segunda-feira, abril 12, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTOGRAFIA JUMENTO

No Jardim Gulbenkian

FOTOGRAFIAS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Painel de Azulejos em Idanha-a-Nova (fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DA SEMANA

[Wu Wei/Xinhua/ZUMApress.com]

«NEW START: U.S. President Barack Obama, left, and his Russian counterpart,Dmitry Medvedev, signed a landmark nuclear arms reduction treaty in Prague, Thursday. Under the new pact, the two countries agreed to reduce their deployed nuclear warheads to 1,550 each, or 30 percent below the current level of 2,200. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite fez-se cara e só apareceu no encerramento do congresso do PSD, como era de esperar apareceu apenas para dizer asneiras. Pedro Passos Coelho não fez uma única referência a Sócrates, quando referiu o governo foi para propor diálogo, em contrapartida no minuto que falou Ferreira Leite referiu o nome de Sócrates umas cinco vezes, dando continuidade ao seu discurso de ódio. Ferreira Leite curou-se da obsessão do défice, agora sofre da obsessão do Sócrates, ainda a vamos ver na Av. Rio de Janeiro a fazer discursos anti-Sócrates muito depois deste já ter abandonado a liderança do PS.

O DISCURSO DE PEDRO PASSOS COELHO

Não me custaria ter feito o mesmo discurso incluindo muitas das suas propostas, uma boa parte das quais já foram aqui defendidas. Foi um discurso inteligente e representou uma rotura com o discurso do ódio cavaquista protagonizado por Manuela Ferreira Leite, promovido pelos assessores de Belém e transformado em ideologia do PSD por José Pacheco Pereira.

Só que o discurso de Pedro Passos Coelho tem mais a características de um artigo de opinião do que uma intervenção de um líder político, esqueceu-se premeditadamente de falar do país, omitiu a intenção declarada pelo próprio nos debates com os adversários das directas de usar a comissão parlamentar de inquérito para provocar uma crise política, nem sequer se refeiriu ao PEC que há dias tinha reprovado.

ISto é, Passos Coelho tenta chegar ao poder da mesma forma que venceu o PSD, concorrendo sozinho e apostando no cansaço. Pode ser um erro grave, Sócrates é muito mais forte que Manuela Ferreira Leite, Paulo Rangel ou Aguiar-Branco, já sobreviveu a vários golpes pessoais, a uma conspiração de gente da justiça, a um golpe baixo promovido pelo Palácio de Belém, a uma crise petrolífera, a grandes manifestações organizadas pela esquerda conservadora, a boicotes nas estradas e nas lotas e à maior crise financeira de que há memória.

Estará Pedro Passos Coelho à altura de derrotar Sócrates ou prefere não enfrentá-lo apostando no cansaço dos eleitores? Uma coisa é ler um discurso bem escrito por assessores, outra é enfrentar um debate, tereeno em que Passos Coelho mostrou grandes fragilidades como, aliás, também sucedeu com Paulo Rangel. Além disso esquece um pormenor, não é apenas o PSD que pode lançar a crise política, o PS também pode fazê-lo enquanto ou quando lhe interessar.

No meio está Cavaco Silva e é mais do que certo de a referência expressa à manutenção dos poderes do PR em caso de revisão constitucional não deve ter sido muito bem recebida em Belém, como já não teria sido do agrado de Cavaco as posições de Passos Coelho a propósito do PEC.

A FAMÍLIA REAL DE BOLIQUEIME

A esposa de Cavaco Silva foi entregar a taça numa final de futebol feminino e em entrevista fez saber que a sua nora pertenceu à selecção de futebol do Liceu Josefa de Óbidos. Fiquei feliz, não é só o rei Juan Carlos a ter genros a dar nas vistas no desporto, na família real de Boliqueime também há uma nora que deu uns toques na bola no liceu.

Alguém explica à senhora Silva que numa República a prática desportiva da nora é do foro familiar e não interessa ao país, que é tão notícia a sua nora como a porteira?

OI MASSACRE DE KATYN

A morte do presidente polaco trouxe-nos à memória o massacre de Katyn pois as autoridades polacas que morreram no acidente aéreo iam a uma cerimónia de homenagem das vítimas do crime cometido pela NKVD, depois de a Rússia ter reconhecido que foram os russos e não os alemães a matarem milhares de polacos

Durante décadas e apesar de todas as evidências os comunistas tentaram negar a história, era incómodo reconhecer um massacre que visou decapitar o exército polaco depois de a Rússia ter ocupado parte da Polónia conforme tinha acordado no pacto secreto germano-soviético.

Mas vejamos o que escrevia Jorge Messias, um dos ideólogos que escreve semanalmente no Avante, em regra, sobre temas ligados à Igreja Católica:

«As utopias religiosas sempre estiveram presentes nas práticas nazis. Se o resistente fosse terrorista, então as guerras de agressão teriam a virtude moral de dissuadirem o terror. Por isso, os nazis diziam que os comunistas eram agentes do espírito do Mal. Tinham incendiado o Parlamento do Reich. Eram responsáveis pelo ataque a um centro de rádio que precedeu a invasão da Polónia. Depois, fuzilaram em Katyn 11 mil oficiais polacos. E os bolcheviques caluniavam a Alemanha ao não reconhecerem que os campos de concentração nazis desempenhavam um papel de grande importância social através da reeducação de delinquentes. No Tribunal de Nuremberga veio a provar-se que todos estes crimes tinham sido efectivamente cometidos mas pelas tropas e hordas nazis. » [Avante]

Jorge Messias escreveu isto em Setembro de 2008, isto é, nessa altura deveria ser o único europeu que ainda contava a mentira. Já terá mudado de opinião ou acha que o reconhecimento do crime por parte da Rússia é uma conspiração do actual regime ccontra a ex-URSS? Quase aposto que Messias está farto de exigir ao papa o reconhecimento da culpa na protecção de padres pedófilos, foi mais ou menos o que escreveu na última edição do Avante:

«Podemos estar certos de que nada acontecerá. A justiça laica não intervirá e o Vaticano irá deixar cair o assunto no esquecimento. «Acólitos» (como é o caso do Cardeal-Patriarca) virão em socorro de Ratzinger, da hierarquia e da Igreja, tão difamada que ela foi pelas ofensas dos «anjos maus» a Jesus e a Maria.» [Avante]

Pois, mas o que escreve o Avante não está ao alcance da Comissão de Ética, Jorge Messias pode estar descansado, nunca terá de explicar o que para ele significa a palavra verdade.

POLACOS CUMPREM DOIS METROS DE SILÊNCIO

É o que escreve o DN.

AFINAL HAVIA OUTRO

«O Real Madrid-Barcelona é assunto interno de um país soberano, não me vou pronunciar. Mas também não fui ver a bola, fui ver Messi-Ronaldo, um duelo a que chamaria galáctico não andasse este termo pelos relvados da amargura. Em todo o caso, não houve duelo. Messi e Ronaldo foram deputados à sexta-feira, assinaram a folha de presença e foram-se. Mas deu para ver que quando Ronaldo falha, fala com os deuses. Ergue os olhos para o Olimpo e pede- -lhes contas pela falta de inspiração divina. Aparentemente, Messi, quando falha, não fala com os deuses, pede desculpa a Xavi, que o inspirou, e ele não soube merecê-lo. Aparentemente, disse eu, porque quando se fala com Xavi, é com um deus na Terra - é o deus da multiplicação dos passes exactos. Falo assim do espanhol não para me meter em assuntos deles, mas preocupado com os meus. Nas trajectórias dos grupos, no Mundial, na hipótese de ficarmos em segundo do nosso - entre as hipóteses felizes, a mais certa -, iremos defrontar Espanha (que, entre todas as hipóteses, fica em primeiro do seu grupo, só pode). Com Espanha ainda estou como o outro, a bola é redonda. O problema é defrontar Xavi, esse pestanudo com ar de galã de filme de anos 40 (bolero como música de fundo) e que devia ter nome ainda mais curto: DHL. As encomendas chegam sempre ao lugar certo.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALEGRE E A ESQUERDA

«Em meados de Janeiro, Manuel Alegre anunciou que estava disponível para se candidatar à Presidência da República. A seguir, apareceu em cena um amador pouco esclarecido (dizem que ainda por cima monárquico), Fernando Nobre. E, entretanto, Cavaco, sem mexer um dedo, recebe quase dia a dia o apoio do PSD e, implicitamente, o do CDS. A nove meses da eleição - três deles de "férias" -, o PS não tem um candidato. Porquê? Segundo corre, porque o dr. Mário Soares não quer Alegre e porque Sócrates não se atreve a ir contra a vontade expressa de Soares. Ora isto não é bem assim. É verdade que Alegre e o seu famigerado milhão de votos em 2006 arrasaram Soares. Mas não se trata aqui de uma simples birra pessoal entre homens com idade para não fazer fitas.

Para começar, há o facto incómodo de que Alegre dividiu e continua a dividir o PS, coisa que nenhum partido aceita facilmente. Alegre representa ou, pelo menos, tenta desesperadamente representar a unidade da esquerda, ou seja, do PC, do Bloco e do PS. Ora, por um lado, o PS não se pode aproximar do Bloco sem perder a respeitabilidade "social-democrata", que o torna aceitável no Governo. E, por outro, a política económica de Sócrates, desde o PEC à chamada "consolidação financeira", criou internamente uma facção radical, que nem por estar calada deixou de existir e de se fortalecer. Uma campanha presidencial ao lado do PC e do Bloco não traria qualquer vantagem ao PS como ele é agora e talvez provocasse uma balbúrdia interna e até com alguma sorte (ou algum azar) a remoção de Sócrates.

Pior: se Alegre por acaso ganhasse - o que, apesar da enorme vantagem de Cavaco, não se deve liminarmente excluir -, isso iria com certeza dar ao Bloco uma posição na esquerda, prejudicial e perigosa para o PS. Se já hoje o Bloco o limita, como se viu no ano passado e se vê passo a passo na Assembleia, com Alegre em Belém as coisas evidentemente pioravam muito. Pioravam logo em 2011, se houvesse eleições, como se prevê, e pioravam depois, sobretudo se a direita (o CDS e o PSD) chegasse à maioria absoluta. Nem Soares recusa Alegre por uma questão pessoal (embora ela ajude), nem Sócrates continua neutro para não agitar o partido durante uma crise nacional difícil. O caso é que o candidato Alegre se arrisca a empurrar a esquerda para uma guerra civil sem saída. » [Público]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VIVA A TAP!

«No PÚBLICO de anteontem, noticiava-se que a "TAP já sente o impacto da aliança entre a Iberia e a British Airways". A Iberia é a pior linha aérea do mundo. A BA (sem ser em primeira classe) é a segunda pior. É uma aliança de desgraças. A TAP, em contrapartida, apesar de todas as economias e sacrifícios, é sempre um conforto. Trata bem os passageiros. Mesmo antes de me conhecerem, viajava muito. E a TAP foi sempre uma transportadora decente. Não houve mudança de tratamento depois. Tratam bem toda a gente. Até os portugueses, difíceis.

Muito tem mudado no mundo das linhas aéreas. Sempre para mais barato e pior. Mas a TAP, graças a um brio e a uma vaidade que é tanto de quem administra como de quem tripula (e por muito que se guerreiem), sai-se sempre bem.

É um prazer viajar na TAP. Sempre. Há cumplicidade e camaradagem. Há respeito e profissionalismo. O passageiro sente-se um convidado e um bem-vindo, seja português ou estrangeiro. Num avião da TAP, mal se põe o primeiro sapato, sentimos que já chegámos a Portugal. Nada disso tem mudado nos últimos tempos: as trabalhadoras e os trabalhadores da TAP, por muito que tentem cortar-lhes as asas, continuam a comportar-se como andorinhas, a receber-nos como se fôssemos a Primavera.

Tanto a administração da TAP como os trabalhadores têm razão. O que é admirável é que, ao contrário do que aconteceu com a Iberia e com a BA, não tenha sido o passageiro a sofrer por causa da diferença de opinião. Viva!» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MENOS DE 8% DE MULHERES NA LIDERANÇA DO PSD

«Os órgãos nacionais do PSD hoje eleitos pelo XXXIII Congresso do partido incluem apenas sete mulheres num total de 89 elementos, o que corresponde a menos de oito por cento.» [DN]

Parecer:

Enfim, Passos Coelho parece ter perdido as suas qualidades de engatatão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estimule-se a militância política por parte das mulheres.»

DE ACTOR A TRAFICANTE DE DROGA

«Segundo o jornal, Tiago Fernandes era líder de um negócio de tráfico de droga no bairro da Quinta do Lavrado, nas Olaias (Lisboa), onde vendia cocaína e heroína, pessoalmente e através de intermediários. O tráfico era feito no meio da rua e Tiago Fernandes teria até cúmplices a vender junto a uma creche do bairro.

O jovem, que além de ter feito dois filmes participou em várias novelas e séries conhecidas do grande público - como "Médico de Família" ou "Floribella" (na SIC) e "Super Pai" ou "Doce Fugitiva" (na TVI) -, estava na posse de seis gramas de heroína, quatro de cocaína e 115 euros resultantes da venda de estupefacientes quando foi detido pela PSP, acrescenta o 'Correio da Manhã'. A investigação que ajudou a polícia a chegar ao grupo demorou oito meses e foi coordenada pelo DIAP de Lisboa.» [DN]

Parecer:

Parece que o sucesso de alguns jovens em programas de televisão pode trazer mais hábitos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se o assunto.»

A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO ANDA À CAÇA DE GAMBUZINOS

«Miguel Pais do Amaral tornou-se numa das principais personalidades que os deputados vão querer inquirir na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para averiguar o negócio PT/TVI, depois das suas declarações na Comissão Parlamentar de Ética, na passada terça-feira. O ex-patrão da Media Capital esclareceu que, em 2005, falou com o Governo antes de vender à empresa espanhola Prisa a sua parte na empresa proprietária da TVI. Explicou que se tratou de um acto "normal", uma vez que o negócio envolvia uma licença de concessão de televisão atribuída pelo Estado por um determinado período temporal. Estas palavras poderão ser usadas como arma de arremesso contra José Sócrates, que sempre negou ter tido conhecimento prévio da compra da TVI pela PT, em 2009. » [DN]

Parecer:

Tanto quanto se sabe Paes do Amaral nada tinha que ver com o negócio quando a TVI tentou comprar a TVI à Prisa. Esta audição só prova que os deputados que pretendem perseguir Sócrates estão em dificuldades, querem condenar mais por falsa convicção do que com provas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PS IGNORA PRESSÃO DE ALEGRE

«Numa altura em que o silêncio do PS sobre as presidenciais começa a ser prejudicial para Manuel Alegre, o poeta voltou ontem a pressionar o partido, anunciando que irá formalizar "sozinho" a sua candidatura até ao final do mês. O PS ignorou o aviso.

Após uma reunião com apoiantes, a candidatura do histórico socialista distribuiu um comunicado dizendo que a sua candidatura é "suprapartidária" e que "não está dependente de ninguém". No Largo do Rato, o silêncio continua a imperar: José Sócrates apenas disse ontem que este "não é o momento" para se pronunciar sobre o assunto. Já no Secretariado Nacional , os opositores à sua candidatura reagiram com indiferença. » [DN]

Parecer:

Eu acho que devia ignorar a candidatura de Alegre, ele que concorra como candidato do BE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

PSD APALAUDE QUEM SANEOU PASSOS COELHO DA LISTA DE DEPUTADOS

«A primeira mulher a liderar um partido e o PSD chegou esta tarde ao Congresso de consagração de Pedro Passos Coelho e viu uma sala de pé, sob fortes aplausos, e gritar "PSD, PSD".

Com militantes e congressistas a prepararem-se para a festa de fim de congresso, o PSD lembrou a Ferreira Leite que esta será sempre a sua casa. Mesmo que tenha excluído Passos Coelho, o partido mostra grandeza e um afecto que permite relançar um novo ciclo sem ressentimentos. » [DN]

Parecer:

É o PSD no seu melhor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se mais uma gargalhada.»

MÉDICOS DE TUI COMEÇAM A ACHAR QUE SÃO PORTUGUESES A MAIS

«Os médicos do Centro de Saúde de Tui já começaram a alertar os portugueses que ali recorrem para as consequências da "utilização abusiva" do serviço, para que os doentes minhotos deixem de recorrer em massa aos cuidados de saúde espanhóis. Tudo porque, com o cartão europeu de seguro de saúde, os utentes de Valença estão a recorrer a Tui, Espanha, para colmatar o encerramento do centro de saúde daquela cidade.

"Estava cheia de dores abdominais e mal cheguei lá [a Tui] a médica avisou-me logo que eu tinha de ir era para Monção. Depois acabou por me tratar, mas disse-me que vou receber a factura em casa", começou por contar ao DN Andreia Azevedo, de 21 anos. Esta operadora fabril de Valença sentiu "fortes dores abdominais e tonturas" na noite de quinta-feira. "Como o nosso centro de saúde fechou e fala-se muito em ir a Tui, resolvi passar a ponte e, com o meu cartão, recorrer àquele serviço. Mas afinal não é bem assim." » [DN]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao pessoal que vá a Paris e antes disso façam uma manifestação para icem a bandeira francesa nos edifícios públicos e no forte de Valença..»

SAM DOBSON