domingo, abril 18, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Loja de Sementes nos Restauradores, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«El Papa Benedicto XVI se dirige a los fieles a su llegada a La Valetta.» [El Pais]

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

"Guarda-fiscal" em Alcoutim (fotografia de A. Cabral)

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Mal soube das dificuldades de Cavaco Silva em regressar ao reino este humilde jumento colocou os seus modestos serviços à disposição da Presidência da República, mas a oferta foi gentilmente recusada pois o Presidente da República já está servido de transporte e a caminho de Portugal.

Todavia, Cavaco Silva gostou da ideia e em vez de vir de Falcon optou por alugar um burro em Mijas (Espanha) à Burro Taxi de Mijas aproveitando a viagem para recordar os seus tempos de menino e moço, quando ia encher as bilhas de água ao Poço de Boliqueime.

Além disso, presta uma homenagem a Mário de Sá Carneiro:

Fim

Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!

Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza…
A um morto nada se recusa,
Eu quero por força ir de burro.

Mário de Sá Carneiro

JUMENTO DO DIA

Adelina Sá Carvalho, secretária-geral da Assembleia da República

Os partidos portugueses podem continuar com a corda ao pescoço e sem razão para se queixarem do atraso no pagamento das subvenções, os prazos são para cumprir e de acordo com a secretária-geral da AR o prazo para pagar aquelas subvenções só termina lá para 9 de Junho.

Enfim, pagar e morrer quanto mais tarde melhor...

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA JÁ SE DESENRASCOU

Não é que tenha sentido muito a falta de Cavaco Silva mas ainda bem que o Presidente está de regresso, a comitiva sempre fica mais barata se estiver em Portugal do que ficando em hotéis de luxo em Praga. Mas não só os membros da comitiva presidencial que estão ao serviço do Estado no estrangeiro, só do ministério das Finanças sei de três que estavam em Bruxelas na sexta-feira e que, em princípio, não sabem quando poderão regressar, pelo menos até às 8:00 de domingo o espaço aéreo da Bélgica estará fechado. Ainda por cima os comboios franceses estão paralisados devido a uma greve.

Será que já receberam instruções, será que alguém do gabinete do ministro já se preocupou, será que terão de pagar os hotéis e os transportes alternativos por sua conta, será que a prolongar-se a situação por muitos dias por lá ficarão sem apoio e sem receberem instruções.

É que somos todos filhos da mesma mãe, ou estarei enganado e os funcionários da Presidência da República são funcionários de primeira classe?

"MANSO É A TUA TIA!"

Desta vez José Sócrates excedeu-se, é inaceitável que o primeiro-ministro se meta com a tia de Francisco Louçã, sem sequer se saber se o líder da extrema-esquerda moderna tem mesmo uma tia.

Começa a ser evidente que existe uma guerra entre Sócrates e Louçã, a extrema-esquerda e o seu líder nunca perdoarão ao líder do PS a humilhação que impôs a Francisco Louçã no debate das legislativas. O enxovalho sofrido por Louçã nesse debate é inaceitável para qualquer glorioso líder do proletariado, é isso que explica a agressividade do BE em relação ao PS que chega ao ponto de fazer fretes sucessivos à direita numa tentativa de derrubar o governo.

A PRESSÃO GREGA

É óbvio o interesse do governo grego em meter a Grécia, Espanha e Portugal no mesmo barco, desta forma ilude as responsabilidades da Grécia e transforma os seus exageros num problema para o euro, obrigando a uma intervenção europeia mais consistente o que, aliás, já devia ter sucedido. Só que os números da Grécia são bem mais graves e, talvez pior do que isso, as suas práticas contabilísticas estão longe de terem sido transparentes.

SÓCRATES VAI À FESTA DAS FLORES

Por este andar o Alberto João ainda o convida para ir à habitual festa do PSD, em Chã de Lagoas, beber umas ponchas enquanto Pedro Passos Coelho fica em Lisboa a beber umas Águas das Pedras reforçadas com pastilhas de Alka-Seltzer.

A BIODIVERSIDADE EM LISBOA

Confesso que seria cinismo dizer que fui fotografar flores no Parque da Bela Vista inspirado pela promessa de António Costa de aumentar a biodiversidade em Lisboa, tanto quanto sei e pelo número de ratazanas que andam pelo meu bairro essa promessa será cumprida, aliás, até acho que como não há corvos na capital os corvídeos serão um dia destes substituídos por ratazanas no brasão da capital.

Como no passado haviam por ali quintas fui em busca de encontrar vestígios da flora original daquela zona, coisa cada vez mais rara em Lisboa. Mas tive azar, em nome do Rock in Rio uma boa parte do parque foi limpo de ervas incómodas, dando lugar a um imenso "relvado".

Durante nove meses faz-se de conta que se protege a natureza, até por lá andam guardas florestais para assegurar que a natureza seja protegida. Agora destrói-se tudo em nome do Rock e por lá anda funcionários da Prosegur para assegurar a segurança dos equipamentos do Rock in Rio. Durante uma semana tudo será destruído em nome do espectáculo.

Enfim, o que o povo quer é festa e em nome dos votos os autarcas de Lisboa fazem-lhe a vontade.

CARO SANTANA LOPES

«Qualquer badameco escreve uma prosa contra o Primeiro-Ministro e fica bem na fotografia.

Li a coluna de opinião que todas as semanas publica num jornal má fama. Resisti a responder-lhe porque, com excepção de alguns equívocos e interpretações erróneas, é um desabafo que não ofende ninguém.

Tudo ponderado, achei que devia aproveitar a ocasião para esclarecer, mais uma vez, esta coisa horrenda que é ser um homem de convicções, sem telhados de vidro, num País de sacanas. E faço-o a pretexto da sua página porque se há alguém que me conhece bem como homem e jornalista é de certeza o Pedro. Vamos às questões de fundo. Em primeiro lugar, eu nunca na vida misturei notícia e opinião, nem servi duas causas incompatíveis – fazer jornalismo e política ou relações públicas.

Como qualquer pessoa, não me liberto dos meus subjectivismos pessoais, mas ao longo de uma vida inteira sempre soube de forma isenta, independente, séria e profissional, dirigir com equidade os órgãos de comunicação social de que fui director. A TSF, a SIC nos seus primeiros dez anos e muitos outros meios falam por mim e pelo meu trabalho. Dezenas de Jornalistas que formei e dirigi ou com quem fiz equipa demonstram-no sem ambiguidades. Hoje, estou afastado da vida jornalística activa (fui saneado mais uma vez pelo PSD) e exprimo a minha opinião e os meus pontos de vista quando me convidam para o efeito. Aí sou um cidadão com direito a opinião, num País livre. Sou só uma pessoa que tem respeito e consideração por José Sócrates. Quase não tenho contacto com ele. Nunca troquei nada com ele. Ele nunca me concedeu benefícios. Nunca lhe pedi nada. Nem ele a mim. Nem para o defender lhe pedi autorização. Eu defendo-o porque lhe reconheço mérito e uma enorme capacidade de servir o País e de fazer sacrifícios para o tornar melhor.

Mas também o defendo porque nunca vi um Primeiro-Ministro ser tão violentamente atacado por medíocres, cobardes, vermes, comprados para a tarefa de o aniquilar nos jornais. Nenhum Primeiro-Ministro no mundo, alguma vez, se sujeitou a tantos vexames, sem nunca mudar de caminho, sem nunca retaliar, sem nunca usar o seu poder para calar, acima de tudo, sem ceder à tentação de mandar tudo às urtigas e ir de férias.

Sei que escolhi o caminho mais difícil porque, nos dias que correm, não custa nada atacar e dizer mal de tudo. Qualquer badameco escreve uma prosa contra o Primeiro-Ministro e fica bem na fotografia. Por estranho que lhe pareça, meu caro Pedro, eu sou assim. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Por Emídio Rangel.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A IDEOLOGIA E OS FACTOS

«Dizem especialistas da vida política portuguesa que Pedro Passos Coelho vai operar uma clara viragem do seu partido para posições liberais. E há que regozijar-se com o facto de o principal partido de direita deixar de ser um permanente mal-entendido. Porque o PSD sempre foi o reino da confusão política, sem relação com a reivindicada social-democracia.

Clarificador em matéria partidária, Passos Coelho cometeu um erro ao preconizar a privatização da RTP. Pondo em evidência um preocupante desconhecimento em matéria de media e mais particularmente de audiovisual. Ignorando antes do mais que o audiovisual europeu tem uma história própria que o distingue do estado- -unidense (referência absoluta de "liberais" pouco conhecedores das histórias política e mediática europeias).

Sem audiovisual público, Portugal seria o único país da Europa dos 15 nessa situação. Mesmo o Luxemburgo, onde a RTL constitui um grupo detentor de um poder quase absoluto vai para 80 anos, dispõe de uma rádio (RSC) e até de uma televisão (Chamber TV) públicas. E são precisamente os países europeus que servem de referência aos "liberais", a Grã-Bretanha e a Alemanha, que têm o audiovisual público mais sólido, em termos de receitas públicas como de audiências.Passos Coelho partiu de um preconceito ideológico no sentido que lhe dá um filósofo francês : "A ideologia é quando as respostas precedem as perguntas." Porque, manifestamente, o novo líder do PSD propõe respostas sem se ter previamente informado e formulado as perguntas que se impõem. Porque, digam o que disserem os fundamentalistas do "mercado" e do privado, o audiovisual público constitui globalmente uma garantia de pluralismo e qualidade da informação como da cultura e do divertimento.» [DN]

Parecer:

Por J.M. Nobre-Correia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LIBERDADE DE ESCOLHA

«"Sem música, a vida seria um erro", escreveu Nietzsche. Eu acrescento que a educação sem música é um erro ainda maior. Lembrei-me disto quando vi um vídeo de um coro de uma escola pública norte-americana a cantar "Zebra", dos Beach House. O surpreendente não era nem o entusiasmo com que cantavam, nem as capacidades harmónicas. Nisso aquele coro não se distinguia dos de muitas escolas. O que surpreendia era que, em lugar das músicas infantilizadas, aqueles miúdos cantavam uma música adulta, apropriando-se dela com um olhar de criança. Vi nisso a diferença que existe entre a educação musical que tive e a que hoje é dominante. Tive a sorte de fazer a primária na ressaca do PREC, na melhor escola do mundo. As músicas que aprendi eram do Zeca, do Zé Mário Branco e do Fausto - que fez o melhor disco de MPP dos anos oitenta, precisamente sobre a "Peregrinação" do autor fantástico que dava nome à minha escola. Deixo de lado a natureza politizada da minha educação musical, o que importa é que nos ensinavam músicas adultas. Éramos tratados como crianças, mas não infantilizados. Há um tempo para tudo, mas eu temo que os meus filhos tenham uma educação musical infantilizada. Ou seja, há momentos em que sou favorável à liberdade de escolha na educação, tema que se tornou muito popular. Mas depois de ver aquele vídeo inclino-me decisivamente para a "política do gosto" e para a certeza de que a liberdade se garante na escola pública, com professores que mudam o mundo, dando a crianças de um contexto desfavorecido uma educação musical adulta, como em Staten Island, em New Jersey ou com a Orquestra Geração, no Casal da Boba, na Amadora. » [i]

Parecer:

Por Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VENHA O ALEGRE

«Um monárquico é sempre suspeito mas é insuspeito quando se trata de eleger um Presidente da República. Apesar de nunca ter votado em eleições dessas, quis que Mário Soares ganhasse. E ele foi esplêndido. Como um rei.

Metia-se na política mais do que um rei. Mas foi bom. Hoje, é melhor ainda. Mário Soares é o mais perfeito diabinho que já tivemos. Está sempre a fazer merda, mas a merda acaba sempre por ser a solução de uma ainda pior prisão de ventre.

O PÚBLICO de anteontem contava como Manuel Alegre conta com o apoio do PS e da esquerda. Não obstante a distinção implícita entre o PS e a esquerda, sem maiúscula, Alegre quer ser eleito por todos os portugueses que não são de direita. Incluindo bastantes que são da esquerda séria e da direita tonta. Como bipolar de ambas as coisas, digo já que vou votar em Alegre. O apelido é bom, como a campanha de Eça e Ramalho. O homem é homem e poeta. Seria perfeito se fosse homossexual. Mas a parte que lhe falta para tal coisa é igualmente aceitável.

As minhas duas filhas votaram nele. Isto convence muito. Todos os monárquicos e fadistas que conheço gostam dos versos e das letras dele. O homem é irresistível.

Alegre é a prova viva que os dois mais sábios e inteligentes portugueses que conheço - o neurologista Alexandre Castro Caldas e o historiador Vasco Pulido Valente - só não escreveram letras lindas para a Amália porque a Amália e o Alain Oulman não fizeram o trabalho de casa.

Melhor do que isso não há.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PAPA DIZ QUE PEDOFILIA FERIU A IGREJA

«"Malta ama o Cristo que ama a sua Igreja que é o seu corpo, mesmo que esse corpo esteja ferido pelos nossos pecados", disse o papa aos jornalistas que o acompanham na viagem a Malta, aludindo aos escândalos relacionados com pedofilia que têm afectado a Igreja Católica nos últimos meses.» [DN]

Parecer:

Não só feriu a Igreja como feriu o papa e, acima de tudo, feriu as vítimas dos padres que tiveram toda a liberdade para abusar delas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela evolução das denúncias.»

AINDA HÁ ESCUTAS S SÓCRATES POR DESTRUIR

«As escutas telefónicas entre Armando Vara e José Sócrates, obtidas através do processo "Face Oculta", não foram completamente destruídas. As conversas ainda estão alojadas no sistema da Polícia Judiciária, que, segundo uma fonte da direcção nacional, não recebeu qualquer despacho ou notificação para proceder à sua eliminação.

No meio de tanta confusão jurídica à volta do tema, as atenções estiveram sempre direccionadas para os CD (com o registo áudio) e em transcrições. Só que as conversas ficam também armazenadas no sistema Paragon, utilizado pela Polícia Judiciária para realizar escutas telefónicas. Ao DN, Paulo Brandão, juiz presidente da Comarca do Baixo Vouga - onde corre o processo "Face Oculta" - garantiu que o juiz de instrução já enviou o ofício para a PJ apagar as conversas. Mas, como o documento ainda não chegou, estas mantêm-se alojadas no servidor.» [DN]

Parecer:

Isto é uma palhaçada, a justiça já nem à própria justiça obedece, os polícias e investigadores estão em roda livre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ponha-se fim à palhaçada.»

BOA DESCULPA

«Afinal, não há atraso no pagamento das subvenções relativas às eleições autárquicas. A lentidão dos serviços da Assembleia da República (AR) foi o argumento utilizado pelos maiores partidos para justificar milhões de euros de dívidas por saldar com os fornecedores. Confrontada com a acusação, a secretária-geral da AR negou responsabilidades, mas garantiu que a transferência será feita até ao final da próxima semana.

Num e-mail enviado ao DN, o gabinete de Adelina Sá Carvalho escreve que o prazo para a transferência de dinheiros públicos para os partidos relativos às autárquicas termina apenas a 9 de Junho.

(...)

É verdade que, segundo a lei de financiamento dos partidos, a AR tem 90 dias para pagar as subvenções. Mas esse período conta a partir do dia emque é entregue o requerimento pelos mandatários de campanha que, por sua vez, deve suceder em 15 dias da publicação dos resultados oficiais. Dado que isso só aconteceu a 11 de Março de 2010, a data-limite do pagamento calha a 9 de Junho.» [DN]

Parecer:

Ainda bem que os contribuintes são mais cumpridores que a AR.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

GOVERNO DEFENDE MAIS VIGILÂNCIA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

«O ministro da Economia e Inovação, José Vieira da Silva, defendeu hoje, em Coimbra, que a Autoridade da Concorrência deve intensificar o acompanhamento da evolução da fixação dos preços dos combustíveis.

"O regime de fixação de preços dos combustíveis é um regime que é conhecido, os combustíveis têm preços que são fixados no mercado, pela concorrência entre as empresas, e depois existe um mecanismo de acompanhamento por parte da Autoridade de Defesa da Concorrência (AdC), que é uma autoridade independente, que fez já um estudo aprofundado às condições de concorrência no sector dos combustíveis, que concluiu pela inexistência de práticas lesivas dessa mesma concorrência", disse o ministro.» [JN]

Parecer:

Há muito que o devia ter feito e se os organismos reguladores da concorrência e do mercado da energia são ineficazes então que ordene à IGF um estudo da forma como as petrolíferas têm formado os preços.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

CIDADE AMERICANA ELEGE MORTO PARA MAYOR

«Carl Geary ganhou eleição com o triplo dos votos da sua adversária, apesar de ter morrido de ataque cardíaco há um mês, já durante a campanha eleitoral para mayor de Tracy City, no Tensesse, nos Estados Unidos da América.

Ainda assim, a eleição de Carl Geary para mayor da cidade de Tracy City, no Tensesse, que não surpreendeu a viúva, Susan Geary.» [JN]

Parecer:

Por cá também andam por aí uns mortos-vivos.

DIVERGÊNCIAS NO BE EM RELAÇÃO AO APOIO A ALEGRE

«Francisco Louçã afirmou esta sexta-feira à noite que a maioria dos militantes do Bloco de Esquerda apoia a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República e minimizou a existência de «algumas vozes discordantes» dentro do partido.
«São opiniões normais. Na mesa nacional que votou o apoio a Manuel Alegre houve duas pessoas que votaram contra, mas isso faz parte do debate político normal dentro do BE. No entanto, a maioria dos militantes do BE sabe que o Bloco, ao longo dos anos, tem procurado reforçar o combate às políticas de privatização, ao Código do Trabalho. E nesse combate temos encontrado convergência com Manuel Alegre», referiu à agencia Lusa o líder bloquista, que se deslocou a Odivelas para participar numa conferência sobre o Orçamento do Estado.»
[Portugal Diário]

Parecer:

Ainda não perceberam a estratégia manhosa de Louçã ou então na extrema-esquerda ainda há gente que não recorre a manhas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Alegre que se assuma como candidato do bloco.»

FUNDAMENTALISMO SPORTINGUISTA

«O dirigente leonino afirmou que será “cada vez mais preciso que os sportinguistas se afirmem no mundo e na sociedade”, deixando ainda um apelo às mulheres sportinguistas, que têm “um papel decisivo na orientação da vida das crianças”.

“Quando alguma sportinguista tiver a infelicidade de casar com um benfiquista, tem o dever de fazer com que o filho continue a ser sportinguista. Este trabalho de sapa nas famílias é fundamental e as mulheres têm um papel decisivo na orientação da vida das crianças”, concluiu. » [Público]

Parecer:

Há dirigentes desportivos que não têm noção do que dizem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

DIRECTOR DO 'i' DEMITE-SE

«“Fui defraudado, a minha dignidade profissional foi defraudada: sinto que defraudei quase cem pessoas que acreditaram em mim, no projecto que patrocinei e no qual verdadeiramente empenhei o meu nome”, diz o ainda director na carta dirigida a António Barroca, presidente do Conselho de Administração do grupo Lena.

Martim Avillez Figueiredo refere ainda que tentou arranjar comprador para as participações do grupo na área da comunicação, que o grupo mostrou interesse em alienar no início deste mês. "As hipóteses por mim esforçadamente encontradas mereceram de V. Exa. um sobranceiro e inexplicável desinteresse", diz Avillez Figueiredo.» [Público]

Parecer:

Da parte que me toca é-me indiferentes, a minha consideração pelo 'i', pelos seu director e pelos seus "grandes repórteres" não é grande coisa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assobie-se para o ar.»

NO 'CÂMARA CORPORATIVO'

O post "a herança de PAcheco":

«O PSD de Passos Coelho fez chegar aos media que iríamos ter um “novo PSD”, o qual abandonaria as campanhas sujas — a favor da apresentação de medidas políticas alternativas às do Governo. Que se tem visto? Depois da anunciada revisão constitucional que fez furor no pavilhão dos Lombos, o PSD volta a pedir ao procurador-geral da República que sejam enviadas para a comissão de inquérito à compra da TVI os despachos de arquivamento das escutas ilegalmente efectuadas em Aveiro. Pacheco ainda acaba a cobrar direitos de autor.»

O VULCÃO DE EYJAFJALLAJOKULL [Link]

TERRAMOTO EM YUSHU [Link]

DMITRY POPOV