segunda-feira, abril 19, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flores do Jardim Botânico de Lisboa [Podachaenium Eminens (Lag.) Baill]

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

Cascais (fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DA SEMANA

[Ben Curtis/Associated Press]

«KEEPING GUARD: A cordon of security forces kept watch on opposition protesters demonstrating in downtown Cairo, Egypt, on Tuesday. Dozens of Egyptians calling for constitutional reform and an end to police brutality protested, but were surrounded by hundreds of security forces who beat up and detained one, and scuffled with others.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho, líder desaparecido do PSD

Depois de uma entrada de leão como líder do PSD, com direito à visita de um Pinto Balsemão ávido de reformas na comunicação social que lhe permitam dividir as receitas da RTP, o líder do PSD desapareceu. Em vez dele são as personalidades que o apoiam como, Menezes, Nogueira Leite ou Ângelo Correia que vão dizendo o que o líder pensam ou, pior ainda, insinuam que pensa o que eles dizem.

Entretanto vão surgindo dúvidas sobre a exigência de uma revisão constitucional, com os constitucionalistas a defenderem que para executar as suas propostas não é necessária qualquer revisão constitucional. Isso significa que a nova liderança do PSD tem projectos inviáveis no actual quadro constitucional, sugerindo a existência de um programa oculto. Depois das mudanças de opinião de Pedro Passos Coelho começam a haver dúvidas sobre o seu projecto político, senão mesmo se tem um projecto ou se limita a dar a cara a opiniões de terceiros.

Entretanto, anda desaparecido.

PARA O REINO UNIDO

«Anteontem, depois de mais de um ano de grande calma e ignorância visual, mandámos ressuscitar a parabólica. Vêm aí as eleições no Reino Unido e eu, sabe-se lá porquê, gosto de ver as campanhas dos três maiores partidos.

Sou conservador mas, como estudante na Inglaterra, odiei as americanices de Margaret Thatcher. Ela estragou o Reino Unido. Reduziu-o ao dinheiro. Preferi sempre, de longe, o partido liberal. Ou mesmo o trabalhista. Ambos eram (e são) mais conservadores do que o partido conservador, que é estupidamente darwiniano e capitalista. Sempre quis que ganhassem os liberais. Nunca ganharam. David Steel; David Owen (no partido social-democrata que era a mesma coisa); Charles Kennedy e, recentemente, Nick Clegg foram sempre os melhores.

No primeiro debate Brown/Cameron/Clegg, foi este último, o liberal, que deu cartas. É sempre assim. Mas, quando chega o tempo de votar, os reino-unidenses que votariam nos liberais ficam em casa ou, erradamente, ganham juízo e votam nos trabalhistas.

Fala-se muito num parlamento suspenso (hung: pendurado ou enforcado na maravilhosa língua inglesa). Mas pensa-se sempre num acordo lab-lib, entre liberais e trabalhistas. Parece-me que o melhor que pode acontecer, a seguir a uma vitória segura de qualquer dos três partidos - com os liberais em primeiro; os trabalhistas em segundo e os conservadores em último -, é uma coligação con-lib. Ou, na mais feliz das hipóteses, lib-con. Venham os verdadeiros liberais.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO CHEGA ANTES DA MEIA-NOITE

«O presidente da República, Cavaco Silva, pode aterrar em Lisboa este domingo, vindo de Barcelona, antes da meia-noite, depois de ter percorrido três países de carro, no regresso de uma visita de Estado à República Checa.

As últimas informações disponibilizadas aos jornalistas pela Presidência da República dão conta de que será possível descolar de Barcelona rumo a Lisboa ao final do dia de hoje. O aeroporto de Barcelona chegou a estar encerrado, devido ao avanço das nuvens de cinza vulcânica, mas, neste momento, todos os aeroportos espanhóis foram reabertos.

Os hotéis em que a comitiva presidencial iria pernoitar em Barcelona já foram desmarcados. Quer o falcon, quer o C-130 da Força Aérea Portuguesa, que farão o transporte da comitiva, já partiram de Portugal rumo a Barcelona.

Se não houver nenhuma alteração, Cavaco Silva regressa de falcon a Lisboa e a restante comitiva de C-130. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Podemos estar descansados, a família real de Boliqueime está quase a chegar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pronuncie-se um "ufa!".»

SÓCRATES COM ALBERTO JOÃO NA MADEIRA

«José Sócrates falava no aeroporto da Madeira, à chegada à ilha cerca de dois meses depois do temporal de 20 de Fevereiro, numa deslocação para assistir ao cortejo da Festa da Flor, que assinala a recuperação da ilha, e para reunir com o Governo Regional para determinar as medidas a adoptar na reconstrução.» [DN]

Parecer:

Uma forma muito original de Alberto João provocar Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pedro Passos Coelho quando é que chega à Madeira.»

LÁGRIMAS DE CROCODILO?

«O papa Bento XVI terá chorado durante o encontro que hoje teve com oito vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica, de acordo com o relato de um dos participantes na reunião.

"Estou impressionado pela humildade do papa. Ele assumiu para ele o embaraço causado pelos outros. É muito corajoso. Ouviu-nos individualmente e abençoou uma cruz que eu levava comigo", descreveu Lawrence Grech, uma das oito vítimas que hoje tiveram ocasião de estar com o Sumo Pontífice.» [i]

Parecer:

Parece que Ratzinger chora com facilidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao Vaticano pela manobra de propaganda.»

CÁ SE FAZEM, CÁ SE PAGAM

«O facto de o BE se ter apressado a apoiar Alegre condicionou a posição do PCP? Nunca se pôs a hipótese de avaliar, pelo menos, a candidatura?

A pergunta permite um esclarecimento: a nossa posição não sofreu nenhuma influência desse posicionamento do BE. Em relação à convergência, lembro um momento, a iniciativa em que participaram Alegre, o BE e outros, que marcou um claro sentimento de exclusão do PCP. Se alguém foi sectário ou de ideias fechadas, não foi o PCP. Como diz o povo, "a casamentos e baptizados não vás sem seres convidado". Refiro-me aos encontros da Trindade.» [JN]

Parecer:

Jerónimo de Sousa tem razão, a manobra de Alegre e Louçã foi mais do que evidente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

HOUVE EXCESSO DE ZELO NO ENCERRAMENTO DOS ESPAÇOS AÉREOS?

«A companhia aérea holandesa KLM anunciou este domingo que realizou dois voos de teste através da nuvem de cinza vulcânica, sem sofrer qualquer dano.

Segundo a companhia aérea, um voo teste no espaço aéreo holandês realizou-se no sábado e não se verificou qualquer dano ou irregularidade provocados pelas cinzas vulcânicas que levaram à proibição do transporte aéreo sobre a Europa desde quinta-feira. A companhia aérea já realizou um outro voo este domingo, tendo em Boeing 737 com uma equipa de 20 pessoas a bordo descolado às 6h30 locais do aeroporto de Schiphol (Amesterdão) e aterrado em segurança em Duesseldorf (Alemanha). » [Portugal Diário]

Parecer:

Vai haver muita discussão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo debate.»

CARDEAL QUER ACABAR COM OS CRISTÃOS "FAZ DE CONTA"

«O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, defendeu hoje, em Alcobaça, que é preciso diminuir o número de cristãos “faz de conta”, considerando o elevado número de não praticantes como um dos principais problemas da Igreja.

“O principal problema que eu, como bispo da nossa diocese, sinto hoje é que é preciso diminuir o número dos cristãos faz de conta”, afirmou D. José Policarpo, durante o encontro com jovens no âmbito da VIII Jornada Diocesana da Juventude.» [Público]

Parecer:

Digamos que defende um "emagrecimento" da igreja.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao cardeal se na hora de fazer exigências ao poder estes cristãos não lhe dão jeito.»

ESPECIALISTAS DIZEM QUE REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO NÃO É NECESSÁRIA

«Os constitucionalistas Jorge Reis Novais, da Universidade Clássica de Lisboa, e Tiago Duarte, da Universidade Nova de Lisboa, rejeitam ambos que seja necessário rever a Constituição para conseguir concretizar as propostas de reformas feitas pelo novo líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Confrontados pelo PÚBLICO com os contornos que são conhecidos das propostas feitas no âmbito do XXXIII Congresso do PSD por Passos Coelho, estes dois constitucionalistas consideram que é possível dar mais "liberdade de escolha" aos cidadãos sem ter de mexer na Constituição.» [Público]

Parecer:

É uma evidência, o que não são evidentes são os verdadeiros objectivos de uma revisão constitucional.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se Passos Coelho.»

NO 'IMPRENSA FALSA'

A notícia "Não posso esperar":

«A nuvem de fumo que está a ser provocada pela destruição das escutas do processo Face Oculta levou ao cancelamento de todas as viagens aéreas sobre a Europa. Esta nuvem apanhou o Presidente da República e a sua comitiva em plena visita de Estado à República Checa.

Cavaco podia ter esperado que a nuvem passasse, mas como o presidente teme um golpe de Estado a qualquer instante, sobretudo desde que Fernando Lima lhe confessou que andava a ver espiões, não aceitou ficar retido em Praga.

O Presidente da República e a Primeira Dama largaram a comitiva e fizeram sinal de paragem a um camião de matrícula portuguesa que acabara de deixar trinta paletes de fruta num terminal checo. O motorista, João Simões, disse que tinha só de passar em Barcelona mas que já estava de regresso a Portugal.

Aníbal e Maria Cavaco Silva não hesitaram e subiram para o atrelado do Globetrotter de João Simões, onde já seguiam quinze chineses e alguma malta de leste, com quem Cavaco tem vindo a desabafar sobre a má-criação do presidente checo.»

NO 'DA LITERATURA'

O post "Pois":

«Martim Avillez Figueiredo demitiu-se ontem da direcção do i. André Macedo assumiu a direcção interina do jornal. Com um passivo superior a 600 milhões de euros, o Grupo Lena pôs o jornal à venda, mas nem a Impresa (de Balsemão) nem a Ongoing (de Nuno Vasconcelos) se interessaram pelo negócio. Anteontem constou que foi proposta a venda, por um euro, a Martim Avillez Figueiredo, ficando ele com a responsabilidade das dívidas. O director recusou. E bateu com a porta: «Fui aliciado para este projecto pelas enormes expectativas que me foram criadas [...] Fui defraudado, a minha dignidade profissional foi defraudada: sinto que defraudei quase cem pessoas que acreditaram em mim.»

Na realidade, desde o passado 2 de Março, face a isto, ficou claro que o jornal andava em roda livre. Verdade que, desde que chegou às bancas em Maio do ano passado, muita gente desconfiou da viabilidade de um título assente nos personagens e na epistemologia dessa aventura falhada que foi a revista Atlântico. O resultado está à vista.

Muita gente vai chorar lágrimas de crocodilo em nome da pluralidade de opinião: fica mais pobre, etc. Pura retórica. A opinião do i é a que domina a generalidade da imprensa. Era só mais do mesmo. Grave, grave mesmo, é o anunciado desemprego das mais de cem pessoas que lá trabalham e não fazem parte do beautiful people da direita do Beato.

Aqui, a carta de Martim Avillez Figueiredo ao CEO da Lena, SPGS, S. A.»

SUMON MUKHERJEE