sexta-feira, abril 16, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pormenor de flor da Cidade Universitária, Lisboa

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

Sintra (por A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Whitehotpix/ZUMA Press]

«ASH BLOWS: Ash spewed from the Eyjafjallajökull volcano in Iceland near a farm Wednesday. (A farmer took this picture.) At least 100 flights between the U.S. and Europe were canceled and more in Europe over fears that ash would damage plane components.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

O nosso Presidente foi à República Checa e deu com uma estátua onde o Santo António é apresentado como "Santo António de Pádua", uma verdadeira ofensa ao nosso orgulho, ainda por cima quando nesta altura já estão em preparação os casamentos de António, ainda que autarquia e padres concordem que quando é o santo a desempenhar funções casamenteiras não se aplica a lei do casamento gay e exige-se pilinha e pipi, isto é, sexos que se encaixem na perfeição possam desempenhar as funções para que Deus os concebeu.

Podemos ficar descansados, com Cavaco e a Dona Maria o santo continuará português! Como Cavaco acha que Santo António só é de Lisboa porque foi cá que ele nasceu é de esperar que proponha aos checos que mudem o nome da estátua para Fernando de Bulhões, o nome com que foi baptizado, ainda que este tenha uma entoação um pouco estranha.

Já agora convém esclarecer Cavaco Silva, um conhecido crente, que "regra geral, os santo católicos são conhecidos pelo nome da cidade onde falecem e onde permanecem as suas relíquias – pois que, na doutrina cristã, a morte mais não é que a passagem para a verdadeira vida." [Wikipédia]. Por outras palavras, Cavaco Silva e a esposa perderam uma boa oportunidade de ficarem calados, é tão correcto dizer Santo António de Pádua como dizer Cavaco Silva de Boliqueime, é a diferença entre ser e não ser santo.

«Uma das suas atrações são as 30 estátuas do século XVIII em estilo barroco que representam personagens históricas, bíblicas e santos. E um desses santos é Santo António de Pádua, conforme se pode ler numa placa inscrita na base. Como não podia deixar de ser, o Presidente da República e a sua mulher, Maria Cavaco Silva, foram visitar, pela segunda vez, a famosa ponte de 16 arcos e pararam em frente à estátua de Santo António. E o Presidente exclamou: “Ali o que está errado é o nosso Santo António!.”

“Santo António de Pádua não! Santo António de Lisboa!” exclamou, por sua vez, Maria Cavaco Silva, virando-se para o guia turístico que ia dando informações ao casal presidencial. E como este não reagiu passou a explicar: “Ele morreu em Pádua (Itália) mas nasceu em Lisboa.”» [Correio da Manhã]

O CASO TAGUSPARK

O caso Taguspark só tem um objectivo ou consequência, inibir personalidades de apoiarem os partidos políticos.

UMA PEQUENA PERGUNTA A PEDRO PASSOS COELHO

Porque razão só os pobres devem prestar trabalho como contrapartida pelos subsídios que recebem do Estado? Porque razão não defende o mesmo princípio em relação aos muitos empresários que recebem igualmente subsídios do Estado e que não são chamados a apresentar resultados?

Fico com a impressão de que para Pedro Passos Coelho os ricos são cumpridores exemplares e os pobres são uns malandros que vivem à custa dos subsídios estatais. Nada mau para quem promete mais ajudas às PME.

RIDÍCULO

Bastou uma pequena tromba de água para que as televisões ouvissem os especialistas sobre a mudança climática. È assim que os especialistas ávidos por protagonismo televisivo acabam por levar as pessoas a não se preocuparem com o clima, se cada vez que chove a culpa é da mudança climática quem é que acredita?

LADY GAGA EM "BAD ROMANCE", O VÍDEO MAIS VISTO NO YOUTUBE

SAIR DO ALTAR DE MARFIM

«A frase do cardeal Bertone ("há uma relação entre homossexualidade e pedofilia") lá obrigou a Igreja Católica a voltar àquele que parece ser agora o seu desporto preferido: explicar o que disse. O cardeal falava só dos padres pedófilos e, nestes, a homossexualidade estaria mais relacionada com a prática do crime do que o celibato. É discutível, mas, dito assim, retira à frase aquela abusiva ligação directa "homossexualidade-pedofilia". Antes, fora a frase do pregador da Casa Pontifícia que comparou as acusações de pedofilia da Igreja com as perseguições aos judeus. A inevitável explicação também veio: o pregador citava a carta de um amigo judeu. Este exercício "o que eu disse, mesmo, foi..." há-de continuar porque, entre outras razões, não é impunemente que se passam tantos séculos a falar sem precisar de dar explicações terrenas. Uma organização que se permite, com toda a coerência da sua estrutura de pensamento, dizer que alguém é infalível estar agora a explicar-se todos os dias poderá parecer que fraqueja. Mas, de facto, é hoje, e não ontem quando não estava para se questionar, que a Igreja Católica está a fazer uma notável prova de vida. E ser Bento XVI, o "doutrinário", a abrir-se ao mundo não é a menor das surpresas. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MISTÉRIOS DO CONTRATO

«No caso PT-TVI a comissão de inquérito visa apurar o conhecimento do primeiro-ministro do negócio falhado. Não vejo nenhuma razão para que não se investigue também, politicamente, por vias adequadas, as ligações políticas do caso Taguspark. Para mudarmos o que há a mudar nas relações entre o Estado e as empresas públicas; e para que a democracia portuguesa se dê ao respeito expulsando de uma vez estas suspeições.» [Público]

Parecer:

Digamos que Pedro Lomba defende uma comissão de inquérito variável, sinal de que confia mais nos golpes da comunicação social do que na avaliação dos eleitores, por isso quer eliminar Sócrates antes de Pedro Passos Coelho mostrar o que vale numa campanha eleitoral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Pedro Lomba que em vez de encontrar defeitos em Sócrates procure as qualidades de Pedro Passos Coelho.»

A PRIMAVERA

«Voltou a chuva: a chuva que sempre esteve cá; que nunca se foi embora; que compareceu conforme estava combinado desde o início dos tempos. Em Abril, águas mil - duh. Mesmo assim, sentimo-nos enganados depois de um fim-de-semana de Verão; deprimiu-nos.

Anda não aprendemos como a Primavera funciona - isto num país com a Primavera mais perfeita de todas. Continuamos a pensar na Primavera como um pré-Verão ou um Verão light. Somos tão intencionalmente estúpidos!

Em Portugal, a Primavera é uma estação verdadeira, em que a perfeição é sincera: temperaturas exactamente confortáveis; muita chuva; muito sol; muitos insectos recém-nascidos em busca de amor. O Verão e o Inverno são psicoses. O Outono é uma neurose. Mas a Primavera - seja nos dias de praia do fim-de-semana passado, seja nos dias molhados dos dias de semana que passamos - é o equilíbrio saudável (triste mas realista) de Freud.

Os portugueses, alterando as palavras de Jack Nicholson no filme A Few Good Men, can"t handle the Spring. A Primavera é a violência do sexo e do pólen; da água e do sol: uma coisa bruta, mal explicada, que deslumbra.

O atrevimento dos melros e a obsessão das moscas novinhas; as chuvadas que matam a sede das plantas incompletas e as esperanças dos veraneantes prematuros. O cheiro e a visão de surpresa, de ilusão e desilusão, constituem a verdade do ano.

Não é por parecer poesia que deixa de ser verdade. A chuva é uma prova; é uma contrapartida.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

RIDÍCULO

«O juiz de Aveiro que tem a seu cargo o processo ‘Face Oculta’ terá levantado dúvidas ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça, a propósito da ordem de destruição das escutas telefónicas que envolvem José Sócrates.

Depois de ter passado pelo menos três dias a ouvir os mais de 100 CD, o magistrado pediu ao Supremo que se pronunciasse com urgência sobre a determinação de destruir as escutas telefónicas de forma definitiva. O juiz de Aveiro terá colocado a hipótese de outros arguidos, nomeadamente Armando Vara, poderem vir a requerer a sua audição para efeitos de defesa, admitindo ainda que as mesmas deveriam ficar em cofre fechado até ao trânsito em julgado do processo.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Souberam fazer escutas de legalidade duvidosa, iniciaram processos imaginativos, colocaram as escutas na imprensa e agora andam armados em parvos. Dar vontade de rir tentar evitar as escutas invocando o interesse de arguidos no processo. Se são nulas não é preciso ser magistrado do MP para saber o que deve ser feito, isto não passa de um truque para evitar a sua destruição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo dado por esta justiça de gente bem paga.»

PS PROPÕE PERDÃO A CORRUPTOS E CORRUPTORES DENUNCIADORES

«Quem corromper ou for corrompido, mas decidir denunciar o acto no prazo de trinta dias após o crime pode ficar isento de pena. Esta é uma das oito propostas anticorrupção do PS, que ontem levou à sua bancada a versão final. O resultado vai a Plenário dia 22 de Abril.

Segundo a proposta socialista fica isento de pena "o agente que tiver denunciado o crime no prazo máximo de 30 dias após a prática do acto e sempre antes da instauração de procedimento criminal". O texto prevê também que quem, antes da prática do crime, "voluntariamente repudiar a aceitação ou restituir a vantagem", fica dispensado da pena ou, ainda quem, "retirar a promessa [de corrupção] ou recusar o oferecimento da vantagem ou solicitar a sua restituição". » [Correio da Manhã]

Parecer:

Acho tudo isto ridículo a começar pelo prazo de 30 dias, ridículo e ineficaz a não ser que funcione como armadilha do corruptor ou do corrompido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver os resultados.»

O BLOCO DE ESQUERDA JÁ ESTÁ A FACTURAR COM O SEU CANDIDATO PRESIDENCIAL

«Devia ter sido um aviso apenas, mas fez começar a guerra. A notícia de que José Sócrates já tinha prometido a Francisco Assis apoiar Manuel Alegre caiu como uma bomba no PS. Soaristas e mesmo alguns próximos do líder socialista reagiram irados e ameaçam ir contra a posição do partido.

O primeiro-ministro tentou, ao fim do dia, travar a contenda. À entrada para um jantar promovido pela Fundação Mário Soares, afirmou que "este não é o tempo" do PS para discutir as eleições presidenciais. "Vamos aprovar o Plano de Estabilidade e Crescimento e depois temos de nos concentrar na Governação," disse. Mas nem Sócrates parece ser mais capaz de fechar a ferida aberta no partido.» [DN]

Parecer:

A candidatura de Alegre só serve os objectivos políticos do BE de Cavaco Silva, nunca ganhará, ajuda à eleição de Cavaco e promove a divisão do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se não a Alegre e Louçã.»

PATRÕES NÃO GOSTARAM DA TOLERÂNCIA DE PONTO PAPAL

«Os patrões portugueses ainda não sabem se vão seguir o Governo na tolerância de ponto aos seus trabalhadores, no dia 13 de Maio, durante a visita do Papa Bento XVI. Estão a ponderar o assunto, mas o presidente da CIP já se manifestou desagrado com a medida. Nos partidos da oposição, só o Bloco de Esquerda comenta este "excesso" do Executivo de José Sócrates.

Filipe Soares Franco, ao fim da tarde de ontem, desconhecia a decisão e "não estava a pensar em conceder tolerância de ponto" aos trabalhadores da sua empresa. A visita do Papa, reconhece o presidente da Opway, "não é um acontecimento qualquer". No entanto, Portugal tem um excesso de "pontes" e feriados: "É muito tempo, não recuperamos um país assim". Mas como se trata de "caso especial", promete "pensar nisso".» [DN]

Parecer:

Digamos que é excessiva para um Estado laico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desaprove-se a tolerância de ponto.»

TAGUSPARK: O SUSPEITO AGORA É JOSÉ MIGUEL JÚDICE

«O escritório de advogados de José Miguel Júdice terá cobrado 460 mil euros (mais 110 mil euros que o contrato com Luís Figo) ao Taguspark para a realização de uma auditoria que levantou dúvidas a Vítor Castro, um dos administradores executivos do parque tecnológico. "Desta auditoria apenas tive conhecimento do relatório que foi disponibilizado quando o senhor presidente da Câmara fez uma reunião com o conselho de administração. Se foi feito mais trabalho, não tenho informação sobre os objectivos e resultados obtidos", escreveu aquele administrado, em Junho de 2009, num memorando "pessoal e confidencial" dirigido a Isaltino Morais.

Neste documento - que consta do processo sobre suspeitas de corrupção passiva relativamente a um contrato entre o Taguspark e Luís Figo e a participação deste na campanha eleitoral do PS - outras situações foram elencadas pelo administrador do Taguspark: um contrato de aquisição de sinalética para o parque no valor no 650 mil euros, sendo que 300 mil já teriam sido pagos sem que o fornecimento do material tivesse acontecido; o patrocínio de 225 mil euros ao piloto de automóveis Tiago Monteiro (mais 75 mil previstos para 2010) sem que, até Junho de 2009, tenha sido "realizada qualquer contrapartida do patrocínio concedido".» [DN]

Parecer:

Foi aberta a época de caça.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Carreguem-se os cartuchos.»

JORNAL 'PÚBLICO' CONDENADO PELA ERC

«A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) condenou o jornal Público no caso das escutas de Belém, na sequência de uma queixa apresentada por Rui Paulo Figueiredo, adjunto de Sócrates. O Público tem agora 48 horas para publicar a recomendação.

Contactado pelo DN, o então director do jornal, José Manuel Fernandes, não quis comentar a deliberação, tal como optou por não responder à ERC durante o processo. "Não reconheço autoridade a um órgão administrativo do Estado para se pronunciar sobre jornalismo independente e por isso não comento esta deliberação, tal como nunca respondi à ERC enquanto director do Público", afirmou. » [DN]

Parecer:

Mas o objectivo foi alcançado, a difamação passou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se n trabalho feito pelo blogue do Belmiro de Azevedo.»

PADRES PORTUGUESES PEDEM PALMAS PARA O PAPA

«"O Papa merece as nossas palmas porque tem tido atitudes muito corajosas, de encarar face a face as vítimas [da pedofilia], na Austrália, nos Estados Unidos da América e em Roma." O escândalo da pedofilia foi tema incontornável da mensagem do porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão, à margem da reunião plenária dos bispos portugueses, em Fátima.

Escolhendo meticulosamente as palavras, o padre Manuel Morujão confirmou que os escândalos de pedofilia envolvendo membros do clero já foram abordados na conferência episcopal, ressalvando que a Igreja portuguesa aguarda uma recepção calorosa ao Chefe do Estado do Vaticano, contrariando acontecimentos recentes em Malta: "Nós confiamos no povo português, no seu bom senso, independentemente do credo e das crenças das pessoas. O Papa situa--se acima das crenças, das facções, das ideologias." Até porque, sublinha o padre Manuel Morujão, nesta visita "o Papa não quer confrontação com ninguém". » [DN]

Parecer:

Foi mais do que evidente que o encontro do papa com as vítimas que antes esqueceu apenas serviu para limpar a sua face e estas declarações pecam por oportunismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

FRANÇA REAGE AO VATICANO

«Primeiro país a reagir oficialmente às controversas afirmações do número dois do Vaticano, a França, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, lembrou esta manhã o "empenho determinado da França na luta contra as discriminações e as ideias feitas ligadas à orientação sexual".

Bernard Valero, porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, acrescentou que o seu país condena as afirmações do cardeal Tarcisio Bertone: "Trata-se de uma amálgama inaceitável que nós condenamos (...) e lembramos a necessidade de lutar contra as violações dos Direitos do Homem ligadas à orientação sexual".» [Expresso]

Parecer:

Foi uma posição execrável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se.»

ESTE PSD ANDA MUITO UNIDO...

«O deputado Miguel Macedo foi eleito líder parlamentar do PSD com 71 votos a favor, oito brancos e um nulo.

Dos 81 deputados sociais-democratas, apenas um não exerceu o direito de voto por se encontrar ausente do país.» [JN]

Parecer:

Começa a parecer o PCP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Alerte-se Pedro Passos Coelho para os excessos da unanimidade.»

ALEGRE MAIS PES DO QUE NUNCA

«"Vou seguir o exemplo de Jorge Sampaio. Para mim é uma questão de princípio, de transparência e de clarividência", disse. E, embora compreenda que haja quem opte por entregar o cartão de militante do partido quando assume o mais alto cargo de magistrado da nação, Alegre revela que pensa de maneira diferente. Porquê? Porque "uma pessoa não despe a sua alma, nem as suas convicções quando é eleita para Presidente da República".

Afirmando que caso seja eleito será "presidente de todos os portugueses", Alegre explica que não pretende renegar a sua família política: "Sou socialista e a minha candidatura é suprapartidária, aberta a todos aqueles que não se reconhecem no desempenho do actual Presidente da República." Insistindo no argumento de que não se candidata contra o PS, revela que tem contado com o apoio dos autarcas do partido nas acções em que tem participado em Bragança, no Algarve e em Coimbra.» [Público]

Parecer:

Parece que o estatuto de candidato do BE o fez regressar ao regaço do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

A LER NO 'CÂMARA CORPORATIVA'

o POST "A ERC pronuncia-se sobre a inventona de Belém":

«Demorou, mas aí está a deliberação da ERC (a que o João faz referência). Hoje, já não restam dúvidas do que pretendiam Fernando Lima, o autor moral, José Manuel Fernandes e Luciano Alvarez, os autores materiais, com a inventona de Belém.

O Público tem 48 horas para publicar a seguinte recomendação:
Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Recomendação 4/2010

O Conselho Regulador da ERC apreciou uma participação de Rui Paulo Figueiredo, adjunto do Primeiro-Ministro, contra o jornal Público, pela publicação de uma peça jornalística na sua edição de 19 de Agosto de 2009, alegando desrespeito pelo exercício do contraditório e o dever de rigor jornalístico.

A peça jornalística objecto da participação constitui uma notícia de seguimento sobre o caso das alegadas “escutas a Belém”, que começou a ser abordado pelo mesmo jornal, na edição do dia anterior, em que se anunciava como tema único de primeira página “Presidência suspeita estar a ser vigiada pelo Governo – Membro da Casa Civil pergunta: ‘Estarão os assessores da Presidência a ser vigiados?’”.

Na mesma, Rui Paulo Figueiredo surge claramente visado como alvo de “comportamento suspeito”, tendo, porém, a peça sido publicada sem ter sido assegurado o contraditório do ora visado.

Assim,

Verificando que o jornal Público não observou o princípio do contraditório, publicando a peça jornalística sem ouvir as partes com interesses atendíveis, negligenciando os seus direitos de defesa e valorizando apenas as considerações que sobre elas foram tecidas por fontes não identificadas;

Atendendo a que o jornal Público dispunha previamente de informações que justificariam cautelas acrescidas no tratamento jornalístico do caso, reforçando em particular a necessidade de permitir o contraditório quanto aos factos relatados;

Considerando, em suma, que o jornal Público negligenciou deveres básicos da actividade jornalística, com prejuízo da isenção e do rigor a que se encontra legal e deontologicamente vinculado;

O Conselho Regulador, ao abrigo das suas atribuições e competências definidas estatutariamente, delibera recomendar ao jornal Público ao cumprimento do dever de isenção e rigor, nomeadamente a observância do princípio do contraditório em respeito pelos direitos dos visados nas peças jornalísticas que publica.
Lisboa, 8 de Abril de 2010

O Conselho Regulador

José Alberto de Azeredo Lopes
Elísio Cabral de Oliveira (abstenção, com declaração de voto)
Maria Estrela Serrano
Rui Assis Ferreira

VICTOR PERYAKIN