ministros ocuparam uma boa parte do seu tempo a investigar as decisões dos seus antecessores.

MUITO PARA ALÉM DOS RELVADOS

«Hoje, dia de um duelo raro (Pelé nunca jogou contra Maradona, mas Ronaldo e Messi vão defrontar-se), é a data certa para dizer que há mais vida para lá do futebol: não, a instabilidade na África do Sul não vale só por causa dos problemas que possa trazer para o Mundial. Há um país à beira de uma tragédia e isso não cabe numa taça, World Cup seja ela. E que seja dito que por mais folclórico que sejam as fardas dos extremistas brancos de Terre'Blanche, com as suas espécies de cruzes gamadas nas mangas, não sai delas o maior perigo. Já saiu. Quando a África do Sul era do apartheid, esses imbecis eram os pontas-de-lança (para usar um termo do dia) da ignomínia do racismo. Mas isso foi ontem. E se na cabeça desses tolos a supremacia branca pode persistir, eles passaram de perigosos racistas para palhaços racistas. Os perigosos racistas esses, agora, são os tipos à Julius Malema. Este, líder da juventude do ANC - o partido que está no poder - não usa o bigodinho hitleriano de Mugabe, mas pertence à mesma família de incendiários sociais. As vítimas imediatas de Mulema serão os brancos (e ele canta "Matem o boer", isto é, "Matem o branco). Mas, a prazo, é a África do Sul que morre. A do bispo Tutu ("o meu país é um arco-íris), a da esperança de Mandela. E o mundo sem a África do Sul não é o mesmo.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UMA SOLUÇÃO

«Não esperava tanto de Pedro Passos Coelho. É preciso força e confiança para fazer o que ele fez. Para começar, conseguiu negociar com Rangel uma lista única para o Conselho Nacional. Rangel fica em primeiro lugar e com 35 por cento dos lugares (19 em 55), os mesmos 35 por cento que teve na última eleição directa. Depois, não afastou Aguiar-Branco, que substitui Paula Teixeira da Cruz na comissão encarregada de rever o programa do partido. E falta ainda o governo-sombra, com que pode conciliar mais meia dúzia de "inconciliáveis". Claro que, ao princípio, esta mistura talvez crie algum constrangimento. Mas, tarde ou cedo, o PS de um lado e o longo exílio do poder do outro acabarão por produzir a uniformidade e a unidade de que um partido de governo precisa.

Claro que um partido de governo que não governa não vive em paz por muito tempo e que o PSD de Passos Coelho deve aparecer, e depressa, como a alternativa lógica ao PS de Sócrates. Neste capítulo, já foi tomada uma decisão de senso: acabar com a política do "escândalo" e com a interminável gritaria sobre o carácter do primeiro-ministro. Toda a gente está cansada dessa conversa sórdida, que até hoje não levou a parte alguma e que, pior ainda, segundo as sondagens, não prejudica decisivamente o PS. Sem emprego e sem dinheiro, os portugueses não estão muito interessados na pessoa (aliás, desagradável) do engenheiro. Querem uma saída, ou seja, uma política realista e firme, consistente e prática, que lhes dê alguma segurança e uma certa garantia de sossego.

Infelizmente, o partido em que Passos Coelho agora pegou não promete ganhar a maioria absoluta e, se ganhasse a maioria relativa, inaugurava com certeza uma nova era de instabilidade e de impotência. Só que há uma solução para este problema aparentemente intratável: a aliança do PSD ao CDS, com listas conjuntas. Foi a solução de Sá Carneiro e ninguém se queixou. Entre o PSD e o CDS não existem diferenças de ideologia ou de programa, que no essencial os separem. A Aliança Democrática viveu sempre sem qualquer querela partidária. Como, de resto, a coligação Barroso-Portas. Portugal suportou o PS durante quase 15 anos. Chegou a altura de a direita o substituir com uma proposta séria e sólida (e daí as listas conjuntas). Esperemos que Passos Coelho perceba que, a seguir à unidade do partido, há também a unidade que lhe permitirá governar. » [Público]

Parecer:

Vasco Pulido Valente inaugura os apelos à criação da AD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

RATZINGER ABAFOU CASO DE PEDOFILIA A BEM DA IGREJA

«El goteo de noticias sobre abusos sexuales que achacan a la Iglesia católica ya es una lluvia y amenaza con transformarse en un ciclón. Mientras el Vaticano reiteraba la disponibilidad de papa Benedicto XVI de entrevistarse con las víctimas de los curas pederastas, nuevas revelaciones volvieron este viernes a implicar directamente al jefe de la Iglesia en las tentativas de las altas esferas vaticanas para parar los escándalos. La agencia Associated Press publicó nuevos documentos que apuntan a la resistencia a la destitución de curas implicados en abusos por parte del entonces cardenal Ratzinger.» [El Pais]

Parecer:

Se os arquivos do Santo Ofício fossem públicos duvido que Ratzinger se mantivesse papa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao papa que torne públicos os documentos do Santo Ofício relativos a casos de pedofilia.»

PAPA VAI (FAZER O FAVOR) DE REUNIR COM AS VÍTIMAS DOS PADRES PEDÓFILOS

«Bento XVI está disposto a encontrar-se com as vítimas de abusos sexuais cometidos por religiosos, como fez no passado em visitas aos EUA e Austrália. O anúncio foi feito ontem pelo porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, que não especificou contudo se tal iria acontecer já durante a viagem do Papa a Malta, a 17 e 18 deste mês.

Segundo as autoridades eclesiásticas deste país, desde 1999 foram detectados casos de abusos que envolvem 45 padres. O jornal italiano La Reppublica indicou que nenhum deles foi condenado. O arcebispo de Malta, Paul Cremona, e o bispo de Gozo, Mario Grech, exprimiram há dias, em comunicado, a sua "dor e arrependimento" em relação às vítimas.» [DN]

Parecer:

É pena que só se tenha decidiu fazê-lo quando está em dificuldades e tal reunião lhe faz jeito, receio que esteja mais preocupado com a sua imagem do que com as vítimas dos padres pedófilos e da protecção que lhe foi dada pelos altos responsáveis da Igreja Católica.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

O QUE QUER INVESTIGAR O BE?

«Os pedidos de actas ao Taguspark e de informações à PT a propósito da candidatura ao quinto canal não foram aceites à primeira pelo presidente da Comissão de Inquérito ao negócio PT/TVI. Mota Amaral devolveu ontem ao Bloco de Esquerda os requerimentos feitos na quinta-feira, exigindo "justificações". Por princípio, todos os requerimentos são potestativos (logo, obrigatórios), mas "à primeira vista" Mota Amaral acredita que os pedidos se afastam do objecto da comissão e exigiu explicações ao BE.

Na resposta, o deputado do Bloco de Esquerda, João Semedo, recorda que "para todos os outros pedidos não teve de haver justificações" e garante que não vai desistir dos pedidos à PT e ao Taguspark. João Semedo disse ao DN que tem "todo o gosto" em esclarecer "pessoalmente" Mota Amaral da importância dos documentos para os trabalhos da comissão. O bloquista acrescenta ainda que "no requerimento não apresentámos qualquer fundamentação porque [em termos regimentais] julgamos não ser necessária".

O Bloco de Esquerda continua, assim, a exigir "todos os documentos" da Taguspark que digam respeito a uma eventual aquisição da Medida Capital, bem como documentos que se referiram à preparação da candidatura da PT ao quinto canal em sinal aberto.» [DN]

Parecer:

Parece que o BE entende que a comissão de inquérito é um cheque em branco para investigar o que quiser.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao BE que proponha uma comissão de inquérito universal para investigar o que entender no país.»

MANUEL ALEGRE NERVOSO

«Manuel Alegre vai hoje reunir-se com organizadores da sua pré- -campanha presidencial , num hotel em Lisboa. Deverá ficar claro, no final da reunião, em comunicado, que o histórico socialista está na firme disposição de levar a sua candidatura presidencial até ao fim, não havendo nenhum motivo político - nem mesmo uma eventual ausência de apoio oficial do PS - que o possa demover.

Alegre tenciona prosseguir o esforço, iniciado há duas semanas num jantar em Beja com apoiantes, de polarização entre a sua candidatura e a de Cavaco Silva, potenciando o voto útil à esquerda - e desafiando implicitamente o PS a esclarecer a sua posição: "Não basta repetir a candidatura de há cinco anos, é preciso muito mais. O PSD já tornou claro que considera a reeleição do actual Presidente uma condição fundamental para o seu regresso ao poder. Na próxima eleição presidencial não estará só em causa a escolha de um presidente, a direita já percebeu. É tempo de toda a esquerda perceber também."» [DN]

Parecer:

Parece que Manuel Alegre começa a perceber que o seu bloquismo o condena a uma derrota nas presidenciais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuel Alegre se avança com a sua aventura partidária depois de ser derrotado nas presidenciais.»

CRITÉRIOS

«O Ministério Público afasta para já a hipótese de ouvir ex-governantes no caso dos submarinos. Em declarações ao Diário Económico, a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) garantiu que "essa hipótese" não está prevista na investigação. No entanto, Cândida Almeida diz que as autoridades nacionais não estão paradas e "há diligências a decorrer".

No final de Março, a revista Der Spiegel revelou que uma investigação judicial alemã aponta para crimes de corrupção no contrato de compra de dois submarinos pelo Governo português ao consórcio que integra a alemã Man Ferrostaal. Segundo a revista, um cônsul honorário português teria alegadamente conseguido uma reunião entre a empresa alemã e o então primeiro-ministro Durão Barroso, em 2002. Barroso já desmentiu qualquer envolvimento neste caso e disse que a decisão de comprar os submarinos foi "colectiva". Paulo Portas, ministro da Defesa na altura, disse desconhecer qualquer intervenção do cônsul de Portugal em Munique.» [DE]

Parecer:

Parece que o MP não segue no caso dos submarinos o critério que seguiu no Freeport e Portas pode ficar descansado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas investigações dos alemães.»

ALEGRE VAI SER MESMO CANDIDATO

«Manuel Alegre comunicou hoje, sábado, aos seus apoiantes que formalizará a sua candidatura presidencial até ao final do mês. Alegre salientou que esta candidatura será supra-partidária e que não estará "dependente de ninguém".

A decisão de Manuel Alegre foi tomada após ter estado reunido com os dinamizadores da sua candidatura nas presidenciais de 2006.» [JN]

Parecer:

Cavaco Silva acabou de ser reeleito Presidente da República.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns a Cavaco Silva.»

ERRO HUMANO CAUSA MORTE DO PRESIDENTE DA POLÓNIA

«Os pilotos do avião polaco, onde viajava o presidente Lech Kaczinski e que caiu hoje, sábado, na Rússia, ignoraram as instruções dos controladores aéreos russos, declarou o comandante-adjunto do estado-maior da força aérea russa, Alexandre Aliochine.
O responsável referiu, em declarações à televisão russa, que a "

ma distância de um quilómetro e meio" os controladores aéreos descobriram que o aparelho aumentava a sua velocidade e começava a reduzir a altitude de modo exagerado em relação ao correto ângulo de aproximação.

"O controlador aéreo ordenou que o avião voasse horizontalmente e, quando a tripulação não obedeceu, pediu várias vezes ao comandante para se dirigir a outro aeroporto. Apesar disto, os pilotos continuaram a descer. Infelizmente, isto terminou de forma trágica", disse ainda.» [JN]

Parecer:

Um acidente que ainda vai dar muito que falar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

O PEC DO PSD

«Miguel Frasquilho, deputado e vice-presidente da bancada parlamentar laranja, falou este sábado à tarde no XXXIII Congresso Nacional do PSD, em Carcavelos, e deixou um sério aviso: poderá ser necessário reduzir salários e pensões no país para relançar a economia.

«Será preciso combater a despesa em todas as áreas, a área dos salários e pensões poderá não escapar à descida», afirmou, sublinhando, em seguida, que «tem sido um fracasso» a tentativa do PS de reformar a Administração Pública. » [Portugal Diário]

Parecer:

Agora é uma questão de esperar pelo discurso da tanga.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas opiniões de Passos Coelho.»

MENEZES PEDE A CAPUCHO QUE SAIA DO CONSELHO DE ESTADO

«Luís Filipe Menezes, o único ex-presidente do PSD a discursar no Congresso do partido, que decorre em Carcavelos, pediu hoje a António Capucho para não se limitar a colocar à disposição de Pedro Passos Coelho o seu lugar no Conselho de Estado. “Deve cedê-lo”, apelou Menezes, recolhendo aplausos sonantes dos congressistas.

A pretexto das palavras de José Pedro Aguiar-Branco, que, anteriormente, sublinhara que será importante saber o que é que o partido pode fazer por Pedro Passos Coelho, Luís Filipe Menezes afirmou: “Peço a António Capucho que não ponha apenas o seu lugar de conselheiro de Estado à disposição do presidente do PSD. Deve cedê-lo.”» [Público]

Parecer:

Tem alguma razão, em vez de colocar o lugar à disposição Capucho devia perceber que o lugar é de Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Capucho que coloque o lugar à disposição.»

OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PORTUGUESES FORAM DOS QUE MAIS PERDERAM

«Os funcionários públicos portugueses estão entre os que mais perderam poder de compra nos últimos anos. Entre 2004 e 2008, os trabalhadores do Estado viram os seus salários encolher perto de 0,7 por cento face à evolução do custo de vida. Em pior situação só se encontravam os funcionários públicos da Eslovénia e do Chipre, enquanto na União Europeia os salários tiveram, em média, um ganho real de 3,1 por cento.

Os dados constam de um estudo recentemente divulgado pelo Eurofound - Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Trabalho - que fez uma análise aos aumentos acordados entre os sindicatos e os Governos dos 27 Estados-membros.» [Público]

Parecer:

Os funcionários públicos são o bombo da festa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se.»

PCP ACUSADO DE SE IMISCUIR NA CGTP

«Afastado da direcção da CGTP há dois anos, Florival Lança acusa o PCP de se imiscuir na vida interna da CGTP, "impedindo e bloqueando" o debate em torno da adesão da maior central portuguesa à Confederação Sindical Internacional (CSI). No livro Inter Nacional lançado ontem no Porto, o antigo dirigente retoma um dos temas que mais polémica têm suscitado dentro da central.

A filiação na CSI, que representa mais de 150 milhões de trabalhadores de todo o mundo, foi um dos assuntos fracturantes do XI congresso da CGTP, em Fevereiro de 2008, e que motivou a saída de Florival Lança da comissão executiva, onde geria o gabinete de relações internacionais. Ao PÚBLICO, o antigo dirigente lamenta que o debate sobre a adesão à CSI não se tenha concretizado porque o PCP não deixou, sem que nunca tenha assumido esse bloqueio abertamente. » [Público]

Parecer:

Basta ter ouvido o último discurso de Carvalho dos Santos para se perceber quem manda no PCP e que a central sindical está ao serviço da sua estratégia partidária.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ANATOLIY KALUGIN

CEYLOR