quarta-feira, abril 14, 2010

PEC (Papa Está Cá)

Há muito que a economia não é coisa de economistas, se assim fosse teríamos os problemas todos resolvidos, tantos são os economistas que nos têm governado até temos um que entre São Bento e Belém já nos atazanou o juízo durante cerca de quinze anos. Se a economia não é coisa que se resolva com economistas e até ver nem o Benfica campeão serve de estímulo ao crescimento económico resta-nos virarmo-nos para o divino, pode ser que Deus faça uma interrupção nas descobertas de jazidas de petróleo no Brasil e faça umas férias deste lado do Atlântico.

Enquanto não sabemos se Deus adere à CPLP sempre vamos ter o papa em visita mariana ao Santuário de Fátima e arredores, para temos de lhe agradecemos a conclusão para breve nas obras do Terreiro do Paço, se a inspiração papal fez do laico António Costa um excelente gestor de projectos até pode ser que tenhamos sorte e o inspire para tuo o que está por fazer no resto da cidade pois Lisboa pois há muito mais Lisboa para além do cavalo do D. José.

Depois do PEC tenebroso que acabou de ser aprovado em Bruxelas, sinal de nem os comissários lêem o jornal Público nem os jornalistas deste jornal sabem onde fica Bruxelas, o “Papa Está Cá”, ou seja, temos o PEC papal que já se fez sentir no nosso bem-estar. Em nome do crescimento económico os ordenados não são aumentados, excepto os que estão indexados aos lucros das empresas, tudo quanto é funcionário é rigorosamente avaliado, nem o Passos Coelho teve um dia de descanso a seguir ao congresso, mas eis que o Papa Está Cá e temos uma segunda semana santa com direito a tolerâncias várias.

Lisboa alivia 11 de Maio, terça-feira, à tarde e no dia 13 de Maio, quinta-feira, o dia todo, o Porto teve mais sorte pois em vez de folgarem na terça à tarde terão direito a tolerância na sexta de manhã, como os chefes e patrões são simpáticos dão a tarde pois não faz qualquer sentido abir os serviços na sexta-feira à tarde, aliás, a autarquia do Porto já deu a balda para essa tarde, enquanto o generoso António Costa compôs o ramalhete na terça-feira de manhã.

É uma pena que o papa não venha cá mais vezes! Sempre nos íamos esquecendo das agruras do PEC do Teixeira dos Santos e beneficiando do PEC do Ratzinger, até porque que enquanto as promessas do Ratzinger nos ficam por umas ave-mariasas do ministro das Finanças são pagas adiantadamente com impostos. PEC por PEC que venha o do Ratzinger, a economia que se lixe porque dos mais pobres será o Reino dos Céus.